Compra da Sun provoca 'calafrios' no mundo Open Source

A Oracle jamais iria matar o java, mas tornar ele uma linguagem só dela, não me parece nada absurda como vocês estão dizendo. Como o seu dono disse, isso pode ser a maneira de ganhar dinheiro que a SUN não soube fazer com o JAVA. Pelas declarações dadas, o cara enxerga o Java como uma coisa dele e não de todos. Eu não consigo ver onde a SUN errou com o java para perder dinheiro se não for uma estratégia desse tipo. Fechar e vender com sua gama de produtos e só ela lucrar ao invés dos concorrentes também. Vocês parecem cegos a essa possibilidade ta loco.

Quanto a mão de obra qualificada ela já tem, fechando o java ela escraviza essa mão de obra que vai ter que trabalhar para ela e seus parceiros e não para a concorrência entendeu? Ou você já viu programador PLSQL programando para a concorrência?

[quote]
Na verdade o MySQL veio de brinde hehehhe.

O que ouvi não me lembro aonde, me desculpem, foi que a oracle comprou a Sun por causa do Java e do Solaris, o resto é resto. Só não entendo pq o pessoal se preocupa tanto em fechar o código do Java. Esquecem que existe o OpenJDK?

Essa discução aqui ja deu oq tinha que dar.
E pra mim o MySQL é muito melhor que o Firebird, pelo menos não preciso passar o caminho do meu arquivo do banco pra me conectar a ele :slight_smile:

[]'s[/quote]

Um, no que ele é superior? só se for a comunidade em quantidade, e você tá por fora do firebird pra dizer que ele é inferior ao Mysql, informar o caminho isso qualquer banco tem que informar, fazer um gerenciamento de aliases é fácil, você deve estar acostumado a usar o phpmyadmin que já tem o nome do banco pronto e só jogar na conexão, isso também é totalmente possível no firebird e não é um ponto fundamental para descaracterizar os recursos que o mesmo tem, o Mysql tem uma comunidade maior, isso já começou grátis e pra fazer sites de leitura foi muito simples para realizar as operações, o banco veio para agilizar mesmo a web, por isso é popular, mas quer algo mais seguro e sério, então veja um banco que tem preocupação com isso que é o postgresql e firebird, não acho que a Oracle vai ficar dando coisa de graça pros outros usarem, to vendo um filme Borland passar aí de novo, da o doce, depois tira, que Banco no Brasil usa Mysql, algum Banco da área financeira usa ele por achar seguro e grátis?

Não se iluda, você deve estar muito viciado com frameworks que faz quase tudo e pouca sabe de recursos de banco de dados para um desempenho superior, desenvolvedor não é dba, create table e selects não diz nada sobre ser um dba ou um database developer, falowz.

[quote=knowledgebr][quote]
Na verdade o MySQL veio de brinde hehehhe.

O que ouvi não me lembro aonde, me desculpem, foi que a oracle comprou a Sun por causa do Java e do Solaris, o resto é resto. Só não entendo pq o pessoal se preocupa tanto em fechar o código do Java. Esquecem que existe o OpenJDK?

Essa discução aqui ja deu oq tinha que dar.
E pra mim o MySQL é muito melhor que o Firebird, pelo menos não preciso passar o caminho do meu arquivo do banco pra me conectar a ele :slight_smile:

[]'s[/quote]

Um, no que ele é superior? só se for a comunidade em quantidade, e você tá por fora do firebird pra dizer que ele é inferior ao Mysql, informar o caminho isso qualquer banco tem que informar, fazer um gerenciamento de aliases é fácil, você deve estar acostumado a usar o phpmyadmin que já tem o nome do banco pronto e só jogar na conexão, isso também é totalmente possível no firebird e não é um ponto fundamental para descaracterizar os recursos que o mesmo tem, o Mysql tem uma comunidade maior, isso já começou grátis e pra fazer sites de leitura foi muito simples para realizar as operações, o banco veio para agilizar mesmo a web, por isso é popular, mas quer algo mais seguro e sério, então veja um banco que tem preocupação com isso que é o postgresql e firebird, não acho que a Oracle vai ficar dando coisa de graça pros outros usarem, to vendo um filme Borland passar aí de novo, da o doce, depois tira, que Banco no Brasil usa Mysql, algum Banco da área financeira usa ele por achar seguro e grátis?

Não se iluda, você deve estar muito viciado com frameworks que faz quase tudo e pouca sabe de recursos de banco de dados para um desempenho superior, desenvolvedor não é dba, create table e selects não diz nada sobre ser um dba ou um database developer, falowz.[/quote]

Me desculpe sr. Sabe Tudo, deverias prestar atenção no meu post. Principalmente na parte do PRA MIM. Não citei comunidade, não defendi no q ele era melhor, eu so penso que é desvantagem para um banco de dados ser orientado a arquivo, me desculpe se estiver correto e eu possa passar a conexão não usando o caminho do arquivo FDB. E eu não citei nada sobre DBAs, nem sou DBA. Mas das opções que vc deu MySQL, Oracle e Firebird, fico com o PostgreSQL que é muito mais robusto.

Meu filho o senhor deve ler melhor os posts antes de sair discursando sobre suas preferencias como se fossem do mundo todo.

PS: Sim eu uso frameworks que geram comuniocação com o banco (leia-se Hibernate e JPA), não gosto de reinventar a roda.

[]'s

A Oracle jamais iria matar o java, mas tornar ele uma linguagem só dela, não me parece nada absurda como vocês estão dizendo. Como o seu dono disse, isso pode ser a maneira de ganhar dinheiro que a SUN não soube fazer com o JAVA. Pelas declarações dadas, o cara enxerga o Java como uma coisa dele e não de todos. Eu não consigo ver onde a SUN errou com o java para perder dinheiro se não for uma estratégia desse tipo. Fechar e vender com sua gama de produtos e só ela lucrar ao invés dos concorrentes também. Vocês parecem cegos a essa possibilidade ta loco.

Quanto a mão de obra qualificada ela já tem, fechando o java ela escraviza essa mão de obra que vai ter que trabalhar para ela e seus parceiros e não para a concorrência entendeu? Ou você já viu programador PLSQL programando para a concorrência?[/quote]
Não entendi o que você quis dizer com “tornar o Java uma linguagem só dela”. Você quer dizer que ela vai impedir outras empresas de usar o Java? Vai impedir que o Java seja utilizado fora de sua plataforma (WebLogic + Oracle)? Você realmente acha isso possível, sendo Java uma linguagem de código aberto utilizada atualmente em milhões de plataformas diferentes espalhadas pelo mundo?

Me desculpe, mas isso ai é um absurdo, pra falar uma coisa dessas só não tendo nenhuma noção de mercado. O máximo que a Oracle poderia fazer é lançar novos releases do Java contendo código que só funcione com sua plataforma (e isso já seria bastante absurdo). Se isso acontecesse, você não acha que a comunidade open source iria deixar de contribuir com a Oracle e passar a lançar seus próprios releases? Você acha mesmo que a Oracle iria abrir mão de milhares de contribuidores que trabalham de graça pra melhorar a tecnologia (sendo este o motivo do Java ter chegado aonde chegou)?

Outra coisa, cade essas declarações do “cara” falando que a coisa é dele e não dos outros? Pelas declarações que eu vi não tem nada disso, exemplo:

“Java is one of the computer industry’s best-known brands and most widely deployed technologies, and it is the most important software Oracle has ever acquired,” the companies said in a joint statement announcing the acquisition. “Oracle Fusion middleware, Oracle’s fastest growing business, is built on top of Sun’s Java language and software. Oracle can now ensure continued innovation and investment in Java technology for the benefit of customers and the Java community.”

[quote=Juk]
Não entendi o que você quis dizer com “tornar o Java uma linguagem só dela”. Você quer dizer que ela vai impedir outras empresas de usar o Java? Vai impedir que o Java seja utilizado fora de sua plataforma (WebLogic + Oracle)? Você realmente acha isso possível, sendo Java uma linguagem de código aberto utilizada atualmente em milhões de plataformas diferentes espalhadas pelo mundo?

Me desculpe, mas isso ai é um absurdo, pra falar uma coisa dessas só não tendo nenhuma noção de mercado. O máximo que a Oracle poderia fazer é lançar novos releases do Java contendo código que só funcione com sua plataforma (e isso já seria bastante absurdo). Se isso acontecesse, você não acha que a comunidade open source iria deixar de contribuir com a Oracle e passar a lançar seus próprios releases? Você acha mesmo que a Oracle iria abrir mão de milhares de contribuidores que trabalham de graça pra melhorar a tecnologia (sendo este o motivo do Java ter chegado aonde chegou)?

Outra coisa, cade essas declarações do “cara” falando que a coisa é dele e não dos outros? Pelas declarações que eu vi não tem nada disso, exemplo:

“Java is one of the computer industry’s best-known brands and most widely deployed technologies, and it is the most important software Oracle has ever acquired,” the companies said in a joint statement announcing the acquisition. “Oracle Fusion middleware, Oracle’s fastest growing business, is built on top of Sun’s Java language and software. Oracle can now ensure continued innovation and investment in Java technology for the benefit of customers and the Java community.”[/quote]

Você acha mesmo que a Oracle não seria capaz de tocar o java sozinho sem ajuda da comunidade? O Oracle DB recebe ajuda de alguma comunidade Open-source? Ele ja foi trocado por algum produto Open-source pelos clientes da Oracle?
Você acha mesmo que a Oracle mudaria seus objetivos ou decisões financeiras caso uma comunidade de programadores não concordassem com ela?

Absurdo é achar que empresas e bancos usariam um JDK com garantias de uma comunidade Open-Source sem nenhum representante oficial com nome, cargo e escritório fixo.

" and it is the most important software Oracle has ever acquired,". adquirido não é agregado e ele não é louco de dizer que o java é dele e demais ninguém. Foi só modo de dizer. Mas acaba dando na mesma, porque ele disse que ira ganhar dinheiro como a SUN não soube fazer, mas não disse como e não vai pedir sua opinião sobre o assunto.
Agora a Oracle é dona do java, isso é fato.

Quanto a tornar o java uma linguagem só dela, basta ela investir em VMs especificas como a do Solares ou o Linux dela, oferecendo recursos somente nessas plataformas. É possível fazer isso a longo prazo o que tornaria a concorrência menos interessante. Dai seria uma linguagem só dela.

E além do mais eu só estou falando de uma possibilidade e não do que vai acontecer. Se você acha absurdo ok, mas eu acho absurdo não considerar isso como uma possibilidade.
Aqui uma amostra do que Oracle faz quando se sente ameaçada: http://br-linux.org/linux/primeiras-impressoes-sobre-o-unbreakable-linux-da-oracle
Pra mim isso é um absurdo também e é por isso que tenho meu ponto de vista sobre o mercado que você disse que eu não tenho nenhuma noção.

Ouçam o conference… please

Senhores, quanta especulação.

Nao há motivos para ter calafrios, muito menos para temer a Oracle. Acho isso tudo um monte de besteira e exageros sem nocao. :wink: