Compra da Sun pela IBM pode sair nesta sexta

http://idgnow.uol.com.br/mercado/2009/04/02/ibm-esta-prestes-a-comprar-sun-diz-nyt/

[quote]A IBM está próxima de fechar um acordo para adquirir a Sun Microsystems por 9,5 dólares por ação, informa o site do jornal The New York Times nesta quinta-feira (02/04). Sem citar fontes, a coluna DealBook do jornal afirma que o acordo pode ser concluído na sexta-feira (03/04).

O jornal The Wall Street Journal, também sem mencionar as fontes, informou nesta manhã que a IBM reduziu sua oferta, de algo entre 10 dólares e 11 dólares por ação para um valor entre 9 dólares e 10 dólares. A Sun teria dito sim à oferta, em troca de um maior compromisso por parte da IBM em completar o acordo, mesmo enfrentando intensas questões regulatórias.[/quote]

Se isto realmente ocorrer , vai ser um dia muito triste para a comunidade java…

A IBM é um midas ao contrario…

Aonde toca, vira merda.

Adeus avanços na JVM…

Olha… Se realmente o negócio fechar mesmo… não acho que a IBM iria gastar bilhões de dólares para descartar Java, além do que muita coisa depende desta plataforma e seria muita burrice deixar de melhorar a JVM.

Só me preocupo com a liberdade que temos com Java atualmente. Espero que a IBM não nos incomode, pq de resto melhor a IBM do que a Microsoft.

@braços

Ela não vai matar o java… ela vai estacionar todos os produtos que HOJE são concorrencia direta…

NetBeans
GlassFish
Sun JVM
Portal Server
Solaris

Adeus Swing…

entre outras coisas…

Como disse anteriormente…

Será que uma empresa gastaria bilhões para não avaliar se o produto que ela tem atualmente é melhor do que ela está adquirindo e se não seria melhor utilizá-los e manter um pudor desnecessário só pq o produto não é nativo deles?

Acredito que não pode existir este sentimento de preciosismo no mercado atual, colocando em risco um investimento tão alto, principalmente nos tempos de crise em que nos encontramos.

@braços

ccllss

Você já ouviu falar em monopolio ?

[quote=chun]Ela não vai matar o java… ela vai estacionar todos os produtos que HOJE são concorrencia direta…

NetBeans
GlassFish
Sun JVM
Portal Server
Solaris

Adeus Swing…

entre outras coisas…

[/quote]

ou então liberar os fontes para a comunidade como fizeram com o Eclipse :smiley:

Os fontes já estão liberados…

E se nao fosse a IBM injetando bilhares de dolares na Eclipse Foundation , dificilmente o eclipse seria o que é hoje…

Apenas soltar pra comunidade não é o suficiente.

Triste notícia!

A Ibm é (quase) igual a microsoft. Tudo é do jeito deles, só funciona com software deles, você fica na dependência de produtos relacionados oferecidos somente por eles!

É lamentável!

Na minha opinao, a IBM e Apple são uma especie de câncer do mundo da microinformatica…

O que eles puderem fazer para voce pagar MAIS por MENOS , eles não vão poupar esforços…

Se a IBM realmente começar a fazer corpo mole com o Java , vou considerar a mudança de tecnologia…
Miscrosoft .Net Framework vai cada vez ficar mais atraente.

Bom acreadito que lamentar é complicado pois não sabemos a real intensão da IBM, nem mesmo como serão os rumos do JAVA deste ponto em diante.
Mesmo que não seja o esperado temos o OpenJDK a mesma proposta funciona com o Linux como conhecemos hoje … claro a evolução será mais lenta porque demanda investimento, mas não vejo isso como algo lamentavel mas também não como um avanço
Acreadito que a melhor coisa a se fazer é esperar mesmo e ver os resultados … e torcendo rss para que tudo de certo no final (nós)

flw

Temos que torcer para que a IBMerda nao descontinue o OpenSolaris e o JAVA, pois sao os carros chefes da Sun.
O Solaris é um ótimo sistema operacional, e o Java uma tecnologia de ponta que se descontinuada nao veremos nada igual nem da qui a mil anos. :cry:

Eu creio que a IBM irá manter as coisas como estão (é lógico que produtos que são concorrentes diretos vao sofrer alguma coisa), eu só queria que eles continuassem apoiando o JavaFx, pq quando o mesmo estiver completo (digo controles) será uma excelente plataforma para aplicações clientes.

E quanto ao lado servidor do Java (que é de onde vem sua fama) creio que irá até melhora (penso até numa fusão entre WebSphere e Glassfish).

Agora mesmo tendo alguns possivei pontos ruins na compra, Ninguem é pior que a microsoft.

Pra mim a aquisição da Sun pela IBM tem tudo pra ser ótima pro Java pelos seguintes motivos:

• A IBM já investe muita grana no Java.
  • A JVM da IBM é mais rápida do que a da Sun. Sempre foi, a IBM tem muito mais expertise em processadores e compiladores
  • A comunidade já cuida da maior parte do desenvolvimento e são várias empresas que ajudam no custo. Ao contrário do censo geral, a ajuda financeira da Sun já era pequena em proporção
  • Ruby, PHP, Python todos recebem aportes de outras empresas e são bem menores do que os investimentos que o Java recebe e vão muito bem.
  • Quase todos os softwares da IBM já são feitos em Java. Ela não mataria uma ferramenta que usa tanto e já investe
  • A divisão Java da Sun é uma das mais lucrativas, mesmo com a crise. Nenhuma empresa compradora vai largar a parte boa e ficar só com a parte podre
  • Cada ano que passsa a unidade de hardware da IBM encolhe e a divisão de software e serviços relacionados aumenta. É muito mais fácil vermos a morte do hardware da Sun do que dos softwares
  • A IBM de 3 anos pra cá cada vez mais tem como meta afastar da MS e vender soluções completas independentes de sistema. Ela vive dizendo isso em público e gradualmente vêm colocando em prática
  • A IBM possui centenas de patentes que a Sun não poderia usar e agora ela pode usá-las pra melhorar o Java. Ela já fez isso com outras ferramentas adquiridas

[quote=chun]ccllss

Você já ouviu falar em monopolio ?

[/quote]

Monopólio ? Você acredita mesmo que a IBM comprando a Sun vai conseguir algum monopólio? E acredita também que a IBM pensa desta maneira monopolista?

Eu penso assim… a gente não sabe quais são as estratégias da IBM… mas não acredito que ela irá se contrapor a comunidade Java colocando em risco a tecnologia, principalmente por causa do investimento realizado.

@braços

Assino embaixo Marcos Alex.

@braços

[quote=marcosalex]Pra mim a aquisição da Sun pela IBM tem tudo pra ser ótima pro Java pelos seguintes motivos:

• A IBM já investe muita grana no Java.
  • A JVM da IBM é mais rápida do que a da Sun. Sempre foi, a IBM tem muito mais expertise em processadores e compiladores
  • A comunidade já cuida da maior parte do desenvolvimento e são várias empresas que ajudam no custo. Ao contrário do censo geral, a ajuda financeira da Sun já era pequena em proporção
  • Ruby, PHP, Python todos recebem aportes de outras empresas e são bem menores do que os investimentos que o Java recebe e vão muito bem.
  • Quase todos os softwares da IBM já são feitos em Java. Ela não mataria uma ferramenta que usa tanto e já investe
  • A divisão Java da Sun é uma das mais lucrativas, mesmo com a crise. Nenhuma empresa compradora vai largar a parte boa e ficar só com a parte podre
  • Cada ano que passsa a unidade de hardware da IBM encolhe e a divisão de software e serviços relacionados aumenta. É muito mais fácil vermos a morte do hardware da Sun do que dos softwares
  • A IBM de 3 anos pra cá cada vez mais tem como meta afastar da MS e vender soluções completas independentes de sistema. Ela vive dizendo isso em público e gradualmente vêm colocando em prática
  • A IBM possui centenas de patentes que a Sun não poderia usar e agora ela pode usá-las pra melhorar o Java. Ela já fez isso com outras ferramentas adquiridas

[/quote]

Marcosalex…

• Sim , a IBM investe muito no JAVA DELA… nao no crescimento da plataforma como um todo…

• Se a o JDK da ibm é tão bom , porque 90% dos startups de desenvolvedor do java são em cima da JVM da sun ?

• Ajuda da Sun é pequena ? tem certeza ? A sun banca uma porrada de ferramentas com qualidade profissional existentes no mercado… Glassfish é uma assumidade nesse mundo onde jboss faz de otario quem espera 10 anos por um container compativel… e o geronimo é uma vergonha em termos de performance… e o openoffice ? Acho que a sun nao investe assim tao
    pouco…

• Ruby está recebendo um puta empurrão da Sun , ou você nao tem ouvido falar no JRuby ? PHP tem a Zend para investir MILHARES DE DOLARES…

• A IBM Mata o concorrente , nao a tecnologia… ela MATA e fecha…

• Lucrativas ? Java sempre foi uma divisão que deu prejuizos… a unica coisa que dava dinheiro para a Sun são os servidores… e este é o unico motivo para a IBM estar adquirindo ela.

• A divisao de MICROINFORMATICA da IBM encolhe… nao a de servidores parrudos…

• Me cite motivos reais para acreditar nessa sua afirmação que a IBM quer afastar da MS…

• Centenas de patentes ? E isso é bom ? A sun esta abrindo a JVM e graças a estas patentes que ela tem gastado milhares de dolares para “compra-las” e libera-las… voltaremos a JVM fechada ? Isso para mim é regredir.

Bem que o Google podia entrar nessa parada né…

A Sun microsystems esta passando a bola pra IBM acredito que isso vai ser um investimento inteligente tanto para quem investi em java quanto os que querem agora melhor ferramentas e meios de processos para implementar soluções em integrações.

Tudo na verdade é um grande Marketing para uma nova era de desenvolvimento, tenho certeza disso.

[quote=Marcio Duran]A Sun microsystems esta passando a bola pra IBM acredito que isso vai ser um investimento inteligente tanto para quem investi em java quanto os que querem agora melhor ferramentas e meios de processos para implementar soluções em integrações.

Tudo na verdade é um grande Marketing para uma nova era de desenvolvimento, tenho certeza disso.[/quote]

paga-pau

Pq vc não funda uma igreja para o Deus ibm já q vc eh o profeta?