Componentes em um JScrollPane

Se eu colocar mais de um componente dentro de um JScrollPane ele vai fazer o controle de scroll normalmente ou ele só controla UM componente inserido nele?

O Scrollpane abriga paineis, quando vc monta um formulario muito grande em um JPanel, vc adiciona ele a um ScrollPane para poder percorrer pelo painel. Acho que nem aceita a inclusão de um componente, por exemplo textfield, direto no scrollpane

ele aceita um JTextField direto no JScrollPane sim

Nao deixa de ser um componente:
No ViewPort vc pode coloar qqer classe que estenda [editado]Component[/editado].
Assim como vc coloca uma JTable, uma JTextArea, vc pode colocar um JTextField, um JRadioButton… só nao tem mto proposito.

Mas o melhor seria fazer como o luiz ross falou: ter um JPanel lá dentro e dentro desse panel vc adicionar seus objetos. Logico, dependendo do numero de objetos, vá aumentando ou diminuindo seu JPanel para controlar o scroll.

Abraços!

daí brlima, você se lembra de mim… ontem a gente ficou a tarde inteira tentando resolver o problema daquele scroll… e hoje eu estou desde as 8:00 encima daquilo e não consegui resolver, você não teve nenhuma idéia brilhante esta noite?

Nem. Dormi feito uma pedra. Mas ae, pq nao tenta montar em cima de um JPanel… depois que funcionar, joga esse panel dentro do JScrollPane… Se vc tiver tentando ficar adicionando Textfields direto dentro do Scroll como se fosse num panel, achando q vai ficar como uma jtable, esquece…rsss :roll:

trabalha em cima do JPanel. O scroll é so pra vizualizar.

[quote=“brlima”]Nem. Dormi feito uma pedra. Mas ae, pq nao tenta montar em cima de um JPanel… depois que funcionar, joga esse panel dentro do JScrollPane… Se vc tiver tentando ficar adicionando Textfields direto dentro do Scroll como se fosse num panel, achando q vai ficar como uma jtable, esquece…rsss :roll:

trabalha em cima do JPanel. O scroll é so pra vizualizar.[/quote]

Eu estou trabalhando em cima do JPanel, desde ontem, é que eu não pensava mais em nada pensei que desse pra fazer inserindo os painéis diretamente no scroll

Será que usando alguma coisa do SwingUtilities não daria certo?

Talvez isso ajude, eu notei uma coisa, a barra horizontal começa na posição zero e seu eu der um setValue ela muda… só que a barra vertical simplesmente não “atende” ao meu setValue

por default os doiss scroll, tanto o horizontal como o vertical não tinham que aparecer em suas posições 0… e está aparecendo só a barra horizontal na posição 0

usa o setPreferredSize pra setar o tamanho do painel, de preferência de um tamanho maior que seu scrollpane e ajusta as constantes do scroll para aparecer sempre, quando necessitar ou nunca apresentar