Como disse antes, talvez nem todos tenham esta dificuldade, ie largar o trampo atual, seja ele o que for, para agarrar um estágio com o objetivo de aprender/entrar na área. Acho que cada caso é um caso. Não tenho esse tipo de gastos (familia, filho, iptu etc), mas definitivamente não foi possível trocar meu salário em outra empresa para encarar um estágio, mesmo que fosse uma ótima oportunidade de aprendizado, porém sem possiibilidade de manter as mensalidades em dia. Depende também de quanto é a mensalidade. Se o estágio pagasse $600 me faltaria ainda 130 reais pra mensalidade. Sei que tem universidade que são ainda mas cara, principalmente em cidades grandes.
Digo, se um estágio pagasse o suficiente para pagar a mensalidade da faculdade, agarrava a oportunidade sem pensar duas vezes, porque realmente é muito importante esta experiência.
[quote=matarra1000][quote=dio.msg]Acho complicado arranjar estágio durante o curso, embora concorde que é durante o curso que se deve fazer o estágio. Pooooorem como acontece com muito, e aconteceu comigo, o estágio geralmente paga muito pouco, o que torna impossível você largar seu emprego atual para ganhar a merreca do estágio. Se você fizer isso não consegue pagar o curso. Se parar o curso não poderá fazer o estágio. E ai, o que fazer???
Eu não pude procurar estágio porque a bolsa nao seria suficiente para a mensalidade. Agora terminei a faculdade e não tenho p____ nenhuma de experiência.[/quote]
Pois é, não tem como pegar estágio se o cara já é formado!
E aí, como o cara vai pegar experiência?[/quote]
Nada cai do céu.
Se o cara realmente GOSTA de programar, vai aprender a programar, independente se estiver trabalhando ou não. Obviamente, num ambiente profissional, ele agregará muito mais conhecimento. Mesmo assim, qualquer um pode pegar tutoriais, livros, apostilas, e desenvolver seus próprios “sisteminhas” em casa. O cara joga isso no CV e destaca aquilo que é importante para as empresas. Isso já é experiência.
Quando eu estava terminando a facu (já no oitavo semestre), comecei a entrar em pânico pq não tinha nenhuma experiência, sendo que me deparava com a mesma pergunta: “como vou conseguir um trampo se depois de concluir a facu não posso mais fazer estágio? como terei experiência?”.
Pois bem, terminei a facu, fiz um curso de Java, e além do curso comecei a devorar livros e apostilas de Java e Ruby. Passei a criar uns sisteminhas básicos no meu notebook, destacando essa experiência no meu CV levando em conta aquilo que é IMPORTANTE. Em pouco tempo consegui uma vaga para Programador Junior.
Repito, nada cai do céu. Não adianta ficar parado, deixar de aprender só pq não está trabalhando na área. Tem que ter gosto pela coisa. Diria que tem que ser meio NERD.
[quote=matarra1000][quote=asaudate]Olha…
O primeiro emprego legal que conseguí com Java pedia 2 anos, também. Eu tinha seis meses de experiência e olhe lá. Mesmo assim, me candidatei e acabei conseguindo a vaga. Como conseguí? Passei na entrevista técnica =P
Acho ( =P ) que o que as empresas querem é alguém que tenha conhecimento. Isso, normalmente, decorre dos anos trabalhados. Mas acontece que, se você corre atrás da tecnologia em casa, mesmo, você tem como demonstrar que você tem o conhecimento necessário.
[]´s[/quote]
Que tipo de conhecimentos são necessários? Eu to quase na mesma situação da tua, tenho da pra dizer meio ano de ex em java e meio ano de ex em outras linguagens como php e C#.
É nessesário saber q tipo de coisa? Se for struts por exemplo, saber fazer um site em struts?[/quote]
Isso mesmo. Saber fazer um site em Struts, ou fazer um site em qualquer outra coisa que vc quiser
[quote=matarra1000][quote=asaudate]Olha…
O primeiro emprego legal que conseguí com Java pedia 2 anos, também. Eu tinha seis meses de experiência e olhe lá. Mesmo assim, me candidatei e acabei conseguindo a vaga. Como conseguí? Passei na entrevista técnica =P
Acho ( =P ) que o que as empresas querem é alguém que tenha conhecimento. Isso, normalmente, decorre dos anos trabalhados. Mas acontece que, se você corre atrás da tecnologia em casa, mesmo, você tem como demonstrar que você tem o conhecimento necessário.
[]´s[/quote]
Que tipo de conhecimentos são necessários? Eu to quase na mesma situação da tua, tenho da pra dizer meio ano de ex em java e meio ano de ex em outras linguagens como php e C#.
É nessesário saber q tipo de coisa? Se for struts por exemplo, saber fazer um site em struts?[/quote]
Lembro que corria atrás do que mais era pedido no mercado. Comecei a estudar Struts, depois Hibernate, depois EJB, depois Spring, e por aí vaí. É “só” acessar uma APInfo da vida e começar a checar quais são os frameworks que estão na “moda”.
No exemplo do Struts: você precisa saber usar DynamicActionForms, Validators, e por aí vai. Usar o Tiles , também, cai como uma luva (no caso do Struts 1).
Hoje em dia, acho que a moda está no EJB (ainda) , então, dê uma boa olhada em Hibernate, JPA, Session Beans, e Web Services (porque uma coisa leva à outra).
[]´s
Essa questão de estágio na área é complicada, vou usar minha experiência como exemplo, no meu penúltimo serviço eu era coordenador de manutenção, assistência técnica e implantação de sistemas, porém não tinha experiência com Java além da acadêmica, no início do ano passado eu pedi demissão dessa empresa que trabalhava, juntei toda a grana do meu FGTS e paguei a faculdade e fui para um estágio em Análise de Sistemas, essa foi a forma que encontrei de driblar a baixa remuneração oferecida aos estagiários.
Agora eu estou na caça de vagas para Jr e Trainee, hoje mesmo tenho uma entrevista mas não é pra trabalhar com Java e amanhã outra entrevista essa sim para trabalhar com Java.
Fica aí minha experiência e um toque pra quem precisa entrar na área de desenvolvimento.
Olá a Todos!!! É a primeira vez que eu respondo a um tópico, mas faz tempo que estou de olho no Guj…
Eu estou passando pelo mesmo problema, talvez até pior porque eu não consigo nem ser rejeitada pra uma vaga...simplesmente elas não existem! Moro numa cidade do interior de Mato Grosso(perto de Cuiabá), estou no último período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e estou desanimada MESMO. Ao meu ver, o estágio é o caminho para se inserir no mercado e sem ele as coisas ficam difíceis...
Para quem pode contar com a ajuda dos pais, sugiro que estude muito, se puder não trabalhe, pois o conhecimento é algo precioso que ninguém pode tirar de você e que conta muito na hora de conseguir estágio. Se eu pudesse faria isso, mas dependo do trabalho pra viver...
Trabalho numa empresa pequena que desenvolve em Delphi(particulamente nao gosto de Delphi, amo Java) e eles querem que eu faça um sistema SPED sozinha, sem consultoria nem nada, me pagando 600,00(mínimo na carteira) por mês...fico muito frustrada com tudo isso, nem estágio nessa empresa dá pra fazer, já que não tem ninguém de nível superior pra me supervisionar. Mas sigo em frente, com esperança de que um dia eu vou conseguir ter reconhecido meu trabalho...
Por fim, o que eu quero dizer para todos que estão com dificuldade de conseguir um estágio é que NÃO DESISTAM, VÃO A LUTA!!! Escutem 1, 2 ou vários "NÃO", mas não abaixem a cabeça, na minha turma eram 42 alunos no início, agora somos apenas 12, por isso me considero vitoriosa e VOCES tambem sao!
[]'s
Bel.
[quote=IsaV]Olá a Todos!!! É a primeira vez que eu respondo a um tópico, mas faz tempo que estou de olho no Guj…
Eu estou passando pelo mesmo problema, talvez até pior porque eu não consigo nem ser rejeitada pra uma vaga...simplesmente elas não existem! Moro numa cidade do interior de Mato Grosso(perto de Cuiabá), estou no último período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e estou desanimada MESMO. Ao meu ver, o estágio é o caminho para se inserir no mercado e sem ele as coisas ficam difíceis...
Para quem pode contar com a ajuda dos pais, sugiro que estude muito, se puder não trabalhe, pois o conhecimento é algo precioso que ninguém pode tirar de você e que conta muito na hora de conseguir estágio. Se eu pudesse faria isso, mas dependo do trabalho pra viver...
Trabalho numa empresa pequena que desenvolve em Delphi(particulamente nao gosto de Delphi, amo Java) e eles querem que eu faça um sistema SPED sozinha, sem consultoria nem nada, me pagando 600,00(mínimo na carteira) por mês...fico muito frustrada com tudo isso, nem estágio nessa empresa dá pra fazer, já que não tem ninguém de nível superior pra me supervisionar. Mas sigo em frente, com esperança de que um dia eu vou conseguir ter reconhecido meu trabalho...
Por fim, o que eu quero dizer para todos que estão com dificuldade de conseguir um estágio é que NÃO DESISTAM, VÃO A LUTA!!! Escutem 1, 2 ou vários "NÃO", mas não abaixem a cabeça, na minha turma eram 42 alunos no início, agora somos apenas 12, por isso me considero vitoriosa e VOCES tambem sao!
[]'s
Bel.
[/quote]
Sinceramente, me desculpe mas em uma cidadezinha no interior do MT vai ser muito díficil vc ser reconhecida na nossa área. Gostaria que fosse o contrário, já que por exemplo em uma pesquisa divulgada hoje, 57% dos paulistanos gostariam de ir embora de SP, mas infelizmente, em algumas áreas como a nossa, saindo das grandes capitais o mercado é praticamente null, e quando você acha vaga, é pra ganhar miséria. Aqui em SP, felizmente, nossa área é muito bem paga, então fica difícil sair daqui.
Eu sei que é dificil, mas recomendo que você mude de cidade!
Obrigada pelo conselho, eu estou pensando mesmo em me mudar, mnha família é do Rio de Janeiro e meus pais moram lá…Vou tentar uns concursos públicos e se não passar vou me mudar daqui…Realmente voce está certo e aqui no interior do MT é muito difícil, existem empresas que pagam bem em cuiabá, mas são poucas e o QI conta muito por aqui…Minha sina é amar Programação!!! Se eu gostasse de Agronomia eu estava feita!
[quote=IsaV]Olá a Todos!!! É a primeira vez que eu respondo a um tópico, mas faz tempo que estou de olho no Guj…
[]'s
Bel.
[/quote]
Não é bem assim sobre ninguém poder tirar seu conhecimento…
Se vc fica uns meses sem usar o conhecimento… já era… a memória é cruel.
Se eu me lembrasse de quase tudo q estudei até hoje seria MUITO mais feliz e bem pago eheheheheheh
[quote=matarra1000][quote=IsaV]Olá a Todos!!! É a primeira vez que eu respondo a um tópico, mas faz tempo que estou de olho no Guj…
[]'s
Bel.
[/quote]
Não é bem assim sobre ninguém poder tirar seu conhecimento…
Se vc fica uns meses sem usar o conhecimento… já era… a memória é cruel.
Se eu me lembrasse de quase tudo q estudei até hoje seria MUITO mais feliz e bem pago eheheheheheh[/quote]
Estudar e “esquecer” é melhor do que não estudar. :lol:
Que nem falaram, QI ajuda bastante. E para isso é só se destacar em algumas matérias e ser bem visto por bons professores. Quando ia no primeiro semestre me esforçava feito um condenado nas matérias. Em programação tirei 10. O professor da matéria me indicou à uma vaga e acabei entrando lá. Depois de quase um ano a empresa estava com as contas altas e com o lucro baixo e como só eu e outro carinha fazíamos o sistema, foi despedido o que menos conhecia, no caso eu. Mandei curriculo para uma empresa especifica onde queria trabalhar, fiz a prova, depois entrevista e fui contratado.
Manda os currículos e vai estudando nesse tempo. Hora ou outra aparece algo para fazer. Desde que você tenha diferencial quanto aos concorrentes.
Cara estou indo pro segundo ano de sistema de informação, e consegui um estágio, em relação as outras áreas nosso mercado é muito super-aquecido, posso dizer isso pq troquei de emprego duas vezes em um mes.
Posso te dizer uma coisa, estar bem vestido, mostrar disposição, estar bem preparado para uma entrevista de emprego, e ao invés de levar um papel na mão entregar e ir embora, ter um bom discurso preparado e que o papel complemente e mostre que oque vc ta falando é verdade.
É tudo que eu posso te dizer pra tentar te ajudar com essa frustação.
Comigo deu certo na minha primeira entrevista, eu disse isso, com muita confiança por fora, mais por dentro tava me cagando ueahueahuea
O cara pergunto pra mim se eu tinha experiência e eu disse que não, ae não deixei ele fazer a próxima pergunta e disse que não tinha experiência mais que eu aprendia muito rápido.
A unica experiência que eu tinha em programação era programas feitos em C na faculdade, que eram cobrados como trabalho.
Hj desenvolvo aplicações em delphi, estou estudando JAVA, para desenvolver uma aplicação para PDA, que espero começar para daqui a 6 meses.
A idéia é você mostrar que tem muito mais capacidade do que vc já uso.
Boa sorte, na próxima entrevista.
Kra, o que costumo dizer pra quem quer arrumar emprego em uma determinada área hoje em dia, é que considero 3 coisas básicas para facilitar isso:
1- Conhecimento na área escolhida (nosso caso TI), mais especificamente naquilo que pretende praticar onde você for trabalhar. Procure em sites como TI Master, onde eles costumam mostrar várias oportunidades de trabalho em TI e observe o que é pedido nessas vagas. Existe uma regra na área do comércio que vale em todas as profissões, “Não tente vender, mas ajude o cliente a comprar”, logo, o certo é procurar saber o que o cliente deseja e então arrumar pra vender. No nosso caso, sempre observe os anúncios de vagas e procure estudar aquilo que mais se pede, o que você oferece tem que ser o que eles precisam.
2- Portifólio/Experiência de trabalho é essencial hoje em dia. Como portifólio você tem que ter algum exemplo do seu trabalho, assim, fica mais fácil mostrar o que você sabe, isso ajuda muito ao empregador tomar uma decisão. Caso você já tenha experiência, especifique exatamente o que você sabe fazer, o que já fez e onde. Se coloque no lugar do empregador e faça a pergunta a si mesmo: o que ajudaria a você a escolher um determinado estranho para um trabalho? Mesmo um estágio!
3- O Círculo social é também muito importante. Se você pretende atuar em uma determinada área, é muito importante que você participe dela, ao invez de só sair pra se divertir (não digo que é o seu caso) e coisas do tipo. Procure se informar de palestras e coisas do tipo na sua cidade e participe, pois nesses lugares você encontra pessoas com interesses profissionais parecidos com o seu. Converse com essas pessoas, faça amizades (mais não só por interesse), participe do círculo social delas e você vai estar aumentando em muito as suas capacidades de visão do mercado, as vezes, conseguindo um QI (quem indique), ou simplismente chegando antes em determinadas vagas que as pessoas só saberam quando já forem disputadas. Se você quer pertencer a uma grupo, seja esse profissional ou não, você tem que participar. Socialize-se!
Essas são 3 coisas que considero muito importantes hoje em dia para um bom crescimento profissional, seja lá a área que for.
Quando eu começei como Estágiario eu fiz 90 horas de trabalho em Oracle Forms…
Eu resolvir sair da empresa e em 2 dias fui chamado para trabalhar como programador Junior em Java Web Oo…
Sabe o que eu percebi.
Eles não se interessam se você tem Técnico, Graduação, Pós. Mas se você é bom no que faz, e faz com gosto, você é valorizado.
Durante essas 90 horas eu fiz o meu máximo, e eles perceberam isso.
Meu salário praticamente dobrou em 90 horas de trabalho.
O mais importante.
Sempre fale Eu Posso.
Eu consigo.
e corra atrás disso.
FAÇA
me ajudou até hoje
Boa tarde!
Cara nessa parte eu tive sorte, pois trabalho numa industria a 10 anos, comecei a fazer o curso de Ciencia da Computação em 2006 e por coincidencia tive um professor de Compiladores que também é gerente de TI na minha empresa, apareceu uma vaga na área de TI e por sorte a empresa realizou recrutamento interno e fui aprovado no exame, graças a Deus fui efetivado ja estou na área a quase 3 anos, mas vejo pelos meus colegas de classe que se formaram agora que muitos ainda estão procurando o primeiro estágio, mas não desanima não cara procura tipo esses convenios que foram mencionados, ou o CIEE, ou na própria faculdade deve ter algum mural de estágios, tenha fé.
Att.
hmm…
Isso é outra verdade.
Se contente com o Estágio…
Tais ganhando 600 reais???
Não emporta… Faça sua parte e você vai crescer dentro da empresa.
Tenha paciencia
Também moro em uma cidade do interior só que do MS, sei como as coisas são difíceis pq como a colega, tive que mudar de cidade pra conseguir emprego.
E se contetar com 600 reias quando é vc que paga as contas, acho que vc não sabe oque está dizendo.
A minha sorte é que sou bem renumerado para o estado onde moro, atualmente ganho 1000, e daqui a dois meses renegocio possívelmente para 1500,00.
Meu amigo vc não sabe como é morar sozinho e ter que custiar a sua vida uehauehauheua
Com 600 reais vc paga o aluguel de um muquifo e economiza rpa comer
mas infelizmente agente começa sempre assim.
Mas fala a verdade… 600 pila dura 6 meses…
depois passa pra 1000
é sempre assim kara…
Tem q se contentar no começo…
Foi assim comigo…
Apesar de que eu moro em Santa Catarina (Pólo de programação)
Senhores! Os velhos conselhos ainda são válidos!
Fui estagiário há alguns anos atrás, mas já ajudei muitos amigos a arrumarem estágio e ainda no processo da empresa.
O que se espera de um estagiário?
Conhecimento técnico, motivação ação e pró-ação.
Exemplo:
Manjo muito de Java academicamente, estou querendo fazer X, Y Z, e tenho planos Alfa beta Gama, participo de projetos I, j k l na faculdade/open/com amigos
Agora, não pode ser uma “pessoa morta”, tem que ter energia, é isso que se espera de estagiário. A imagem que tenho na cabeça de um estagiário é isso: Um cara que corre atrás, é motivado e envolvido.
Então mostre isso, mas não tente forjar coisas o que você não é, porque, além de ser facilmente reconhecido qdo alguém o faz, isso não dura muito…
A dica para quem terminou a facul e não tem experiência é começar a participar de projetos free/comunidades/trabalhos casuais[programa pro tio da padaria] e muito, muito networking com pessoas que vêem seu trabalho, só mandar currículos não adianta!
Eu já indiquei pessoas na empresa onde trabalho pelo o que vi que a pessoa fazia, conhecia ela. Resultado: ótima indicação! Se eu não soubesse dela, não adiantaria muito, porque não poderia indicar né?!
Ficam ai minhas dicas, boa sorte a todos que estão tentando :!: