Fala galera venho aqui desabafar um pouco nesse off-topic do guj que eu tanto acompanho… apesar de não postar tanto, quase todos os dias eu estou por aqui … Caramba tenho 21 anos, curso o 4° período de Analise de Sistemas e não consigo arrumar um estágiozinho de jeito nenhum… mando e mando e mando curriculo e nada… ninguem me chama nem pra fazer entrevista… num sei o que fazer sinceramente… já estou meio desanimado com essa área apesar de gostar muito… o que me deixa mais revoltado é quando aparece aquelas reportagens na globo de que o mercado está superaquecido e que há várias vagas disponíveis… caramba aonde estão essas vagas, por favor se alguem souber me avise ae ! Será que está tão complicado assim de se arrumar um estágio ??!
Quem se identificar com essa situação posta ae… ou quem já passou por está situação poste ae tambem falando suas experiências… quanto tempo ficou tentando arrumar seu primeiro estágio na área…
é difícil mesmo arrumar estágio, as empresas exigem muito e o objetivo do estágio não é pegar um profissional pronto - isso existe?? - mas sim treinar um
uma sugestão que eu tenho, não sei se onde você está cursando tem isso, é saber se existe algum convênio entre a universidade e algumas empresas
outra idéia é você tentar dar uma procurada nos programas de treinee, muitas empresas tem estes programas no começo do ano
Olá.
Olha até pouco tempo atrás eu estava procurando estágio na área.
O que me desanimava eram as exigências pois eu não tinha experiência nenhuma com programação.
Mas o que eu passei a fazer era simplesmente enviar meu curriculum, mesmo que a vaga tivesse grande exigência.
Fui chamado para várias entrevistas.
Meu conselho é que você envie seu curriculum para toda empresa na área que vc quer atuar, mesmo que não tenha a princípio uma vaga de estágio.
Seja insistente, demonstre que você quer trabalhar na área, garanto que a oportunidade aparece!!!
Ou pode ser algum equívoco com o seu currículo. Anexe ele à sua mensagem para o pessoal opinar.
Mas não esquenta que é assim mesmo… Acho que depois do primeiro embala. Daí fica mais fácil.
Cara, o primeiro estagio eh sempre dificil mesmo, o que posso lhe dizer é reformular o seu curriculo, descrever suas competencias academicas e a experiencia que obteve na faculdade. Prepare-se pra ralar, pois o primeiro emprego sempre o mais “explorado”.
Galera passo pelo mesmo problema que o Diogo está passando agora
tem um tempo que estou procurando um emprego na area, mas realmente está bem dificil de encontrar.
Gostaria de saber se alguem tem um modelo de curriculo pra nos usarmos como exemplo
as vezes ppde ser isso mesmo.
Concordo com nosso amigo que disse “que depois do primeiro embala”. Conheço alguns amigos que falam o mesmo
eu lembro da minha primeira prova de estágio… tinha uma questao que era sobre árvore binária de busca eu fiquei espantado com o nome hauuhahuahuauha nao tinha ideia do que era…
Mas levanta a cabeca kra! eu ja arrumei 2 estágios pelo site e-panelinha… vale mto a pena!
Outra coisa que ajuda tmb são seus colegas, pergunta se eles tenham ouvido falar que na empresa deles nao tao precisando de mais um estagiário .
E geralmente as empresas procuram pessoas do 4º, 5º período mesmo porque, em teoria, faltam exatos 2 anos pra terminar a faculdade!
Mas la era mais focado para area de redes, o que eu não gosto muito de fazer
Ai decidir sair pra tentar entrar na area de programação, mas realmente está um pouco complicado
estou indo agora para o 5º semestre, e decide que esse ano quero pegar a Certificação da Sun SCJP
e vo continuar mandando curriculos por ai pra ver o que dá
[quote=renamed]eu lembro da minha primeira prova de estágio… tinha uma questao que era sobre árvore binária de busca eu fiquei espantado com o nome hauuhahuahuauha nao tinha ideia do que era…
Mas levanta a cabeca kra! eu ja arrumei 2 estágios pelo site e-panelinha… vale mto a pena!
Outra coisa que ajuda tmb são seus colegas, pergunta se eles tenham ouvido falar que na empresa deles nao tao precisando de mais um estagiário .
E geralmente as empresas procuram pessoas do 4º, 5º período mesmo porque, em teoria, faltam exatos 2 anos pra terminar a faculdade!
Meu primeiro estágio tmb foi no 4 periodo.[/quote]
Fato, networking é muito importante, meu atual emprego arrumei por networking…
Pense nisso: O que os seus amigos fazem pra conseguir estágio?
O modelo de curriculo é diferente? Eles apoiam algum projeto open source? Eles sabem usar linux/git/eclipse/VRaptor/Ruby on Rails? Eles tem bom nivel de ingles?
po galera valeu pelas dicas, comecei a fazer o que o amigo rmalati falou ai… entrei hoje no e-panelinha e comecei a enviar meu curriculo para as vagas que eu normalmente não envio por não acreditar que vou ser chamado … que custa tentar né… :lol:
valeu… abraços…
O que o peczenyj é fundamental. Além disso, algo que ajuda num primeiro momento são certificações. O custo de obtê-las é muito pequeno e, para quem não tem muita coisa para colocar no currículo, isso pode melhorar suas possibilidades.
Demorei algum tempo para conseguir meu primeiro estágio com Java. Apesar de estudar numa boa faculdade, eu sempre amargava rejeição por não conhecer essa ou aquela ferramenta. Então, o que eu comecei a fazer foi investigar quais eram as ferramentas que eram pedidas para junior, pleno, até sênior, e comecei a estudá-las. Quando eu cheguei na quarta ou quinta ferramenta, me chamaram para ser júnior (não era mais estagiário).
Acredito que para pegar estagio em lugares “menores” voce tem que estudar bastante por exemplo jse e jee , hibernate etc… as principais coisas que estão na atualidade, tirar certificações ajuda bastante,mais para entrar em empresas como a cpm braxis ou accenture tu tem que ter “Sorte” + “ter escrito o curriculum do jeito que os algoritmos dos caras te validem como candidato”+“se dar bem nos testes de ingles e logica”+ se destacar na dinamica de grupo, saber falar etc… é mais dificil de entrar mais essas empressas maiores não pedem quase pre requisitos a maioria so pede para voce fazer faculdade na area e então eles te treinão de 1 a 3 meses so treinando… uma empresa pequena não vai querer te treinar, ela quer alguem que ja sabe as coisas ela não vai te remunerar 3 meses pra voce simplesmente aprender as coisas isso seria preju pra eles.
Se eu fosse voce estudava pra tirar certificações que voce aprende muito e sempre que abrir recrutamento nestas empresas grandes se inscrever e tentar entrar dai cada vez que tu não conseguir tu ja vai arrumando os teus erros, dessa forma ou uma hora tu passa numa grande ou voce ja vai ter conhecimento suficiente ser chamando para trabalhar.
Agora uma coisa é certa so com a faculdade falando de empresas pequenas que são a maioria sem chance todo mundo sabe que faculdade não ensina nada que seja suficiente para trabalhar.
Eu vejo certificação como uma forma de você se avaliar em determinada tecnologia e quem sabe um diferencial na hora da seleção, as empresas que fui até hoje não quiseram nem saber se sou certificado ou não porém para você entrar creio que será um diferencial.
Se sabe bem algo estude mais um pouco e tire sua certificação.