Como sair dessa vida de programador?

Tenho dó de estagiário da área de programação… São equivalentes a estagiários de pedreiros e olha lá.

[quote]Sério? Essa é nova para mim.

Pela minha experiência pessoas entusiasmadas servem como possíveis vítimas de exploração (salário baixo, hora extra não remunerada, etc). Já fui assim, mas aprendi batendo a cabeça que é necessário ter uma perspectiva mais fria, pois afinal de contas isso é um negócio. Coloco outros fatores antes da paixão.

Trabalhar por prazer eu posso fazer em casa no meu tempo livre.[/quote]

É só observar aqueles idiotas de programas de seleção de emprego que dizem… vou dar meu sangue para a empresa, vou trabalhar de sol a sol, vou me dedicar a empresa exclusivamente, vou pensar no trabalho todo meu tempo livre porque amo meu trabalho e me divirto passar mais de 8 horas escrevendo códigos todos os dias apenas para ver meu patrão ganhar dinheiro e eu migalhas !

Que otários, sejam assim mesmo e serão explorados pelos oportunistas que são os patrões… Eu já fui assim tbem no início até descobrir como é miserável essa atividade e pouco gratificante…

[quote=asaudate]Fácil. Mude para uma empresa que satisfaça dois requisitos:

1. Tenha TI como atividade fim, ou seja, é o negócio da empresa;
  2. Que não seja uma “três letrinhas” da vida.
  3. (Opcional) que seja uma startup.

[]'s[/quote]

Eu desconfiaria muito da opcao UM. Na realidade recomendaria procurar emprego onde IT nao fosse atividade fim. Procure emprego na area de IT de uma industria, banco, telecom; Suas chances de ser considerado um “ativo” e nao um recurso sao maiores. Os salarios geralmente sao melhores tambem. (Afinal, se vc esta em uma “fabrica de software” vc esta desenvolvendo para essas empresas e ainda gerando um LUCRO para a “fabrica”, entao dificilmente “fabricas” PODEM te pagar tao bem quanto um “cliente”. (Salvo talvez uma ou outra excecao)).

Se TI for atividade fim, que seja uma empresa que tenha algum PRODUTO proprio.

Nao tive NENHUMA experiencia boa nessas “fabricas de software”, “consultorias”, “fabrica de projetos”. Nem grande, nem media, nem pequenas.

[quote=asaudate][quote=Maracuja][quote=asaudate]Fácil. Mude para uma empresa que satisfaça dois requisitos:

1. Tenha TI como atividade fim, ou seja, é o negócio da empresa;
  2. Que não seja uma “três letrinhas” da vida.
  3. (Opcional) que seja uma startup.

[]'s[/quote]

Eu desconfiaria muito da opcao UM. Na realidade recomendaria procurar emprego onde IT nao fosse atividade fim. Procure emprego na area de IT de uma industria, banco, telecom; Suas chances de ser considerado um “ativo” e nao um recurso sao maiores. Os salarios geralmente sao melhores tambem. (Afinal, se vc esta em uma “fabrica de software” vc esta desenvolvendo para essas empresas e ainda gerando um LUCRO para a “fabrica”, entao dificilmente “fabricas” PODEM te pagar tao bem quanto um “cliente”. (Salvo talvez uma ou outra excecao)).

Se TI for atividade fim, que seja uma empresa que tenha algum PRODUTO proprio.

Nao tive NENHUMA experiencia boa nessas “fabricas de software”, “consultorias”, “fabrica de projetos”. Nem grande, nem media, nem pequenas.
[/quote]

Comigo foi exatamente o contrário =)

Algumas das piores experiências profissionais que tive foram em telecoms. Nunca trabalhei em bancos, justamente por sempre ouvir falar muito mal deles. Já em consultorias pequenas, o salário sempre foi bom e o emprego como um todo também.

Na verdade, isso é algo que varia de acordo com a cultura da empresa. No momento, por exemplo, estou em uma empresa que valoriza e MUITO o profissional, e não é gigante (que eu saiba, é grande no Rio, aqui em SP, tem o tamanho de uma startup). Além disso, é uma consultoria. Além disso, as últimas empresas onde passei tinham quase todas um perfil parecido, daí a minha sugestão :wink:

[]'s

P.S: Eu não considero salário como primordial em uma contratação. Tanto é que já abracei vagas para ganhar menos, já achei um lixo lugares que me pagavam excepcionalmente bem, etc. Isso porque eu aprendí, na minha carreira, que o salário não é igualmente proporcional ao que você pode extrair dele. Se você for infeliz, vai acabar procurando satisfação em outras coisas/lugares que, quase sempre, vão custar dinheiro. Não vale a pena ganhar muito bem e ser infeliz, porque essa grana a mais vai acabar saindo do bolso de outras maneiras. Além do mais, com boa educação financeira sempre se pode contornar eventuais problemas de salário baixo.[/quote]

Tambem concordo que salario NAO e tudo. O ideal e que vc esteja feliz e ganhando bem, infelizmente nao e sempre que isso acontece; na duvida prefiro ficar em um lugar em que eu goste de trabalhar (contando que o salario seja ao menos digno para levar um padrao de vida descente).