Fábrica de software deriva do modelo Taylorista, modelo que otimiza a produtividade e o lucro, mas que humilha aqueles que estão na base hierárquica, ou seja, humilha aqueles que se submetem às linhas de produção.
Programador de fábrica de software, seja junior, pleno ou sênior, serve apenas para programar… apertar parafusos ou mover para cima ou para baixo um martelo o dia todo. Sempre fui programador e sempre tive essa impressão. Essa situação é humilhante a qualquer um que esteja lá.
Já vi empresas onde o suporte técnico tinha mais prestígio que desenvolvimento. Acho infeliz o fato de ter feito faculdade para ser um programador, porque faculdade sempre ensina muito pouco em relação ao que vamos precisar, sendo que teremos de gastar milhares de horas com experiência e mais estudos apenas para entrar numa fábrica de software e lá ser considerado peão pelo mundo.
Eu gosto de tecnologia, gosto de estudar sobre o assunto, mas tudo o que a Administração põe a mão, estraga. Até dá para trabalhar como programador numa empresa que não seja fábrica de software, ou numa empresa onde ainda não tenha um adminstrador racional controlando e buscando aumentar a produtividade em busca de lucros e em detrimento do respeito, da liberdade e da honra do funcionário.
Observando as empresas, vejo que cargos na adminstração desfrutam de um prestígio e respeito incomparáveis em relação à outras áreas, embora todo mundo tenha feito faculdade, a escolha certa do curso leva a um lugar melhor: quem fez adminstração manda naqueles que fizeram outros cursos.
Pensando nisso, agora só vejo uma saída para meu desespero: provavelmente se eu cursar administração, irei começar outra carreira e seguir outros caminhos. Alguém aqui do fórum já fez isso e vê como uma saída ou há outras soluções milagrosas dentro da informática mesmo? Estou perdido…