Como sair dessa vida de programador?

Fábrica de software deriva do modelo Taylorista, modelo que otimiza a produtividade e o lucro, mas que humilha aqueles que estão na base hierárquica, ou seja, humilha aqueles que se submetem às linhas de produção.

Programador de fábrica de software, seja junior, pleno ou sênior, serve apenas para programar… apertar parafusos ou mover para cima ou para baixo um martelo o dia todo. Sempre fui programador e sempre tive essa impressão. Essa situação é humilhante a qualquer um que esteja lá.

Já vi empresas onde o suporte técnico tinha mais prestígio que desenvolvimento. Acho infeliz o fato de ter feito faculdade para ser um programador, porque faculdade sempre ensina muito pouco em relação ao que vamos precisar, sendo que teremos de gastar milhares de horas com experiência e mais estudos apenas para entrar numa fábrica de software e lá ser considerado peão pelo mundo.

Eu gosto de tecnologia, gosto de estudar sobre o assunto, mas tudo o que a Administração põe a mão, estraga. Até dá para trabalhar como programador numa empresa que não seja fábrica de software, ou numa empresa onde ainda não tenha um adminstrador racional controlando e buscando aumentar a produtividade em busca de lucros e em detrimento do respeito, da liberdade e da honra do funcionário.

Observando as empresas, vejo que cargos na adminstração desfrutam de um prestígio e respeito incomparáveis em relação à outras áreas, embora todo mundo tenha feito faculdade, a escolha certa do curso leva a um lugar melhor: quem fez adminstração manda naqueles que fizeram outros cursos.

Pensando nisso, agora só vejo uma saída para meu desespero: provavelmente se eu cursar administração, irei começar outra carreira e seguir outros caminhos. Alguém aqui do fórum já fez isso e vê como uma saída ou há outras soluções milagrosas dentro da informática mesmo? Estou perdido…

Outro usuario fake?? (soh responde em off-topics) :slight_smile:

//Daniel

Sempre me fiz essa pergunta. Bem, estou mudando de área. Assim que me formar como Cientista Social, mudo de emprego.

se vc tiver grana e conseguir investir em ações ou ate mesmo em um comercio vale a pena…
o problema que abrir é facil o problema é manter a clientela e o local …as vezes vc precisará de sorte pra isto tye dar lucro e cade vez crescer.

abrxx

Vc não tá confundindo digitador com programador?

Se vc mudar de profissão vai encontrar os mesmos problemas lá.
Com a diferença apenas de nomes, carrascos e vitimas.

Off Faz igual meu chefe sempre diz… Venda água de coco mais mate na praia. [= Off

Faça outra faculdade e mude o rumo uai. [=

que estranho, não devo ser normal mesmo, pois quanto mais tenho que ficar na empresa, quanto mais projetos pego, quanto mais livros leio, quanto mais dificuldades enfrento, mais sou feliz nesta Vida de developer.

Eu tb. Tu tá sozinho nessa não. [=

mistico,
Você sabe o que quer? Sabe onde quer ir? Sua vocação?

Sem estas respostas melhor ficar onde está, os problemas existe em todas as áreas, cabe a nós superá-los.

Se pensa assim melhor você nunca cursar ADM, reclama deles e quer se tornar um … não acredite que caso se torne um será diferente deles … entenda o sistema e depois tome sua decisão.

Fácil. Mude para uma empresa que satisfaça dois requisitos:

1. Tenha TI como atividade fim, ou seja, é o negócio da empresa;
  2. Que não seja uma “três letrinhas” da vida.
  3. (Opcional) que seja uma startup.

[]'s

seja um campeão na vida meu caro…isto te ajudara…

deus te louvara meu filho.

Eu também me interesso por essa área, gosto de entender as coisas. Já li uns livros de filosofia social, Filosofia da Miséria de Proudhon e uns outros, todos realmente muito interessantes. Quando eu li a Filosofia da Miséria, eu me identifiquei na hora com as linhas de produção em fábricas de software, vivi momentos de depressão e elucidação naquela época, mas até hoje ainda não mudei.

Depois que você se formar, o que fará? Onde trabalhará e quanto ganha um recém formado?

Não, estou me referindo a programador mesmo.

Sei sei… eu também era assim há uns anos atrás, quando ainda tinha esperança de que sendo assim, alguém iria reconhecer e recompensar.

[quote]Você sabe o que quer? Sabe onde quer ir? Sua vocação?

Sem estas respostas melhor ficar onde está, os problemas existe em todas as áreas, cabe a nós superá-los. [/quote]

O que eu quero é estar por cima e não por baixo. Minha vocação, bem… acredito que tudo é questão de aprendizagem…

[quote]Fácil. Mude para uma empresa que satisfaça dois requisitos:

1. Tenha TI como atividade fim, ou seja, é o negócio da empresa;
  2. Que não seja uma “três letrinhas” da vida.
  3. (Opcional) que seja uma startup. [/quote]

1: geralmente empresas dessas são justamente as fábricas de software.
2: como assim?

[quote]seja um campeão na vida meu caro…isto te ajudara…

deus te louvara meu filho[/quote]

Parece que vc se vê como um campeão através de um time de futebol a julgar pelo seu avatar… mas eu pergunto: as pessoas que dizem “nós somo campeões, nós vencemos” não estão conjugando o verbo errado não? O que os torcedores fizeram para que o time ganhasse? Nada… então deveria ser: “eles ganharam”… torcedores não são nada.

Concordo mais realmente essa area não pga como o devido, e o reconhecimento não é la essas coisas

Concordo mais realmente essa area não pga como o devido, e o reconhecimento não é la essas coisas[/quote]

só quero viver bem, nunca pensei em ficar rico, então pra min ta bom :slight_smile:

Eu sei que empresas assim normalmente são fábricas de software. E justamente por isso coloquei o número 2, porque em empresas grandes (prefiro não citar nomes - em geral, têm três letrinhas no nome … procure aqui no GUJ mesmo que você vai entender do que eu estou falando) geralmente o empregado é “só mais um”. Em empresas menores - startups, em especial - o programador não é tratado assim, por ser visto mais como um ativo da empresa. Em geral, nesse tipo de lugar a idéia é que o programador cresça com a empresa, e isso não fica só na conversa, isso é fato. Nos últimos anos da minha carreira, tenho trabalhado somente em empresas assim e, com uma ou outra exceção, não me arrependo.

E digo isso porque o que me parece é que você não quer desistir de fato de ser programador, você quer desistir dessa vida de “trabalho muito e não sou reconhecido”. Pois bem, a notícia é que dificilmente isso muda, onde quer que você trabalhe e com o que quer que você trabalhe. Ser programador é sua melhor chance de mudar isso, pois eu percebo uma mudança no jeito de tratar os profissionais dessa área porque a escassez de profissionais só faz aumentar. Ou seja, o jeito é você ir trabalhar onde você seja tratado como ativo, não como “recurso”.

[]'s

[/quote]

Concordo mais realmente essa area não pga como o devido, e o reconhecimento não é la essas coisas[/quote]

Sinceramente? Se você quer ser reconhecido, primeiramente você deve pensar se você se reconheceria. Pode parecer superficial à primeira vista, mas reconhecimento é algo que só é dado com muito mais esforço do que o normal. Não é natural do ser humano reconhecer os esforços de seus pares. Todo mundo quer ser reconhecido, mas ninguém quer reconhecer :wink:

[]'s

Se especializa cada vez mais na area para futuramente ser um palestrante mundial do assunto o qual a hora do serviço vale mais que a dos outros conceitualmente/fisicamente

… ou …

cria uma empresa para você com os requisitos desejados.

ou está é a opção mais viavel…

procure um Psicologo e solicite auxilio dele para você achar a Resolução de Conflitos na maquina!!!

só quero viver bem, nunca pensei em ficar rico, então pra min ta bom :)[/quote]

Casa pra voce ve, sua situação financeira muda completamente quando voce era solteiro o dinheiro sobrava, depois de casado só falta hauahauhah

Cara passei por isso a uns tempos atrás, sempre gostei de cães e me especializei em adestramento e comportamento canino, num certo dia troquei de empresa e passou 4 meses não me adaptei bem, larguei tudo para trabalhar no que eu gostava, o surto foi que na verdade eu tava confundindo robby com profissão, consegui ganhar uma grana legal por mês com treinamento de cães mais tava sempre com o notebook programando, foi onde eu vi que minha profissão era ser programador e nas horas vagas praticar meu hobby, então fui em busca de uma empresa onde eu me senti-se bem e voltei para uma empresa que trabalhei em 2008, TI interna em um grupo, onde desenvolvo sistemas internos em um ótimo ambiente.

Fica ai uma experiência.

Sucesso…

só quero viver bem, nunca pensei em ficar rico, então pra min ta bom :)[/quote]
Casa pra voce ve, sua situação financeira muda completamente quando voce era solteiro o dinheiro sobrava, depois de casado só falta hauahauhah[/quote]

sou casado, tenho 2 filhas, e vivo apertado de grana, tanto que não dependo só da empresa que trabalho e sim de outros projetos em outras empresas, mas não sou parâmetro, sou extremista, e acredito que com meu esforço o esquema vai mudar, até porque estou em uma dessas empresas startup, ai você vai me dizer: “então vc não é reconhecido tanto que precisa buscar trabalho em outras empresas”, e eu vou responder: “acredito que quando a empresa alavancar eu vou ter o devido reconhecimento, planto para depois colher, se eu colher apenas o conhecimento ja esta de bom tamanho pois este ninguem me tira” abraços.