Como abrir um consultoria em informatica

Olá galera gostaria de saber como eu faço para abrir uma consultoria e as vantagens e desvantagens.

O meu contador disse que posso abrir uma empresa pelo simples e com prestação de serviços.

Será que vale a pena?

E um outro contador disse que preciso ter um socio para ter uma consultoria…

Se alguém poder me ajudar eu agradeço.

Muito obrigado

se for abrir uma consultoria onde vai prestar serviços de desenvolvimento, TEM que ser lucro presumido e não se encaixa no simples…e no caso, vc vai precisar de sócio.

valer a pena eu acho que vale, mas tem que ser uma coisa levada a sério

eu estou para abrir a minha tb :smiley:

Já ouvi pessoal trabalhando em projetos como consultor mas nunca me falaram que tinham socio.

Apesar q socio pode ser a esposa ou um parente e se coloca 1 cota da sociedade.

Como vc está fazendo, vc fez um plano de negocio, planejou algo ?

planejado soh tem algums projetos para serem vendidos

qual é a margem de lucro para um consultor, alguém sabe informar?

varia de 0 a -10%… :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Bem, pelo menos tem a chance de sobrevivência se manter-se em 0%. :slight_smile:

[quote=Alexprog]Olá galera gostaria de saber como eu faço para abrir uma consultoria e as vantagens e desvantagens.

O meu contador disse que posso abrir uma empresa pelo simples e com prestação de serviços.

Será que vale a pena?

Muito obrigado[/quote]
Vamos lá de novo, isso é conhecido pelo mercado PJ.
Calculo simples: Se você é solteiro, mora com os pais, e se quebrar a perna e ficar de molho por 6 meses, e tiver alguém para pagar suas contas durante esse tempo, vai de PJ, arranje um sócio e trabalhe como PJ.
Agora, se vc tem família, filhos e não pode ficar 1 dia sem receber esqueça. Teve uma época no século passado que pagavam muito bem para pessoa jurídica. Hoje, com a pressão da Previdência Social, SindPd e do Ministério do Trabalho para regularizar a situação, as vagas PJ’s são de empresas menos sérias ou menores (não generalizando por favor), e o valor está se aproximando muito do CLT.
Fui PJ muito tempo, agora sou CLT e MINHA OPNIÃO PESSOAL é que não vale mais a pena.
Agora se VOCÊ VAI PRESTAR SERVIÇO EM VÁRIAS EMPRESAS DE VERDADE, vá fundo.
Sobre o caso de ter sócio, isso é uma lenda urbana e para variar falta de conhecimento de legislação trabalhista (porque, sinceramente, se conhececem as leis da CLT, não tinham nem começado com esse negócio de PJ). Dizem que não caracteriza assim, vinculo trabalhista. Pura lenda, tem cadeira, cumpre hora e responde para alguém é CLT, e fim.

[]'s

Tem que tomar cuidado para fazer a conta, ver o dinheiro “entrando” mês a mês, é muito legal, mas quando é mandado embora e resolve parar uns dias, não pode porque tá cheio de conta pra pagar.
Muito cuidado portanto.

[quote=Alexprog]Olá galera gostaria de saber como eu faço para abrir uma consultoria e as vantagens e desvantagens.

Será que vale a pena?

Muito obrigado[/quote]
Se seu contador não coseguiu lhe explicar como abrir uma empresa, então melhor procurar outro contador… mas a princípio o que ele disse esta correto sim.

Se não quer ter “sócio” (que é de fachada apenas) pode optar por uma empresa individual de lucro presumido, pergunte ao seu contador sobre esse tipo de empresa.

Tem alguns lugares que não aceitam prestadores de serviço vinculados ao SIMPLES, precisa saber desse detalhe.

[quote=Luiz Aguiar][quote=Alexprog]Olá galera gostaria de saber como eu faço para abrir uma consultoria e as vantagens e desvantagens.

Será que vale a pena?

Muito obrigado[/quote]
Se seu contador não coseguiu lhe explicar como abrir uma empresa, então melhor procurar outro contador… mas a princípio o que ele disse esta correto sim.

Se não quer ter “sócio” (que é de fachada apenas) pode optar por uma empresa individual de lucro presumido, pergunte ao seu contador sobre esse tipo de empresa.

Tem alguns lugares que não aceitam prestadores de serviço vinculados ao SIMPLES, precisa saber desse detalhe.[/quote]
Lembra da lenda de que o Silvio Santos era careca? Ou o DipLik dava cancêr? Pois então, essa lenda maldita de que o SIMPLES dá vinculo trabalhista também se espalhou. Não sei de onde tiraram isso…

qq é Diplik?

Fonte: http://www.memorychips.com.br/Lembra01.htm

Pow tem uma padaria perto de casa que as vezes tem pra vender :smiley:

Mas acho que esse treco ai da câncer.

rsrsrsrs

[quote=Luiz Aguiar]Pow tem uma padaria perto de casa que as vezes tem pra vender :smiley: Mas acho que esse treco ai da câncer.
[/quote]
Com certeza já venceu a validade, se der só cancer, tá valendo… kkkk…

Não pode simplesmente oferecer serviços na informalidade não ??

Ah, não vou entrar nessa discussão de novo.
Estou deixando o tópico,
Abraços a todos.

Tem empresas que não aceitam atrabalho sem nota fiscal.

Outras quando aceita exigem um desconto de 20% onde é o INSS.

Outras aceitam numa boa.

Ah… entendi Alex., valeu.

[quote=davidhc]…TEM que ser lucro presumido e não se encaixa no simples…[/quote]Pode ser no simples sim, mas isso depende de muitos fatores.

Se você for abrir uma empresa apenas para ter que emitir nota para trabalhar em uma empresa (como um empregado normal, mas não vamos entrar no mérito do vínculo), não abra uma empresa que não seja no simples, não vale a pena. Você vai pagar uma fortuna de impostos, honorários e outras coisas e você vai se arrepender profundamente de ter criado uma empresa assim. Se esse for o seu caso (apenas emitir a nota) abra uma empresa no simples, mas para isso você vai ter que escolher quais serviços vão constar no seu contrato social. Existe uma página no site da Receita Federal que mostra todos esses serviços (não lembro qual é e não achei porque o site da receita é uma floresta). Basicamente falando, qualquer serviço que necessite de curso superior não pode ser encaixado no simples, então você vai ter que escolher outros de nomenclatura “mais simples” e genéricas, como por exemplo “Serviços de informática em geral” ou “Construção de páginas para internet” (não lembro dos nomes exatos, então eles podem variar um pouco). Além disso tudo, procure um contador que consiga abrir/inscrever a sua empresa em cidades do interior, porque os impostos lá são muito mais baixos do que nas capitais, porque têm incentivos fiscais do governo. Faça pesquisas de cidades entre vários contadores porque vale a pena.

No meu caso por exemplo, eu tenho uma empresa há 4 anos, nessas características acima, e nunca tive nenhum tipo de problema. Algumas pessoas dizem que existem empresas que não aceitam empresas terceirizadas no simples, mas eu já trabalhei em empresas pequenas, médias e grandes (algumas bem grandes) e nunca falaram nada. Outra coisa que dizem que pode dar problema são justamente os tipos de serviço que você vai colocar na nota emitida, mas comigo nunca aconteceu nada (eu já emiti dezenas de notas para várias empresas com “Serviços de informática em geral” na descrição do serviço). A explicação é simples: a nota serve apenas para prestar conta da movimentação financeira da empresa e não para conferir qual serviço está sendo feito. Não é necessário colocar o serviço exato que está sendo feito, nesse caso de prestação de serviços “simples”, portanto, não se preocupe com esses detalhes.