Olá pessoas , estou em duvida em relação a um curso …
Vale a pena fazer um curso de cobol ? esse investimento ?
O Que vocês acham ? já ouvi falar que falta profissional , que 80% dos grandes sistemas de bancos etc. é em Cobol e tbm já ouvi que em são Paulo está lotado de programadores Cobol …e é bem fechado esse mercado.
Que tal você conhecer um programador Cobol?
De preferência de alguma consultoria que preste serviços para algum banco?
Talvez você ache que o serviço é uma bosta, ou então que é exatamente tudo que você queria na vida.
Acho que é mais de você falar com a tal pessoa, que propriamente você bater um papo por email ou coisa parecida.
É questão de você procurar alguém no Linked-In, ou em algum fórum Cobol, e ver se consegue falar com a tal pessoa.
Se você procurar um pouco na internet você vai ler que o COBOL é uma linguagem que está a 40 anos no mercado, e é a linguagem mais utilizada em Mainframes no mundo inteiro. É utiliza até hoje em sistemas bancários como os da Caixa Economica Federal.
Os profissional que trabalham hoje com está linguagem são super bem remunerados…principalmente por falta de pessoas qualificadas.
Cara, não sei qual a sua idade, mas se você está realmente interessado em Cobol, e tiver idade e condições pra isso, eu recomendo você procurar por programas de estágios em empresas como: Accenture, Tata, EDS.
Essas empresas contratam pessoas fazendo faculdade, com conhecimentos mínimos em programação, e normalmente investem internamente neles dando cursos, principalmente de Cobol, pois é difícil achar programadores Cobol no mercado. Acredito que é o melhor cenário, pois vc vai ganhar o curso, e será alocado em um projeto para colocar os conhecimentos em prática.
Se estas empresas são boas para seguir carreira, aí são outros 500, vai de cada um, mas que é um bom começo, acho que isso ninguém tem dúvida.
Ah, e diz a lenda, que só existe um programa de Cobol que foi criado do 0. Todos os outros foram copiados e adaptados desse…heheheh Pelo pouco que sei, se vc for pra Cobol, essa vai ser uma realidade pra vc, dificilmente vc vai fazer algo novo, na maior do tempo vc vai estar alterando programas já existentes.
Esse papo de apenas alteração é errado. Quantos comerciais de novos produtos bancários você vê por mês? Cada produto novo, geralmente, é um grande projeto com muitos programas.
Esse papo de apenas alteração é errado. Quantos comerciais de novos produtos bancários você vê por mês? Cada produto novo, geralmente, é um grande projeto com muitos programas.
[/quote]
Ops, então me desculpe, é o que outros programadores Cobol tinham me falado. Perdão pela falha.
[quote=Paulo Schiavon]
Esse papo de apenas alteração é errado. Quantos comerciais de novos produtos bancários você vê por mês? Cada produto novo, geralmente, é um grande projeto com muitos programas.[/quote]
Imaginem, por exemplo, o trabalhão que não deve ter dado (e que ainda vai dar, rsrs) o tal do DDA - Débito Direto Autorizado.
Olá…
Tenho 25 anos e trabalho em uma consultoria especializada em cartões de crédito há 2 anos e meio, trabalhamos com mainframe e temos como clientes Unibanco, Bradesco e Santander. Há 2 semanas, eu e mais 3 amigos do serviço começamos curso de Java pois estamos a cerca de 2, 3 meses sem projetos. Alguns funcionários foram dispensados pois a consultoria não pode mantê-los sem termos projetos novos. Mas há sim projetos novos para esse mercado. Há pouco tempo por exemplo a consultoria em que trabalho foi responsável por cartões de crédito com tecnologia chip do unibanco.
Vou expor aqui a minha visão do mercado de mainframe: não irá acabar tão cedo. A linguagem pode ser antiga demais, defasada, mas a segurança que se tem no ambiente de mainframe é altíssima e é um fator importantíssimo pra instituições financeiras. Mas o mercado tem ficado cada vez mais restrito. Os profissionais tem preconceito com pessoas mais jovens, pois acham que não tem capacidade pra trabalhar por causa da idade, e no inicio, conseguir ajuda é bastante difícil. Ninguém passa informação pra alguém que vai roubar o emprego dele num futuro não muito distante. Temos esse problema no começo de carreira. Outro problemas que está ocorrendo, pelo menos no mercado em que atuamos, são as migrações e fusões de bancos, que diminui a necessidade de profissionais no mercado. A fusão Itau x Unibanco por exemplo, está diminuindo a quantidade de profissionais necessários, pois ambos os bancos possuem uma ótima estrutura, porém não pretendem manter as 2 estruturas. Ou seja, metade da estrutura e dos funcionários provavelmente não será aproveitada, o que é um imenso problema.
Há perspectiva de grandes projetos pela frente, mas está tudo, por enquanto, na esperança. Tendo o conhecimento que tenho hoje de uma fatia do mercado (cartões de crédito apenas) não faria o investimento para aprender cobol, que não é dos menores, um curso deve custar em média 2 mil. Mas isso também é uma questão de “sorte”… de repente daqui 3 meses surge um projeto imenso que demanda diversos novos profissionais, e pode ser uma grande oportunidade pra se colocar no mercado, mas a atual situação não está tão boa.
Este é um motivo para invejarmos os profissionais do mainframe.
Um cara que trabalhou há dez anos com Cobol pode voltar hoje ao mercado de trabalho, ganhando tanto quanto um outro que sabe Java e apenas Java, e que, se ficar seis meses sem se atualizar, tá fora.
Muito bem lembrado. A turma do tempo antigo não tem este espírito de compartilhar conhecimento. Acham que podem perder espaço. Hoje em adia gente vẽ justamente o contrário. Quanto mais gente sabe o que a gente sabe, mais chances de o que a gente sabe ser usado e mais chances de abrir vagas na nossa área.
Isto realmente deve acontecer com a turma dos mainframes.
Aqui no RS ainda tem bastante empresas que tem seus sistemas em Cobol. Tem algumas vagas no mercado e que pagam muito bem por sinal se o cara tem conhecimento e experiencia.
Fui em uma palestra sobre Processos, e acabou-se abordando outros assuntos, e o palestrante nos contou que o banco itaú tentou migrar diversas vezes sua base de dados que é em cobol para oracle, db2 entre outros, e nunca tiveram o mesmo desempenho. E até hj eles tem todo o banco ainda em cobol.
Eai pessoal vou começar um estagio em uma empresa grande e o treinamento é em cobol, provavelmente devo ser realocado para java porem dei uma olhada na linguagem e perto de java é bem facil não entendo a carencia de profissionais deste mercado,so para constar tinha uma colega de classe que pegou o estagio 6 meses antes de min,ela era uma negação para programação se dava muito mal com C,porem fui la outro dia ela ja estava em um projeto desenvolvendo para o bradesco, mesmo assim ainda tinha dificuldades com C,o que se conclui que deve ser bem tramquilo o aprendizado.
Na minha concepçao C é bem mais facil que java é menos complexo tirando malloc e ponteiros qualquer um que programe em java se da bem em C.
So não entendo o apelo tão grande que o pessoal sempre diz tem poucos programadores Cobol esta escasso, que os caras que programao em cobol são fodoes etc…so se for porque ninguem se interesa pois dificil não parece ser,mais mes que vem tiro minhas conclusoes reais e posto ae!