[quote=Diabo Loiro]Eai pessoal vou começar um estagio em uma empresa grande e o treinamento é em cobol, provavelmente devo ser realocado para java porem dei uma olhada na linguagem e perto de java é bem facil não entendo a carencia de profissionais deste mercado,so para constar tinha uma colega de classe que pegou o estagio 6 meses antes de min,ela era uma negação para programação se dava muito mal com C,porem fui la outro dia ela ja estava em um projeto desenvolvendo para o bradesco, mesmo assim ainda tinha dificuldades com C,o que se conclui que deve ser bem tramquilo o aprendizado.
Na minha concepçao C é bem mais facil que java é menos complexo tirando malloc e ponteiros qualquer um que programe em java se da bem em C.
So não entendo o apelo tão grande que o pessoal sempre diz tem poucos programadores Cobol esta escasso, que os caras que programao em cobol são fodoes etc…so se for porque ninguem se interesa pois dificil não parece ser,mais mes que vem tiro minhas conclusoes reais e posto ae!
[/quote]
Sobre Cobol:
Faltam profissionais porque essa linguagem roda apenas em Mainframe da IBM (e seus clones), e são apenas bancos e estatais que pagam por essas máquinas caras (ou seja, é um mercado restrito). Qualquer desenvolvedor-estudante jovem vai ter acesso primeiro ou ao ambiente Desktop Windows, ou ao ambiente Java, ou aos servidores Unix. Mainframe só na insistência individual dessa pessoa.
Torço o nariz para o Cobol, não pela linguagem em si, mas porque: a) o desenvolvedor pode se limitar a trabalhar para uma consultoria que, não raro, paga pouco; além de ser alocado num banco ou outra instituição arcaica que não trata os funcionários com respeito; b) acredito que essa idéia de que faltam profisssionais Cobol é tudo lobby da IBM e outras consultorias para aumentar o contingente de profissionais acima da demanda, achatando o salário de todo mundo.
Sobre C:
C é mais fácil que Java? Não sei responder com certeza. C foi a primeira da minha vida, então as dificuldades minhas podiam ser também as dificuldades da programação em si, não só da linguagem.
Mas percebo uma coisa: os códigos de C que eu vejo é bem mais porco que códigos de Java. Tudo bem, talvez seja fácil aprender a sintaxe do C, mas muita gente não sabe o que é POSIX, não sabe usar regex, não sabe usar “signals”, e fica confuso com fork e semáforos… Pelo menos, o javeiro “médio” tem mais ciência das bibliotecas disponíveis do que um programador C “médio”.