CMMI vale a pena?

Olá a todos, para quem conhece ou trabalha com os padrões da CMMI, o que acha do método de trabalho?

Na minha opinião, eu acho que pode até ser mais produtivo, porém é tirado do desenvolvedor o mais importante ( pelo menos para mim ) que é a
liberdade de criação… Eu pesoalmente não optaria pela CMMI…

Qual é a opinião de voces?

Abraços!

[quote=miguel.satriani]Olá a todos, para quem conhece ou trabalha com os padrões da CMMI, o que acha do método de trabalho?

Na minha opinião, eu acho que pode até ser mais produtivo, porém é tirado do desenvolvedor o mais importante ( pelo menos para mim ) que é a
liberdade de criação… Eu pesoalmente não optaria pela CMMI…

Qual é a opinião de voces?

Abraços![/quote]

Provavelmente vc está se guiando por uma empresa que entupiu o processo de coisas inúteis, pois até onde sei, até equipes ágeis podem ter seus projetos certificados.

Até não é o caso, o processo até ocorre bem, porém, talvez possa ser na minha empresa, o desenvolvimento é baseado em um documento que descreve tudo o que deve ser feito, assim deixando um espaço mínimo para a liberdade do desenvolvedor criar coisas novas… Isso que eu não gostei aqui…
Porém, não sei como são os outros lugares, voce trabalha com CMMI?

[quote=miguel.satriani]Até não é o caso, o processo até ocorre bem, porém, talvez possa ser na minha empresa, o desenvolvimento é baseado em um documento que descreve tudo o que deve ser feito, assim deixando um espaço mínimo para a liberdade do desenvolvedor criar coisas novas… Isso que eu não gostei aqui…
Porém, não sei como são os outros lugares, voce trabalha com CMMI?[/quote]

Já trabalhei com CMMI em 2 empresas, uma utilizava muitos documentos e processos travados e a outra processos simples e úteis.

A primeira entreguei 3 projetos onde o project apontava para 70% do projeto concluido e na verdade na existia nenhuma linha de código, apenas documentos. A documentação passava por arquiteto, analista, testador e todo mundo que não conhecia o core do negócio e não fazia parte do projeto antes de chegar na mão do desenvolvedor, ocasionando diversos erros de entendimento, como projetos com complexidade alta serem classificados como simples.

Na segunda, a documentação era apenas um auxilio para os desenvolvedores e todos agiam como arquitetos, analistas e testadores, além do contato com o usuário ser direto.

[quote=miguel.satriani]Até não é o caso, o processo até ocorre bem, porém, talvez possa ser na minha empresa, o desenvolvimento é baseado em um documento que descreve tudo o que deve ser feito, assim deixando um espaço mínimo para a liberdade do desenvolvedor criar coisas novas… Isso que eu não gostei aqui…

Na minha opinião existem Analistas de Sistemas e Programadores.

Os analistas especificam exatamente o que precisa ser feito. Vc que é o programador apenas executa. Então isso não teria nada haver com o CMMI e sim com o organograma de sua empresa.

"

[quote=Giulliano][quote=miguel.satriani]Até não é o caso, o processo até ocorre bem, porém, talvez possa ser na minha empresa, o desenvolvimento é baseado em um documento que descreve tudo o que deve ser feito, assim deixando um espaço mínimo para a liberdade do desenvolvedor criar coisas novas… Isso que eu não gostei aqui…

Os analistas especificam exatamente o que precisa ser feito. Vc que é o programador apenas executa. Então isso não teria nada haver com o CMMI e sim com o organograma de sua empresa. [/quote]

Não concordo muito com essa divisão entre Analistas e Desenvolvedores, tb não acho que hoje em dia ainda existem programadores que apenas executam, pelo menos eu nunca trabalhei assim, acho fundamental que você tenha pelo menos uma visão do negócio

t+

[quote=Giulliano][quote=miguel.satriani]Até não é o caso, o processo até ocorre bem, porém, talvez possa ser na minha empresa, o desenvolvimento é baseado em um documento que descreve tudo o que deve ser feito, assim deixando um espaço mínimo para a liberdade do desenvolvedor criar coisas novas… Isso que eu não gostei aqui…

Os analistas especificam exatamente o que precisa ser feito. Vc que é o programador apenas executa. Então isso não teria nada haver com o CMMI e sim com o organograma de sua empresa. [/quote]

Na minha só existem desenvolvedores, e um bom desenvolvedor não pode codificar algo que ele não conhece bem, apenas seguindo um modelo de classes ou diagramas. Para um bom entendimento do negócio e consequentemente uma implementação fiel, o acesso ao usuário é essencial.

http://blog.fragmental.com.br/2008/01/15/quando-eu-crescer-quero-ser-analista-de-sistemas/

"

CMMI aqui vale pra vc poder entrar anqueles projetos nojentos do governo, que pagam bem, só isso.

Nenhuma empresa que trabalhe direito e tenha clientes satisfeitos precisa se preocupar com esses selinhos para pode atrair clientes e “reconhecimento” de mercado.

Tudo bem se vc não concordar…mas dizer que isso “não existe”, eu diria que é fechar os olhos pro mercado de hoje. Eu já trabalhei assim em duas empresas. Por mais que nós precisemos conhecer o negócio do cliente, numa fábrica de software vc nunca vai saber tanto quanto um analista de negócios e um analista de negócios provavelmente não vai querer conversar sobre os problemas do JPA ou do JSF.

Isso é um modelo ideal, não real. Nem toda empresa trabalha assim.

Quanto ao CMMI “eu acredito” (nunca trabalhei com CMMI), que ele pregue essa divisão entre usuário + desenvolvedor e analista.

[quote=Luiz Aguiar]CMMI aqui vale pra vc poder entrar anqueles projetos nojentos do governo, que pagam bem, só isso.

Nenhuma empresa que trabalhe direito e tenha clientes satisfeitos precisa se preocupar com esses selinhos para pode atrair clientes e “reconhecimento” de mercado.[/quote]

hehehe

Essa é boa! :lol:

Tem um resumo muito interessante sobre CMMI aqui.

[quote=Luiz Aguiar]CMMI aqui vale pra vc poder entrar anqueles projetos nojentos do governo, que pagam bem, só isso.

Nenhuma empresa que trabalhe direito e tenha clientes satisfeitos precisa se preocupar com esses selinhos para pode atrair clientes e “reconhecimento” de mercado.[/quote]
na verdade isto tambem é alimentado porque o cliente não entende muito bem sobre desenvolvimento de software,

o que me preocupa é que alguns ainda tentam fazer uma mistura com metodologias agéis para tirar ao “máximo” não sei de onde, então, seja bem-vindo ao declínio deturpado das metodologias agéis

as empresas públicas, entre outras, depois de apanhar (trabalhando com uma que possui) já estão cientes deste calote de ter CMMI, e há anos atrás, em um projeto em determinado estado, prova que ela tem uma boa equipe de … marketing!

"

Pois é, isto eu via na empresa em que trabalho…
Já havia uma certa organização, porém com a CMMI praticamente foi tirado o mais precioso dos desenvolvedores, que é a liberdade de pensar e desenvolver coisas novas, de acordo com o seu conecimento… hehehe

Mas paciencia… ainda não sou patrão de ninguem… hehehehehe

"

CMM, se não me engano, surgiu para vender software para o Exercito. Logo depois recebeu um ‘I’ no nome.

Acho que uma certificação não suplanta a necessidade de ter uma equipe zelosa e orgulhosa do trabalho que esta fazendo.

[quote=marcosalex][quote=miguel.satriani]Pois é, isto eu via na empresa em que trabalho…
Já havia uma certa organização, porém com a CMMI praticamente foi tirado o mais precioso dos desenvolvedores, que é a liberdade de pensar e desenvolver coisas novas, de acordo com o seu conecimento… hehehe
[/quote]

Mas isso não é culpa do CMMI, mas da forma que eles organizaram. É a mesma coisa que acontece com aquelas empresas que conseguem certificação ISO mas que só tentam fazer alguma coisa no dia da auditoria. A ISO mostra que você faz o que está documentado, mas não tem como você avaliar se o que está documentado é o melhor que você deveria fazer. E isso é toda a diferença.

[/quote]

Um processo que resulta em opiniões tão divergentes quanto ao resultado provavelmente têm alguma errada no processo em si ou na execução, mas pra mim a existência de métricas pra medir os eventuais benefícios do processo é fundamental. Sendo CMMI conhecido por ser burocrático ao extremo é de se ressaltar o que o usuário marcosalex falou, nessa questão CMMI não serve pra nada, porque como sabemos, no mundo corporativo algo que não se pode medir é o mesmo que nada.

De novo essa discussão?

CMMi é uma certificação obtida por propósitos comercials e somente por propósitos comerciais. Ninguém em sã conciência vai implentar CMMi em uma empresa cujos clientes não exigem CMMi.

Eu também não acho que seja de todo ruim, depende do mercado da empresa. Eu prefiro ficar longe :slight_smile: