CMMI vale a pena?

Eu trabalhei em uma empresa que tinha CMMI nível 3 e sempre achei o processo de desenvolvimento excelente. A nossa documentação levava a uma melhor garantia de qualidade e código com maior confiabilidade. Além disso usava-se também inspeções de código, análise de risco. Por mais que pareça um pouco “chato e uma perda de tempo” no início, acho que com o tempo e a adaptação da equipe, o proceso fica otimizado.

O que eu acho é que para projetos menores pode-se utilizar alguma outra forma de gerenciar o processo de desenvolvimento. Talvez SCRUM ou algum outro processo ágil. Mas acho que CMMI tem seu valor se aplicado corretamente. Não é apenas um processo burocrático e sem resultados.

Documentação nenhuma garante que o sistema funcione, testes sim.
SCRUM não é só para projetos pequenos.

"

Claro que CMMI vale a pena… assim como o SCJP… \o/

No fim das contas depende de quem tem e como aplica o conhecimento.

"

essa foi muito boa :lol:

[quote=marcosalex]Mas CMMI não é documentação nem gera burocracia. O problema é que muitas empresas levam pra essa lado, mas daí é culpa delas, não da certificação.

[/quote]

Se na prática a certificação não certifica nada o problema não é dela então?

"

eu queria saber porque o governo ainda acha que para desenvolver software para ele próprio, já que eles não tem competência para fazer isto, tem que ter o selo CMMI nivel X.

todo mundo já sabe que esta conversa é a mesma, quando o governo abre licitação, a empresa entra e diz que tem, sendo que a empresa conseguiu o selo de CMMI nivel X lá nos cafundó da filial da índia e para aquele modelo de projeto, e o pior, que eles acreditam, pois eles nem sabe mesmo o que é CMMI ao certo e de que forma isto lhe trará benefícios visíveis e concretos, tendo consequente ROI sobre o projeto, caso contrário terão que assistir um curso sobre como lidar com os pepinos com o presidente da infraero :lol:

tem uma coisa que eu acrescentaria também é que os capatazes devem-se atentar aos tipos de contrato de um projeto de software antecipadamente. tem este post de jose papo sobre contratações que expõe alguns pontos de vista interessante.

eu complementaria se CMMI vale a pena com as seguintes perguntas:

[quote]1. Porque ainda existem clientes que exigem CMMI ?

2. Se o cliente se frustou com empresas que desbancam com o selo da CMMI, qual modelo de processo e/ou metologias o cliente deve buscar para novos projetos, ou seja, se não se deu bem com fornecedores que usam CMMI, irão buscar fornecedores que possui quais modelos?

3. Alguém sabe informar sobre discussões existentes, se possível em fórum registrado ou grupo do próprio CMMI, defendendo o porquê das empresas fazem o mal uso do selinho deles ? Pergunto porque as empresas fazem um marketing danado quando a tiram, ainda mesmo quando se já perdeu-se a validade!

4. Será que as empresas não estão fazendo um mal uso do CMMI ? Será que não estamos entendendo como deveria funcionar ao invés de criticá-lo ? [/quote]
Complemento a última pergunta, justificando se o CMMI está praticamente deturpado pelo mal uso das empresas que o usufruem, fazendo mal dele, ou dele o mal, ou vice-versa, no qual este sintoma, por sinal, também ocorre com metodologias ágeis, RUP e outros devido a popularização e consequente mal interpretação!

não concordo com essa divisão de analista e programador…

"

[quote=marcosalex][quote=faelcavalcanti]
Complemento a última pergunta, justificando se o CMMI está praticamente deturpado pelo mal uso das empresas que o usufruem, fazendo mal dele, ou dele o mal, ou vice-versa, no qual este sintoma, por sinal, também ocorre com metodologias ágeis, RUP e outros devido a popularização e consequente mal interpretação![/quote]
Pois é. Tá cheio de empresas que faz reunião diária e acha que só por isso usam Scrum. Depois saem falando mal, que Scrum não funciona, que antes era melhor…

Felizmente não é só na nossa área que isso acontece. Tá cheio de empresas que acha que existe um manual do tipo receita de bolo pra administrar uma empresa, pra marketing e pra uma série e processo empíricos.
[/quote]

A diferença é que Scrum, XP, RUP, Waterfall não tem pretensão de servir como indicador, muito menos selo, de bom serviço prestado. Eu acharia estranho o governo fazer questão que seja usada metodologia X ou Y para determinado projeto, mas não vejo nada de errado em exigir uma indicação de capacidade para realizar determinado serviço. O problema é que CMMi oferece falsas indicações.

Mas o que importa é o selinho porque pra melhorar a qualidade do serviço prestado não precisa de certificação, basta ouvir o que seus usuários têm a dizer, e neste caso os usuários não são os governos.

"

Gente, que eu saiba CMMI não é metodologia de desenvolvimento.
Mas ajuda a definir bem os processos que a empresa escolheu e trabalha.

A metodologia de desenvolvimento não será alterada, mas ajudará a empresa a entender os próprios métodos, e assim fica mais fácil de aprimora-los (novamente digo com os critérios da empresa), documenta-los e garantir que será seguido esse padrão.
Cada nível de CMMI possui uma exigência maior em relação em como os processos são documentados e seguidos.

Novamente eu digo: o processo NÃO é definido pela CMMI, mas pela empresa. CMMI NÃO é metodologia de desenvolvimento de software.

[quote=Tchello] Gente, que eu saiba CMMI não é metodologia de desenvolvimento.
Mas ajuda a definir bem os processos que a empresa escolheu e trabalha.[/quote]
concordo, inclusive isto é também respondido no FAQ que eles criaram, não passando apenas de um modelo de referência com práticas necessárias para melhorar eficiência dos processos da empresa, complementando o que Rubem Azenha havia dito para propósitos comerciais

agora, não vi ninguém mencionando que é uma metodologia de desenvolvimento de software, apesar deste tópico estar no índice de [Metodologias de Desenvolvimento e Testes de Software], que na verdade acaba generalizando outros assuntos, como este.

pela idéia não deveria ser, mas acaba influenciando, descrevendo o que você tem que fazer em adicional, além da documentação exarcebada

existe um grupo no yahoo sobre cmmi que foi recriado por papo que abordou esta mesma discussão, embora eu ainda acho que atualmente as empresas estão buscando outros modelos de referência ou criando os seus próprios, depois de toda esta crise, repensando no seu ROI

"

Fael, peguei o bonde andando e vim lendo o tópico inteiro.
Pelo conteúdo das críticas deu muito a entender que CMMI poderia ser uma metodologia de desenvolvimento, nisso juguei necessário deixar esse comentário.

Exatamente, mas tudo em conseqüência do processo que a empresa adota. CMMI regulariza isso, em muitos casos faz a empresa entender o próprio processo, que pode ficar obscuro entre departamentos em muitas vezes dentro deles mesmos. Acredite, na minha experiência profissional, que não é tão grande, vi um caso assim (no estágio).

Abraços.

Olá

Conselhos de macaco velho:

1. Esqueça CMMI, só aprenda algo sobre isto se for indispensável. Gaste seus neurônios lendo mais sobre Scrum, Lean e outras metodologias ágeis.

2. Mas lembre-se de que muitas grandes empresas cairam no conto das certificações CMMI e há boas vagas para quem quer trabalhar com isto.

Na minha opinião, um dia as empresas perceberão que o grande valor da burocracia é a burocracia por si só. E perceberão também que desenvolvimento de software é um processo dinâmico demais para ser vítima de muita burocracia.

[]s
Luca

Bem, estou chegando atrasado a este tópico, mas cá vai a minha contribuição.

Na minha visão existem 2 CMMI por aí. O do bem e verdadeiro e o do mau e impostor. Encontrar o CMMI do mau é muito mais fácil que encontrar o CMMI do bem.

Enquanto o CMMI do bem (Capability Maturity Model Integration) é aquele que todos já conhecem e falam por aí, mas pouca gente vê, o CIMM (Capability Im-maturity Model) é o que quase sempre é encontrado mas que ninguém conhece ou mesmo sabe que existe. O CIMM gosta de fingir ser o CMMI e ele costuma ser muito bem sucedido nesta tarefa.

Enquanto o CMMI define níveis de capabilidade de 1 a 5, o CIMM o complementa com os níveis de 0 a -3.
Aqui vai a descrição detalhada do CIMM: http://www.stsc.hill.af.mil/crosstalk/1996/11/xt96d11h.asp Vale a pena ler. :lol:

É importante sempre que falarmos de CMMI saibamos diferenciá-lo do CIMM, pois apesar de um ser o completo oposto do outro, a maioria das pessoas nem sabem que são coisas diferentes.