eu queria saber porque o governo ainda acha que para desenvolver software para ele próprio, já que eles não tem competência para fazer isto, tem que ter o selo CMMI nivel X.
todo mundo já sabe que esta conversa é a mesma, quando o governo abre licitação, a empresa entra e diz que tem, sendo que a empresa conseguiu o selo de CMMI nivel X lá nos cafundó da filial da índia e para aquele modelo de projeto, e o pior, que eles acreditam, pois eles nem sabe mesmo o que é CMMI ao certo e de que forma isto lhe trará benefícios visíveis e concretos, tendo consequente ROI sobre o projeto, caso contrário terão que assistir um curso sobre como lidar com os pepinos com o presidente da infraero :lol:
tem uma coisa que eu acrescentaria também é que os capatazes devem-se atentar aos tipos de contrato de um projeto de software antecipadamente. tem este post de jose papo sobre contratações que expõe alguns pontos de vista interessante.
eu complementaria se CMMI vale a pena com as seguintes perguntas:
[quote]1. Porque ainda existem clientes que exigem CMMI ?
2. Se o cliente se frustou com empresas que desbancam com o selo da CMMI, qual modelo de processo e/ou metologias o cliente deve buscar para novos projetos, ou seja, se não se deu bem com fornecedores que usam CMMI, irão buscar fornecedores que possui quais modelos?
3. Alguém sabe informar sobre discussões existentes, se possível em fórum registrado ou grupo do próprio CMMI, defendendo o porquê das empresas fazem o mal uso do selinho deles ? Pergunto porque as empresas fazem um marketing danado quando a tiram, ainda mesmo quando se já perdeu-se a validade!
4. Será que as empresas não estão fazendo um mal uso do CMMI ? Será que não estamos entendendo como deveria funcionar ao invés de criticá-lo ? [/quote]
Complemento a última pergunta, justificando se o CMMI está praticamente deturpado pelo mal uso das empresas que o usufruem, fazendo mal dele, ou dele o mal, ou vice-versa, no qual este sintoma, por sinal, também ocorre com metodologias ágeis, RUP e outros devido a popularização e consequente mal interpretação!