CMM (Capability Maturity Model) - Alguém conhece?

Parabéns Galera :smiley:

Quase 100 posts sem baixar o nivel! 8)

[quote=“Luca”]Olá

[quote=“richardpeder”]
ate mais…[/quote]

Richard, parabéns! De verdade, você criou um dos melhores debates dos últimos tempos aqui no GUJ. Seus argumentos foram muito bons e puxaram respostas brilhantes. Em determinados momentos ficou cercado mas você não esmoreceu nem perdeu a elegância. Esgrimou com inteligência.

Mas isto não lhe dá o direito de encerrar este assunto que ainda está despertando enorme interesse. O Daniel foi um debatedor a altura e ainda pede uma resposta.

Eu, o CV, o Mota e com certeza mais um monte de gente, queremos saber como é uma fábrica de software. Nas definições que encontrei na primeira página do google estão 2 empresas com forte atuação na cidade onde você está morando. Possivelmente alguma delas é concorrente da empresa onde trabalha. Fale um pouco de como é o ambiente lá na fábrica.

PS: Nunca perca seu entusiasmo, isto é um dom.

[]s
Luca[/quote]

Valeu pessoal…acredito que como ja havia dito, o legal disso tudo foi um dos maiores posts do GUJ não ter perdido o nível…e não teria porque perder, afinal somos acima de tudo amigos uns dos outros e profissionais. Admiro todos vcs.

Vcs querem saber como é uma fábrica…ok…uma fábrica de software é divida em partes…temos a área de desenvolvimento, que codifica os componentes/telas em si e temos a área de testes, comumente chamada de Controle de Qualidade. Basicamente é isso! Mas quando entramos mais a fundo no modelo de fábrica podemos ter derivados…podemos ter por exemplo, um Controle de Qualidade que analisa os requisitos de entrada e faz os testes e podemos ter o CQ responsavel apenas pelo testes, tendo uma nova ramificação cuidando dos requisitos que entram…e os requisitos (especificações, Ordens de Serviço)…de onde vem? Bom, pode vir de uma area da empresa resposnavel pela montagem da especificação/ordem de serviço ou até mesmo vindo direto do cliente.

Acredito que em cada site citado (G&P, Politec, EDS, etc…) foi falado de conceito de fábrica de uma forma pq cada empresa trata o conceito de uma forma diferente…mas o que eu escrevi acima descreve basicamente como é uma fábrica.

Espero ter sanado as dúvidas… :wink:

ate mais…

Então uma fábrica de software não é nada além do que uma mera software house que segue o modelo “ideal” de desenvolvimento, ou seja, aquele modelo em que você possui funções especializadas e distintas (eng. requisitos, analista, programador, testador, documentador, …)?

Hum… uma fábrica de software é Test Driven por natureza?

Até.

[quote=“cancao”]Hum… uma fábrica de software é Test Driven por natureza?

Até.[/quote]

Acho que eles são mais voltados a controle de qualidade do que apenas voltados a testes (CHUTE detected!). Testes são apenas uma das formas de garantir qualidade, mas não é a única. Avaliação de GUI e conformidade de requisitos, por exemplo, também fazem parte do processo de controle de qualidade (ou deveriam fazer). Claro que, usando test-driven development você consegue, por definição, estar sempre em conformidade com os requisitos, mas nem sempre o resultado disso tudo é um software de qualidade (qualidade medida não apenas como uma função de bugs ou conformidade com os requisitos, mas também como uma função de usabilidade, etc etc).

[quote=“Daniel Quirino Oliveira”][quote=“richardpeder”]
uma fábrica de software é divida em partes…temos a área de desenvolvimento, que codifica os componentes/telas em si e temos a área de testes, comumente chamada de Controle de Qualidade. Basicamente é isso! Mas quando entramos mais a fundo no modelo de fábrica podemos ter derivados…podemos ter por exemplo, um Controle de Qualidade que analisa os requisitos de entrada e faz os testes e podemos ter o CQ responsavel apenas pelo testes, tendo uma nova ramificação cuidando dos requisitos que entram…e os requisitos (especificações, Ordens de Serviço)…de onde vem? Bom, pode vir de uma area da empresa resposnavel pela montagem da especificação/ordem de serviço ou até mesmo vindo direto do cliente.
[/quote]

Então uma fábrica de software não é nada além do que uma mera software house que segue o modelo “ideal” de desenvolvimento, ou seja, aquele modelo em que você possui funções especializadas e distintas (eng. requisitos, analista, programador, testador, documentador, …)?[/quote]

Daniel…

Mais ou menos isso cara…eheheh…mas não temos o “testador” na verdade, ou o eng de requisitos…mas a idéia sua é a correta…temos funções bem distintas…cada um faz uma coisa…é super visivel…por isso aquele post sobre analista e desenvolvedor…no modelo software house isso é muiiito visivel. :wink:

ate mais…

Daniel…

a idéia de fabrica de software é mais ou menos essa mesmo que vc disse…

ate mais…

A EDS no Brasil acaba de se certificar nível 4 a sua fábrica do Rio de Janeiro, eu sou gerente de produtos de uma fábrica em São Paulo, a vantagem do CMM é simples, com o nível 4 a EDS conseguiu um grupo de 4 produtos internacionais para desenvolver em 3 anos ,com uma verba de 5 milhoes de dolares para gastar em todo o projeto . Os carinha da EDS não se importam, só querem saber de grana, cada gerente embolsa 8 mil dolares por mês, e não estao nem ai se será desenvolvido em java ou dot net, ou qq coisa.

É uma discussão sem rumo, como gerente toda mundo quer o CMM, como simples programadores, todos tem razão, pois o CMM é burocrático e não dá tesão, e essa merda rende milhoes.

Detalhe: Na Índia, das 50 fábricas com nível 4, 38 foram treinadas por consultores americanos, com investimento americano de grandes grupos. A india é puro marketing, para desenvolvimento off shore.

beijos.

Parece deu pau no post de CMM!

ate mais…

[quote=“Eliane Araujo”]A EDS no Brasil acaba de se certificar nível 4 a sua fábrica do Rio de Janeiro, eu sou gerente de produtos de uma fábrica em São Paulo, a vantagem do CMM é simples, com o nível 4 a EDS conseguiu um grupo de 4 produtos internacionais para desenvolver em 3 anos ,com uma verba de 5 milhoes de dolares para gastar em todo o projeto . Os carinha da EDS não se importam, só querem saber de grana, cada gerente embolsa 8 mil dolares por mês, e não estao nem ai se será desenvolvido em java ou dot net, ou qq coisa.

É uma discussão sem rumo, como gerente toda mundo quer o CMM, como simples programadores, todos tem razão, pois o CMM é burocrático e não dá tesão, e essa merda rende milhoes.

Detalhe: Na Índia, das 50 fábricas com nível 4, 38 foram treinadas por consultores americanos, com investimento americano de grandes grupos. A india é puro marketing, para desenvolvimento off shore.

beijos.[/quote]

Eliane…não sei se tesão é a palavra certa… :slight_smile:

concordo que é uma discussão sem rumo…todo gerente quer mesmo…com certeza…em relação a India, não sabia não…claro que ninguem certifica CMM simplesmente para dizer que tem e sim pq a coisa envolve milhoes mesmo…

Foi o que eu imaginei…eu não tenho a visão do programador…mas eu acho essa “burocratização” que vc falou, ajuda de alguma forma, pq burocratizar a ponta de emperrar a coisa não vi não.

É uma pena…não imaginava isso…não achei que a India era puro marketing.

Resumindo:um modelo tão caro desses só poderia ter interesses milionários no meio, infelizmente. :wink:

ate mais…

[quote=“richardpeder”][quote=“Eliane Araujo”]A EDS no Brasil acaba de se certificar nível 4 a sua fábrica do Rio de Janeiro, eu sou gerente de produtos de uma fábrica em São Paulo, a vantagem do CMM é simples, com o nível 4 a EDS conseguiu um grupo de 4 produtos internacionais para desenvolver em 3 anos ,com uma verba de 5 milhoes de dolares para gastar em todo o projeto . Os carinha da EDS não se importam, só querem saber de grana, cada gerente embolsa 8 mil dolares por mês, e não estao nem ai se será desenvolvido em java ou dot net, ou qq coisa.

É uma discussão sem rumo, como gerente toda mundo quer o CMM, como simples programadores, todos tem razão, pois o CMM é burocrático e não dá tesão, e essa merda rende milhoes.

Detalhe: Na Índia, das 50 fábricas com nível 4, 38 foram treinadas por consultores americanos, com investimento americano de grandes grupos. A india é puro marketing, para desenvolvimento off shore.

beijos.[/quote]

Eliane…não sei se tesão é a palavra certa… :slight_smile:
[/quote]

Não, pelo contrário. O lance todo é tesão, ou melhor, motivação. E, se eu fosse analista ou gerente, provavelmente não gostaria de ter meus programadores desmotivados. CMM pode ser a forma mais fácil de se ganhar dinheiro, mas é a pior forma de agregar conhecimento à empresa.

Dá a impressão que o Daniel e o CV são gênios indomáveis… hehe

O Richard é o sábio = [“psicologo”,“psiquiatra”]…

como gosto desse fórum…

se esse país tivesse profissionais críticos como os caras desse fórum…

o negócio é desenvolver software com qualidade… cada empresa faz marketing de acordo com seu poder financeiro… sou contra CMM pois o dinheiro investido vai para o bolso de uma multinacional dos EUA (o que ganhamos com isso?). Fico puto quando eu vejo os caras que fazem Administração cultuar os grandes empresários americanos com suas técnicas de administração que só funcionam com eles, e os brasileiros cabeça de bagre estudam isso. Temos que criar tecnologia e metodologias…

[quote=“rigolin”]Dá a impressão que o Daniel e o CV são gênios indomáveis… hehe

O Richard é o sábio = [“psicologo”,“psiquiatra”]…

como gosto desse fórum…

se esse país tivesse profissionais críticos como os caras desse fórum…

o negócio é desenvolver software com qualidade… cada empresa faz marketing de acordo com seu poder financeiro… sou contra CMM pois o dinheiro investido vai para o bolso de uma multinacional dos EUA (o que ganhamos com isso?). Fico puto quando eu vejo os caras que fazem Administração cultuar os grandes empresários americanos com suas técnicas de administração que só funcionam com eles, e os brasileiros cabeça de bagre estudam isso. Temos que criar tecnologia e metodologias…[/quote]

Valeu pelo sábio cara !! :slight_smile:

seguinte…esse lance de que o CMM enriquece os altos dirigentes de empresa fogem da minha competencia onde eu trabalho, pois sou um simples analista…no entanto, o que sempre quis deixar bem visado aqui é que, mesmo o CMM enchendo o bolso de dinheiro dos altos dirigentes (não estou afirmado, estou dizendo o que foi falado… :slight_smile: ), o fluxo dentro da fábrica fica melhor definido, cargos distintos (cada um na sua competência), tudo tem um porque…nada é por acaso, tudo o que vamos fazer somos embasados, ou seja, temos base em documentos já escritos…acredito, como a Eliane disse, que os programadores, por serem os caras que colocam a mão no código, as vezes acha tudo muito burocratico, no entanto, quando vemos o produto final sabemos ou não se o CMM funciona.

ate mais…

[quote=“richardpeder”][quote=“rigolin”]Dá a impressão que o Daniel e o CV são gênios indomáveis… hehe

O Richard é o sábio = [“psicologo”,“psiquiatra”]…

como gosto desse fórum…

se esse país tivesse profissionais críticos como os caras desse fórum…

o negócio é desenvolver software com qualidade… cada empresa faz marketing de acordo com seu poder financeiro… sou contra CMM pois o dinheiro investido vai para o bolso de uma multinacional dos EUA (o que ganhamos com isso?). Fico puto quando eu vejo os caras que fazem Administração cultuar os grandes empresários americanos com suas técnicas de administração que só funcionam com eles, e os brasileiros cabeça de bagre estudam isso. Temos que criar tecnologia e metodologias…[/quote]

Valeu pelo sábio cara !! :slight_smile:

seguinte…esse lance de que o CMM enriquece os altos dirigentes de empresa fogem da minha competencia onde eu trabalho, pois sou um simples analista…no entanto, o que sempre quis deixar bem visado aqui é que, mesmo o CMM enchendo o bolso de dinheiro dos altos dirigentes (não estou afirmado, estou dizendo o que foi falado… :slight_smile: ), o fluxo dentro da fábrica fica melhor definido, cargos distintos (cada um na sua competência), tudo tem um porque…nada é por acaso, tudo o que vamos fazer somos embasados, ou seja, temos base em documentos já escritos…acredito, como a Eliane disse, que os programadores, por serem os caras que colocam a mão no código, as vezes acha tudo muito burocratico, no entanto, quando vemos o produto final sabemos ou não se o CMM funciona.

ate mais…[/quote]

Não é questão de gênios ou sábios, de gerentes ganharem dinheiro ou não. Quando uma empresa consegue aplicar CMM corretamente na empresa, ela certamente consegue obter um bom retorno do investimento feito e disso não há dúvidas. Uma das minha críticas estava no fato de CMM precisar de um investimento muito grande (proibitivo para a maioria das empresas) e não oferecer uma garantia de retorno muito grande. Ou seja, para mim, CMM é um investimento de alto risco.

Agora, sobre o povo encher o bolso de dinheiro quando você consegue obter CMM, disso não há dúvidas. Mas estamos falando de executivos e gerência. Para nós, meros “peões” (seja na área de programação, seja na área de análise), estes ganhos não existem (ou não são tão grandes). Muito pelo contrário.
Para programadores, é frustrante trabalhar em um esquema em que não lhe é dada liberdade para discutir projeto e em que há pouca flexibilidade e muito burocracia (como o exemplo dado pelo meu bixo e GUJeiro Marco Antônio Rocha que, segundo ele, para se criar uma certa classe era preciso passar por n processos no sistema de gestão da empresa antes de sequer checar alguma coisa no CVS). E, se você não for um cara que não liga em ser um mero digitador de código, trabalhar em um esquema deste tipo acaba sendo muito desmotivante.
E, se vocês se lembram um pouco das aulas de administração, pessoas motivadas produzem mais e melhor. Pessoas desmotivadas causam prejuízo e tendem a pedir demissão logo que possível. Programadores desmotivados não são exceções. O problema quando programadores saem da empresa são basicamente 2:
:arrow: a empresa precisa suprir a falta daquela programador, contratando outro, treinando-o etc etc. Isso é muito caro para a empresa, pois, até o programador estar apto a produzir, a empresa está gastando muito dinheiro com ele (salário, treinamento, etc etc);
:arrow: o programador que saiu levou consigo uma série de conhecimentos que só ele tinha e que poderiam muito valiosos para a empresa;

E é por isso que eu digo que CMM é a pior forma de agregar conhecimento em uma empresa. Quando seus programadores passam a ter condições de oferecer algo em troca para a empresa, eles caem fora por desmotivação :stuck_out_tongue: .

[quote=“Daniel Quirino Oliveira”][quote=“richardpeder”][quote=“rigolin”]Dá a impressão que o Daniel e o CV são gênios indomáveis… hehe

O Richard é o sábio = [“psicologo”,“psiquiatra”]…

como gosto desse fórum…

se esse país tivesse profissionais críticos como os caras desse fórum…

o negócio é desenvolver software com qualidade… cada empresa faz marketing de acordo com seu poder financeiro… sou contra CMM pois o dinheiro investido vai para o bolso de uma multinacional dos EUA (o que ganhamos com isso?). Fico puto quando eu vejo os caras que fazem Administração cultuar os grandes empresários americanos com suas técnicas de administração que só funcionam com eles, e os brasileiros cabeça de bagre estudam isso. Temos que criar tecnologia e metodologias…[/quote]

Valeu pelo sábio cara !! :slight_smile:

seguinte…esse lance de que o CMM enriquece os altos dirigentes de empresa fogem da minha competencia onde eu trabalho, pois sou um simples analista…no entanto, o que sempre quis deixar bem visado aqui é que, mesmo o CMM enchendo o bolso de dinheiro dos altos dirigentes (não estou afirmado, estou dizendo o que foi falado… :slight_smile: ), o fluxo dentro da fábrica fica melhor definido, cargos distintos (cada um na sua competência), tudo tem um porque…nada é por acaso, tudo o que vamos fazer somos embasados, ou seja, temos base em documentos já escritos…acredito, como a Eliane disse, que os programadores, por serem os caras que colocam a mão no código, as vezes acha tudo muito burocratico, no entanto, quando vemos o produto final sabemos ou não se o CMM funciona.

ate mais…[/quote]

Não é questão de gênios ou sábios, de gerentes ganharem dinheiro ou não. Quando uma empresa consegue aplicar CMM corretamente na empresa, ela certamente consegue obter um bom retorno do investimento feito e disso não há dúvidas. Uma das minha críticas estava no fato de CMM precisar de um investimento muito grande (proibitivo para a maioria das empresas) e não oferecer uma garantia de retorno muito grande. Ou seja, para mim, CMM é um investimento de alto risco.

Agora, sobre o povo encher o bolso de dinheiro quando você consegue obter CMM, disso não há dúvidas. Mas estamos falando de executivos e gerência. Para nós, meros “peões” (seja na área de programação, seja na área de análise), estes ganhos não existem (ou não são tão grandes). Muito pelo contrário.
Para programadores, é frustrante trabalhar em um esquema em que não lhe é dada liberdade para discutir projeto e em que há pouca flexibilidade e muito burocracia (como o exemplo dado pelo meu bixo e GUJeiro Marco Antônio Rocha que, segundo ele, para se criar uma certa classe era preciso passar por n processos no sistema de gestão da empresa antes de sequer checar alguma coisa no CVS). E, se você não for um cara que não liga em ser um mero digitador de código, trabalhar em um esquema deste tipo acaba sendo muito desmotivante.
E, se vocês se lembram um pouco das aulas de administração, pessoas motivadas produzem mais e melhor. Pessoas desmotivadas causam prejuízo e tendem a pedir demissão logo que possível. Programadores desmotivados não são exceções. O problema quando programadores saem da empresa são basicamente 2:
:arrow: a empresa precisa suprir a falta daquela programador, contratando outro, treinando-o etc etc. Isso é muito caro para a empresa, pois, até o programador estar apto a produzir, a empresa está gastando muito dinheiro com ele (salário, treinamento, etc etc);
:arrow: o programador que saiu levou consigo uma série de conhecimentos que só ele tinha e que poderiam muito valiosos para a empresa;

E é por isso que eu digo que CMM é a pior forma de agregar conhecimento em uma empresa. Quando seus programadores passam a ter condições de oferecer algo em troca para a empresa, eles caem fora por desmotivação :stuck_out_tongue: .[/quote]

Daniel…

concordo com vc…nao existem sabios, genios…etc…existem pessoas interessadas em ganhar dinheiro…e pessoas interessadas em melhores formas de se trabalhar e de se adquirir qualidade…

Quando uma empresa (cliente) procura uma empresa que tem CMM, ela está em busca de qualidade e bons produtos…isso eu falo pq ja ouvi isso de clientes…eles veem que a empresa tem CMM e vislumbram que a empresa tem um modelo muito bom para garantir a qualidade dos seus produtos…na verdade, nem sempre é assim…

Existem pessoas interessadas em dinheiro…outras interessadas no bem estar do funcionario…outras em garantir a qualidade dos produtos…enfim, isso tudo se encaixa no modelo CMM…mas alguns usam mal…dae tem programador como digitador, analista com cabresto, sendo levando pelo modelo…enfim, caos total…mas quando usamos o CMM de forma legal…até mesmo o programador, que por muito não é o cara “que mais ama” CMM, passa a entender a cultura do modelo e até tirar algum proveito…a questão está tb na cultura que cada um consegue absorver quando participa do modelo…o modelo quase nunca engessa e desmotivao profissional…somente quando não é bem aplicado.

ate mais…

[quote=“richardpeder”]
Daniel…

concordo com vc…nao existem sabios, genios…etc…existem pessoas interessadas em ganhar dinheiro…e pessoas interessadas em melhores formas de se trabalhar e de se adquirir qualidade…

Quando uma empresa (cliente) procura uma empresa que tem CMM, ela está em busca de qualidade e bons produtos…isso eu falo pq ja ouvi isso de clientes…eles veem que a empresa tem CMM e vislumbram que a empresa tem um modelo muito bom para garantir a qualidade dos seus produtos…na verdade, nem sempre é assim…

Existem pessoas interessadas em dinheiro…outras interessadas no bem estar do funcionario…outras em garantir a qualidade dos produtos…enfim, isso tudo se encaixa no modelo CMM…mas alguns usam mal…dae tem programador como digitador, analista com cabresto, sendo levando pelo modelo…enfim, caos total…mas quando usamos o CMM de forma legal…até mesmo o programador, que por muito não é o cara “que mais ama” CMM, passa a entender a cultura do modelo e até tirar algum proveito…a questão está tb na cultura que cada um consegue absorver quando participa do modelo…o modelo quase nunca engessa e desmotivao profissional…somente quando não é bem aplicado.

ate mais…[/quote]

Esta discussão está ficando ciclíca! Acho que já batemos nesta tecla antes. CMM não é sinônimo de software de qualidade. CMM não certifica isso. CMM certifica que você faz uso de certos processos e ponto final. Se estes processos levarem a software de qualidade, ótimo! Mas não há uma relação direta entre os dois.

[quote]
Esta discussão está ficando ciclíca! Acho que já batemos nesta tecla antes. CMM não é sinônimo de software de qualidade. CMM não certifica isso. CMM certifica que você faz uso de certos processos e ponto final. Se estes processos levarem a software de qualidade, ótimo! Mas não há uma relação direta entre os dois.[/quote]

esta ficando ciclica pq ja debatemos todos os pontos aqui…

O intuito do CMM é garantir, a partir de um modelo, que o softarw produzido tenha qualidade…“assegurar a qualidade dos produtos desenvolvidos.”

ate mais…

Que discussão pentelha !!! Sugiro outras:

  • Quem é melhor Vasco ou Flamengo ???

  • O Flamengo foi campeão brasileiro em 87 ???

  • Certificação Java serve para alguma coisa ???

  • EJB ou Hibernate ???

  • EJB CMP serve para alguma coisa ???

  • O que é melhor Java ou C# ?

  • Linux ou Windows ?

  • A extinsão do peixe-boi da amazonia influencia a migração do pirarucu?

Sem tesão não há solução !!! Programação é uma arte mesmo. Um código pode ser melhorado, documentado, debugado e corrigido infinitamente mas o tempo e a paciência dos outros é finita. Eu gosto de XP e não gosto de EJB. Eu tb não suporto azeitona, mas tem muita gente que gosta.

PRA TERMINAR ESSA DISCUSSÃO E PARTIR PARA ALGO MAIS PRODUTIVO:

DUAS PESSOAS PODEM DISCORDAR DE UMA QUESTAO E AMBAS ESTAREM CERTAS !!! CADA PESSOA ANALISA O MUNDO SOBRE UMA ÓTICA QUE É CONDICIONADA PELA SUA EXPERIÊNCIA DE VIDA. E COMO CADA UM TEM SUA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA DE VIDA, ESSAS ÓTICAS PODEM SER BASTANTE DIFERENTES.

[quote=“saoj”]Que discussão pentelha !!! Sugiro outras:

  • Quem é melhor Vasco ou Flamengo ???

  • O Flamengo foi campeão brasileiro em 87 ???

  • Certificação Java serve para alguma coisa ???

  • EJB ou Hibernate ???

  • EJB CMP serve para alguma coisa ???

  • O que é melhor Java ou C# ?

  • Linux ou Windows ?

  • A extinsão do peixe-boi da amazonia influencia a migração do pirarucu?

Sem tesão não há solução !!! Programação é uma arte mesmo. Um código pode ser melhorado, documentado, debugado e corrigido infinitamente mas o tempo e a paciência dos outros é finita. Eu gosto de XP e não gosto de EJB. Eu tb não suporto azeitona, mas tem muita gente que gosta.

PRA TERMINAR ESSA DISCUSSÃO E PARTIR PARA ALGO MAIS PRODUTIVO:

DUAS PESSOAS PODEM DISCORDAR DE UMA QUESTAO E AMBAS ESTAREM CERTAS !!! CADA PESSOA ANALISA O MUNDO SOBRE UMA ÓTICA QUE É CONDICIONADA PELA SUA EXPERIÊNCIA DE VIDA. E COMO CADA UM TEM SUA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA DE VIDA, ESSAS ÓTICAS PODEM SER BASTANTE DIFERENTES.

8)[/quote]

O intuito deste topico é esse mesmo…estar vendo a forma que as pessoas veem o CMM…sob a experiencia de vida de cada um…

Acredito que essa foi uma das discussões mais produtivas do GUJ até hj…prefiro essa discusão do que os assuntos que vc citou… :slight_smile: :wink:

ate mais…

Olá !

Ainda não li todo este thread (como ficou grande !) mas lembrei de um artigo que li anos atrás :

http://www.cmpnetasia.com/ViewArt.cfm?Artid=17225&catid=6&subcat=61

Ivar Jacobson, para quem não sabe, é um dos “3 amigos” que fundaram a Rational e que todo gerente deveria ao menos prestar atenção no que ele disse, resumidamente : “Certifying software development ‘does not equal quality’”.

Após ter trabalhado em uma empresa com certificação CMM nível 2 (hoje já é nível 3), fiquei abismado com a falta de visão de algumas pessoas chave do time sobre o que isto significa. É aquele papo : parece que porque a empresa é certificada basta baixar a cabeça, fazer o que os “caciques” mandam e nada dará errado. Não precisa dizer que quase tudo dava errado…

CMM me parece um “negócio da China” pra muitas empresas e consultores, mas ingênuos são os que pensam que tudo dará certo após isto. Muitas empresas brasileiras estrão investindo em CMM visando principalmente o mercado exterior (exportação), mas é aquela estória de sempre : após o contrato assinado, as pequenas tragédias acontecerão com ou sem certificação, o que importa, como o CV já disse aqui são as pessoas, ou seja um time motivado, qualificado e comprometido !!

Mas isto parece coisa de outro mundo se avaliarmos a situação atual…

Tchau !