CMM (Capability Maturity Model) - Alguém conhece?

Se for assim (o que não é, obviamente), então pq nao GERAR o software de forma automatica, ao inves de re-digitar? ;)[/quote]

É mais ou menos a idéia de frameworks.
fulano1> heyyy entrou outro projeto para fazermos…
fulano2> ele se parece com algum outro projeto anterior?
fulano1> sim sim!! ele lembra bastante do XYZStore que fizemos, lembra?
fulano2> ahhh, claro. Então vamos pegar o framework ACMEStore, instanciá-lo, estendê-lo um pouquinho e pronto.
fulano1> é isso aí…
fulano2> boa!! passa para os digitadores fazerem isso segundo o protocolo #56.90-7…[/quote]

Poxa…que bom se fosse assim…eu ja estaria milionário…software em série não é copiar e colar codigo, é usar experiencias anteriores para aplicar em um determinado projeto…nem todos são iguais…existem diferenças enormes de um para outro.

vou conversar com meu gerente para fazermos como o Daniel citou…dae eu fico rico e não tenho mais dor de cabeça… :smiley:

ate mais…[/quote]

Hey, não sei se você reparou, mas a minha metodologia não é gratuita. Você precisa pagar royalties para aplicá-la na sua empresa.

“®- marca registrada para Daniel Quirino Oliveira no Brasil, em outros países ou em ambos.”. Antes de aplicá-la aí, consulte um dos meus consultores para avaliar a sua empresa antes de tudo :smiley:

[quote]
Mas você ainda não me respondeu: se CMM é tão caro e ainda assim não lhe dá certezas sobre o retorno de investimento, por que usá-lo ao invés de usar algo cujo investimento é menor e cuja certeza de retorno de investimento é maior?[/quote]

Cada empresa tem uma forma de trabalhar…se a empresa tem grana para investir num modelo de qualidade, ela vai e investe…o retorno, pode não ser no momento, mas CMM é uma coisa meio que a longo prazo e não implemente o CMM hj e dobre os lucros amanha…não é bem assim não! Se a empresa tem uma visão a longo prazo ela sabe que as melhorias que o modelo vai trazer no gerenciamento de suas atividades vai fazer com que novos clientes venham para a empresa ou aqueles que já são, veja a organização e gerenciamento do modelo e tendam a demandar sempre mais trabalho.

Dê uma lida nos meus posts anteriores tb…o “medo, terror e panico” é em alguns casos somente…mas nunca vi isso aqui…o CMM não deixa.

ate mais…

Cara, não precisa estar em “ambiente de fábrica de software” pra aplicar conhecimentos adquiridos em projetos anteriores em novos. E, se todo mundo sabe que existem enormes diferenças e algumas semelhanças entre projetos distintos, porquê chamar isso de “produção de software em série”?! :?

Se for assim (o que não é, obviamente), então pq nao GERAR o software de forma automatica, ao inves de re-digitar? ;)[/quote]

É mais ou menos a idéia de frameworks.
fulano1> heyyy entrou outro projeto para fazermos…
fulano2> ele se parece com algum outro projeto anterior?
fulano1> sim sim!! ele lembra bastante do XYZStore que fizemos, lembra?
fulano2> ahhh, claro. Então vamos pegar o framework ACMEStore, instanciá-lo, estendê-lo um pouquinho e pronto.
fulano1> é isso aí…
fulano2> boa!! passa para os digitadores fazerem isso segundo o protocolo #56.90-7…[/quote]

Poxa…que bom se fosse assim…eu ja estaria milionário…software em série não é copiar e colar codigo, é usar experiencias anteriores para aplicar em um determinado projeto…nem todos são iguais…existem diferenças enormes de um para outro.

vou conversar com meu gerente para fazermos como o Daniel citou…dae eu fico rico e não tenho mais dor de cabeça… :smiley:

ate mais…[/quote]

Hey, não sei se você reparou, mas a minha metodologia não é gratuita. Você precisa pagar royalties para aplicá-la na sua empresa.

“®- marca registrada para Daniel Quirino Oliveira no Brasil, em outros países ou em ambos.”. Antes de aplicá-la aí, consulte um dos meus consultores para avaliar a sua empresa antes de tudo :D[/quote]

Começamos a falar a mesma lingua!
:smiley: :smiley:
ate mais…

Bom, eu tinha dito que nao ia mais postar nessa thread. Mas depois dessa…

Richard, nao sei que tipo de crack vc anda fumando, mas por favor, tente nao participar do forum sob influencia de psicotrópicos. Eu, o Daniel, e possivelmente o Luca e muitos outros aqui já vimos o CMM, e outros processos enlatados (inclusive XP e outras metodologias ageis) dar errado justamente no “ambiente de fábrica”, e nós já dissemos isso pelo menos 5 vezes nesta mesma discussao. Nao me obrigue a repetir tudo que foi dito. É dificil discernir a voz da experiencia do medo, às vezes, e acho que voce esta nos julgando mal.

Nos nao estamos aqui pra falar mal do CMM, do XP, do RUP ou do que quer que seja, nos estamos aqui pra apontar falhas e problemas que os modelos de desenvolvimento de software empacotados têm, quando aplicados de forma generalizada. Se voce acha que isso é “medo, terror e panico”, a discussao acaba aqui.

Decompondo a sua afirmação:

“Em um ambiente de fábrica”: o que é um ambiente de fábrica? Defina exatamente o que é esse ambiente, pra voce. Do que ele é composto? Por que ele é diferente de qualquer outro ambiente?

“o modelo de CMM funciona”: sempre? Vários aqui já disseram que não. Por que, no seu caso, simplesmente e magicamente, “funciona”? Ou foi o que voce ouviu no treinamento? Dizer que “funciona” é vago demais. O que funciona, e, mais importante ainda, o que não funciona?

O que voce esta querendo provar com isso? Que dinheiro, quando aplicado a qualquer problema, o resolve? Bom, nos ainda temos a AIDS e o cancer, pra te provar o contrario. E dai que a certificacao CMM custa 1 milhao? Eu posso comprar 1 milhao de reais em paçoquinha e distribuir pros meus funcionarios, e isso nao vai melhorar a minha empresa ou trazer mais clientes. Não é o preço que importa, é o valor. E até agora vc nao me mostrou onde está o valor do CMM como ferramenta para melhorar o desenvolvimento e a qualidade de um software.

[quote=“richardpeder”]Dê uma lida nos meus posts anteriores tb…o “medo, terror e panico” é em alguns casos somente…mas nunca vi isso aqui…o CMM não deixa.

ate mais…[/quote]

Talvez não aí. Mas em uma certa empresa CMM-2 (em busca de nível 3) eu tinha que virar a madrugada trabalhando (quando os prazos já não estavam estourados). Logo, CMM não ajuda a garantir nada mesmo. Pelo menos, não é esta a experiência que eu tive, desta forma, se em algum caso falha, então CMM não garante a ausência de “medo, terror e pânico” com eficácia. :wink:

Agor, voltando ao assunto de ROI, concordo com que CMM é um investimento muito alto e cujo retorno só vai ser notado (se for notado, já que as chances de insucesso com CMM são grandes) a longo prazo, mas, ainda assim, por que investir nesta solução se há outras soluções mais baratas, menos arriscadas e cujo retrono de investimento pode-se dar em um prazo mais curto?

[quote=“richardpeder”]
componentes simples aqui que eram desenvolvidos em 8 horas, agora sao desenvolvidos em 2 horas…pq será?! Milagre?!

[quote]

2 hipoteses:

  • Ctrl + C / Ctrl + V
  • o programador ganhou experiencia e aprendeu com proprios erros

agora, onde nas 2 hipoteses acima, o CMM influencia??

falow

P.S.: e nao diga q as hipoteses nao sao validas pq vc sabe como eh produzir software em empresa, fabrica ou nao.

Olá

Tenho lido posts brilhantes, se fosse nesta onda de dever cerveja estaria frito. No mínimo umas 3 para o Daniel, CV e também para o Richard. Mas entro aqui para falar de algo que tenho lido demais: fábrica de software.

Vamos a algumas definições encontradas por aí no google:

  1. CTIS:[list]
    O que é a Fábrica de Software?

A Fábrica é um processo de desenvolvimento de software inovador, organizado e criativo, que permite construir software de qualidade completamente alinhados as necessidades do cliente, utilizando tecnologias de vanguarda e oferecendo um produto robusto, expansível, adaptável, seguro e de qualidade.
Este processo é totalmente direcionado às necessidades do cliente. A Fábrica possibilita que cada integrante do projeto de software tenha uma visão geral do negócio e se especialize em sua área, buscando soluções que atendam aos objetivos globais e específicos.[/list]Mais parece uma definição de processo XP

2)Politec:[list]FÁBRICA DE SOFTWARE

Os serviços de outsourcing vêm sofrendo uma significativa evolução nos últimos tempos como forma de fazer frente ao grande aumento de competitividade que as empresas estão enfrentando. Desta forma, a simples disponibilização de recursos humanos para trabalhar no ambiente do cliente (Body Shop) está fadada ao desaparecimento, na medida em que não agrega qualquer valor ou diferencial de mercado ao serviço. Atenta a esta tendência a Politec vem utilizando o conceito de Fábrica de Software desde 1997 e detém todo o conhecimento relativo ao processo de desenvolvimento de sistemas utilizando recursos de Fábrica de
Software desde 1997 e detém todo o conhecimento relativo ao processo de desenvolvimento de sistemas utilizando recursos de Fábrica de Software. Esta abordagem é considerada, pela empresa, como estratégica na medida em que está em sintonia com o Outsourcing de Resultados. Para a Politec, esta forma outsourcing se constitui em um importante diferencial de mercado, que oferece ao cliente um maior grau de comprometimento por parte da prestadora de serviços. Isso se traduz em mais responsabilidade pelo sucesso dos serviços prestados, aliada a uma maior agilidade e flexibilidade na utilização dos recursos técnicos. A partir dos bons resultados obtidos com a utilização do conceito de Fábrica de Software, a Politec desenvolveu uma metodologia de implantação de fábricas em parceria com os clientes, tendo implantado com grande sucesso em grandes instituições financeiras. Esta estratégia permite a implantação de fábricas, localizadas fisicamente dentro dos clientes, sem o risco de desvio do conceito de produção em uma alocação de recursos. Desta forma, é possível realizar os trabalhos a um custo mais competitivo na medida em que o espaço físico
e, em alguns casos, os equipamentos são cedidos pelo próprio cliente. Entretanto a operação, controle e otimização do recursos são responsabilidade direta da Politec.[/list]Baboseira marketeira que não diz nada.

  1. Sky Software:[list]
    Fábrica de Software

A Sky Software possui uma Fábrica de Software, composta dos sistemas operacionais WindowsNT e Unix, bancos de dados Oracle e SQLServer, diversas ferramentas e ambientes de desenvolvimento, para que possamos desenvolver seu projeto, novas implementações ou alterações em sistemas já existentes. Com isto, sua empresa não terá a necessidade de manter toda a infra-estrutura técnica necessária para desenvolvimento de sistemas.

A Sky Software dispõe desta estrutura e dos profissionais necessários para realização destas atividades. Você define suas necessidades e nós ficamos responsáveis por torná-la efetiva.[/list]Me digam se viram campo para CMM, XP ou SPD (spaghetti driven code)

  1. Fábrica de software da IBM Brasil é a primeira a conquistar o nível 3 do CMMI:[list]Fábrica de Software
    O contexto de Fábrica de Software tem origem nas células de trabalho dos Projetos do Ano 2000, conhecidas também como Y2K. A partir de meados da década de 90, a IBM lançou seu programa de conversão dos sistemas para a adequação do chamado “Bug do Milênio”. E a IBM, uma das pioneiras nesta área, apresentou suas atividades, embasadas no conceito de Fábrica de Software.

O sucesso foi tão grande que no decorrer de 1999, ainda no auge dos projetos Y2K, a IBM Brasil criou o Centro de Competência para Projetos de e-business, uma área exclusiva para atendimento aos projetos voltados ao relacionamento via Internet. Os pilares deste centro eram a base dos conceitos da Fábrica de Software. Dezenas de projetos foram criados e entregues aos clientes para o acompanhamento dos seus negócios.[/list]Alguém entendeu alguma coisa de novo ou de bom?

  1. Gennari&Peartree:[list]A G&P possui uma Fábrica de Software cujo foco principal está na construção de programas baseada em modelo fabril, expandindo assim o conceito de “empreitada” no desenvolvimento de sistemas. Este serviço permite o aumento de produtividade e qualidade com conseqüente redução de custos e riscos dos projetos, que funcionam em conjunto com uma metodologia própria e específica.

As atividades de construção e teste são executadas por programadores que trabalham distantes dos analistas e usuários, com base em especificações rigorosas dos programas a serem construídos.

Os programas são classificados segundo a tecnologia (linguagem e BD), o tipo de funcionamento (batch ou online) e a complexidade. Esta classificação determina o esforço, prazo para a construção e teste de cada programa.

A G&P utiliza sua fábrica tanto para os projetos sob sua responsabilidade como disponibiliza-a para seus clientes, tornando seus projetos de desenvolvimento e manutenção de sistemas mais rentáveis e atendendo, assim, às flutuações de demanda destes clientes.[/list]Mais uma que não disse xongas de novo.

Bem, 5 definições chegam, se alguém realmente souber o que é uma fábrica de software por favor me conte. Richard, socorro!

[]s
Luca

show :silly:

Eu estava pensando que só eu não sabia o que é uma fábrica de software :? .
Aliás cá nos interior ando vendo uns outdoors de uma empresa que se auto-denomina Make house :shock: , será a evolução de fábrica de software?!?

Lá na fábrica de software que eu trabalhei ela se chamava fábrica porque fazia software sob demanda específica do cliente, mas no fim das contas isso não é uma fábrica já que não tinha linha de produção.

Na sua fábrica a linha é assim? :

  1. Visita cliente
  2. Fecha contrato
  3. Faz levantamento
  4. Faz especificações de tela
  5. Faz especificações de banco de dados
  6. Faz espeficações de integração
  7. Cria nova linha de produção pq isso nois num tem que faça
  8. (loop) do codifica XXXX
  9. Grita “Manhê acabei”
  10. Entrega o pacote

Hummmm … coitado de quem codifica a tela, é muito chato.

Voltando ao CMM … bem, não posso dizer nada pq nunca trabalhei em empresa com certificação de nada (no máximo um isozinho que não abrangia o desenvolvimento) mas eu não podia ficar de fora desse thread :wink:

Pessoal,

Adorei a repercursão deste tópico!

No entanto, as visões aqui são realmente diferentes…

Luca, parabens pela sua pesquisa pelos sites das fábricas…realmente cada uma fala que é fabrica mas diz que é de forma diferente!

Acredito que esse post não terá fim…pois eu vou postar um monstro aqui falando que eu acho bom o CMM e os outros vao postar outros calhamassos de informações dizendo que não.

Agradeço a todos pelo excelente troca de conhecimento, mas acredito que esse post já atingiu sua finalidade…se lermos os topicos vamos ver que todos estão assim: eu defendo o CMM, com porques e tal e depois o cv, ou Daniel, ou o Luca, enfim, os amigos postam que não e falm seus porques…isso é legal…sabe que sou fã de todos vcs e são amigos muito queridos.

Quero deixar aqui meu agradecimento novamente…não vou mais postar aqui pq acho que o objetivo foi alcançado…a troca de informações…não queria realmente convencer ninguem, apenas saber se vcs conheciam o modelo.

é isso ae…valeu pessoal!

Bola pra frente…mods, caso queiram, podem trancar o topico, ou continuem discutindo, o que eu acho legal, pois engrandece a ideia daqui.

ate mais…

Pô, Richard!!! Não vai pular fora agora, vai?!
Até agora ainda não fui convencido de que usar CMM é melhor do que usar alguma outra metodologia. Não estou dizendo estou julgando as qualidades do CMM, se CMM funciona ou não. Quero saber por que deveríamos usar CMM se há maneiras mais baratas, fáceis de serem implementadas, menos traumáticas, menos arriscadas e cujo retorno de investimento pode-se dar em um prazo mais curto? :wink:

p.s.: poderíamos pegar as cervejas que foram oferecidas neste tópico e fazer uma festinha, huh?

[quote=“Daniel Quirino Oliveira”]Pô, Richard!!! Não vai pular fora agora, vai?!
Até agora ainda não fui convencido de que usar CMM é melhor do que usar alguma outra metodologia. Não estou dizendo estou julgando as qualidades do CMM, se CMM funciona ou não. Quero saber por que deveríamos usar CMM se há maneiras mais baratas, fáceis de serem implementadas, menos traumáticas, menos arriscadas e cujo retorno de investimento pode-se dar em um prazo mais curto? :wink:

p.s.: poderíamos pegar as cervejas que foram oferecidas neste tópico e fazer uma festinha, huh?[/quote]

Na boa Daniel…não vou ficar feito tonto postando aqui pra tentar convencer um mundo de desenvolvedor que CMM funciona…fala sério neh?! :wink:

Acho que com tudo o que eu postei aqui dá pra saber…se vc e outros não se convenceram, não sou eu que vou convencer não…os argumentos estão nas N respostas que dei aqui…agora, vc me falar que CMM é arriscado, traumatico…meu, cada um sabe o que quer para sua empresa…eu na minha trampo com CMM e estou muiiito feliz…“Caos, Terror e Panico” nunca mais…se tem gente que curte CTP…eu curto CMM!!! :lol:

Já disse…o que eu tinha que dizer já tá ai…não discuto mais CMM por um simples motivo: vcs nunca não concordar com o modelo pq nunca viram ele dando certo…eu vi…se é magica, se é empresa de outro mundo…não sei…mas eu vejo ele dando certo…e pra mim isso basta! :wink:

Cada empresa sabe o que é melhor para ela…se vc quer desenvolver de uma forma X…vc desenvolve…se a minha empresa é uma fabrica e quer adotar o CMM como modelo…adote…tem grana pra investir…deixe que invista…é preferivel investir num modelo de qualidade que dá certo (dá certo pelo simples fato de que esta funcionando lá… :slight_smile: ) do que investir 1 milhão em paçocas para os funcionários… :smiley: :smiley:

Não vou mais discutir isso não…é mais fácil ressuscitar Jesus Cristo de novo do que convencer vcs… :o :slight_smile:

ate mais…

Então devemos acreditar que, se não for CMM, temos o CAOS? Bom, eu já trabalhei com CMM e o caos não sumiu. Já trabalhei com XP e não vivíamos sob o caos, medo e terror. Então, o que eu concluo depois de mais de 90 posts:
:arrow: CMM é caro (investir milhões não é para qualquer um);
:arrow: tem mais casos de insucesso do que de sucesso e funciona, às vezes, em empresas que adotam o esquema “fábrica de software”;
:arrow: pode ser uma alternativa para se obter software de qualidade sim, mas não é a única, tampouco a melhor.
:arrow: CMM não é o santo graal que você diz ser (pode ser na sua empresa, mas não é o santo graal no geral);
:arrow: CMM é modismo e “marketing-driven”;
:arrow: se você tem dinheiro para investir em CMM, poderia investir muito mais em capacitação de profissionais (o que os deixaria muito felizes e profissionais felizes produzem mais e melhor) e em uma metodologia mais leve, ágil, menos burocrática e mais flexível, ao invés de investir em um modelo arcaico;

Mas, ainda fica a grande pergunta (que vou postar aqui pela quinta vez): por que deveríamos usar CMM se há maneiras mais baratas, fáceis de serem implementadas, menos traumáticas, menos arriscadas e cujo retorno de investimento pode-se dar em um prazo mais curto?

Tem mais uma conclusao aqui que é obrigatório adicionar:

:arrow: Ninguém sabe o que é uma fábrica de software.

Uma das definições que eu encontrei para “fábrica de software” foi esta:

Se você analisar bem a definição acima, podemos concluir, segundo a ela, que toda empresa que produz software é uma fábrica de software. Afinal, toda empresa que produz software tem uma linha de montagem (fecha contrato->analisa requisitos->codifica->testa->entrega, ou alguma derivação disso), usam diversas ferramentas e uma metodologia (nem que ela seja um caos) para desenvolver a solução.

Não me lembro de ter dito que CMM é a melhor forma de garantir alguma coisa…apenas disse que é uma idéia legal…e queria saber se conheciam…só por isso postei o tópico…

Já disse…não quero que ninguem saia daqui colocando CMM em lugar algum…cada um acredita numa metodologia e eu respeito isso! Eu curto CMM e peço desculpas se quis, de alguma forma, indiretamente ou diretamente, dizer que CMM é a melhor pratica…pois existem muitas outras que não tenho conhecimento…por isso, não posso dizer que ele eh o melhor.

o lance do pq adotar o CMM?..volto a dizer…(de novo… :slight_smile: , ai!)…cada empresa sabe o que eh melhor pra ela…CMM é caro mesmo e não pode ser aplicado levianamente ou em lugares que ele não se adequa.

Volto a dizer…pra mim esse assunto esta encerrado…

ate mais…

[quote=“http://www.senado.gov.br/web/fabrica/Folder.htm”]
composta por metodologia, equipamentos e programas[/quote]

Hmmm… logo se vê que eles nem sequer levam em conta as pessoas na equação. Caso encerrado. :evil:

Olá

[quote=“richardpeder”]
ate mais…[/quote]

Richard, parabéns! De verdade, você criou um dos melhores debates dos últimos tempos aqui no GUJ. Seus argumentos foram muito bons e puxaram respostas brilhantes. Em determinados momentos ficou cercado mas você não esmoreceu nem perdeu a elegância. Esgrimou com inteligência.

Mas isto não lhe dá o direito de encerrar este assunto que ainda está despertando enorme interesse. O Daniel foi um debatedor a altura e ainda pede uma resposta.

Eu, o CV, o Mota e com certeza mais um monte de gente, queremos saber como é uma fábrica de software. Nas definições que encontrei na primeira página do google estão 2 empresas com forte atuação na cidade onde você está morando. Possivelmente alguma delas é concorrente da empresa onde trabalha. Fale um pouco de como é o ambiente lá na fábrica.

PS: Nunca perca seu entusiasmo, isto é um dom.

[]s
Luca

Eu tô na lista do “monte de gente”!

Apenas um ouvinte nesse debate, por sinal bem interessante.

Adorei debater este assunto com o Richard pois isso tudo me serviu como um aquecimento para uma aula que vou ter daqui alguns dias na faculdade sobre CMM/ISO-15504/<sei-lá-o-que-mais> e não quero deixar esta aula passar em branco :twisted: