CMM (Capability Maturity Model) - Alguém conhece?

Não existe isso cara…o CMM é um investimento para trazer novos clientes e melhorar os processos…não existe “repasse” nenhum para o cliente.

ate mais…[/quote]

Desculpe, mas isso não existe. CMM é um investimento, mas também trás aumento nos custos de produção para contratar uma equipe de profissionais (engenheiro de requisitos, analista de negócios, application designer, testadores, documentadores, analista de qualidade…), além da contratação de serviços de auditoria, que não são NADA baratos. Se você lembrar das suas aulas de micro-economia na faculdade, você deve ser lembrar que, na Teoria da Firma, os custos de um produto aumentam na devida proporção em que aumentam a quantidade de capital aplicado e a quantidade de mão-de-obra aplicada. Em outras palavras:

[code]
C = rK + wL
r: “preço” do capital
K: quantidade de capital aplicado
w: “preço” da mão-de-obra
L: quantidade de mão-de-obra aplicada

(fonte: The economics of production; Beattie, B.; Taylor R.)
[/code][/quote]

Eu disse que não existia pq nunca vi nada parecido onde eu trabalho…mas se existe, nunca fiquei sabendo de cliente reclamar não.

ate mais…

o cliente nao reclama…simplesmente nao encomenda mais software da fabrica, nada mais…

se me lembro bem, onde nos trabalhavamos Richard o CMM nao agregou nenhum cliente novo p/ a fabrica…

falow

P.S.: Daniel, na proxima vez q nos encontrarmos num evento, me lembre de te pagar uma cerveja tb…vc tah matando a pau aki…

[quote=“rbarioni”][quote=“richardpeder”]
Eu disse que não existia pq nunca vi nada parecido onde eu trabalho…mas se existe, nunca fiquei sabendo de cliente reclamar não.
[/quote]

o cliente nao reclama…simplesmente nao encomenda mais software da fabrica, nada mais…

se me lembro bem, onde nos trabalhavamos Richard o CMM nao agregou nenhum cliente novo p/ a fabrica…

falow[/quote]

Não sei Barioni…na verdade, onde estavamos não…mas vc sabe muito bem da historia de lá não é mesmo?! :slight_smile: …um caso de mal uso do CMM…

Mas não podemos tornar isso algo comum a todas…a minha empresa, volto a dizer…o modelo funciona legal em todos os quesitos.

ate mais…

[quote=“richardpeder”][quote=“rbarioni”][quote=“richardpeder”]
Eu disse que não existia pq nunca vi nada parecido onde eu trabalho…mas se existe, nunca fiquei sabendo de cliente reclamar não.
[/quote]

o cliente nao reclama…simplesmente nao encomenda mais software da fabrica, nada mais…

se me lembro bem, onde nos trabalhavamos Richard o CMM nao agregou nenhum cliente novo p/ a fabrica…

falow[/quote]

Não sei Barioni…na verdade, onde estavamos não…mas vc sabe muito bem da historia de lá não é mesmo?! :slight_smile: …um caso de mal uso do CMM…

Mas não podemos tornar isso algo comum a todas…a minha empresa, volto a dizer…o modelo funciona legal em todos os quesitos.

ate mais…[/quote]

Impressão minha ou a quantidade de casos bem-sucedidos de aplicação de CMM é infinitamente menor do que a quantidade de casos mal-sucedidos, ou seja, será que ter sucesso com CMM é ser uma exceção à regra?

[quote=“rbarioni”]
P.S.: Daniel, na proxima vez q nos encontrarmos num evento, me lembre de te pagar uma cerveja tb…vc tah matando a pau aki…[/quote]

Bom, eu não bebo (cerveja). Mas se quiser pagar uma dose de vodka ou um milk-shake de ovomaltine gigante, eu aceito :smiley:

[quote=“richardpeder”]
Infelizmente a cultura do CMM é dificilima de ser aplicada nas empresas…as pessoas que não aceitam o modelo falam como vc cv…na verdade![/quote]

Uma pergunta: se há formas menos dolorosas e mais fáceis de se conseguir software de qualidade, por que, ainda assim, optar por um método mais caro, difícil e cujos bons resultados não são tão certos de serem obtidos?

Hmm… se existe realmente essa rejeicao e dificuldade toda contra algo que, teoricamente, aumentaria tanto assim a qualidade e nivel de sucesso dos projetos, quais sao os argumentos? Alguem ja parou pra ouvir caras pentelhos como eu, e realmente ponderar se um CMM nao tem um custo maior do que o beneficio? Alguem consegue, afinal, avaliar nivel de reuso de codigo dentro de uma empresa? Moral dos funcionarios? É possivel quantificar a criatividade num modelo como o CMM? De volta àquele post do Luca, de alguns meses atrás: o desenvolvimento de software no Brasil vai ganhar pelo jogo de cintura, não pela força bruta, como no caso da Índia e China. :wink:

Hmm… se existe realmente essa rejeicao e dificuldade toda contra algo que, teoricamente, aumentaria tanto assim a qualidade e nivel de sucesso dos projetos, quais sao os argumentos? Alguem ja parou pra ouvir caras pentelhos como eu, e realmente ponderar se um CMM nao tem um custo maior do que o beneficio? Alguem consegue, afinal, avaliar nivel de reuso de codigo dentro de uma empresa? Moral dos funcionarios? É possivel quantificar a criatividade num modelo como o CMM? De volta àquele post do Luca, de alguns meses atrás: o desenvolvimento de software no Brasil vai ganhar pelo jogo de cintura, não pela força bruta, como no caso da Índia e China. ;)[/quote]

cv…vc ja trabalhou alguma vez em fábrica de software?! Acredito muito que se vc trabalhou ou conhece poderia imaginar o CMM implantado em tal modelo?! Pense…se produzimos “software em série”, podemos padronizar isso com um modelo…

Se o cliente é o alvo? Aqui onde eu trampo não vi ate hj cliente reclamar do CMM…ao contrário…isso, pelo que tenho visto as pesquisas de satisfação com eles, é encarada como um conforto…ou seja, se eh repassado os custos do CMM, eles não reclamam… :slight_smile:

Se isso funciona fora de fabrica…não sei…dai eh com vcs que nao trampam com fabrica…e não vou discutir isso, pq não posso…mas acredito que seria mais dificil implementar o modelo…

Enfim…aqui colaborador não reclama, cliente não reclama…pq não dar certo o CMM? :smiley: …ilusão achar que não dá…agora, fora do conceito de fábrica, é outra conversa… :wink:

Barioni…esse lance de pagar cerveja pros outros não adianta…eu pago uma Antartica (guarana 8) ) pro nosso amigo Daniel…pois a troca de conhecimentos aqui esta sendo grande…se vc tem a visão “primitiva” de que alguem ta acabando com alguém é pq o mundo que vc vive não compete realmente com nossa realidade de troca de conhecimento…sou fã do cv e do Daniel… :lol: …grandes amigos ao qual estou aprendendo pacas…pelo menos é assim que estou levando este tópico.

ate mais…

[quote=“Daniel Quirino Oliveira”][quote=“richardpeder”]
Infelizmente a cultura do CMM é dificilima de ser aplicada nas empresas…as pessoas que não aceitam o modelo falam como vc cv…na verdade![/quote]

Uma pergunta: se há formas menos dolorosas e mais fáceis de se conseguir software de qualidade, por que, ainda assim, optar por um método mais caro, difícil e cujos bons resultados não são tão certos de serem obtidos?[/quote]

Daniel…

Volto a dizer que em fábrica o modelo CMM, quando bem aplicado se torna algo legal.
Geralmente nem todos que desenvolvem veem todas as melhorias, pq codificam na verdade…mas quem está na analise de resultados e tal consegue ver melhorias significativas…eu vejo os resultados de medições e analises e acho super legal os resultados obtidos…ve-se uma maturidade mesmo… lembrem-se, falo de fábrica de software…

ate mais…

Deixa eu me meter um pouco nessa discussão… :wink:

Acho q o ponto principal é por que vc adotaria o CMM (visto q muitas vezes há uma certa rejeição - como já constatado nos posts acima), ao invés de utilizar uma metodologia mais ágil, com menos burocracia, e que causaria menos rejeição???

De uma olhada nestes links:
http://www.agilemanifesto.org/
http://en.wikipedia.org/wiki/Agile_processes

Acho q a questão acima é q o pessoal esta “batendo” mais, tipo: Por que usar, visto que há métodos menos traumáticos???

Fallow

Galera,

Aqui na minha empresa:
CMM - Continua a Mesma Merda.
O que vale a pena é a “gostosa” da certificadora.

Tenho dito.

Pessoal,

Acredito que o CMM seja uma boa solução para as empresas, pois garante que o produto que esta sendo gerado em cada etapa mantenha o seu objetivo inicial.
Desenvolver software não e mais uma maneira simples, se tornou uma arte da engenharia, por isso ter controle sobre cada etapa e produto e fundamental, a empresa que busca CMM possuí um diferencial em qualidade para produzir software com melhor prazo e custo.
Nem todas as empresas estão preparadas para isso com certeza, não adianta investir qdo não a recursos suficentes, pois envolve pessoas, KPA’s obrigatorias, ferramentas e uso de alguma metodologia como XP/RUP para se tornar realidade.
Controlar o requisitos, planejar a arquitetura, a modelagem de dados, a programação e testes e um ponto fundamental para um mundo globalizado em que competimos.

Portanto CMM e um ponto positivo desde que seja utilizado corretamente…

Abraços!!

Richard, esquece esse negocio de “ambiente de fabrica”… ambiente de fabrica pra mim eh onde um monte de peao aperta botao e parafuso o dia inteiro. Desenvolvimento de software nao eh assim. “Fabrica de Software” eh um negocio que um belo dia um gerente de marketing da EDS ou Accenture inventou pra vender a tarefa (impossivel, por sinal) de desenvolver software como se fosse jogar um documento de requisitos na mao de uma centena de digitadores de luxo.

Pra um cliente, isso seria o paraíso, so que a realidade nao eh bem assim, e por mais que a sua visao da coisa toda ainda seja bem romantica (afinal, vc ainda esta maravilhado com o negocio todo, ja que acabou de comecar), e por mais que todo mundo aqui esteja te avisando e falando que não é bem assim, se vc quiser continuar a insistir que CMM ou modelos do tipo “pessoas e tempo são itens intercambiáveis”, não vá dizer quando a coisa toda desmoronar na sua frente que nós não avisamos :wink:

Eu não vou mais postar nessa thread até vc me dizer que leu o The Mythical Man-Month: Essays on Software Engineering. Acho que o tio Fred Brooks explica muita coisa melhor do que eu. Só lembre de tirar suas próprias conclusões, e não simplesmente repetir o que o pessoal da lavagem cereb…ops, “capacitacao e treinamento” disse.

Ok, então vamos considerar que CMM seja o modelo ideal para fábricas de software. Em fábricas de software, você costuma produzir software em série, ou seja, você tem requisitos muito similares que devem produzir softwares similares de uma maneira muito rápida e padronizada, certo? Se assim for, por que ainda assim usar CMM e não optar por um modelo de implantação mais suave e que valorize todos os seus profissionais, além de mesclar o uso de frameworks para tornar o processo de desenvolvimento mais ágil?

[quote=“LeandroSeverino”]Galera,

Aqui na minha empresa:
CMM - Continua a Mesma Merda.
O que vale a pena é a “gostosa” da certificadora.

Tenho dito.[/quote]

Amigo…algo deve ter acontecido ae. Vcs são fabrica de software?

Se não são, então não posso opinar ok?! Pois vi CMM somente em fábrica.

ate mais…

Se for assim (o que não é, obviamente), então pq nao GERAR o software de forma automatica, ao inves de re-digitar? :wink:

Se for assim (o que não é, obviamente), então pq nao GERAR o software de forma automatica, ao inves de re-digitar? ;)[/quote]

É mais ou menos a idéia de frameworks.
"fulano1> heyyy entrou outro projeto para fazermos…
fulano2> ele se parece com algum outro projeto anterior?
fulano1> sim sim!! ele lembra bastante do XYZStore que fizemos, lembra?
fulano2> ahhh, claro. Então vamos pegar o framework ACMEStore, instanciá-lo, estendê-lo um pouquinho e pronto.
fulano1> é isso aí…
fulano2> boa!! passa para os digitadores fazerem isso segundo o protocolo #56.90-7…"®

®- marca registrada para Daniel Quirino Oliveira no Brasil, em outros países ou em ambos. :wink:

cv…não estou com visão romantica nao…eu tenho uma visão de onde o CMM dá certo…o que resume tudo o que vc escreveu acima…vcs estão acostumado a trabalhar no esquema “medo, terror e pânico”, e com isso tem outra visão.

Repito e posto quantas vezes forem necessárias… em ambiente de fábrica de software (isso mesmo, existe, eu trabalho em um… :slight_smile: ) o modelo CMM funciona…componentes simples aqui que eram desenvolvidos em 8 horas, agora sao desenvolvidos em 2 horas…pq será?! Milagre?! :slight_smile: …não, foi a implantação do CMM e só não passo as provas aqui pq são medições e relatorios confidenciais da empresa…

Se vcs trabalham em modelos diferentes, é normal vcs me dizerem que não funciona o CMM, e quem sou eu para discordar?..ninguem…pois lendo uns artigos na net, concordo que se o modelo não for fábrica de software, acho que não dá certo realmente.

E o cliente? ele paga mais por isso…como é?! Geralmente a empresa que esta recebendo o certificado deve arcar com a grana…certificação do nível 1 para o 2 está em torno de 1.3 milhoes…dai vcs vão encher isso de post falando n coisas sobre essa grana…ai eu te falo…onde que o Banco do Brasil, a Caixa Federal, O Ministerio das Relações Exteriores, O Unibanco, enfim, onde essas empresas grandes vão colocar seus softwares para serem desenvolvidos…no “medo, terror ou pânico” ou numa empresa que investiu milhoes em um modelo? ora, se foi investido mais de um milhao, não deve ser brincadeira neh?! :smiley: …não é não, é algo sério a ser seguido…se não funcionar? bem, ai a empresa com certeza ta usando o CMM somente para marketing…vai funcionar por um tempo, mas e depois?! mentira tem perna curta… 8)

Por favor, peço a todos que entendam que falo de fábrica e não daqueles empresas onde o cara analisa, codifica, testa e ainda toma um chopp com o cliente ok?! :wink:

Vamos prestar mais atenção nos modelos que eu cito pro CMM…se vc trampa numa fabrica e nao dá certo, algo esta errado…se vc trampa num lugar que não é fábrica, dai eu fico na minha, pq não sei.

Obs: Como posso esquecer se o modelo que eu trabalho é assim? Fabrica de Software não é fabrica de carros ou de qq outro tipo de coisa…vcs não estão lendo meus posts direito… :slight_smile: …volto a repetir, software é um desafio a cada dia e isso destaca o profissional, seja ele desenvolvedor ou analista…o CMM não influi nisso, o CMM melhora os processos…lembrem-se do que eu citei la em cima…diminuimos o tempo de desenvolvimento aqui…não posso provar pq os dados são da empresa, mas vc não acham que eu daria minha cara a tapa pra falar um monte de mentira aqui pra vcs neh?! O loko… :slight_smile:

ate mais…

Se for assim (o que não é, obviamente), então pq nao GERAR o software de forma automatica, ao inves de re-digitar? ;)[/quote]

É mais ou menos a idéia de frameworks.
fulano1> heyyy entrou outro projeto para fazermos…
fulano2> ele se parece com algum outro projeto anterior?
fulano1> sim sim!! ele lembra bastante do XYZStore que fizemos, lembra?
fulano2> ahhh, claro. Então vamos pegar o framework ACMEStore, instanciá-lo, estendê-lo um pouquinho e pronto.
fulano1> é isso aí…
fulano2> boa!! passa para os digitadores fazerem isso segundo o protocolo #56.90-7…[/quote]

Poxa…que bom se fosse assim…eu ja estaria milionário…software em série não é copiar e colar codigo, é usar experiencias anteriores para aplicar em um determinado projeto…nem todos são iguais…existem diferenças enormes de um para outro.

vou conversar com meu gerente para fazermos como o Daniel citou…dae eu fico rico e não tenho mais dor de cabeça… :smiley:

ate mais…

[quote=“cbelleza”]Pessoal,

Acredito que o CMM seja uma boa solução para as empresas, pois garante que o produto que esta sendo gerado em cada etapa mantenha o seu objetivo inicial.
Desenvolver software não e mais uma maneira simples, se tornou uma arte da engenharia, por isso ter controle sobre cada etapa e produto e fundamental, a empresa que busca CMM possuí um diferencial em qualidade para produzir software com melhor prazo e custo.
Nem todas as empresas estão preparadas para isso com certeza, não adianta investir qdo não a recursos suficentes, pois envolve pessoas, KPA’s obrigatorias, ferramentas e uso de alguma metodologia como XP/RUP para se tornar realidade.
Controlar o requisitos, planejar a arquitetura, a modelagem de dados, a programação e testes e um ponto fundamental para um mundo globalizado em que competimos.

Portanto CMM e um ponto positivo desde que seja utilizado corretamente…

Abraços!![/quote]

Aleluia…até que enfim alguém entendeu!!!

meu…ganhei o dia com esse post! :smiley: :smiley:

“medo, terror ou pânico”? Quanto preconceito e ódio no coração, Richard!! Não é porque a empresa não é fábrica de software não usa CMM/ISO-15504 que ela vive em pânico com deadlines e afins. Poderia citar (mas não citarei) umas 3 empresas onde eu trabalhei em que se usavam métodologias não-convencionais em que nós faziamos tudo na maior tranquilidade, sem pressa nem pavores com prazos, além de tomarmos um chopinho pós-jornada de trabalho (ou jogarmos unreal tournament na LAN da empresa).

Mas você ainda não me respondeu: se CMM é tão caro e ainda assim não lhe dá certezas sobre o retorno de investimento, por que usá-lo ao invés de usar algo cujo investimento é menor e cuja certeza de retorno de investimento é maior?