cv…não estou com visão romantica nao…eu tenho uma visão de onde o CMM dá certo…o que resume tudo o que vc escreveu acima…vcs estão acostumado a trabalhar no esquema “medo, terror e pânico”, e com isso tem outra visão.
Repito e posto quantas vezes forem necessárias… em ambiente de fábrica de software (isso mesmo, existe, eu trabalho em um…
) o modelo CMM funciona…componentes simples aqui que eram desenvolvidos em 8 horas, agora sao desenvolvidos em 2 horas…pq será?! Milagre?!
…não, foi a implantação do CMM e só não passo as provas aqui pq são medições e relatorios confidenciais da empresa…
Se vcs trabalham em modelos diferentes, é normal vcs me dizerem que não funciona o CMM, e quem sou eu para discordar?..ninguem…pois lendo uns artigos na net, concordo que se o modelo não for fábrica de software, acho que não dá certo realmente.
E o cliente? ele paga mais por isso…como é?! Geralmente a empresa que esta recebendo o certificado deve arcar com a grana…certificação do nível 1 para o 2 está em torno de 1.3 milhoes…dai vcs vão encher isso de post falando n coisas sobre essa grana…ai eu te falo…onde que o Banco do Brasil, a Caixa Federal, O Ministerio das Relações Exteriores, O Unibanco, enfim, onde essas empresas grandes vão colocar seus softwares para serem desenvolvidos…no “medo, terror ou pânico” ou numa empresa que investiu milhoes em um modelo? ora, se foi investido mais de um milhao, não deve ser brincadeira neh?!
…não é não, é algo sério a ser seguido…se não funcionar? bem, ai a empresa com certeza ta usando o CMM somente para marketing…vai funcionar por um tempo, mas e depois?! mentira tem perna curta… 8)
Por favor, peço a todos que entendam que falo de fábrica e não daqueles empresas onde o cara analisa, codifica, testa e ainda toma um chopp com o cliente ok?! 
Vamos prestar mais atenção nos modelos que eu cito pro CMM…se vc trampa numa fabrica e nao dá certo, algo esta errado…se vc trampa num lugar que não é fábrica, dai eu fico na minha, pq não sei.
Obs: Como posso esquecer se o modelo que eu trabalho é assim? Fabrica de Software não é fabrica de carros ou de qq outro tipo de coisa…vcs não estão lendo meus posts direito…
…volto a repetir, software é um desafio a cada dia e isso destaca o profissional, seja ele desenvolvedor ou analista…o CMM não influi nisso, o CMM melhora os processos…lembrem-se do que eu citei la em cima…diminuimos o tempo de desenvolvimento aqui…não posso provar pq os dados são da empresa, mas vc não acham que eu daria minha cara a tapa pra falar um monte de mentira aqui pra vcs neh?! O loko… 
ate mais…