CMM (Capability Maturity Model) - Alguém conhece?

Isso que programa pra sabadão de sol! Chat no forum do GUJ :smiley: :smiley:

Mais uma perguntinha jogada no ar: software eh algo que possa ser produzido em “série”?

Sim, da mesma forma que podemos produzir comida de gato para cachorro :smiley:

uheuheuee… nenhum um, nem outro. Apenas nao concordo com a ideia utopica de que “os programadores sao genios incompreendidos pelos analistas/gerentes/superiores”, ou “criadores que expressam os modelos logicos atraves da arte da codificacao”, etc. :smiley:

Um ou outro guru tudo bem - agora pegue uma equipe mediana de uma grande empresa e tente nivela assim.

Marcio Kuchma

Sabado nao. Quarta-feira feriado. :smiley:

Marcio Kuchma

Em serie nao. Eu vejo o desenvolvimento de um software como um projeto. E todo projeto, em qualquer area que seja, tem algumas formalidades que podem ou nao ser seguidas visando aumentar as chances de que o produto final saia conforme a expectativa do cliente do projeto. E, como em todo projeto, tem chance de resultar em sucesso ou fracasso. No final das contas pode ser encarado como uma especie de aventura. :smiley:

Nao, nao eh necessario levar essa ultima afirmativa a serio

Marcio Kuchma

Sabado nao. Quarta-feira feriado. :smiley:

Marcio Kuchma[/quote]

To ficando doido mesmo :shock:

Eu sei que é utopia :? Se você analisar em todas as areas de conhecimento tem isso: os artirtas e os medianos… é impossivel nivelar por cima… em empresas grandes então…

depois dessa volta toda… Uma pergunta. E o carinha bom pra caramba que tah lá na linha de produção do “Richard Ford”, Com esse nivelamento na media… vai ter oportunidade de se destacar?

Rodrigo:

Com certeza o cara vai ter destaque…pq produzir software não é produzir carro… :smiley:

Construir software é diferente de compor musica (Vinicius de Moraes… :slight_smile: ) e de produzir carro (“Richard Ford”… :smiley: ).

Quando falamos em produzir software em serie ou em linha de produção é uma equipe que codifica e outra que testa…os requisitos entram na fabrica, o software é codificado, testado e entregue ao cliente…no entanto, neste processo de produção, não temos especificamente uma coisa mecanica como produzir um carro, por ex, temos para cada projeto um desafio!

ate mais…

Destaque por produtividade ou por inovação?

[aviso]
Richard… Antes de mais nada eu não sou ortodoxo e dono da razão.
[/aviso]

O legal da discussão é isso, analisar outro ponto de vista.
As colocações que você fez são importantes.

A conclusão que eu tiro é que devemos analisar pontualmente se é valida a adoção do CMM e afins.

Sua empresa está em que nivel?

Rodrigo:

Minha empresa está em fase final de certificação Nível 3…não falo as coisas aqui no Post sem razão… :slight_smile: …existem pouquissimas no Brasil neste nível.

E achei super legal esse topico, pois foi uma troca de conhecimentos com certeza !! :wink:

ate mais…

Não pense que acabou a pancadaria, richard :smiley:

  • Quem define os requisitos?
  • Com que frequencia os requisitos sao definidos?
  • O que acontece se os requisitos mudam durante o projeto?
  • O que acontece se o software entregue não corresponde ao que o cliente queria?

[quote=“cv”]Não pense que acabou a pancadaria, richard :smiley:

  • Quem define os requisitos?
  • Com que frequencia os requisitos sao definidos?
  • O que acontece se os requisitos mudam durante o projeto?
  • O que acontece se o software entregue não corresponde ao que o cliente queria?[/quote]

Por mim isso não é pancadaria, é troca de conhecimento.

- Quem define os requisitos?

Existe uma fabrica de projetos, independente da fabrica de software.

- O que acontece se os requisitos mudam durante o projeto?

Os requisitos são controlados…existe areas chaves de processos para isso (Gerenciamento de Requisitos)…eles sao gerenciados e são previsot os riscos disso acontecer no planejamento do projeto…se acontecer, já estará tudo pronto para não haver impacto no projeto e no prazo.

- O que acontece se o software entregue não corresponde ao que o cliente queria?

cara, nunca tive experiência com isso…geralmente, chega pra nos o projeto da forma que o cliente pediu…se existe mudanças no meio do caminho ( o cliente mudou alguma coisa) nos alteramos tb…(O CMM cobre isso “Gerenciamento de Mudanças”).
O que já aconteceu foi de o cliente ter encontrado erros quando o programa chegou lá, afinal errar é humano… :slight_smile: …mas não corresponder ao que o cliente queria, nunca vi, até pq a comunicação fabrica-cliente é muito grande.

è isso ae… :slight_smile: …não tem pancada que me derrube!! :slight_smile: :wink: (brincadeira)

ate mais…

Em quanto o uso de CMM encareceu o processo de desenvolvimento de software na sua empresa e como o aumento no custo de produção foi repassado aos clientes?

Sei la… eu fico imaginando como alguem consegue trabalhar em “fabrica” de desenvolvimento… nego nao pensa, nao da opiniao, nao questiona… soh digita o codigo e olhe la… vc tem uma linha de producao…

Se alguem fica com a parte “legal” ( se eh que no final das contas sobra alguma ), nao eh o desenvolvedor. Afinal, ele ta numa maldita fabria… ele eh pago pra codar, nao pra questionar.

Rafael

[quote=“Rafael Steil”]Sei la… eu fico imaginando como alguem consegue trabalhar em “fabrica” de desenvolvimento… nego nao pensa, nao da opiniao, nao questiona… soh digita o codigo e olhe la… vc tem uma linha de producao…

Se alguem fica com a parte “legal” ( se eh que no final das contas sobra alguma ), nao eh o desenvolvedor. Afinal, ele ta numa maldita fabria… ele eh pago pra codar, nao pra questionar.

Rafael[/quote]

Então… daqui a pouco vamos ver :arrow:

XingLing Treinamentos
Promoção:
Curso de digitação C++ …Apenas 4 x R$35,00
Curso de digitação Assembler…Apenas 4 x R$50,00

Digitar em baixo nivel vai ser soh pra programador senior :evil:

Não existe isso cara…o CMM é um investimento para trazer novos clientes e melhorar os processos…não existe “repasse” nenhum para o cliente.

ate mais…

[quote=“Rafael Steil”]Sei la… eu fico imaginando como alguem consegue trabalhar em “fabrica” de desenvolvimento… nego nao pensa, nao da opiniao, nao questiona… soh digita o codigo e olhe la… vc tem uma linha de producao…

Se alguem fica com a parte “legal” ( se eh que no final das contas sobra alguma ), nao eh o desenvolvedor. Afinal, ele ta numa maldita fabria… ele eh pago pra codar, nao pra questionar.

Rafael[/quote]

Existe reconhecimento normal pelo trabalho bem feito…pelo codigo bem desenvolvido…enfim, procedimentos normais…!

Na “maldita fábrica” ele é reconhecido normal…o CMM nao ta la pra prejudicar ninguem!!!

ate mais…

Richard,

Você trabalha na … ?
[editado para respeitar a solicitação abaixo/]

Rodrigo:

Não acho legal falar aqui no forum onde eu trabalho. Sei la…acho que é expor a empresa…vamos falar alguma coisa em especifico sobre empresa via MP ok?!
Me desculpe.

ate mais…

Não existe isso cara…o CMM é um investimento para trazer novos clientes e melhorar os processos…não existe “repasse” nenhum para o cliente.

ate mais…[/quote]

Desculpe, mas isso não existe. CMM é um investimento, mas também trás aumento nos custos de produção para contratar uma equipe de profissionais (engenheiro de requisitos, analista de negócios, application designer, testadores, documentadores, analista de qualidade…), além da contratação de serviços de auditoria, que não são NADA baratos. Se você lembrar das suas aulas de micro-economia na faculdade, você deve se lembrar que, na Teoria da Firma, os custos de um produto aumentam na devida proporção em que aumentam a quantidade de capital aplicado e a quantidade de mão-de-obra aplicada. Em outras palavras:

C = rK + wL
r: "preço" do capital
K: quantidade de capital aplicado
w: "preço" da mão-de-obra
L: quantidade de mão-de-obra aplicada

(fonte: The economics of production; Beattie, B.; Taylor R.)