[quote=fabiomazzo][quote=Giulliano]Após a compra da Sun pela Oracle, a vermelhinha decidiu contratacar a SAP e seu sistema doas anos 80 que até hoje é a maior fonte de renda em TI. ( eu imagino )
E como a Oracle vai desafiar este sistema que há anos domina o mercado das Grandes Corporações ? A respostas é “Java + Cloud Computing”. A idéia da Oracle é vender softwares nas nuvens sob demanda, diferente da SAP onde tudo precisa ser parametrizado, configurado e às vezes modificado e isso gera um custo enorme, a Oracle irá vender serviços prontos rodando em seus Servidores nas nuvens. Sem instalação, sem consultorzinho sap, sem custos exorbitantes.
Eu perdi a fonte deste anúncio, recebi numa newsletter da própria Oracle há uns 4 meses atrás.
[ ]'s [/quote]
Giulliano, uma coisa é economizar com infraestrutura utilizando Cloud Computing, outra é um ERP que não precisa ser parametrizado, configurado e modificado. Isso é impossível. Cada empresa tem seus processos, suas diferenças e o software precisa de alguma forma ser adaptado a realidade da empresa. O EBS da Oracle precisa ser tão parametrizado quanto o SAP.
Abs,[/quote]
Errado. A empresa é que precisa se adaptar a realidade do software. E pra isso ela precisa de domain experts, programadores e acima de tudo empreendedores (repare que não coloquei gerentes e reuniões matinais).
Com relação a oracle, me parece que sua intenção é servir como fornecedora de infraestrutura de cloud e não dos processos de negócio dos seus clientes, por isso que a oracle (e outras empresas de cloud computing) são uma ameaça para empresas como SAP que, assim como outras 3 letrinhas e fabricas de software, vem apresentando ROI negativo mesmo tendo conhecimento interno (direto da fonte!) dos processos de negócio das empresas. Nessa nossa visão soluções seriam oferecidas para o mercado corporativo por meio de um market e vc receberia a fatura da sua empresa de web hosting.
[quote=bruno_rg]Acredito que há muitas coisas pra explorar em cloud computing principalmente pela característica da elasticidade. Isso é muito bom para campanhas sazonais. As empresas podem contratar mais banda e poder de processamento para expandirem seus negócios conforme necessário.
Hoje muitas empresas precisam esperar meses/anos para receber uma máquina que permita expandir sua infra-estrutura. Não raramente ocorrem problemas como atrasos na entrega por causa da alfândega. Imagina se ocorre um erro no dimensionamento do hardware que seria usado em um novo sistema. Seria viável atrasar um projeto para esperar a entrega de um novo servidor?
[/quote]
Acho que pra 99% dos casos, simplesmente agendar para fazer o pedido antes seria suficiente.
[quote=mochuara][quote=bruno_rg]Acredito que há muitas coisas pra explorar em cloud computing principalmente pela característica da elasticidade. Isso é muito bom para campanhas sazonais. As empresas podem contratar mais banda e poder de processamento para expandirem seus negócios conforme necessário.
Hoje muitas empresas precisam esperar meses/anos para receber uma máquina que permita expandir sua infra-estrutura. Não raramente ocorrem problemas como atrasos na entrega por causa da alfândega. Imagina se ocorre um erro no dimensionamento do hardware que seria usado em um novo sistema. Seria viável atrasar um projeto para esperar a entrega de um novo servidor?
[/quote]
Acho que pra 99% dos casos, simplesmente agendar para fazer o pedido antes seria suficiente.[/quote]
Não é tão simples assim ainda mais se você descobrir poucos dias antes da implantação que o hardware não é suficiente.
As chances de uma falha de capacity planning acontecer com processamento em nuvem são muito menores do que com uma empresa que monta seu data center que normalmente dimensiona pelo pico que acontecerá tempos depois de iniciados os serviços. Lembre-se que os erros podem ser também por excesso e na nuvem você paga pelo tanto que usa.
E vc acha que o GUJ está aonde? debaixo da sua cama?[/quote]
Desde quando isso é cloud computing?
Eu acesso apenas um site pelo guj. Nem minhas ferramentas de trabalho nem meu desktop estão nele. E o governo hoje é uma enorme barreira para isso sim. Não se engane.
Se você acha que pode fazer cloud com uma velocidade de dez mega está redondamente enganado.
Poderiam estar. Se seu trabalho fosse por exemplo preencher relatórios e você usasse o google docs. Acho que dá para usar com conexões bem fraquinhas como a minha por exemplo.
Até editor de código já existe como projeto web. Praticamente tudo que funciona na web poderia ser migrado para ser hospedado em um cloud. E muita coisa já foi sem que a gente tivesse percebido.
Poderiam estar. Se seu trabalho fosse por exemplo preencher relatórios e você usasse o google docs. Acho que dá para usar com conexões bem fraquinhas como a minha por exemplo.
Até editor de código já existe como projeto web. Praticamente tudo que funciona na web poderia ser migrado para ser hospedado em um cloud. E muita coisa já foi sem que a gente tivesse percebido.
[]s
Luca[/quote]
Claro que sim, mas este é o nosso empecilho também. Hoje, para a maiorias das pessoas no brasil o cloud é inviável por razões de infraestrutura. Se houvesse banda suficiente, disponível para nós isso já estaria a todo vapor a muito tempo.
A maioria dos brasileiros ainda não tem computador e muito menos banda larga. Mas quem tem acesso a uma banda meia boca do tipo que se consegue usando telefone celular já pode estar usando computação em nuvem há muito tempo sem saber.
Ontem e hoje a conexão aqui está um lixo. Mesmo assim consigo acessar a Internet e não tenho a menor idéia se o que estou acessando usa nuvem ou não. Por exemplo: faz alguma diferença para você saber se o github usa nuvem? Mas para os donos pode fazer uma enorme diferença.
A minha idéia de cloud computing são serviços que usamos no nosso dia a dia e que podem ser oferecidos pela net. Concordo que hoje alguns serviços são viáveis, mesmo com uma banda não adequada, mas a maioria precisaria realmente de mais recursos para se tornar uma realidade.
[quote=Luca]
As chances de uma falha de capacity planning acontecer com processamento em nuvem são muito menores do que com uma empresa que monta seu data center que normalmente dimensiona pelo pico que acontecerá tempos depois de iniciados os serviços. [/quote]
É exatamente o que eu queria dizer sobre a elasticidade.
Os seguintes cenários podem ocorrer quando uma empresa mantém seu próprio data center:
Investir dinheiro mais do que necessário na compra de um servidor e depois manter esse hardware subutilizado.
Comprar um hardware que consiga atender um determinado projeto. Depois de algum tempo a empresa cresce e tem que elaborar um novo projeto para troca do hardware recém comprado que ficou obsoleto e não acompanha o crescimento da empresa.
Durante um projeto em fase final onde o sistema está totalmente desenvolvido e estão sendo realizados os testes de stress e performance, supondo que não existe erros no software que implique em performance gaps descobre-se que o servidor comprado atende apenas metade da quantidade de usuários.
Esses riscos são minimizados quando se usa cloud, entretanto as empresas precisam saber como fazê-lo de forma correta para não pecar pelo excesso e pagando mais caro.