CloudComputing: a visao do desenvolvedor Java

[quote=“Bruno Souza”]Ola Pessoal,

Eu e a Fabiane Nardon vamos apresentar uma palestra sobre CloudComputing para o InCor/SP. Como desenvolvedores Java, estaremos apresentando a visao de como usar cloud computing para desenvolver e implantar aplicacoes Java. Eh tambem uma previa da palestra que vamos apresentar no FISL, e falaremos bastante de como fazer tudo isso com software livre.

Quem quiser participar, a entrada eh gratuita. Veja detalhes abaixo.

[]s,
Bruno.

O Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento do InCor/SP está promovendo o seminário descrito abaixo. Quem quiser participar, basta comparecer no local indicado. A entrada é gratuita.

Tema: Open Source e Cloud Computing
Quando: 15/7/2010 - 16h às 17h
Onde: Sala 3 - Segundo Andar - Bloco I
Instituto do Coração - FMUSP
Avenida Doutor Eneas Carvalho de Aguiar, 44
São Paulo - SP, 05403-000
Metrô: Clínicas

Palestrantes: Fabiane Nardon e Bruno Souza

Resumo:
A Computação na Nuvem é economicamente inevitável. Esta tecnologia permite
uma utilização mais inteligente de recursos e permite que idéias sejam transformadas
em realidade a uma fração do custo e do tempo necessário em modelos tradicionais de
desenvolvimento e implantação.

Em um momento em que a Computação na Nuvem ainda está em sua infância e muitos buscam
soluções para criar suas nuvens computacionais, observar o que as comunidades open source
estão produzindo deve ser o caminho mais adequado para que se obtenha as diversas camadas
de software que permitirão criar e utilizar nuvens públicas e privadas.

Esta apresentação irá discutir o que é Computação na Nuvem, apresentando os conceitos e
tecnologias associados, como IaaS, PaaS, SaaS, NoSQL, entre outros. Os diversos pedaços de
sofware necessários para criar uma nuvem computacional serão discutidos, e serão apresentadas
as opções de ferramentas open source disponíveis, mostrando quando elas são uma alternativa
viável. Depois, vamos mostrar como se pode disponibilizar uma aplicação na nuvem, quais as
limitações existentes, cuidados com segurança necessários e ferramentas open source que podem
ser utilizadas.[/quote]

fonte: Bruno Souza @ SouJava

Bruno.

Eu acho cloud computing aqui no brasil uma ilusão. Porque?
Porque a nossa banda ainda é muito pequena, comparada com os países que por exemplo já estão no 5g ou 6gx.
Eu assisti um programa na cultura, o roda viva, em que o entrevistado era representante direto da apple, falando justamente sobre isso.

Cloud computing is a trap, warns GNU founder Richard Stallman:

É só comparecer no dia ou tem que mandar e-mail para confirmar presença?

[quote=Roger75]Cloud computing is a trap, warns GNU founder Richard Stallman:

http://www.guardian.co.uk/technology/2008/sep/29/cloud.computing.richard.stallman[/quote]

Cara, essa mania de perseguição é tão americana

“that computer users should be keen to keep their information in their own hands, rather than hand it over to a third party.”

Não troco meu gmail, por nenhum outlook, thunderbird, notes… e oq quer q venha

é tão bom poder acessar serviços de qualidade de qualquer lugar a qualquer hora, sem ter q instalar nada

por mim todos os sistemas da minha maquina podiam rodar na web… assim poderia sentar em outro pc e usa-los da mesma maneira, sem ter q configurar nada

Olá

Se o Richard Stallman disse isto então cloud tem tudo para dar certo…

Brincadeirinha, ele já disse muita bogagem antes mas ninguém pode negar sua importância.

Cloud já deu certo. A gente usa mesmo sem saber. E pode ser usado aqui também.

Fiquei com vontade de comparecer para encontrar estes 2 dinossauros que muito fizeram pelo Java. A primeira palestra que assisti da Fabiane foi justamente sobre o uso de EJBs no Incor. Nada sabia e fui comprar um livro. Foi quando descobri que EJBs era complicado demais para ser coisa boa. Tenho pena de quem herdou a aplicação feita naquele tempo para o Incor. E já assisti um monte de palestras do Bruno e todas com muito prazer.

Apesar da birra dele com o GUJ que eu nunca entendi, impossível não reconhecer ele como pioneiro com Java no Brasil e um dos responsáveis pela popularidade do Java por aqui. Seu trabalho em prol da adoção do software livre também foi muito importante.

Se ele agora está preocupado com cloud… podem ter certeza de que não é ilusão.

[]s
Luca

Eu não entendi bem isso.

@gilberto_oliveira veja o case do New York Times

http://open.blogs.nytimes.com/2008/05/21/the-new-york-times-archives-amazon-web-services-timesmachine/

Se nao me engano custou menos de 1000 dolares digitalizar TODO o acervo do NYT pra pdf.

Na minha opiniao , cloud computing como utilizamos tem futuro…

Porem como o pessoal tem vendido… acho uma opcao meio falida…

Nao existe nenhum padrao , todo mundo puxa a sardinha pro seu lado… ou seja , se voce quer escrever um aplicativo para a nuvem voce precisa escolher um fornecedor e morrer abracado com ele… um Single Vendor Lockin MUITO forte… nao existe nada realmente dentro da nuvem que seja em um formato em que a empresa que desenvolve nao fique escrava das limitacoes e da maneira de trabalho de cada plataforma…

Enquanto a escolha por cloud significar estar amarrado , nao vejo como delocar para aplicações do dia a dia…

O pior é ouvir que Xen Server é quase uma cloud…

heheheheh , daqui a pouco nego liga um balancemento de carga e chama de NUVEM !!!

Quando eu puder apenas escolher a PLATAFORMA (java, .net…) e IMPLANTAR em qualquer fornecedor… ai cloud tem futuro…

Agora , enquanto eu tiver que morrer abraçado com o fornecedor… o que vai acontecer na pratica , eh que cada empresa vai querer sua “Cloud”. Veja o exemplo do Facebook.

O dia em que eu puder guardar todos os meus arquivos em um servidor, e puder acessá-los em tempo real aqui no Brasil, eu começo a acreditar em cloud. Por enquanto, para mim isso não existe.

Após a compra da Sun pela Oracle, a vermelhinha decidiu contratacar a SAP e seu sistema doas anos 80 que até hoje é a maior fonte de renda em TI. ( eu imagino )

E como a Oracle vai desafiar este sistema que há anos domina o mercado das Grandes Corporações ? A respostas é “Java + Cloud Computing”. A idéia da Oracle é vender softwares nas nuvens sob demanda, diferente da SAP onde tudo precisa ser parametrizado, configurado e às vezes modificado e isso gera um custo enorme, a Oracle irá vender serviços prontos rodando em seus Servidores nas nuvens. Sem instalação, sem consultorzinho sap, sem custos exorbitantes.

Eu perdi a fonte deste anúncio, recebi numa newsletter da própria Oracle há uns 4 meses atrás.

[ ]'s

[quote=Giulliano]Após a compra da Sun pela Oracle, a vermelhinha decidiu contratacar a SAP e seu sistema doas anos 80 que até hoje é a maior fonte de renda em TI. ( eu imagino )

E como a Oracle vai desafiar este sistema que há anos domina o mercado das Grandes Corporações ? A respostas é “Java + Cloud Computing”. A idéia da Oracle é vender softwares nas nuvens sob demanda, diferente da SAP onde tudo precisa ser parametrizado, configurado e às vezes modificado e isso gera um custo enorme, a Oracle irá vender serviços prontos rodando em seus Servidores nas nuvens. Sem instalação, sem consultorzinho sap, sem custos exorbitantes.

Eu perdi a fonte deste anúncio, recebi numa newsletter da própria Oracle há uns 4 meses atrás.

[ ]'s [/quote]

Giulliano, uma coisa é economizar com infraestrutura utilizando Cloud Computing, outra é um ERP que não precisa ser parametrizado, configurado e modificado. Isso é impossível. Cada empresa tem seus processos, suas diferenças e o software precisa de alguma forma ser adaptado a realidade da empresa. O EBS da Oracle precisa ser tão parametrizado quanto o SAP.

Abs,

Que cloudcomputing pode amarrar a tecnologias proprietárias concordo… mas mesmo assim acho que é grande a possibilidade de crescimento nos próximos anos, mesmo no Brasil que não possui das melhores redes. E ainda, agora com a reativação da Telebrás pode ser que este as velocidades de conexão comecem a melhorar…

Att.

[quote=fabiomazzo]
Giulliano, uma coisa é economizar com infraestrutura utilizando Cloud Computing, outra é um ERP que não precisa ser parametrizado, configurado e modificado. Isso é impossível. Cada empresa tem seus processos, suas diferenças e o software precisa de alguma forma ser adaptado a realidade da empresa. O EBS da Oracle precisa ser tão parametrizado quanto o SAP.
Abs,[/quote]

Eu concordo com vc Fabio, embora seja o SAP quem dite os processos e somente se a empresa tiver dinheiro, ela paga pelas mudanças adaptativas.

Pelo que eu entendi os serviços serão vendidos numa escala menor de forma que diversos processos poderão se encaixar e se adaptar. Mas não faço parte do projeto, apenas acredito que seja possível.

O ERP atual da Oracle é outra história, vocẽ acabou misturando coisas que não tem nada a ver no seu comentário.

E por fim eu não disse que Cloud computing economiza com Infra Estrutura. Por um lado a empresa não gasta dinheiro com servidores parrudos e que se tornam obsoletos, mas por outro lado a Oracle terá que investir muito pesado para manter a infra e esse custo vai ser repassado com certeza.

[ ]'s

[quote=Luca]Olá

Brincadeirinha, ele já disse muita bogagem antes mas ninguém pode negar sua importância.

//cortado do original …

[]s
Luca [/quote]

O Stallman é radical e fala demais, mas o alerta dele é importante, quem tem iPhone e é obrigado a conviver com o “lock” do iTunes sabe o que eu estou falando. Devem existir, sempre, meios para “sair fora” do fornecedor.
O mesmo terror das patentes e do código proprietário volta a se repetir.

[quote=faq][quote=Luca]Olá

//cortado do original …

[]s
Luca [/quote]

O Stallman é radical e fala demais, mas o alerta dele é importante, quem tem iPhone e é obrigado a conviver com o “lock” do iTunes sabe o que eu estou falando. Devem existir, sempre, meios para “sair fora” do fornecedor.
O mesmo terror das patentes e do código proprietário volta a se repetir.[/quote]

O primeiro passo para sair fora de um fornecedor é nao adquirir seus produtos e serviços em primeiro lugar. A não ser que esteja dizendo que o iphone não tem um competidor a altura, nao vejo como isso pode ser considerado lock. :wink:

parece ser uma excelente palestra. eles poderiam disponibilizar o PDF e comentarios depois. o horario ficou um pouco complicado.

sobre cloud, eu ja expressei minha opiniao, e realmente acho um ponto sem volta. diferente de outras tecnologias que tentaram empurrar pra nos desenvolvedores, o cloud é algo que queremos e sempre buscamos algo assim.

Pow se desse pra filmar e colocar o video da palestra depois seria muito legal :smiley: , as pessoas que assim como eu estão fora do eixo RJ/SP sofrem muito pois perdem grandes oportunidades de aprender mais e mais.
Mas se não der o pdf ja resolve kkk.

Um dos aspectos positivos do cloud é cobrar por uso.

Eu não preciso ter 1000 servidores para aguentar um pico de acesso e ficar 90% do tempo idle, gastando luz e espaço, se eu pago por CPU + I/O + Disco + etc eu tenho um tipo de negócio mais dinâmico.

+/- né…

o preco dessa “tranquilidade” é a codificação de um produto INTEIRO para um fornecedor especifico…

Se ele comecar a cobrar preços absurdos voce OU fica bem quietinho… ou refaz tudo. (ou quase tudo)