[quote=chun]+/- né…
o preco dessa “tranquilidade” é a codificação de um produto INTEIRO para um fornecedor especifico…
[/quote]
pois é… se for PaaS, o acomplamento é realmente alto, até mesmo a APIs comuns. mas se for IaaS, o acoplamento é menor…
[quote=chun]+/- né…
o preco dessa “tranquilidade” é a codificação de um produto INTEIRO para um fornecedor especifico…
[/quote]
pois é… se for PaaS, o acomplamento é realmente alto, até mesmo a APIs comuns. mas se for IaaS, o acoplamento é menor…
Desculpe a ignorancia… IaaS ?
Infrastructure as a Service. É você usar um server virtual na nuvem. Tipo aquelas imagens de servidores da amazon.
No meu pouco conhecimento, mas muito essencial, e pelo raciocício lógico e coerente, filosóficamente falando: “Cloud Computing” (Computação nas Nuvens) nunca será mais rápida que acessar seu aplicativo diretament no Hard Disk, pelo simples fato de depender de transferência via Conexões TCP/IP, da INTERNET em modo geral. Porque ? Transferência de pacotes, concomitantemente geram conflitos de pacotes, geram tempo de resposta e assim vai… Quando digo pro Word salvar meu arquivo, ele manda uma mensagem pro Sistema Operacional, que manda em binário pro hardware. Quanto tempo isso leva ? bom, mecânicamente falando eu não sei, mas tenho certeza que é mais do que uma conexão de 100 Mbits ou 1Gbits (hehehe). Alguns acidentes podem ser fatais como por exemplo, você está preenchendo um formulário importante para sua empresa na sua casa, se for embora a energia, bye bye seu trabalho (isso se a aplicação nas nuvens não tiver configurada para salvar automaticamente seu arquivo, mas e se for embora a energia nesse intervalo de salvamento ?, ui!, configurar para salvar automaticamente de 1 em 1 segundo ? kkkkkkkk, é uma solução, não posso contestar). Sou contra cloud computing ? NUNCA, sou a favor ? SIM =D, mas cloud computing surgiu para suprir uma necessidade, digamos que inicialmente comercial, portanto, nem tudo vai dar para ser usado como cloud… Mas é um avanço muito bom para o ramo da informática, isso com certeza ninguém pode reclamar.
Essa latência pode muito bem ser resolvida com um protocolo específico para isso. Apesar de eu optar por não usar cloud. Preferiria os arquivos na minha máquina mesmo.
A velha armadilha da BALA DE PRATA…
Agora se não for na nuvem “o software nao presta”…
Cuidado…
tem MUITA COISA que não vale a pena por em uma nuvem… por DIVERSOS motivos… e nem por isso o software deixa de ser bom.
[quote=chun]A velha armadilha da BALA DE PRATA…
Agora se não for na nuvem “o software nao presta”…
Cuidado…
tem MUITA COISA que não vale a pena por em uma nuvem… por DIVERSOS motivos… e nem por isso o software deixa de ser bom.
[/quote]
Isso é só uma moda. Quem assiste aos debates sabe que o brasil não está preparado.
A questão não é estar preparado… a questão é a necessidade.
[quote=chun]A questão não é estar preparado… a questão é a necessidade.
[/quote]
Pode até ser necessário, mas a palavra final ainda é do governo. Sem eles o país não terá infra-estrutura para isso.
O que o governo tem a ver com a infraestrutura de banda larga ?
[quote=chun]O que o governo tem a ver com a infraestrutura de banda larga ?
[/quote]
Bom as empresas privadas estão ai ganhando rios de dinheiro cobrando caro por uma porcaria.
O governo poderia de alguma forma forçar ou incentivar elas a melhorar a infra.
Como fazer isto? Bom ja temos o Plano Nacional de Banda larga ai, que ja esta dando o que falar, ativação da telebras, incentivos as privadas para melhorarem suas infra, normas de qualidade e etc. Acho que o governo tem meios de fazer isto sim.
Tudo isso poderia ser melhorado com uma palavrinha:
“Investimento em contrapartida a reducao de impostos”
Não adianta reativar a telebras… O CABIDAO DE EMPREGO DO GOVERNO… e tambem incentivar como o melhoramento da infra cobrando 49% de imposto sobre o servico de telecom ?
Normas de qualidade ? Elas existem aos milhares !
[quote=chun]Tudo isso poderia ser melhorado com uma palavrinha:
“Investimento em contrapartida a reducao de impostos”
Não adianta reativar a telebras… O CABIDAO DE EMPREGO DO GOVERNO… e tambem incentivar como o melhoramento da infra cobrando 49% de imposto sobre o servico de telecom ?
Normas de qualidade ? Elas existem aos milhares !
[/quote]
Pois é, esta é a razão. Enquanto o meu tio tinha uma net com banda de 40mb, gratuita nos EUA a 2 anos atraz, nós ainda estamos com a nossa engatinhando ainda.
Agora me diz como o governo não tem haver com isso?
Pode esperar a cloud sentado.
O governo não provÊ infra para telecom… prq ele tem que ser o culpado pelo baixo investimento na area ?
Culpa são empresas com a TELEFONICA que transformaram a banda larga em “promessa de grego”
O negocio aqui no paraná é bem diferente , a GVT DOMINA o mercado , justamente prq a PORCARIA da OI (antiga brasil telecããããão) não presta para nada.
Tem muitos casos de sucesso de Cloud Computing no Brasil, sim. Já trabalhei com uma empresa que fornece soluções pra venda de passagens e trabalha com computação em Nuvens, tendo mais de 60 clientes, cada um com dezenas de rodoviárias. E ela não era a única, fomos em muitos eventos e vimos muitos outros casos.
Não necessariamente você é dependente de um fornecedor, pode ter uma nuvem privada ou terceirizar pra um Datacenter. O preço do fornecedor subiu? Simplesmente tiramos do fornecedor A e passamos pro B. Você só fica preso ao fornecedor se usar uma tecnologia que só ele dá suporte, mas isso vale pra banco de dados, frameworks, etc.
O que é falso, é a mentalidade de que Cloud vai matar o desktop, ou que web vai matar x, ou y vai matar z. Como o chun disse, cada tecnologia é melhor pra um certo tipo de aplicação e essas teorias highlander de que só pode existir um vem de quem quer empurrar a sua pra cima do outro.
Olá
[quote=marcosalex]Tem muitos casos de sucesso de Cloud Computing no Brasil, sim. Já trabalhei com uma empresa que fornece soluções pra venda de passagens e trabalha com computação em Nuvens, tendo mais de 60 clientes, cada um com dezenas de rodoviárias. E ela não era a única, fomos em muitos eventos e vimos muitos outros casos.
Não necessariamente você é dependente de um fornecedor, pode ter uma nuvem privada ou terceirizar pra um Datacenter. O preço do fornecedor subiu? Simplesmente tiramos do fornecedor A e passamos pro B. Você só fica preso ao fornecedor se usar uma tecnologia que só ele dá suporte, mas isso vale pra banco de dados, frameworks, etc.
O que é falso, é a mentalidade de que Cloud vai matar o desktop, ou que web vai matar x, ou y vai matar z. Como o chun disse, cada tecnologia é melhor pra um certo tipo de aplicação e essas teorias highlander de que só pode existir um vem de quem quer empurrar a sua pra cima do outro.
[/quote]
De volta para o futuro. Até que enfim alguém falou algo 2010. Lendo este tópico estava me sentindo em 1985.
Cloud já está funcionando bem e faz tempo. Será que ninguém usa o slideshare? Será que a Amazon continuaria com seus servi;ços se ninguém usasse? E os demais concorrentes, porque não fecham as portas.
Quem acha que no Brasil cloud não funciona está esquecendo de um pequeno detalhe. Os usuários das aplicações estão aqui mas as aplicações nem interessa saber onde estão.
[]s
Luca
Pois é… as aplicações desenvolvidas atualmente já devem ser planejadas para rodar nestes novos paradigmas (incluindo cloud)… se não for assim só estão dando margem para concorrência daqui alguns anos.
Att.
[quote=chun]O governo não provÊ infra para telecom… prq ele tem que ser o culpado pelo baixo investimento na area ?
Culpa são empresas com a TELEFONICA que transformaram a banda larga em “promessa de grego”
[/quote]
Concordo. Embora ele poderia usar uma estatal pra pressionar as operadoras, não acredito que esse seja o papel dele. Tem mais coisas que o governo precisa cuidar.
Acredito que há muitas coisas pra explorar em cloud computing principalmente pela característica da elasticidade. Isso é muito bom para campanhas sazonais. As empresas podem contratar mais banda e poder de processamento para expandirem seus negócios conforme necessário.
Hoje muitas empresas precisam esperar meses/anos para receber uma máquina que permita expandir sua infra-estrutura. Não raramente ocorrem problemas como atrasos na entrega por causa da alfândega. Imagina se ocorre um erro no dimensionamento do hardware que seria usado em um novo sistema. Seria viável atrasar um projeto para esperar a entrega de um novo servidor?
E vc acha que o GUJ está aonde? debaixo da sua cama?