Chamada de trabalhos para o NOSQL-BA

Os banco de Dados NOSQL (not only SQL) foram criados, principalmente, para resolver problemas com aplicações web que precisam operar com gigantescas cargas de dados além de poder
escalar com grande facilidade. Esses tipos de banco de dados vem sendo usados com muita frequência em redes sociais como Twiter, Facebook, além de persistência em aplicações nas nuvens. Outro ponto importante a citar é a crescente adoção destas novas tecnologias, inclusive em mercados mais conservadores, tais como instituições financeiras e agências governamentais, seus motivos são diversos normalmente para solucionar problemas com flexibilidade, escalabilidade, latência e performance. Para demonstrar, compartilhar essas tecnologias foi criado o evento NOSQL-BA.
O evento está procurando pessoas que desejam compartilhar experiências, falar de cases de sucessos, apresentar tecnologias etc. relacionado ao tema NOSQL.
O evento está confirmado para dias 8-9 de junho na UNIRB, Patamares.
Chamada de trabalhos: http://goo.gl/7sUj3
Proposta do evento: http://goo.gl/B2ncj
Em breve mais informações em: www.nosqlba.com.br

Desculpe, só por curiosidade, de onde se você tirou isso?

[quote=fabioEM]Desculpe, só por curiosidade, de onde se você tirou isso?

[/quote]

Na revista MundoJ Jan/Fev ed 51 tem alguns artigos sobre NoSQL, e cita sobre algumas empresas que utilizam NoSQL, além do Twitter e Facebook, aparece o Google tbm, dentre outras que não lembro agora.

[quote=andersonrc][quote=fabioEM]Desculpe, só por curiosidade, de onde se você tirou isso?

[/quote]

Na revista MundoJ Jan/Fev ed 51 tem alguns artigos sobre NoSQL, e cita sobre algumas empresas que utilizam NoSQL, além do Twitter e Facebook, aparece o Google tbm, dentre outras que não lembro agora.[/quote]
Uhmm…entendo, mas então deve ser algo pouco divulgado, pois uma coisa desse tipo deveria estar divulgada no site da cassandra. Confesso que me espantei com a noticia e entrei lá à procura de alguma informação e nada. Alguns blogs pela net confirmam mas dizem que se trata de experimentação ainda e nada confirmado.
http://cassandra.apache.org/

[quote=fabioEM][quote=andersonrc][quote=fabioEM]Desculpe, só por curiosidade, de onde se você tirou isso?

[/quote]

Na revista MundoJ Jan/Fev ed 51 tem alguns artigos sobre NoSQL, e cita sobre algumas empresas que utilizam NoSQL, além do Twitter e Facebook, aparece o Google tbm, dentre outras que não lembro agora.[/quote]
Uhmm…entendo, mas então deve ser algo pouco divulgado, pois uma coisa desse tipo deveria estar divulgada no site da cassandra. Confesso que me espantei com a noticia e entrei lá à procura de alguma informação e nada. Alguns blogs pela net confirmam mas dizem que se trata de experimentação ainda e nada confirmado.
[/quote]

Logo na pagina inicial: http://cassandra.apache.org/

Mas a questão nem é esta, a questão é: Tu acha então que existe somente o Cassandra de NoSQL??? :shock: :shock:
E os outros bem populares CouchDB e MongoDB?? aqui tem uma boa lista com varios: http://pt.wikipedia.org/wiki/NoSQL, e sim, tem muita gente usando!

Para quem ainda não está ligado no movimento NoSQL aconselho fortemente a ler alguns desses papers: http://nosqlsummer.org/papers
Assim vocês entenderão como grandes empresas como Google, Yahoo, Facebook, Twitter entre tantos outras adotaram estas soluções visando escalabilidade e performance das suas aplicações.

[quote=fredferrao][quote=fabioEM][quote=andersonrc][quote=fabioEM]Desculpe, só por curiosidade, de onde se você tirou isso?

[/quote]

[/quote]

Logo na pagina inicial: http://cassandra.apache.org/

Mas a questão nem é esta, a questão é: Tu acha então que existe somente o Cassandra de NoSQL??? :shock: :shock:
E os outros bem populares CouchDB e MongoDB?? aqui tem uma boa lista com varios: http://pt.wikipedia.org/wiki/NoSQL, e sim, tem muita gente usando![/quote]
Na real não sei de onde tu tirou que eu acho que só existe cassandra, mas enfim. Mas continuo achando que twiter e facebooks usam nosql para pequenas coisas a fim de testar.

Na boa fabioEM acho q tu entrou no site errado só pode.
logo que entra no site cassandra
em Overview tem a noticia.

Proven
Cassandra is in use at Netflix, Twitter, Urban Airship, Constant Contact, Reddit, Cisco, OpenX, Digg, CloudKick, Ooyala, and more companies that have large, active data sets. The largest known Cassandra cluster has over 300 TB of data in over 400 machines.

ah só pra lembrar o cassandra começou pelo facebook em 2008.

mas isso e outro assunto o que interessa que o evento e interessante pra discutir tecnologia emergente;

[quote]fredferrao wrote:
Na real não sei de onde tu tirou que eu acho que só existe cassandra, mas enfim. Mas continuo achando que twiter e facebooks usam nosql para pequenas coisas a fim de testar.[/quote]

Você continua achando errado :slight_smile:

Estamos falando de bancos escaláveis, distribuídos, para grande volume de dados. Desde quando o Google publicou o artigo sobre o BigTable as grandes empresas vem procurando nestes novos modelos ‘não-relacionais’ solucionar gargalos encontrados em bancos relacionais.

Hoje bancos NoSQL são grandes realidades, claro que não são perfeitos e tem suas limitações.

Mas reitero o conselho sobre a leitura daqueles artigos do http://nosqlsummer.org/papers :slight_smile:

[quote=fabioEM]
Na real não sei de onde tu tirou que eu acho que só existe cassandra, mas enfim. Mas continuo achando que twiter e facebooks usam nosql para pequenas coisas a fim de testar. [/quote]

Ah, é… coisas pequenas… Afinal de contas, o que são 20 bilhões de eventos por dia, não é mesmo?

[quote=asaudate][quote=fabioEM]
Na real não sei de onde tu tirou que eu acho que só existe cassandra, mas enfim. Mas continuo achando que twiter e facebooks usam nosql para pequenas coisas a fim de testar. [/quote]

Ah, é… coisas pequenas… Afinal de contas, o que são 20 bilhões de eventos por dia, não é mesmo?

[/quote]
Cara, não adianta Nosql está sendo testado mas ainda não é o padrão do facebook e do twiter. Entendo a empolgação de alguns, mas vamos pisar menos no acelerador :wink: :wink: :wink:

[quote=fabioEM][quote=asaudate][quote=fabioEM]

[/quote]
Cara, não adianta Nosql está sendo testado mas ainda não é o padrão do facebook e do twiter. Entendo a empolgação de alguns, mas vamos pisar menos no acelerador :wink: :wink: :wink: [/quote]

Meu amigo, os fatos estão à mesa. O artigo que te passei, e o site do highscalability.com como um todo, mostra vários exemplos de uso no mundo real de NoSQL. Se você está querendo trollar, pelo menos apresente fatos que refutem o que está sendo passado (dica: não valem fatos do ano retrasado).

Ah, quase esquecí: se você quiser ver alguma coisa por si, vá no Google e digite:

-> Real World Cassandra
-> Real World HBase
-> Real World Hadoop
-> Real World MongoDB (cuidado, os resultados pra esse são muitos!)
-> Real World …

:wink:

Não sei se o tópico seria o local adequado para essa discussão (afinal o assunto é o evento de NoSQL), mas achei a discussão interessante. Pelo que li da teoria dos bancos NoSQL eu concordo com o colega acima sobre o cenario onde esse tipo de armazenamento seria útil. Porém, o que voces acham do uso do NoSQL em aplicações de menor porte?

[quote=asaudate]

Meu amigo, os fatos estão à mesa. O artigo que te passei, e o site do highscalability.com como um todo, mostra vários exemplos de uso no mundo real de NoSQL. Se você está querendo trollar, pelo menos apresente fatos que refutem o que está sendo passado (dica: não valem fatos do ano retrasado).

Ah, quase esquecí: se você quiser ver alguma coisa por si, vá no Google e digite:

-> Real World Cassandra
-> Real World HBase
-> Real World Hadoop
-> Real World …

;)[/quote]

Ta parecendo que quer trollar mesmo, cheio de links, matérias em revistas e tudo mais, e o cara insiste em dizer que é somente “teste”, aqui vai uma quentinha, do twitter, que liberou seu client(feito em scala) para o cassandra, realmente deve ser teste né :shock: em produção em duzias de clustes e centenas de maquinas:

[quote]I’m happy to announce today that we’re releasing our Cassandra client to the open source world: github.com/twitter/cassie.

Cassie is a Finagle and Scala-based client originally based on Coda Hale’s library.

While it is certainly stable? we use it in production to talk to a dozen clusters and over a thousand Cassandra machines? it is currently limited to the features we use in production and has a few rough edges.

Cassie has been a group effort. In addition to the original work of Coda, Stu Hood, Kyle Maxwell, Alan Liang, Johan Oskarsson and many others have contributed code, tests and bug reports.

Try it out, join the mailing list and let us know what you think.

Fonte: https://dev.twitter.com/blog/cassie-scala-client-for-cassandra[/quote]

[quote=asaudate][quote=fabioEM][quote=asaudate][quote=fabioEM]

[/quote]
Cara, não adianta Nosql está sendo testado mas ainda não é o padrão do facebook e do twiter. Entendo a empolgação de alguns, mas vamos pisar menos no acelerador :wink: :wink: :wink: [/quote]

-> Real World Cassandra
-> Real World HBase
-> Real World Hadoop
-> Real World …

;)[/quote]
Meu chapa,
Ninguém quer trollar. Uma coisa é usar Nosql para algumas partes da aplicação, outra coisa é usar ele exclusivamente como solução por completo( Bala de Prata da Persistência). Encontrei vários blogs falando o mesmo que vcs citam. Mas o que duvido e aí goste ou não é opinião minha :lol: é o uso exclusive somente do Nosql. Até pq o Nosql não garante o ACID e fica difícil seu uso exclusivo em uma aplicação complexa onde há muitas transações com remoções e alterações. Até pq Nosql significa Not ONLY SQL, OU SEJA, non somente SQL. Por fim o que quero dizer é o Nosql pode até estar sendo usando nas aplicações de redes sociais mas não é SO NOSQL mas também SQL.

[quote=alias][quote=francislon]
Estamos falando de bancos escaláveis, distribuídos, para grande volume de dados.
[/quote]

Não sei se o tópico seria o local adequado para essa discussão (afinal o assunto é o evento de NoSQL), mas achei a discussão interessante. Pelo que li da teoria dos bancos NoSQL eu concordo com o colega acima sobre o cenario onde esse tipo de armazenamento seria útil. Porém, o que voces acham do uso do NoSQL em aplicações de menor porte?[/quote]

Para porte pequeno, pode ser uma roubada, por vários pontos de vista. Do ponto de vista econômico, por exemplo: uma pessoa que conheça Cassandra custa muito, muito, muito mais caro do que uma que conheça MySQL ou Oracle. Do ponto de vista técnico, também, já que a manutenção de um NoSQL também é mais complexa do que um RDBMS comum. Além disso, alguns bancos NoSQL exigem que se tenha um cluster, ainda que pequeno, para fazer a manutenção. Isso é mais evidente para aqueles que usam estruturas complexas de gerenciamento de nós, como o próprio Cassandra e qualquer um que se baseie em Hadoop/HDFS. Sem contar que, por ser NoSQL, o relacionamento entre as possíveis entidades, se existir e for absolutamente necessário, deve ser atualizado manualmente.

[]'s

[quote=fredferrao][quote=asaudate]

-> Real World Cassandra
-> Real World HBase
-> Real World Hadoop
-> Real World …

;)[/quote]

Ta parecendo que quer trollar mesmo, cheio de links, matérias em revistas e tudo mais, e o cara insiste em dizer que é somente “teste”, aqui vai uma quentinha, do twitter, que liberou seu client(feito em scala) para o cassandra, realmente deve ser teste né :shock: em produção em duzias de clustes e centenas de maquinas:

[quote]I’m happy to announce today that we’re releasing our Cassandra client to the open source world: github.com/twitter/cassie.

Cassie is a Finagle and Scala-based client originally based on Coda Hale’s library.

While it is certainly stable? we use it in production to talk to a dozen clusters and over a thousand Cassandra machines? it is currently limited to the features we use in production and has a few rough edges.

Cassie has been a group effort. In addition to the original work of Coda, Stu Hood, Kyle Maxwell, Alan Liang, Johan Oskarsson and many others have contributed code, tests and bug reports.

Try it out, join the mailing list and let us know what you think.

Fonte: https://dev.twitter.com/blog/cassie-scala-client-for-cassandra[/quote][/quote]

A revista JavaMagazine 97 deixa claro Nosql é uma solução com suas vantagens e tem suas limitações. Não é a Bala de Prata da Persistência meu chapa. :lol: :lol:

Nisso, de fato, eu concordo. Bala de prata não existe. Mas o ponto é que é uma tecnologia adequada para cenários onde não é 100% necessário ter o CAP completo (lembrando: Consistência, Disponibilidade e Tolerância a particionamento). Dizer que um banco NoSQL não garante ACID é uma inverdade, já que todos eles suportam AI e, quanto ao C e D, alguns suportam, outros não. Isso depende de quais letras do CAP são adotadas. Se o banco selecionar C e A, por exemplo, pode ter certeza de que é ACID.

Mas quanto ao uso exclusivo em uma aplicação, também acho que não é possível. Há que se ter, também, parcimônia em relação ao que deve ser utilizado ou não (assim como qualquer outra coisa em TI).

[quote=asaudate][quote=fabioEM]
Meu chapa,
Ninguém quer trollar. Uma coisa é usar Nosql para algumas partes da aplicação, outra coisa é usar ele exclusivamente como solução por completo( Bala de Prata da Persistência). Encontrei vários blogs falando o mesmo que vcs citam. Mas o que duvido e aí goste ou não é opinião minha :lol: é o uso exclusive somente do Nosql. Até pq o Nosql não garante o ACID e fica difícil seu uso exclusivo em uma aplicação complexa onde há muitas transações com remoções e alterações. Até pq Nosql significa Not ONLY SQL, OU SEJA, non somente SQL. Por fim o que quero dizer é o Nosql pode até estar sendo usando nas aplicações de redes sociais mas não é SO NOSQL mas também SQL.
[/quote]

Nisso, de fato, eu concordo. Bala de prata não existe. Mas o ponto é que é uma tecnologia adequada para cenários onde não é 100% necessário ter o CAP completo (lembrando: Consistência, Disponibilidade e Tolerância a particionamento). Dizer que um banco NoSQL não garante ACID é uma inverdade, já que todos eles suportam AI e, quanto ao C e D, alguns suportam, outros não. Isso depende de quais letras do CAP são adotadas. Se o banco selecionar C e A, por exemplo, pode ter certeza de que é ACID.

Mas quanto ao uso exclusivo em uma aplicação, também acho que não é possível. Há que se ter, também, parcimônia em relação ao que deve ser utilizado ou não (assim como qualquer outra coisa em TI). [/quote]
Nisso concordo :wink:

Agora você esclareceu bem seu ponto de vista. Você tem razão. Soluções NoSQL em sua maioria não são bala de prata. Você tem vários modelos para resolver vários problemas. Empresas que costumam utilizar bancos NoSQL fazem junções de tecnologias. O próprio nome NoSQL(‘Not Only SQL’) trás esta ideia de não apenas o SQL, mas também outras soluções mais adaptáveis às regras de negócio.
Mas bancos NoSQL não são utilizados pelo Twitter ou Facebook para teste. Fato. Não faltam artigos de empresas mostrando casos de sucesso com NoSQL.

Só tome cuidado ao fazer sua proposição. Proposições sem fundamento trazem essa sensação de trolagem.