[quote=asaudate][quote=alias][quote=francislon]
Estamos falando de bancos escaláveis, distribuídos, para grande volume de dados.
[/quote]
Não sei se o tópico seria o local adequado para essa discussão (afinal o assunto é o evento de NoSQL), mas achei a discussão interessante. Pelo que li da teoria dos bancos NoSQL eu concordo com o colega acima sobre o cenario onde esse tipo de armazenamento seria útil. Porém, o que voces acham do uso do NoSQL em aplicações de menor porte?[/quote]
Para porte pequeno, pode ser uma roubada, por vários pontos de vista. Do ponto de vista econômico, por exemplo: uma pessoa que conheça Cassandra custa muito, muito, muito mais caro do que uma que conheça MySQL ou Oracle. Do ponto de vista técnico, também, já que a manutenção de um NoSQL também é mais complexa do que um RDBMS comum. Além disso, alguns bancos NoSQL exigem que se tenha um cluster, ainda que pequeno, para fazer a manutenção. Isso é mais evidente para aqueles que usam estruturas complexas de gerenciamento de nós, como o próprio Cassandra e qualquer um que se baseie em Hadoop/HDFS. Sem contar que, por ser NoSQL, o relacionamento entre as possíveis entidades, se existir e for absolutamente necessário, deve ser atualizado manualmente.
[]'s[/quote]
Obrigado prezado asaudate. Minha pergunta foi motivada por ter visto diversas vagas de emprego, de empresas de pequeno porte, pedindo conhecimentos em NoSQL. Imagino que tais empresas tenham o perfil de startup, e não é porque a empresa é pequena que os projetos serão pequenos, mas me perguntando o que estariam desenvolvendo que seja necessário uso de NoSQL…vocês não acham que há um perigo de, assim como outras coisas em TI, empresas adotarem o NoSQL apenas por “moda” e começarem a usar o Cassandra/MongoDB/CouchDB/Neo4J/BigTable para simples “cadastros de clientes”?