Certificação em Java: vale a pena apostar nos cursos?

Alguns especialistas defendem a certificação. No site é possivel encontrar experiencias de usuários da CW Connect.

Em meio a turbulência do mercado, especulações sobre a sun, surge uma grande questão: Será que vale a pena apostar em cursos para certificação java? Ou o negocio é tempo x bunda na cadeira?

flwsss

Leia mais sobre o assunto:

fonte: http://computerworld.uol.com.br/carreira/2008/08/13/certificacao-em-java-vale-a-pena-apostar-nos-cursos/

Creio que deva ser feita ainda outra pergunta “Vale a pena investir na Certificação?”. Eu também vejo vantagens e desvantagens nesse tipo de teste…

Como dizem, a certificação não prova nada. Mas até ai, o vestibular também não diz se você será um grande médico ou advogado. É de alguma forma uma maneira de saber que o mínimo você tem conhecimento.

um coisa boa sobre a certificação é que auxilia no estudos, por exemplo o cara quer aprender java… mais não sabe por onde começar é bom ele estudar para a prova SCJP que o cara vai pegar um bom fundamento de java basico… mesmo coisa para web… quero usar java web tem centenas de opções como começar ? com a certificação ele pelo menos vai ter alguma noção de como funciona java para web se ele fizer a certificação…

e a certificação custa em média uns 300,00 não é tão caro… assim né ? então eu acho que aprender java certificação é um bom começo.

uma certificação não é um dia nem 2 de estudos… pode ser 1,2,3 meses ou mais dependendo do caso…

eu valorizo porque no mínimo vc pode ver que o cara estudou e se dedicou para fazer a prova.

quem sai ganhando é quem faz, você sempre aprende coisas que não saberia se não fizesse a prova.

só reforçando o que o ricardolecheta disse, eu também acredito que o mais importante da certificação não é o certificado em sim, e sim o aprendizado que se adiquire no momento da preparação.

Quando se estuda para um objetivo, no caso a certificação, você acaba se dedicando mais.

[quote=gilberto.souza]só reforçando o que o ricardolecheta disse, eu também acredito que o mais importante da certificação não é o certificado em sim, e sim o aprendizado que se adiquire no momento da preparação.

Quando se estuda para um objetivo, no caso a certificação, você acaba se dedicando mais.[/quote]

concordo plenamente!

Concordo com o Paulo, a certificação vai provar que essa pessoa sabe o mínimo em uma área de Java, mas para filtrar bons profissionais isso não é o suficiente.
Deve existir um complemento, que na minha opinião ainda não existe prova que avalie, como o carater, interesse e “bagagem” em desenvolvimento de software, não estou falando em tempo de programação, pois já conheci muitos “juniores” que tinham um pensamento muito mais maduro do que dinossauros da nossa área que cruzamos por ai…

[]´s

Infelizmente no caso da SCJP, esse “mínimo” que a certificação prova que a pessoa sabe e praticamente insigficante. É um mínimo bem mínimo mesmo. Não dá nem pra levar em conta.

É verdade, SCJP realmente é muito básico… Agora as outras já garantem um pouco mais.

Na minha opiniao essas tb nao garantem.
Experiencia e projetos desenvolvidos/participados é que contam.

[quote=Paulo Silveira]Creio que deva ser feita ainda outra pergunta “Vale a pena investir na Certificação?”. Eu também vejo vantagens e desvantagens nesse tipo de teste…
[/quote]

A Certificação é um reflexo forte de interesse, na área.

[quote]
Como dizem, a certificação não prova nada. Mas até ai, o vestibular também não diz se você será um grande médico ou advogado. É de alguma forma uma maneira de saber que o mínimo você tem conhecimento.[/quote]

Não se pode comparar vestibular com prova de certificação.Ainda assim na formação para carreira de advogado você tem que passar pela a prova da OAB.Você não faz redação em prova de Certificação.

A certificação não lhe certifica um especialista, isso vai de caminhos e desafios em projetos em empresas que você, vai atuando.

A Certificação não prova conhecimento ela prova que você tem uma capacidade e aceitar desafios e isso é importante para que a empresa envista em você.A Certificação não prova conhecimento pois o contexto ao desenvolvimento é muito amplo e projeta-se em um ambiente orientado a outras tecnologias e negócios.

Pensa assim, se você não tem a certificação o que mais você poderia argumentar ao Mundo Corporativo.

Eu investiria em Idiomas, acho que o mundo é dos negócios, e isso é networking, que na certa ai vem conhecimento junto.

"

Concordo contigo, mas infelizmente o mercado está cheio de pessoas que enviam o Currículo que se auto intitulam “Programadoras Java” e também empresas que não fazem nenhum tipo de teste técnico e o resultado é várias empresas com vários “programadores” que erram coisas tão básicas que nestes casos a certificação já seria um diferencial.

Aliás, tenho visto currículos com x anos de experiência Java onde os candidatos conhecem apenas a sintaxe Java e não possuem sequer a noção de “É um / Tem Um”.
Já fiz consultorias em algumas empresas onde “usavam Java” mas “sem OO”, dizia o líder técnico e seus 20 estagiários com orgulho! Imaginem!!!

:arrow: Garantem ? até o proximo cenário não ter o mesmo contexto que vai envolver outra feature que você nunca viu e vai ter que reaprender.

:idea: A resposta é, você tem atuar em projetos que lhe situe como desenvolvedor isso não é fácil em vista que isso exige uma expertise de sua parte em lidar com o desconhecido, nem tudo é somente JAVA, esta no caminho que você vai traçar, é sim JAVA e++.

  1. Como achar que sua carreira de desenvolvedor ela dá passo a medida que você possue uma certificação, se isso fosse regra era mais fácil ter uma carreira em titulos do que em experiencia e vivencia profissional.

"

Não acho certificação um grande diferencial em termos de práticos. É mais para ajudar a consultoria a cobrar o valor/hora do consultor.

O cara que tem SCJP (ou SCWCD, SCBCD, etc) não necessariamente sabe o suficiente para desenvolver um sistema.

O cara foca em tirar a maldita certificação ao invés de aprender Java. Por aprender por osmose o que cai na prova da certificação, o cara pode até acabar tirando a certificação. Agora desenvolver um sistema em Java de uma forma minimamente aceitável não!

Olá Gujers, pegando um bonde aqui nesse assunto, gostaria de saber uma coisa, a pergunta é meia tonta, mas preciso faze-la. Existe de alguma forma, tirar certificação Java de graça?
Abs.
:lol:

Realmente, o maior benefício da certificação é o que você aprende enquanto estuda. O certificado é simplesmente um pedaço de papel.
Infelizmente, tem muita gente que só quer receber o pedaço de papel. Não é difícil ver isso em fóruns, incluindo o GUJ.

Certa vez vi o seguinte diálogo:

  • Não entendi os assuntos A, B e C.
  • O A é assim, o B é assim e o C eu preferi chutar na minha prova.
  • Acho que vou chutar também.

Isso era pior quando o score era apenas 52%. MUITO baixo.

Acho que certificação, graduação (ou pós, etc) e até mesmo o tempo de experiência, por si só, não dizem nada.
Pode ser melhor contratar um cara com 6 meses de experiência do que outro que passou 5 anos desenvolvendo da forma “errada”, por exemplo.

[quote=bsatrianim]Olá Gujers, pegando um bonde aqui nesse assunto, gostaria de saber uma coisa, a pergunta é meia tonta, mas preciso faze-la. Existe de alguma forma, tirar certificação Java de graça?
Abs.
:lol:[/quote]

Você pode tentar implorar para o pessoal da Sun Educational Services.

Ou roubar um voucher :roll: