Certificação em Java: vale a pena apostar nos cursos?

Eu penso da seguinte forma:

[color=blue][size=18][quote]Certificado é igual mulher: Quanto mais, melhor![/quote][/size][/color]

Certificado sendo bom ou ruim…enche o Curriculo e isso é MUITO bem visto nas empresas pq mostra que o cara é dedicado e capacitado pra exercer aquele trabalho, mesmo muitos dizendo que certificado não prova nada.

[quote=Maracuja]

Agora cuidado também para não apostar mto e somente em “anos de experiência” pq ja vi mtas vezes gente com um ano, ano e meio de experiência dar volta no cara com 5 anos, que se vc tirar o monitor da frente, não sabe o que fazer.

[]'s[/quote]
:idea: Quer entender o que estou falando, é fácil. Veja como é organizado o treinamento na Caelum veja a grade de assuntos, e veja como é feito o treinamento na Sun Microsystems e veja a grade de assuntos.

:arrow: Moral da historia, é mais util um certificado na Caelum do que na propria Sun Microsystems ,que ganha a vida vendendo Voucher, e pior ainda todo aquele ritual da prometric, para você fazer uma prova a distância.

:arrow: O que vai lhe fazer sobreviver, é o que você entende-se hoje como consultor e o que você leva de soluções para sua empresa ou seus clientes.

:arrow: SCJP, SCBD, SCJA, SCAE pode ser uma bala de prata para quem decide ir para setor de treinamento ou educacional mas o MUNDO CORPORATIVO o projeto quando você inicia a solução já era pra ontem, é a mesma pode ser qualquer outras observações do seu cliente, que não seja mesmo sua maior especialidade, vai saber se você vai ter que começar a aprender Drools também, porque a solução agora é JBOSS+SOA, porque houve uma mudança de contrato devido as duras licenças de uso $$$ do Websphere na sua Empresa. Você é um Consultor OpenSource, e vai ter que estar sempre se reciclando, ou vai pedir as contas porque não quer se atualizar, de outra tecnologia.

Se for pra apostar, aposta na mega sena. Se tu ganhar, fica rico…

Agora se tu quer tirar certificação, fazer curso ou não vai depender do seu perfil.

Se vai só estudar ou estudar e fazer curso, depende de você… Agora, só fazer curso??? sonha e aposta na mega sena que é mais fácil…

Oi galera,

Voltando a questão inicial, eu acho válido fazer um curso dependendo do que você quer, onde você faz e quanto tempo tem disponível.

No meu caso, sou casado, tenho dois filhos e pouco tempo pra dividir. Fiz um curso preparatório para a certificação logo no meu começo de jornada em Java, e o legal é que aprendi muito, mesmo depois de ter feito vários Mocks, JavaRanch, pude entender o porque das coisas funcionarem daquela maneira, explicações que não ficam muito claras em literatura.

Resumindo, se eu for contabilizar o quanto gastei no curso e a quantidade de horas que gastaria para obter o mesmo conhecimento por conta própria, acredito que economizei uma boa grana… rs

A certificação pode não provar muita coisa, mas acreditem da um diferencial nas entrevistas, se isso é bom ou ruim não sei, mas não da pra mudar o mercado de trabalho de uma hora pra outra, e hoje os entrevistadores levam isso em conta.

Não e tanto o valor da certificação que eles avaliam, mas sim o seu interesse em tirá-la o que aparenta que você quer se dedicar a isso.

Grande abraço a todos…

Eu acho que a certificação serve como filtro inicial sim, concordo com o Rubem que em termos práticos é praticamente nada, mas como já disse em resposta anterior ela não vai definir quem eu vou contratar ou não, mas vai filtrar os caras que mentem no curriculum e que não conseguimos verificar como já citaram aqui também.

Onde eu trabalho existem requisitos para contratação que a maioria aqui não aprova, como exigir curso superior, preencher um teste psicológico(não, não tem redação) e uma prova técnica com perguntas ligadas à orientação à objetos, padrões, metodologias, etc… e não somente uma “mini-certificação” cheia de pegadinhas.
E além de tudo isso uma entrevista para saber mais sobre o candidato. Para nós tem funcionado, q quantidade de picaretas que passa para a entrevista tem sido pequena, penso que pode ser até injusto pois muitos caras bons são descartados no processo.

Agora o pessoal diz que faculdade não serve para nada, certificação não serve para nada, provas são chatas de responder e e ai ?

Qual solução ?

Antes que citem, sim eu já li o tópico do Philip sobre entrevistas(http://blog.fragmental.com.br/2007/10/22/sobre-entrevistas/)

Acredito que as pessoas das empresas não tem todo o tempo do mundo para entrevistar todo candidato que aparece sem ter um filtro inicial, se houvesse esse tempo seria o ideal.

Bom, essa é minha opinião.
[]´s

Certificação prova que vc domina certo assunto…
se vc é certificado em x isto prova que vc estudou para tirara certificação x e manja de x assunto… dizer que certificação não prova nada é no minimo ignorancia…
claro que um bom profissional deve dominar n assuntos… se vc é certificado em x então vc manja de x… quem diz q certificação nao prova nada é um grande ignorante… mas é claro que não é uma bala de ouro… pois uma bala de ouro seria dominar n assuntos e principalmente ter a capacidade de criar n novas tecnologias e absorver conhecimento de tecnologias novas… porem entre curso e certificação certificação pesa muito mais… e pelo preço de um curso eu faço varias certificações e compro varios livros bons onde irei aprender bem mais que um curso…
concordo com o cara que disse:

[quote=claudneto]Eu penso da seguinte forma:

[color=blue][size=18][quote]Certificado é igual mulher: Quanto mais, melhor![/quote][/size][/color]

Certificado sendo bom ou ruim…enche o Curriculo e isso é MUITO bem visto nas empresas pq mostra que o cara é dedicado e capacitado pra exercer aquele trabalho, mesmo muitos dizendo que certificado não prova nada.[/quote]

Além do que muitas licitações públicas exigem das empresas ganhadoras um número mínimo de profissionais certificados em seu quadro de colaboradores. Se é certo ou não, não posso julgar, mas já que as regras do jogo estão estabelecidas o negócio é fazer as provas! :smiley:

[quote=Rubem Azenha]Não acho certificação um grande diferencial em termos de práticos. É mais para ajudar a consultoria a cobrar o valor/hora do consultor.

O cara que tem SCJP (ou SCWCD, SCBCD, etc) não necessariamente sabe o suficiente para desenvolver um sistema.

O cara foca em tirar a maldita certificação ao invés de aprender Java. Por aprender por osmose o que cai na prova da certificação, o cara pode até acabar tirando a certificação. Agora desenvolver um sistema em Java de uma forma minimamente aceitável não![/quote]

Desenvolver sistema é algo abstrato de mais, de que nivel de desenvolvimento estamos falando ? Afinal de contas o desenvolvimento em si é feito por uma equipe, envolve metodologia e etc.

Agora o fato de que o conhecimento da SCJP não da pra ser considerado ?? Na minha opinião o fundamento é tudo. Em qualquer coisa que seja, se o cara conhece tudo que é proposto na SCJP ótimo não precisa nem ter o certificado. Mas cansei de ver nego no mercado, trabalhando a bastante tempo e que não tinham a noção basica de usar coleções, ordenamento entre outras coisas que você se torna “fluente” quando estuda pra certificação.

Penso que não existe nada melhor do que aliar a prática com o conhecimento, afinal de contas não adianta muita coisa ficar bitolado em casa estudando feito louco, e não saber como aplicar.

O cara precisa saber java ( linguagem, tecnologia etc ) pra tirar a certificação. Agora se ele vai ser um desenvolvedor que pega desde os requisitos, transforma em especificação e entrega o produto final, são outros 500 na minha opinião.

No meu ver, isso é cobrado na SCJD. Os caras te largam uns requisitos um tanto quanto vagos e esperam um produto final que atenda certos quesitos.

É claro, ao meu ver, que ela (a certificação) não cobre todos os aspectos no desenvolvimento, assim como a SCJP em relação a tecnologia Java, mas torna você muito mais hábil nisso.

Na minha opinião vale. Basta alguem tentar fazer a prova sem estudar.Você verá que muitos conceitos ainda não estão firmados, ainda é necessário estudo na linguagem.
Quanto a definir a pessoa e dizer que ela é boa ou não, falar que a certificação nao diz nada, acho errado. O profissional vai muito além da linguagem e um conjunto quase que infinito de coisas.
Mas no que diz respeito a linguagem em si,estudar para tirar a certificão vale. Acredito que a certificação demosntra um conhecimento razoável da linguagem.O estudo que se faz para sair bem nela a pessoa se torna pelo menos bem conhecedora de Java.

Bem,

Para mim é lamentável que algumas empresas ainda contratem levando em consideração só a certificação.

Agora se o profissional quer ter seu “leque” de opções para trabalhar, então vale à pena se certificar.

Não tenho nada contra certificação, acho que vale, pois é uma forma de estudo e isso é legal. O que acho totalmente errado é empresas contratarem só pela certificação.

Voltando a pergunta inicial, acho que estudar em casa e fazer os simulados já conta para ser aprovado na prova, não precisa de curso.

[]'s

Eu acho que depende de pessoa pra pessoa…

Eu não consigo estudar apenas com livros em casa…preciso de alguem que me explique…td bem que tem coisas que eu aprendo sozinho…mas não tenho essa facilidade…

Numa determinada vaga de emprego aparecem muitos candidatos(as). Muitos desses são “fracos” para a vaga, muitas vezes não sabem nem do que se trata a função, mas querem emprego.

Então a empresa - não todos os casos - preferem profissionais certificados, que garantam a ela uma chance maior de acertar na escolha do novo funcionário, evitando gastar tempos preciosos com aqueles que não fazem o perfil do cargo.

Mas é claro que ser um profissional certificado não prova nada demais, apenas que sabe ler e aceita desafios :smiley:

b[/b]Acrescentando…

Nem todos tem facilidade de aprender sozinho com livros e etc. Se vc sentir dificuldades em aprender apenas com os livros, internet entre outros e precisa de acompanhamento como o de um professor, faça o curso sem medo - se tiver $$ pra isso - é melhor investir em algo que provavelmente trará retorno do que investir em livros e passar uns apertos pra aprender. Vai depender da sua experiência em particular.

Todo mundo fala de certificação java, eu também gostaria de ter uma, mas penso que, um dia java não será mais utilizada. Irão surgir outras tecnologias num futuro não próximo e outra coisa que não se fala muito é de estudo acadêmico, o que vocês me dizem de graduação, mestrado e doutorado?
Isso também importa?

[quote=moacirjava]Todo mundo fala de certificação java, eu também gostaria de ter uma, mas penso que, um dia java não será mais utilizada. Irão surgir outras tecnologias num futuro não próximo e outra coisa que não se fala muito é de estudo acadêmico, o que vocês me dizem de graduação, mestrado e doutorado?
Isso também importa?[/quote]

Primeiro, java vai acabar? Não sei não viu, mas se isso acontecer vai demorar muito, mais muito tempo. E até lá vc precisa “mostrar” que é preparado de alguma forma nas tecnologias que vc pretende trabalhar ou que já trabalha, e a certificação é uma entre várias formas. Seja java ou qualquer outra tecnologia.

A graduação com certeza vale a pena, basta escolher uma boa universidade e/ou faculdade e aproveitar para aprender bastante e fazer networking. Participar de projetos acadêmicos também é muito bom!

Mestrado ou doutorado acredito que seja mais para aqueles que querem seguir carreira como docente e/ou pesquisador.

[quote=moacirjava]Todo mundo fala de certificação java, eu também gostaria de ter uma, mas penso que, um dia java não será mais utilizada. Irão surgir outras tecnologias num futuro não próximo e outra coisa que não se fala muito é de estudo acadêmico, o que vocês me dizem de graduação, mestrado e doutorado?
Isso também importa?[/quote]

Cara sua perpectiva sobre java parece um pouco precipitada… Não acredito que java deixe de existir do mapa tão cedo! Isso é praticamente impossivel, salvo por algumas exceções que são improvaveis de acontecer.

Sobre a certificação eu vejo como um processo natural. Quando vc se dedica, se esforça, e se compromete em aprender algo, vc tira a certificação só para que as pessoas ou empresas tenham um documento que comprove que vc é comprometido, esforçado, dedicado e sabe alguma coisa ou outra, mas algumas vezes esse documento não prova que vc sabe alguma coisa…

Sobre as questões academicas, é bem mais amplo do que uma simples certificação, vc vê de tudo um pouco para que vc esteja preparado para ser um bom profissional e se possivel seja completo…

flwsss

Esses dias na sala de aula surgiu um assunto mto parecido, se Certificação vale a pena ou não.

A resposta do professor foi interessante:

• É legal ter, mas não é o primordial.

Eu acho mto bom ter certificação, mas vale lembrar que se você pegar uma pessoa com o minimo de conhecimento em programação e entregar um livro na mão dela, ela estuda e depois de 2 meses faz a prova e passa. Ela sabe? Não, ela aprendeu o que o livro ensinou. E a prática? Zero.

Acho muito bom tirar a certificação quem já está na área há um tempinho, mas não coloco ela em primeiro lugar. Avalio primeiro os pontos práticos e depois a certificação como “desempate”.

"

Acho que alguem q busca esses certificados eh pq tem algum interesse a mais.
Isso pode ser um estimulo a mais para o programador, e acho q ajuda a subir na carreira