Caso de Uso x Classes

Estou com dificuldade em criar o diagrama de classe a partir do caso de uso vice-versa.

Alguém sabe onde posso encontrar exemplos prontos?
Só acho exemplos separados. Gostaria de ver o caso de uso e os diagramas de classe do mesmo projeto.

Agradeço dese já. =]

Se você está com essa dificuldade, provavelmente tem que voltar e estudar muita coisa antes de fazer isso…

Assim por cima posso sugerir que dê uma procurada no livro Head First Object Oriented Analysis and Design.

Tem muitos exemplos com ambos no decorrer do livro.

Indico a leitura deste livro Applying UML and Patterns 3rd Ed.

Sem uma explicação mais detalhada da tua dificuldade, fica difícil tentar te auxiliar.
Onde exatamente você está se perdendo?
O que está causando essa dificuldade?

cake,

Procure ler os livros citados. É a melhor forma de aprender.

Vou tentar passar algum conceito e depois fazer alguns comentários para tentar enriquecer um pouco a thread.

O diagrama de casos de uso identifica os requisitos funcionais de usuário do seu sistema, ou seja, te ajuda a entender e enxergar as funcionalidades que o sistema deve prover a um ou mais tipos de usuários (atores). Ele é um diagrama que faz parte da visão comportamental do sistema, enquanto o diagrama de classes faz parte da visão estrutural. Enfim, ele também serve para auxiliar no levantamento de requisitos do seu sistema, que é essencial para a definição do escopo do projeto, e deve ser feito antes de se pensar em arquitetura (salvo alguns casos, como por exemplo restrição de uso de tecnologia, etc).

Após ter os requisitos e o escopo definido, vc começa a atacar o problema de como modelar o seu sistema para resolver os problemas definidos. Aí entra arquitetura de software, design, conhecimento de POO (se for essa a sua abordagem), etc.

Em minha opinião, se você está com dificuldade em montar o diagrama de classes é porque você ainda não entendeu ou definiu todo o problema, ou então porque ainda falta conhecimentos de programação (exemplo: POO).

E criar o diagrama de casos de uso a partir do de classes soa muito estranho para mim. Na verdade, não sei se é possível fazer isso sem conversar com o cliente ou observar o sistema em funcionamento. (fica aí um gancho para discussão, pessoal).

[[]]'s

[quote=cake]Estou com dificuldade em criar o diagrama de classe a partir do caso de uso vice-versa.

Alguém sabe onde posso encontrar exemplos prontos?
Só acho exemplos separados. Gostaria de ver o caso de uso e os diagramas de classe do mesmo projeto.

Agradeço dese já. =][/quote]

Recomendo o portal Devmedia “vídeos-aula” sobre assuntos correlacionados, considero um auto-estudo muito
dinâmico.