Estou com dificuldade em criar o diagrama de classe a partir do caso de uso vice-versa.
Alguém sabe onde posso encontrar exemplos prontos?
Só acho exemplos separados. Gostaria de ver o caso de uso e os diagramas de classe do mesmo projeto.
Sem uma explicação mais detalhada da tua dificuldade, fica difícil tentar te auxiliar.
Onde exatamente você está se perdendo?
O que está causando essa dificuldade?
Procure ler os livros citados. É a melhor forma de aprender.
Vou tentar passar algum conceito e depois fazer alguns comentários para tentar enriquecer um pouco a thread.
O diagrama de casos de uso identifica os requisitos funcionais de usuário do seu sistema, ou seja, te ajuda a entender e enxergar as funcionalidades que o sistema deve prover a um ou mais tipos de usuários (atores). Ele é um diagrama que faz parte da visão comportamental do sistema, enquanto o diagrama de classes faz parte da visão estrutural. Enfim, ele também serve para auxiliar no levantamento de requisitos do seu sistema, que é essencial para a definição do escopo do projeto, e deve ser feito antes de se pensar em arquitetura (salvo alguns casos, como por exemplo restrição de uso de tecnologia, etc).
Após ter os requisitos e o escopo definido, vc começa a atacar o problema de como modelar o seu sistema para resolver os problemas definidos. Aí entra arquitetura de software, design, conhecimento de POO (se for essa a sua abordagem), etc.
Em minha opinião, se você está com dificuldade em montar o diagrama de classes é porque você ainda não entendeu ou definiu todo o problema, ou então porque ainda falta conhecimentos de programação (exemplo: POO).
E criar o diagrama de casos de uso a partir do de classes soa muito estranho para mim. Na verdade, não sei se é possível fazer isso sem conversar com o cliente ou observar o sistema em funcionamento. (fica aí um gancho para discussão, pessoal).
[quote=cake]Estou com dificuldade em criar o diagrama de classe a partir do caso de uso vice-versa.
Alguém sabe onde posso encontrar exemplos prontos?
Só acho exemplos separados. Gostaria de ver o caso de uso e os diagramas de classe do mesmo projeto.
Agradeço dese já. =][/quote]
Recomendo o portal Devmedia “vídeos-aula” sobre assuntos correlacionados, considero um auto-estudo muito
dinâmico.