Carros que não batem - by Microsoft

DreanCast Rodando Linux
http://www.m17n.org/linux-sh/dreamcast/

Mvista desenvolverá o mobilinux, kernel para micro dispositivos como celulares, cameras digitais entre outros
http://www.mvista.com/news/2005/mobilinux.html

Motorola anuncia celulares multimídia baseados em Linux
http://iftk.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=60

este link é interessante. mostra diversas implementações de sistemas embarcados com linux
http://www.linuxdevices.com/articles/AT8728350077.html

[quote=Noticia Velha mas que vem ao caso agora]
Foi descoberto o primeiro vírus que atinge micros de mão e smartphones (celulares com recursos de computadores) equipados com o sistema operacional Windows CE. O autor da praga virtual faz parte do 29a, grupo que desenvolveu o primeiro vírus para o sistema Symbian OS, usado em diversos celulares.

De acordo com a BitDefender, empresa romena de segurança digital, o vírus é “conceitual” --ou seja, ele mostra maneiras de explorar as vulnerabilidades do sistema operacional, mas não está se espalhando rapidamente para os aparelhos.

“Assim como o Cabir (vírus para o Symbian OS), esta praga não foi projetada para se espalhar em grande escala, mas para demonstrar que os aparelhos equipados com o Windows CE podem ser contaminados pelo código malicioso”, disse Viorel Canja, da BitDefender, segundo informou o site “CNET News.com” (news.com.com).

“O código foi enviado primeiro para as empresas que desenvolvem antivírus em vez de ser espalhado pela internet”, afirmou Canja. p>

Vários analistas já especularam que os micros de mão, celulares e telefones IP --que usam a infra-estrutura da internet para transmitir voz-- podem se tornar alvos dos vírus. Até o momento, porém, não há registros de grandes ataques a esses aparelhos.

O vírus para Windows CE apresenta uma caixa de diálogo, pedindo ao usuário autorização para enviar outros arquivos. Apesar da escassez de vírus para celulares e PDAs, as empresas de segurança estão desenvolvendo produtos para proteger os aparelhos.

Fonte: Folha Online[/quote]

Fica apenas um raciocinio no ar,
Ainda hoje os SO win tem o pior problema que não é culpa de seus fabricantes mas sim da arquitetura … virus de computador, coisa que em sistemas unix existem não são tão comuns, pois a politica de usuario e seguranca de arquivos é sólida.
imagina voce comprar um aparelho de celular e ter que instalar um anti-virus nele ??? Hoje temos Antivirus para desktops, estes ocupam um bom espaço em disco… imagina se virar moda virus para celulares ??? ainda não vejo uma maneira clara de embutir um Antivirus na plataforma.

[quote=scottys0]Recebi uma MP perguntando quem eh richard stallman :shock:
ai vai

[/quote]

Jéééééééésus?

Antivírus existe em toneladas para Windows porque os criadores gostam de afrontar a MS em particular. Tantos vírus também podem ser criados para Linux, Unix e outros. Só basta mudar o foco do ataque.

Pior que o Stallman só Mad Dog:

O Richard Stallman é filho do Ma Dog???

Isso eu discordo … eles fazem virus pra windows por que é mais facil de encontrar vulnerabilidades … oque esses criadores querem na verdade é “aparecer” com seus nicks em comunidades e falar eu fiz um virus q PH0deu com meio mundo.

Tá, podem ser criados … mas não com receita de bolo da internet … como fazem maioria dos virus win que são evoluições copiadas de outros virus… geralmente é assim … alguem desenvolvole uma pesquisa apontando falhas de seguraça e divulga … e logo em seguida alguem pega a pesquisa … transforma o codigo que ao inves de dar hello world como fazem os pesquisadores … anexam pedaços de outros virus e distribuem pela internet.

O criador de virus* para sistemas Unix e Unix Like … alem de conhecer como implementar, reproduzir, reenviar … tem que conhecer a arquitetura afundo … mas mesmo assim ele precisa usar de tecnicas de expoits para TENTAR acessar um shell ROOT para fazer o Estrago … então … pessoas com esse conhecimento exitesm … mas elas estão trabalhando em pesquisas projetos para tornar a tecnologia :slight_smile: :smiley:

Se o Linux/Unix fosse bem disseminado nos desktops, quanto o Windows é, certamente existiram muitas falhas descobertas e muitos vírus por aí. Ou alguém discorda?

Eu discordo (ou disconcordo como eu costumo dizer :slight_smile: ) parcialmente. Certamente se o Linux/Unix fosse bem disseminado ele teria muito mais virus e outras pragas, só que existe uma diferença bem grande entre o modo como são encontradas as falhas no windows e no linux.

Não dá pra deixar de lado o fato que que no linux o código fonte esta disponivel, e apesar eu não me interessar pro ir lá ver ele, muita gente poe a mao, muita gente faz auditoria.

E ainda pode se entrar no mérito da velocidade com que as correções são feitas no windows e no linux. Tem um relato em algum lugar falando isso e comparando as falhas do IE com as falhas do Firefox, comparando os tempos de correção!

mais disseminado que ele é na area de servidores ?

Falhas no linux existem como em qualquer outro sistema … mas exiiste uma cultura de correção não existente no Win,

Concordo que para usar algumas distribuições a pessoa tem que entender de muita coisa que não convem a seu dia-dia, mas hoje temos distribuições ai (como Ubuntu, Knopix, entre outras) para provar que o linux foi feito para desktops tb.

recomendo a voces ler este artigo

No caso do Linux Debian, uma vez que se relata um erro, em menos de 1 dia já se tem a correção!

Não tenho fontes, mas já li sobre isso! Garanto que não passa de um dia!

Abraços!
Thiago

Eu não passo a usar Linux pq não me convence no Desktop. Não me oferece o que eu preciso. O Windows com os programas disponíveis me atendem bem.

[quote=Thiago Senna]No caso do Linux Debian, uma vez que se relata um erro, em menos de 1 dia já se tem a correção!
Não tenho fontes, mas já li sobre isso! Garanto que não passa de um dia!
Abraços!
Thiago[/quote]

e só ver no http://www.br.debian.org/security/ os bug fixes deles …

EDITADO …

Agora lembrei de outra … lembram o que o simon richter falou no STD ?
acho q foi mais ou menos isso, " … A JVM ainda se comporta um pouco diferente nestes casos no sistema operacional windows … o por que ninguem sabe … (RISOS da PLATEIA) … "

Daniel, tudo bém!
Não quero ser chato, hehehe!!! Mas esta sua colocação foi muito interessante. E acho que quem entende mais de Linux poderia ajudar.

Por favor, cite exemplos quanto a sua colocação!!! :wink:
Só para certificarmos se realmente não há.

Abraços!
Thiago

Gimp não é Photoshop
Draw não é Corel Draw
Open Office não é MS Office

E não adianta argumentar. :slight_smile:

EDITADO:
Fora o Dreamweaver.

Eu mudei. Tô usando o Ubuntu 5.04 (Hoary) e, por enquanto, não tenho do que reclamar. :wink:

[]'s

[quote=caiofilipini]Eu mudei. Tô usando o Ubuntu 5.04 (Hoary) e, por enquanto, não tenho do que reclamar. :wink:
[/quote]

Show esse Ubuntu né! :slight_smile: tudo barbadinha, e tudo funciona bem. To usando ele aqui no trabalho também, e instalei o OpenOffice 2.0 beta e não tenho absolutamente nada pra reclamar.

Ainda bem!!! Faz um ano já que eu só uso o OpenOffice na minha casa, e fiz todos os trabalhos da faculdade no ano passado nele sem problemas nenhum.

Faça o seguinte: Pegue uma maquina com o windows instalado, que roda rapidinho, e instale o MS Office. Deu meu amigo, sem abrir nada do office a maquina já começa a se arrastar, vira uma lenda. O MS Office é pior que virus, consome todos os recursos do sistema. E isso sem nem ao menos ter nenhuma janela do MS OFfice aberta.

Por esse único motivo eu passei a usar o Open Office lá em casa (com Windows), e foi dificil somente a primeira semana, depois me acostumei de tal maneira que não tenho problema nenhum. Aqui no trabalho uso ele diariamente sem sentir qualquer falta do MS Office, que por acaso hoje eu estranho quando vejo alguem usando.

O MS Office só tem de melhor é o corretor ortográfico, o resto não tem absolutamente nada de mais.

Minha opinião!

Completando…

Na minha casa tenho 2 computadores, e no que eu uso só tem Windows, e nem penso em mudar. Todos os trecos que eu ligo nele somente o windows pode me satisfazer.

Agora no trabalho, que não faço nada “fora do comum” o Ubuntu tem se saido muito bem, mantenho um dual boot somente pra usar o Power Designer onde tem os ERs do sistema. O resto, tenho preferencia pelo MEU gnome, digo meu porque certamente não existe outro personalizado como o meu :).

[quote=danieldestro]Gimp não é Photoshop
Draw não é Corel Draw
Open Office não é MS Office

E não adianta argumentar. :slight_smile: [/quote]

Realmente, eu não tenho gabarito para argumentar! Mas posso dizer que o problema não está nos softwares. Nem nos usuários.

O problema é que a as pessoas aprenderam Microsoft Word, e não processador de Texto.

O difícil não é você aprender Linux, e sim você migar do Windows para o Linux. Há pesquisas que provam que crianças que tem seu primeiro contato com Linux ao invés de Windows, não sentem dificuldade alguma em usar o Linux. O problema são usuarios intermediários que tentam migrar do Windows para o Linux.

Daniel, eu também sou um que apesar de gostar do Linux, ainda não consegui migrar completamente para o Linux!

Num sei se alguém sabe a fonte dessa pesquisa, mas se tiverem, e puderem linkar aqui, seria interessante!

Abraços!
Thiago

bom eu num gosto nem desgosto de nenhum deles, mas vamos lá, tem warcraft no linux, tem Counter Strike? se tiver, então posso usar ele tb :), não trabalho em casa mesmo, então poderia ser qq coisa, mas aki no trab só win mesmo, apesar de como agora estamos migrando pra java, poderia até mudar, mas sinceramente não vejo qual seria o ganho.

Se você usa software que só existe no Windows, não porque voce pensar em mudar, não tem alternativa e é isso. Não existe o porque de querer mudar.

Se você usa software que tem versão pra linux, recomendo testar o Ubuntu.

http://www.ubuntuguide.org/
http://www.ubuntuforums.org/

Com esses três links o ceu é o limite.