Carros que não batem - by Microsoft

bem … acho q agora cabe a mim um direito de resposta … ( Não a minha pessoa )

Eu conheço ( desculpe a franquesa ) os sistemas de arquivos, controles de processo, gerencia e paginação de memória, regras de memória compartilhada de ambos os sitemas operacionais. sou um aficcionado por arquitetura de computadores, linguagens de montagem, automatos finitos e todas as literaturas voltadas a sistemas de computação especificos.

Quando fui iniciar meu projeto de concusão, optei (leia-se fui obrigado) por trabalhar com o Windows em sistemas embarcados ( Olha … acho q eh do que a gente ta falando), eu tive 2 meses de pesadelos de controle de processos, erros constantes de alocação de memória … era a aplicação rodar que entravam em dead lock pela má gerencia de semaforos do windows.

Nesta época estava lendo dois livros, Linux Device Drivers e The linux Kernel … até então nunca tive a ideia de programar aplicativos embarcados no linux, foi quando que por milagre achei dois kernels especificos para a minha aplicaçao http://www.fsmlabs.com/ e http://www.rtai.org/, optei pelo rtai por ser uma solução free, e de uma discussão maior no meio academico. depois de 4 horas pra convencer meu orientador que se eu não trocasse de so não sairia trabalho consegui seu concentimento. e afirmo em letras, o mesmo codigo desenvolvido no win32 embeded, foi portado pro linux (claro alterando algumas funcoes não exitentes em ambos os compiladores) e milagrosamente o sistema funcionou sem um seg.fault

bem onde quero chegar com isso.

  1. mostrar situações onde o windows peca e muito em quesitos de facilidade de integração,

  2. Java vai passar longe destes dispositivos …

  3. não sou fâ apenas do linux, (pq o kernel monilitico desenvolvido pelo Torvalds é o linux e somente ele… ), todo o merito dos sistemas unix-like hoje vem do Stallman , que querendo ou não foi o primeiro a iniciar o desenvolviemnto do GNU OS, sendo que quando ele ja tinha desenvolvido cerca de 80% do sistema torvalds entrou com o kernel q ficou conhecido mundialmente. bem ele não pode ter cunho comercial como um gates da vida e um Steve Jobs, mas faz as coisas, pesquisa hj encontram-se codificando o GNU/HURD o kernel com um conceito totalemente inovador que até hj não existiu sucesso em nenhuma implementação do chamado microkernel.

Concordo com você que existem aplicativos que de uma hora pra outra não é mais codificado … mas para e pensa … o windows esta 10 anos antes do linux no “mercado”, … eu não chegaria ao ano 3050, só espere mais 5 anos …

então encerro parcialemte por aqui … mas com
CLAP CLAP CLAP CLAP para pessoas que desbravaram o mundo de pesquisa, por que estes gordos, cabeludos e barbudos são os verdadeiros pesquisadores … (lembram -se do steve Wosniak, kd ele hj? falou em mac vem a imagem do Jobs na cabeça). enquanto existirem caras assim, o ramo da pesquisa e desenvolvimento não ficaram às moscas …

O ponto principal ao qual me refiro nao eh nem muito em relacao aos meritos do Linux ou Windows… nao questiono os pontos tecnicos (bons ou ruins, em ambos os casos), e em varios quesitos o Linux tem bastante superioridade sobre o Windows. Da mesma forma, nao questiono de maneira alguma a vantagem de ter o source code disponivel para modifcar como entender.

A Microsoft vai pagar por um bom tempo ainda pelos erros (ou “estrategias”, dependendo de quem for ler isso) feitos no passado, ja que eles nao podem simplesmente jogar tudo pro alto e “fazer do zero” (e o artigo do Joel sobre a api war adiciona muito nesse quesito).

Eu encaro o Stallmann como alguem que se perdeu no tempo. Embora ele tenha seus devidos meritos por ter iniciado o “movimento” GNU e desenvolvido inicialmente alguns softwares geek, o que ele defente hoje em dia nao tem como ser aplicado a realidade (em relacao a todo esse papinho que software nao-gpl eh ruim para a humanidade, que tudo deve ser “free as beer” e etc). Simplesmente parece os hippies nos anos 60 querendo viver somente de “paz e amor”.

A MS, Apple, IBM, Google e afins bancam muitos desses geniozinhos em campos de “pesquisa” (aka, nao desenvolvendo software ordinario), e condenar a empresa toda pelo resto da vida por algo que ja demonstrou sinais de melhora eh, no minimo, injusto.

Rafael

Putz, até aqui o povo tá brigano???
Seguinte, a MS pegar um contrato pra fazer essa coisa q gerou a minha polêmica preferida é normal, afinal é importante ter uma empresa a quem responsabilizar manutenção e atualização. Agora dentre todos aqui que programam em java e participam do mundo do SL, bom, é nosso dever fazer algo semelhante, e melhor, claro. Afinal ganhar dinheiro com SL trata-se de um caso de manutenção, assim como procede a Microsoft.
Eu procuro ver a questão de um foco menos xiita, e acreditar que SL sempre será melhor que proprietário porque vc pode contratar uma empresa mais próxima a vc, às vezes uma única pessoa, de modo que somente esse cara seja o responsável pelo seu software. Se o software que vem com um excelente SO são ruins, PAGUE alguém pra melhorar!

E é justamente aí que eu entro, ehehehehe…

[quote=Rafael Steil]Ah Daniel, por favor… Vejo muito mais aplicacoes Linux quebrarem que Windows. Do que adiante ter um belo SO se as aplicacoes sao um Lixux… ops. lixo?

Rafael[/quote]

Eu não fui irônico, nem sarcástico, nem nada… só apoiei o que você disse.

:oops: blz… da proxima vez vou tentar tomar uma agua antes de responder e ler com mais calma :smiley:

Rafael

Putz, até aqui o povo tá brigano???
.[/quote]

Não estamos brigando … apenas discutindo soluções para um mundo melhor … hehehe

Não é Rafael ?

Positivo e operante :wink:

Rafael

Em que mundo você tem andado? Tanto GNOME quanto KDE oferecem uma API extremamente rica e estavel para desenvolvimento de aplicações, a anos. E você tem as APIs do unix e do X que tão ai a muito mais tempo que o WIN95.

Pessoal,
independentemente de eu usar gnu/linux e conhecer bem esta plataforma tb tenho certificação windows2000 :thumbdown: . Não vou dar minha opinião de qual é melhor ou não, mas acho que antes de falar algo as pessoas deveriam pesquisar e estudar para ver se não estão falando abobrinha.

Abraços

Olá!.. Muito boa as discussões que rolaram até aqui. As colocações do Rafael são ótimas. Acredito também que aqueles que tentaram mostrar os benefícios e qualidade do LInux e suas apis também desempenharam bém o seu papel.

Já faz pelo menos 3 anos que estou tentando abandonar completamente o Windows. (é eu sou xiita!, pelo menos tento! :wink: ). Mas não consegui. Meu micro tem Dual Boot, contendo o Windowx XP, e o Slackware 10. Até agora dependo do XP, por mais q eu tente me livrar dele.

Bom, quando falamos de Windows e Linux, como já disseram aqui, cada um aqui tem seus méritos.

O Rafael comentou que a Microsoft investe e lidera no campo de inovações.
Alguém discorda? Eu não!

O Scotty comentou a vantagem de se usar um código OpenSource (Kernel) ao invés de Windows em sistemas embarcados.
Alguém discorda? Eu não!

O Marketing da Microsoft também não é brincadeira! Tive o azar de assistir duas vezes a palestra da Microsoft sobre sua nova missão. Daí eles passam um comercial de pelo menos 4 minutos, que aparece o sonho das pessoas e um giz vai rabiscando a tela e tornando aquele sonho em realidade. O Marketing deles é ótimo! Chegava a brilhar o olho da galera diante deste comercial!

Outra questão interessante que comprova o que o Rafael comentou sobre inovação é o Windowns LongHorn! O que é isso??? Quando esse treco sair, qual será a nova realidade no desenvolvimento de software para desktops? Dependendo de como a Microsoft atuar, ela novamente poderá dominar os computadores pessoais novamente, melhor, se garantir por mais um 5 ou 6 anos!

Eu curto software livre e adoro meter a boca na Microsoft, mas que aqueles capitalistas sabem o que estão fazendo, a sim, eles sabem e muito bém!

Abraços!
Thiago

eh a velha mania do povo de OS…mete a boca sem (muitas vezes) conhecer o q tao metendo a boca…metem a boca na MS por costume, por habito…fala serio…

sabem, sempre souberam e sempre saberao…

se vc tivesse 1 milhao de dolares p/ investir em desenvolvimento de softwares…iria investir na MS, com anos de experiencia em desenvolvimento e lideranca de mercado…ou jogaria a grana nas maos de pessoas q comecam agora na area???
nao preciso dizer minha opcao, neh??

P.S.: talvez tenha exagerado nas definicoes acima…well, fuck, vcs sempre exageram com a MS…

falow

Bem gente

A discussão está bem legal… eu estava lendo e tentando entender o pq da discussão entre vcs entre a escolha da Microsoft e do Linux.

Bem vamos as idéias.

Em primeiro não discordo em nenhum ponto, sou apaixonado por Linux, mas alguém, ou alguma instituição, foi até a Ford e falou que iriam colaborar no desenvolvimento deste software. Acho que ninguém teve a idéia.

Segundo, concordo que o Bill Gates seja um capitalista, mas quem não é?!? Por acaso algum de vcs vive em um monastério, meditando?!? Eu não. Se eu estivesse no lugar do Gates, faria a mesma coisa. Eu tenho que ganhar meu pão de cada dia. Ow vcs desenvolvem e simplesmente esperam o milagre do pão acontecer?!?

Bem, se o cara tem dinheiro pra investir em pesquisa, que deixe investir em pesquisa, o negócio é… ao invés de criticar, vamos trabalhar… vamos tentar encontrar outra montadora, que nos ajude com o projeto usado o Linux… isso sim é mostrar respeito… é mostrar que temos qualidade…

Bem as minhas idéias são essas… não quero rebater a de ninguém…
Fui…

[quote=rbarioni][quote=Thiago Senna]
Eu curto software livre e adoro meter a boca na Microsoft
[/quote]

eh a velha mania do povo de OS…mete a boca sem (muitas vezes) conhecer o q tao metendo a boca…metem a boca na MS por costume, por habito…fala serio…

sabem, sempre souberam e sempre saberao…

se vc tivesse 1 milhao de dolares p/ investir em desenvolvimento de softwares…iria investir na MS, com anos de experiencia em desenvolvimento e lideranca de mercado…ou jogaria a grana nas maos de pessoas q comecam agora na area???
nao preciso dizer minha opcao, neh??

P.S.: talvez tenha exagerado nas definicoes acima…well, fuck, vcs sempre exageram com a MS…

falow[/quote]

Olá Rbarioni!
Concordo com suas colocações.
Como eu disse, sou desses idiotas que mau sabem o que estão falando, mas como vc pode perceber, não deixei de citar as qualidades da Microsoft e de certa forma apontar o ponto fraco do LINUX. Já me fudi bastante usando estes dois S.O’s… tenho alguma bagagem básica para opinar… pelo menos! Também li muita coisa, onde pessoas que realmente entendem deram sua opinião sobre o assunto.

Em uma outra discussão q rolou no GUJ semana passada foi interessante uma passagem do fabgp (Fabio), que comenteou que não adianta reclamar e bater boca (a mensagem foi para min inclusive), que as pessoas são assim e pronto. Não vai mudar!

Sempre terá quem defenderá um lado e quem atacará!

Outra colocação que quero fazer é quanto ao final de seu post!
Acho que você não entendeu bém a minha colocação. Quando eu disse:

Eu falei no sentido de que a Microsoft sabe o que está fazendo! Não que eles são burros! A palavra capitalista eu usei para não chamar eles de algum outro nome mais maldoso! Apesar de eu ter chingado, eu estava elogiando, dizendo que eles são fod…!

Quanto ao fato de você ter exagerado em suas colocações, relaxa!!! Pode xingar mais! Isso é só um debate!

Abraços!
Thiago

Eu definitivamente não vou entrar nessa discussão, vou me ater a uma correção no belo post do scotty:

[quote=scottys0]pesquisa hj encontram-se codificando o GNU/HURD o kernel com um conceito totalemente inovador que até hj não existiu sucesso em nenhuma implementação do chamado microkernel.
[/quote]

Não é verdade. O MINIX tem microkernel (antes do Linux surgir, aliás) e só não foi sucesso poruqe o Tio Tanenbaum não quis abrir ele, o Windows NT possui uma implementação híbrida por performance.

Já ouvi falar que o núcleo do Windows NT é recheado de componentes de terceiros que a m$ nem sabe o que eles fazem.

O MacOS X (na verdade, o Darwin, que eh o kernel do MacOS X) tambem usa arquitetura de microkernel (se nao me engano, e provavelmente me engano, corrijam please) ele eh baseado no Mach.

http://developer.apple.com/darwin/

http://www.osnews.com/story.php?news_id=3757&page=1

[quote=jprogrammer]Já ouvi falar que o núcleo do Windows NT é recheado de componentes de terceiros que a m$ nem sabe o que eles fazem.
[/quote]

Eu tambem ja ouvi falar que deus criou o mundo em 7 dias. Assim como o seu, esse argumento nao acrescenta absolutamente nada na discussao. Entao, pra que causar mais barulho e espalhar afirmacoes que voce nao tem como provar?

Estamos em um país livre.
Posso falar qualquer bobeira aqui !!!

Tem um monte de gente que está falando um monte de coisas e vc pega no meu pé…
Não vou mais polemizar.
Mas tem uma última.

Ouvi falar que a M$ vai comprar a SAP.
Já pensou o poder dos caras…
Já foi a Borland.
Daqui a pouco vai ser a SUN.

EDITADO:
Para não falarem depois que não posso provar
http://itvibe.com/news/2601/
http://idiot-dog.com/humor/ms-sun.html

[momento de fúria!]
O pessoal adora assistir uma discussão. Acho que se eu xingar alguém aqui é capaz de me darem cinco estrelas!
[momento de fúria!]

Desculpem-me por esta manifestação.
Uma vez o CV comentou que o pessoal avalia coisas que nem precisam ser avaliadas, enquanto o que realmente precisa ser avaliado a galera deixa de lado.

Nos posts acima não há motivo de se postar estrela alguma! E sim o contrário, está precisando tirar estrelas!!!

Qualquer manifestação contra minha colocação, por favor, usem PM (Private Message).
Críticas Pessoais também devem ser discutidas em PM!

Aff… (to fudid…) :frowning:
Thiago

é Mesmo … esqueci do Minix …

Isso mesmo o Mac OS usa uma versão, beeeeeeeeeeeeeeeem modificada do Mach
incluindo algumas funcionalidades (Para corrigir bugs do design da arquitetura) que não o intitulam diretamente como um microkernel.

mais em :

Recebi uma MP perguntando quem eh richard stallman :shock:
ai vai