Carreira de Programador Java

[quote=AUser][quote=drsmachado]Boa Tarde, Jansen.
Sei que cada um tem sua opinião, mas, desconsidere metade do que foi dito.
Todo tipo de aprendizado é válido. Depende de tua boa vontade e esforço.
Se quer aprender java, deve começar a estudar java.
Sugiro que inicialmente faça um bom curso de java básico/intermediário (se puder investir, sugiro a elaborata, em Curitiba, já que você é daqui).
Android não é programação java, embora seja possível programar para android com alguma coisa em java.
JEE depende do quanto de java básico você entende.
Não indicaria começar direto pelo JEE (JSF ou JSP/Servlets) sem um conhecimento médio da linguagem.
Talvez, com android seja mais fácil, caso você esteja familiarizado com XML e orientação a objetos.

De resto, nenhuma linguagem permite aprendizado por osmose, tudo depende de dedicação e vontade.

Salário, aí você precisa pensar no futuro.
Se quer retorno rápido, invente algo novo e venda para o google, mesmo sem saber programar…[/quote]

Então se o foco dele é produzir uma aplicação, ele tem pleno potencial de conseguir atingir isso com PHP, você realmente acha certo ele ir pra Java e ai ir desenvolver a app dele? Meu amigo, o tempo que vai demorar até que ele faça um código que preste é no mínimo de um ano. E olhe lá…

Nenhum pensamento mora de graça na cabeça de alguém. Porquê não só fazer com o que tem nas mãos? Já tem a faca, só falta criar o queijo.
[]'s[/quote]
Engraçado como as pessoas se sentem ofendidas quando são contrariadas.
Você tem medo de concorrência? Eu não.
E quando você se sentir insatisfeito com java? Vai ficar só por que mudar e aprender algo novo, de maneira decente vai levar um ano ou mais?

Discordo que o tempo para desenvolver um código que preste seja de um ano, aliás.
Se ele já tem conhecimento em OO, basta apenas aprender a sintaxe.
Ou você acha que o MVC para PHP é diferente do aplicado em java? Que as boas práticas são diferentes? Que conceitos como polimorfismo, herança e abstração são outros?

E daí se ele quer criar apenas um HelloWorld em java, utilizando MVC, Spring, Hibernate e JSF2? Se ele vai demorar 1, 2 ou 5 anos para fazer isso?
O problema é que a grande maioria está acostumada a olhar as coisas como na idade média: filho de ferreiro, será ferreiro, filho de sapateiro, será sapateiro, se for filho de nobre, pode casar com nobre, senão, casa com plebeu…

Sob esta ótica, o GUJ não tem sentido. Afinal, a massa dos foristas é feita por pessoas que estão aprendendo java ou outra linguagem, independente do motivo.
No meu entender, devemos orientar e não tentar fazer os interessados a desistir.

[quote=Jansen]Olá Serathiuk

Mas mudar para Java foi melhor em que sentido para você?
Digamos o que mudou para você profissionalmente, além do salário e a linguagem propriamente dito?

Eu estou pensando em vários tipos de soluções: PhoneGaP, Adobe Air etc.[/quote]

É que comercialmente o PHP não é tão usado em projetos maiores e mais complexos. Eu vejo que as possibilidades que a linguagem Java no mercado traz são maiores que o PHP, pelo forma que o mercado enxerga ambas as tecnologias. E vejo que o Java traz mais possibilidades que o PHP na questão de carreira. È bem difícil entrar em um projeto grande e/ou de alta complexidade em PHP, já com Java é mais fácil. Acho que a tecnologia em si traz mais oportunidades de crescimento que o PHP (não estou falando que PHP é ruim, ele é excelente). E teve a questão de salário também, que ajudou bastante na decisão.

Mas sobre o PhoneGap e o Adobe Air, o Adobe Air tem um bom desempenho em mobile? E sobre o PhoneGap, não conhecia, vou dar uma olhada para ver como é.

Serathiuk

Dá uma olhada nisso:

[quote=drsmachado][quote=AUser][quote=drsmachado]Boa Tarde, Jansen.
Sei que cada um tem sua opinião, mas, desconsidere metade do que foi dito.
Todo tipo de aprendizado é válido. Depende de tua boa vontade e esforço.
Se quer aprender java, deve começar a estudar java.
Sugiro que inicialmente faça um bom curso de java básico/intermediário (se puder investir, sugiro a elaborata, em Curitiba, já que você é daqui).
Android não é programação java, embora seja possível programar para android com alguma coisa em java.
JEE depende do quanto de java básico você entende.
Não indicaria começar direto pelo JEE (JSF ou JSP/Servlets) sem um conhecimento médio da linguagem.
Talvez, com android seja mais fácil, caso você esteja familiarizado com XML e orientação a objetos.

De resto, nenhuma linguagem permite aprendizado por osmose, tudo depende de dedicação e vontade.

Salário, aí você precisa pensar no futuro.
Se quer retorno rápido, invente algo novo e venda para o google, mesmo sem saber programar…[/quote]

Então se o foco dele é produzir uma aplicação, ele tem pleno potencial de conseguir atingir isso com PHP, você realmente acha certo ele ir pra Java e ai ir desenvolver a app dele? Meu amigo, o tempo que vai demorar até que ele faça um código que preste é no mínimo de um ano. E olhe lá…

Nenhum pensamento mora de graça na cabeça de alguém. Porquê não só fazer com o que tem nas mãos? Já tem a faca, só falta criar o queijo.
[]'s[/quote]
Engraçado como as pessoas se sentem ofendidas quando são contrariadas.
Você tem medo de concorrência? Eu não.
E quando você se sentir insatisfeito com java? Vai ficar só por que mudar e aprender algo novo, de maneira decente vai levar um ano ou mais?

Discordo que o tempo para desenvolver um código que preste seja de um ano, aliás.
Se ele já tem conhecimento em OO, basta apenas aprender a sintaxe.
Ou você acha que o MVC para PHP é diferente do aplicado em java? Que as boas práticas são diferentes? Que conceitos como polimorfismo, herança e abstração são outros?

E daí se ele quer criar apenas um HelloWorld em java, utilizando MVC, Spring, Hibernate e JSF2? Se ele vai demorar 1, 2 ou 5 anos para fazer isso?
O problema é que a grande maioria está acostumada a olhar as coisas como na idade média: filho de ferreiro, será ferreiro, filho de sapateiro, será sapateiro, se for filho de nobre, pode casar com nobre, senão, casa com plebeu…

Sob esta ótica, o GUJ não tem sentido. Afinal, a massa dos foristas é feita por pessoas que estão aprendendo java ou outra linguagem, independente do motivo.
No meu entender, devemos orientar e não tentar fazer os interessados a desistir.[/quote]

Eu fiquei irritado com a sua discordância? Nem um pouco. Eu hein, de onde cê tirou isso? Mania de todo mundo achar que as pessoas ficam apontando o dedo? Não cara, eu não tô nem um pouco contrariado e nem considero “concorrência”. Até pq eu tenho os meus próprios negócios, já parei de depender de linguagem pra viver há muito tempo.

Eu não estou falando de um código que preste como um hello world, eu falo de uma aplicação. Código de app que presta não se produz só com OO, mas com frameworks junto. Quero ver alguem aprender Java, Hibernate, Spring (leia-se as libs paralelas tb, como Acegi e fundamentos do tipo), Log4j, etc. Se fosse assim, já poderiamos falar o seguinte: todo mundo que sabe OO é arquiteto de software.

A questão é prática, pra que diabos eu vou aprender outra tecnologia se a que tenho atualmente concorre em nível igual para o que eu quero? Se ele sabe fazer isso em PHP, muito melhor ficar em PHP que ir pra Java, e com certeza ainda tem muita coisa pra aprender em PHP.

Eu saí da ótica de que Java vai salvar o mundo bem antes de entrar em Java, já conhecia outras tecnologias, e sei que toda tecnologia tem seu déficit e sua vantagem. Não existe bala de prata, não estou dizendo que ele deve procurar PHP pra ficar fora do mercado de Java, eu tô perguntando é: Qual vai ser a diferença prática na vida dele? se for ter, beleza. Se não for ter, pra quê?

[quote=Jansen]Olá AUser

Respondendo o que você disse.

Realmente pensei em fazer em PHP4Android.
Maas queria aprender Java mesmo.
Queria sair um pouco do PHP.[/quote]

Entendi, você tá precisando de “novos ares”, isso já rolou mto comigo. É cara, então pega Java aí e começa a aprender, mas não faça disso seu foco. O foco é a sua aplicação, e não a tecnologia, não esqueça disso.

[]'s!

[quote=serathiuk][quote=Jansen]Olá Serathiuk

Mas mudar para Java foi melhor em que sentido para você?
Digamos o que mudou para você profissionalmente, além do salário e a linguagem propriamente dito?

Eu estou pensando em vários tipos de soluções: PhoneGaP, Adobe Air etc.[/quote]

É que comercialmente o PHP não é tão usado em projetos maiores e mais complexos. Eu vejo que as possibilidades que a linguagem Java no mercado traz são maiores que o PHP, pelo forma que o mercado enxerga ambas as tecnologias. E vejo que o Java traz mais possibilidades que o PHP na questão de carreira. È bem difícil entrar em um projeto grande e/ou de alta complexidade em PHP, já com Java é mais fácil. Acho que a tecnologia em si traz mais oportunidades de crescimento que o PHP (não estou falando que PHP é ruim, ele é excelente). E teve a questão de salário também, que ajudou bastante na decisão.

Mas sobre o PhoneGap e o Adobe Air, o Adobe Air tem um bom desempenho em mobile? E sobre o PhoneGap, não conhecia, vou dar uma olhada para ver como é.[/quote]

Opa serathiuk, blz?

Não sei se dá pra aliviar, tem muito projeto grande em PHP rodando por aí… E retificando: não é fácil entrar em um projeto de alta complexidade em Java, é fácil você entrar em um projeto bagunçado/mal-feito em Java, isso é o que mais tem.

Adobe Air é uma porcaria e tem morrido mais a cada dia. Esse PhoneGap não conhecia. Pra Mobile, alguém já testou o TouchFaces?

[]'s

Não to falando de atuação…to falando de quantidade de tecnologia…PHP é apenas concorrente de JSP…

[quote]Engraçado que fui acessar esse site www.for-j.com.br e deu um erro ASP … … Isso só prova como o ecossistema é grande.
[/quote] Vc não sabe digitar url no navegador não? kkkk outra coisa…Esse ero ASP não nada haver com meu blog kkkk se liga ai…

Se vc discorda, ok…estamos aqui para aprender…mas não tem um comentar positivo, nos poupe de ler brincadeiras infantis [/quote]

Rapaz, tu ficou ofendido com o quê mesmo? Eu hein. Que povo estressado. brincadeira infantil aonde cara?

Sobre essa questão de atuação de tecnologia, eu continuo discordando. 90% do Java que se vê por aí é web puro. Eu já trabalhei com sistema embarcado uma vez, e usávamos C. Projeto embarcado rola sim com Java, mas cá entre nós, até onde isso tem sido verdade? A única coisa que vi que se tornou “parcialmente” verdade e não estatística é o JavaCard / suporte a celulares (e que hoje em dia a coisa tem mudado de figura). Alguém pode me dizer, de forma sólida, projetos de software que são funcionais e todo mundo use, tirando Web / desktop?

[]'s

É que apesar de eu conhecer muito programadopres excelentes que programam em PHP creio eu que como disse o Seriathiuk é muito informal.
Um programador Java tem uma carreira o de PHP geralmente é confundido com qualquer coisa.
O preconceito é muito grande no que diz respeito ao programador PHP.
É como alguém ai em cima escreveu, o pessoal não sabe que um bom programador PHP sabe POO e pode ser um Programador/Analista completo.

[quote=AUser][quote=Jansen]Olá AUser

Respondendo o que você disse.

Realmente pensei em fazer em PHP4Android.
Maas queria aprender Java mesmo.
Queria sair um pouco do PHP.[/quote]

Entendi, você tá precisando de “novos ares”, isso já rolou mto comigo. É cara, então pega Java aí e começa a aprender, mas não faça disso seu foco. O foco é a sua aplicação, e não a tecnologia, não esqueça disso.

[]'s![/quote]

Era o que eu tentava dizer quando falei a respeito do OO e helloworld…
Se eu simplesmente quiser mudar e virar hippie, eu faço.
Não vamos esconder que nem tudo são flores, mas questionar os motivos de alguém para mudar disso praquilo é meio tenso…

[quote=AUser]
Opa serathiuk, blz?

Não sei se dá pra aliviar, tem muito projeto grande em PHP rodando por aí… E retificando: não é fácil entrar em um projeto de alta complexidade em Java, é fácil você entrar em um projeto bagunçado/mal-feito em Java, isso é o que mais tem.

Adobe Air é uma porcaria e tem morrido mais a cada dia. Esse PhoneGap não conhecia. Pra Mobile, alguém já testou o TouchFaces?

[]'s[/quote]

Opa. Beleza? Projeto ruim e bagunçado tem em tudo que é linguagem. Nem é exclusividade de X ou Y. Mas sobre o PHP, não sei como anda o mercado, que estou a quase 4 anos fora dele e não tenho acompanhado. Mas a época que escolhi mudar para Java, a realidade era a que eu falei. Não existiam projetos que fugissem do “arroz com feijão” em PHP para se trabalhar. Eu mudei para fazer coisas diferentes.

Como disse um ex-professor meu “Doutor em sistema Unix” e cientista na barreira do inferno.
É preciso “desmistificar”.
hehe

[quote=Jansen]É que apesar de eu conhecer muito programadopres excelentes que programam em PHP creio eu que como disse o Seriathiuk é muito informal.
Um programador Java tem uma carreira o de PHP geralmente é confundido com qualquer coisa.
O preconceito é muito grande no que diz respeito ao programador PHP.
É como alguém ai em cima escreveu, o pessoal não sabe que um bom programador PHP sabe POO e pode ser um Programador/Analista completo.[/quote]

Isso rola, mas bom, todos os bons programadores que eu ja conheci e programavam em PHP ninguem nem fazia menção quanto a isso. Mas você tem razão, não sei bem se isso é culpa da explosãp web em 2000 e php em alta, ou os “sobrinhos” que faziam site por R$199,90, em php.

[]'s

[quote=serathiuk][quote=AUser]
Opa serathiuk, blz?

[]'s[/quote]

Opa. Beleza? Projeto ruim e bagunçado tem em tudo que é linguagem. Nem é exclusividade de X ou Y. Mas sobre o PHP, não sei como anda o mercado, que estou a quase 4 anos fora dele e não tenho acompanhado. Mas a época que escolhi mudar para Java, a realidade era a que eu falei. Não existiam projetos que fugissem do “arroz com feijão” em PHP para se trabalhar. Eu mudei para fazer coisas diferentes.[/quote]

Aí não sei, já passei por Delphi, Php (básico), C, Java, e se tem uma coisa que notei é: não sei se é bem a multipluralidade de frameworks que Java tem, mas a maior parte dos projetos bagunçados era em Java mesmo :P. Uma coisa que sempre me encantou no PHP é a facilidade em fazer as coisas de forma rápida. Entendo o que você quer dizer em arroz com feijão como CRUDL e relatório mesmo, e concordo: a maioria era isso naquela época.

Hoje em dia tem algumas coisas que considero “bem” complexas, como um ecommerce que opere em SaaS, por ex, e aplicações de administração em geral.

[]'s

Em PHP existem vários Frameworks também.

Akelos, CakePHP, Symphony,Yii, Codeignter

Muitos deles parecidos com Rails.

Eu estou pensando em Java na real porque “Java” é o “mundo Java”.
Não sei se deu pra entender.

Java a gente pode trabalhar com muita coisa até fora do quesito programação se pensarmos bem.

Acho que se o seu objetivo for mobile, android e etc…
como vc falou. A mudança não é nem um pouco satisfatória pois até hj aqui em Ctba não vi sequer uma oferta de emprego para este nincho, mobile em geral é bastante raro no Brasil…

Ola Luis tiagos

Mas vai deixar de ser.
Pois não só no Brasil como no mundo o uso de Android vai subir e muito.
Eu tenho uma idéia na cabeça.
É uma idéia simples de se fazer.
Vai dar muito dinheiro em um futuro próximo com certeza.
Não agora.
E criar um aplicativo para móbile é crucial.

Eu ia responder aqui, mas como de costume, acabei escrevendo demais e isso virou outro post no meu blog. rssrrsrs

http://jnaldo.com/2011/09/largue-sua-carreira-de-programador-java-agora/

[quote=josenaldo]Eu ia responder aqui, mas como de costume, acabei escrevendo demais e isso virou outro post no meu blog. rssrrsrs

http://jnaldo.com/2011/09/largue-sua-carreira-de-programador-java-agora/[/quote]
tela branca…

Acessando a home deu pra ver o post. Excelente. Disse tudo o que penso e queria dizer.

[quote=Jansen]Olá pessoal :slight_smile:

Sou programador PHP fazem muitos anos e estou pensando em mudar para Java.
Moro em Curitiba.
Será que a mudança é compensatória?

abraço.

Jansen[/quote]
Não mude para Java, por favor. Eu larguei minha carreira de programador Java igual o josenaldo.
Hoje sou mais feliz sendo apenas programador.

Não é trollagem. É sério.

[quote=Jansen]Ola Luis tiagos

Mas vai deixar de ser.
Pois não só no Brasil como no mundo o uso de Android vai subir e muito.
Eu tenho uma idéia na cabeça.
É uma idéia simples de se fazer.
Vai dar muito dinheiro em um futuro próximo com certeza.
Não agora.
E criar um aplicativo para móbile é crucial.[/quote]

Realmente espero que vc esteja certo…