O buscador Google é lider mundial em termos de Buscas mas, segundo pesquisa feita pelo Experian, o Bing se saiu melhor por ser mais eficiente.
Não sei quis foram esses métodos mas, segundo eles os resultados do Bing possuem mais relevância que os do Google e em compensação vai ser dificil passar a liderança pois estamos muito acostumados a utilizar o google no nosso dia-a-dia.
Ja faz algum tempo que parei de fazer buscas no google ou no bing, atualmente só tenho usado o https://www.duckduckgo.com/, um excelente engine de busca que respeita a privacidade do usuário.
O google já tem meu e-mail, minha agenda, sabe quem são meus amigos…
Aliás, devido a redes sociais, hoje as empresas sabem esse tipo de detalhe, mesmo que eu não queira.
Acho que saberem também os termos que uso na busca são minha última preocupação.
Ao contrário do Bing, apenas a subsidiária brasileira da Google aponta para o GUJ no primeiro link. Confesso que nem estava levando fé nessa pesquisa, mas agora vou dar uma chance ao Bing. Aí sim fomos surpreendidos novamente…
Edit: falha minha: mesmo forçando a busca com www.bing.com/?q=guj, o Bing redireciona para o Brasil antes de mostrar o resultado… Estava bom demais pra ser verdade
[quote=galmeida]
Ja faz algum tempo que parei de fazer buscas no google ou no bing, atualmente só tenho usado o https://www.duckduckgo.com/, um excelente engine de busca que respeita a privacidade do usuário.
O Vini falou que não conseguiu o resultado do GUJ como 1 no duckduckgo.
Fiz a mesma busca pelo GUJ, que me retornou o mesmo que o Vini.
Mas na página de resultados tem um botão “More”, onde tem a opção “Settings”, onde além de alterar dezenas de coisas, você pode colocar o Brasil como local preferencial. Daí refiz a busca e o GUJ apareceu lá em primeirão…
Eu usava o “cadê” antes de começar a usar o google. Depois do google, nunca mais usei outro. E como não uso IE, nunca usei esse Bing. Mas parece que Bing e Yahoo são a mesma coisa agora.
[quote=galmeida]É exatamente essa a vantagem do duckduckgo
vc viu o link http://dontbubble.us/ ?[/quote]
Onde está a “vantagem” em não achar o que eu preciso?
Não deveria ser exatamente esse o propósito de um mecanismo de busca?
Quem viveu na época do Cadê, pré-google, sabe o que era achar páginas e páginas de lixo.
A grande vantagem do mecanismo do Google é justamente te esconder informação que você vai achar irrelevante, a menos que você refine especificamente sua busca.
E, obviamente, um concorrente do Google hoje vai fazer paranóia sobre isso. Assim como a MS está dizendo que o gmail lê seus e-mails.
[quote]O Vini falou que não conseguiu o resultado do GUJ como 1 no duckduckgo.
Fiz a mesma busca pelo GUJ, que me retornou o mesmo que o Vini.
Mas na página de resultados tem um botão “More”, onde tem a opção “Settings”, onde além de alterar dezenas de coisas, você pode colocar o Brasil como local preferencial. Daí refiz a busca e o GUJ apareceu lá em primeirão…[/quote]
Nem como 1, nem como 2, nem como 30… Mas legal ver que dá para ajustar essa configuração.
Embora eu não acreditaria nas promessas desse site, até que o código ficasse 100% opensource.
Promessa por promessa, ainda fico com o Google.
De qualquer forma, depois das redes sociais é muito difícil ser anônimo na internet.
De nada adianta vc usar DuckDuckGo e sair de todas as redes sociais, se seus amigos continuam nelas. E pior, postando coisas como “No bar xyz com o ViniGodoy. Está mooooito legal!!! \o/” (abaixo de uma foto dele, sua e de seus amigos) - revelando assim sua classe social, sua localização precisa, o fato de você estar sóbrio ou bêbado, quem são seus amigos e que você não está em casa naquele presente momento.
o google é ruim quando voce analisa ele com uma perspectiva bastante técnica…
para voce pesquisar nele voce tem que saber “como perguntar” para ele, e nem todos sabem; para otimizar sua consulta é bom saber sobre as tags e filtros de busca que o google disponibiliza, e que nem todos sabem; então, que tipo de ferramente é essa onde o usuário final tem que fazer o esforço que por vezes pode ser mais difícil? que é de saber como perguntar e de conhecer as regras de filtro?
posso comparar o google com a seguinte situaçao: voce vai a uma loja de ferragens, e diz para o vendedor (o google) “quero uma rosca 3/4”, o que o google faz? pega todas as roscas 3/4 que ela tem joga na sua frente e diz apontando para o monte “está ai oh! no meio desse monte ai, agora procure” … dai voce vai especificar ao máximo (sem utilizar os parametros de filtro), voce vai tentar escrever todas as caracteristicas da rosca numa consulta só e ai? é capaz do google nao trazer o que voce quer… especifique ao máximo uma busca para voce ver! ele nao te atende…
o google é bom para quem sabe usar, hoje eu entendo o porquê existem até livros que tratam do assunto…
Não, o Google não é assim.
O problema é que você vai a uma loja de ferragens e diz “Quero uma tesoura”. O vendedor olha bem para sua cara, vê que você não entende do assunto, e te mostra opções de tesoura de jardim.
Em 90% dos atendimentos, isso dá certo, e a pessoa sai feliz com a tesoura de jardim. Porém, se você não queria essa tesoura, aí sim, você deveria dizer “Não, é uma tesoura aviação reta”.
Em outra situação, um homem de macacão vai a mesma loja, e faz o mesmo pedido. O vendedor percebe que o cara está vestido como alguém da construção civil e imediatamente o encaminha para as tesouras aviação.
Se esse cara queria uma de jardim, aí sim, ele teria que especificar. Mas acontece, é que 90% dos clientes vestido de macacão também ficam satisfeitos com a resposta.
Os outros buscadores, antes do Google, eram como você descreveu. Um pedido como o de uma tesoura traria todas as tesouras da loja, em qualquer ordem (e, no caso de algo grande como a internet, é como se vc perguntar isso num mega-supermercado e também te trouxessem também livros sobre a técnica da tesoura no vale-tudo, tesouras escolares, o filme Edward Mãos de Tesoura, etc.), mais ou menos como fez a busca do DuckDuckGo quando não especifiquei o país.
O fato é que, na minha opinião, pode-se separar a internet em antes e depois do Google. O buscador ficou famoso justamente por sua capacidade incrível de achar os resultados que você gostaria logo nos primeiros links, sem que você tenha que especificar muitos detalhes.
Veja o exemplo do próprio site do DuckDuckGo. Seria realmente relevante ficar mostrando notícias do Egito para uma pessoa que vive fazendo viagens? Ou ficar mostrando informações de viagens para um analista financeiro da bolsa de valores? Apesar do DuckDuckGo dizer isso de maneira alarmista, é exatamente essa característica que torna o google um excelente buscador. Temos que lembrar que existe muito conteúdo na Internet. O papel fundamental do buscador é justamente filtrar e te mostrar o conteúdo que você precisa nos primeiros links. O DuckDuckGo também omite que as demais informações ainda estão lá no Google, só que não nas primeiras páginas.
Minha home page é o Google, só para ver se tem um Google Doodles do dia. Na verdade uso o buscador Google pela barra de endereço do Chrome, que acaba sendo bem mais rápido. Ex.: digite guj e te mostra www.guj.com.br direto.
Pode até ser que o Bing seja melhor, como diz o próprio artigo do TechGuru:
[quote=galmeida]
Podemos mudar o título desse post para “Google é o maior e o Bingo é o melhor, mas ele me odeia e só funciona bem para pessoas que não conheço e, portanto, vou continuar usando o Google”?
É igual o Vini falou, pra cada pessoa o google traz um resultado de busca baseado em uma série de fatores, como histórico e localização.
Se eu procuro ‘Afonso Pena’ aqui, ele me traz dados de uma avenida famosa da minha cidade. Se alguém procurar em Belo Horizonte - MG, ele pode trazer dados da avenida Afonso Pena de lá, ou mesmo do ex-presidente do país com esse nome.
O critério que usaram nessa comparação é até interessante: uma estatística das palavras perguntadas e se o site que a pessoa queria veio na primeira ou segunda posição ou se veio em posições mais abaixo ou mesmo em outras páginas. E perceberam que a grande maioria dos que usam bing o usuário clica nos dois primeiros links, enquanto que no Google maior número de gente procura em links mais inferiores.
Essas heurísticas utilizadas pelo Google (localização, histórico de navegação, pesquisas anteriores etc) são marotonas. Só te fodem altamente no quesito privacidade. =/