Brasil quer exportar US$ 20 bi em TI até 2020, prevê Brasscom

Sempre digo que nossa área é boa pq podemos produzir as coisas sem ter um alto custo. Se vc acha que programador ganha pouco, veja a coisa pelo lado bom: vire um dono de empresa. Pegue o modelo da 37signals e faça programas para a fora com uma pequena equipe de qualidade. Depois do trabalho, trabalhe para vc até que tenha poder de barganhar com sua empresa por um melhor salarial, ou pra diminuir o tempo que trabalha. Só reclamar não adianta nada.

Bom dia,

O que eu quis dizer é que o desenvolvedor está focado no código Java e padrões de projecto, sem compreender a meta do país ou empresa é se tornar uma grande potência global.
E, consequentemente, os pontos de vista são diferentes de quem quer fazer bem o seu trabalho e outro que pensa no lucro financeiro desse trabalho (não importa se utiliza o Design Pattern iterator ou outro… o que conta é quanto custa e o lucro financeiro). Duas maneiras de ver as coisas de forma diferente.

[i]{
Se o Brasil quiser realmente crescer em termos de TI, devem concentrar na inovação, investigação e desenvolvimento.
E propor soluções, e não unicamente implementar soluções dos outros. E, ser uma verdadeira “força de proposta”.

Por outro lado desenvolvimento económico só vale a pena que, se todos podem beneficiar.
}
[/i]

Indianos e chineses não fazem que copiar ou executar o trabalho dos outros. Eles também inovam e inventam.
Bangalore com a sua “Indian Institute of Science” na Índia, muito famoso no mundo.
Zhongguancun, em Beijing (Pequim) : http://en.wikipedia.org/wiki/Zhongguancun

O que está faltando no Brasil são os clusters (pólos de competitividade) de nível internacional. Assim como o MIT e Silicon Valley.

Como se chama a “Silicon Valley” do Brasil ?

Onde estão os pólos económicos e científicos relevantes ao nível internacional ?

Continuo optimista de que isso irá acontecer.
E eu acho que o Brasil actualmente vivendo momentos importantes de sua história.
E muitos brasileiros da Europa e sua crise económica, estão a voltar para o Brasil.

E mesmo os europeus querem ir para o Brasil pelo menos em 2014 copa futebol e 2016 jogos olímpicos !

Eles querem apenas uma coisa é a segurança, saúde e pessoas educadas.

Com o Tiririca pior que tà não fica !!

Cordialmente

Bom, no futuro saberemos se continuaremos dando vida ao termo “Colônia”.
Gostaria de ver o Brasil sendo uma referência mundial em “Soluções” e não em “Mão de obra”.
Se a gente chegar em 2020 sendo a segunda opção, não teremos ido além do que já fomos até agora…

[quote=DarthVictor][quote=luistiagos]É como sempre tenho dito… o brasil vai virar a india com as coisas do jeito que estão… tem gente que acha uma maravilha exportar serviços de offshore e tals… acham isto bonito… porem esquecem que se alguem tem interesse em importar serviços tecnologicos é pq em seu pais o povo coba um salario justo e o serviço de la é mais caro… quem trabalha la ganha no minimo o dobro que quem trabalha aqui geralmente, isto pq la o profissional de TI é valorizado e o custo do mesmo é maior… já em paises como China,India e agora o Brasil este serviço é marginalizado, é por isto que os paises desenvolvidos importam exploram a mão de obra extrangeira… e isto ao contrario que muitos acham uma maravilha é pessimo para o mercado nacional…
isto significa que estamos proximos do patamar de paises como China e India onde á miseria e exploração…
Bem vindo a éra do Caos![/quote]

Se isto ocorrer, eu tenho uma lista de países para onde ir.

[color=red]OBS: Não estão em ordem de preferência. [/color]

1 - Japão // provavelmente não me aceitarão por não ser descendente de Japonês.

2 - Finlândia

3 - Inglaterra

4 - Suíça

5 - Rússia

6 - Dinamarca

7 - Qualquer outro lugar da Europa

8 - EUA

9 - Canada

E por ai vai, só que com pouco profissional, isto provavelmente não ocorrera. Se ocorrer, eu tento sair daqui. Segundo minhas pesquisas, o Brasil tem um número bem menor de profissionais do que o mercado demanda e esta discrepância só cresce. Eu não decidiria seguir carreira em algo sem antes estudar e muito.[/quote]

Odeio te desanimar… mas infelizmente a procura está bem maior que a demanda… antigamente realmente tinha muita demanda e pouco profissional… porem hoje em dia é o contrario… a demanda está diminuindo e a procura aumentando… o que salva talvez seria a quantidade de tecnologias que se tem no mercado… por exemplo um consultor Java á 6 anos atráz ganhava bem… hj em dia ganham uma merreca… o mesmo se da aos consultores SAP que a um tempo atráz chegavam a ganhar mais de 200 conto a hora hj em dia decaiu bastante… o mesmo com o velho Delphi que a uns 15 anos atráz um desenvolvedor Delphi ganhava bem… hj em dia o que ganham não da nem para sua propria alimentação… agora eu aposto nas novas tecnologias Ruby, Scala quem sabe agora é a vez delas? e realmente a falta de um mercado regulamentado aumenta a mão de obra e por sinal diminui a demanda e o salário. É como rege a lei do mercado: vc ganha o quão raro vc é

[quote=luistiagos]

Odeio te desanimar… mas infelizmente a procura está bem maior que a demanda… antigamente realmente tinha muita demanda e pouco profissional… porem hoje em dia é o contrario… a demanda está diminuindo e a procura aumentando… o que salva talvez seria a quantidade de tecnologias que se tem no mercado… por exemplo um consultor Java á 6 anos atráz ganhava bem… hj em dia ganham uma merreca… o mesmo se da aos consultores SAP que a um tempo atráz chegavam a ganhar mais de 200 conto a hora hj em dia decaiu bastante… o mesmo com o velho Delphi que a uns 15 anos atráz um desenvolvedor Delphi ganhava bem… hj em dia o que ganham não da nem para sua propria alimentação… agora eu aposto nas novas tecnologias Ruby, Scala quem sabe agora é a vez delas? e realmente a falta de um mercado regulamentado aumenta a mão de obra e por sinal diminui a demanda e o salário. É como rege a lei do mercado: vc ganha o quão raro vc é… [/quote]

Bom, eu vejo sites de empregos com vagas abertas por messes sem serem ocupadas, já vi pesquisas mostrando o contrário do que você diz, mas estou com sorte pois moro num lugar que tem um grande mercado de TI, curitiba. Não posso falar por todo o Brasil, pois só pesquisei em algumas regiões e só me aprofundei aqui.

Talvez sua região esteja ruim, tavez minhas pesquisas estejam erradas, talvez o BRasil menos curitiba esteja mal em TI mas eu não sei, não posso falar pelo Brasil sendo que só estudei um local.

[quote=DarthVictor][quote=luistiagos]

Odeio te desanimar… mas infelizmente a procura está bem maior que a demanda… antigamente realmente tinha muita demanda e pouco profissional… porem hoje em dia é o contrario… a demanda está diminuindo e a procura aumentando… o que salva talvez seria a quantidade de tecnologias que se tem no mercado… por exemplo um consultor Java á 6 anos atráz ganhava bem… hj em dia ganham uma merreca… o mesmo se da aos consultores SAP que a um tempo atráz chegavam a ganhar mais de 200 conto a hora hj em dia decaiu bastante… o mesmo com o velho Delphi que a uns 15 anos atráz um desenvolvedor Delphi ganhava bem… hj em dia o que ganham não da nem para sua propria alimentação… agora eu aposto nas novas tecnologias Ruby, Scala quem sabe agora é a vez delas? e realmente a falta de um mercado regulamentado aumenta a mão de obra e por sinal diminui a demanda e o salário. É como rege a lei do mercado: vc ganha o quão raro vc é… [/quote]

Bom, eu vejo sites de empregos com vagas abertas por messes sem serem ocupadas, já vi pesquisas mostrando o contrário do que você diz, mas estou com sorte pois moro num lugar que tem um grande mercado de TI, curitiba. Não posso falar por todo o Brasil, pois só pesquisei em algumas regiões e só me aprofundei aqui.

Talvez sua região esteja ruim, tavez minhas pesquisas estejam erradas, talvez o BRasil menos curitiba esteja mal em TI mas eu não sei, não posso falar pelo Brasil sendo que só estudei um local.[/quote]

Eu tbm moro em curitiba… e vejo que vc não conhece nem um pouco da realidade daqui… o mercado aqui esta tão ruim que estou querendo me mandar pra sp…
pelo que percebo vc é novo ainda… para quem esta começando aqui realmente tem otimas oportunidades… mas para quem já é lobo velho no mercado deixa muito a desejar…

Bom, a realidade na pesquisa é muito diferente da realidade na prática. Não estudei muito as condições de trabalho para quem é mais velho. Talvez você esteja certo em “para quem esta começando aqui realmente tem otimas oportunidades… mas para quem já é lobo velho no mercado deixa muito a desejar…” .

Concordo que quando não compensa ficar num lugar, o jeito é se mudar. Nem que seja para o outro canto do planeta…

Eu estou nessa de OffShore/outsourcing com foco no mantimento de sistemas já implementados. Acredite, não é legal não.

Primeiro que você é terceiro e tem a cultura de que a culpa é sua quando as coisas pegam fogo, além de trabalhar em circunstâncias extremas o salário não é tão bom…

O outro lado, na minha opinião, é a destruição da sua criatividade…

[quote=Jesuino Master][quote=JxtaNode]

outsourcing !! offshore !!! Mas o que é isso ? :slight_smile:
[/quote]

Eu estou nessa de OffShore/outsourcing com foco no mantimento de sistemas já implementados. Acredite, não é legal não.

Primeiro que você é terceiro e tem a cultura de que a culpa é sua quando as coisas pegam fogo, além de trabalhar em circunstâncias extremas o salário não é tão bom…

[/quote]
Tenso heim… manter software dos outros dá uma dor de cabeça às vezes, principalmente daquele estilo que é cheio de remendos para atender requisitos que não haviam sido detectados no seu início.

Att.

[quote=Adelar]
Tenso heim… manter software dos outros dá uma dor de cabeça às vezes, principalmente daquele estilo que é cheio de remendos para atender requisitos que não haviam sido detectados no seu início.

Att.[/quote]

Pra esses casos, tem de abrir o jogo no começo e mostrar pra alta gerência o lixo que deram na sua mão. E articular pra redesenvolver o que não está bom, ficar tentando remendar software ruim é a pior fria que existe: nunca fica bom e a culpa passa a ser sempre sua.

Concordo, melhor mostrar a porcaria que foi entregue pra fazer manutenção do que ficar se matando pra manter algo que pode estar condenado e até errado. O custo e os problemas em mexer em sistema assim pode ser até maior do que fazer do zero. =D
Acho que a valorização do profissional está ai tb, se as boas práticas dizem uma coisa, e o profissional tem ciência disso, pq dizer pro gerente que dá pra fazer algo quando na verdade não se deve fazer? Tenho ouvido muitas histórias de mercado, é uma pior que a outra, eu é que não vou me queimar por causa de salário de miséria. O conhecimento em engenharia de software deve prevalecer sobre o lucro da empresa, se não gostarem, que me demitam! :smiley:
Por isso o melhor é trabalhar em empresas onde TI seja atividade fim, lá o profissional pelo menos é ouvido.

Concordo. Tem casos que as empresas até querem substituir, mas não faz o investimento necessário. Conheço caso de empresa que está a anos tentando se livrar do software legado, mas não consegue simplesmente porque não faz o investimento em pessoal capacitado o suficiente (porque bate no bolso).

Att.

[quote=Adelar]Concordo. Tem casos que as empresas até querem substituir, mas não faz o investimento necessário. Conheço caso de empresa que está a anos tentando se livrar do software legado, mas não consegue simplesmente porque não faz o investimento em pessoal capacitado o suficiente (porque bate no bolso).

Att.[/quote]

As empresas hoje em dia trabalham com margem de lucro muito baixa e maioria dos softwares legados às vezes sai mais caro consertar do que manter a “bomba”.

[quote]No ano passado, as exportações de TI do Brasil ficaram em 3 bilhões de dólares e as previsões para 2010 são de uma receita de 3,5 bilhões de dólares. Já o mercado total de TI gerou, no último ano, cerca de 60 bilhões de dólares, o que coloca o País como o oitavo maior do mercado mundial desse setor.
[/quote]
Qual é a política que o Brasil deveria seguir nesse setor? Dos EUA?

[quote=felipeguerra][quote]No ano passado, as exportações de TI do Brasil ficaram em 3 bilhões de dólares e as previsões para 2010 são de uma receita de 3,5 bilhões de dólares. Já o mercado total de TI gerou, no último ano, cerca de 60 bilhões de dólares, o que coloca o País como o oitavo maior do mercado mundial desse setor.
[/quote]
Qual é a política que o Brasil deveria seguir nesse setor? Dos EUA?[/quote]
Alguns incentivos já estão sendo dados às empresas exportadoras, tais como a redução de impostos nestes casos. Para a indústria de software alguns incentivos financeiros estão sendo dados, mas é necessário concorrer com outras empresas para consegui-los.

Att.

Bom dia,

Podemos dizer que quando os melhores na área de TI,  já não queiram sair do país, isso significa que o Brasil  esta no topo.

Se o Brasil quer se tornar um líder em TI, não deve escolher o caminho mais fácil, mas o caminho mais difícil.

Por outro lado, o Brasil tem que pensar em desenvolvimento sustentável. 

E,  pensar nas necessidades de infraestruturas de base, como educação,  saúde e segurança...

[b]Em primeiro o país deve ser pacificado socialmente.[/b]

Leve apenas o melhor dos EUA. O Brasil tem uma tendência a ser influenciado com algumas coisas ruins dos EUA 

(violência como resposta a violência , porte de armas, fosso entre ricos e pobres, leis de pena de morte … etc.).

Deve fazer um grande investimento por exemplo com o dinheiro dos biocombustíveis e petróleo ou outros recursos que são muitos.

Investir em pelo menos quatro grandes centros  "clusters" espalhados entre as maiores cidades (por exemplo, Brasília, SP, RJ, BH). 
Cada "cluster" formado por universidades, centros de investigação e empresas relacionadas com Ciências da Tecnologia da Informação e Comunicação.

O objectivo desses “clusters” é reunir empresas nacionais e internacionais, universidades, centros de pesquisa, uns ao lado dos outros. Isto cria uma sinergia.

Ter uma mente aberta, trazer nesses “clusters” pessoas com talentos de todos os países.

E de fato é necessário que o país seja acolhedor, o que não parece ser o caso actualmente. (falta de educação, saúde e segurança…)

Uma vez que estes “clusters” são criados, em seguida, criar uma organização chamada por exemplo :
Instituto Brasileiro de Pesquisa em Ciência da Computação e Telecomunicações.

O objectivo desta organização é a criação de redes de Colaboração entre centros de investigação e empresas e universidades que formam esses “clusters”.

Este órgão é suposto para estimular a inovação, pesquisa, desenvolvimento do sector das CTIC (Ciência e Tecnologias de Informação e Comunicação)

O objectivo é criar condições para que o Brasil se torne um lugar no mundo aonde se deve ir para estar no topo das Ciências e Tecnologias de Informação e Comunicação.

Graças a acções de promoção do sector. E uma exigência para a excelência nas universidades e escolas de pós-graduação.
E facilidades para todos de estudar e empreender. O sector será intensificado.

Brasil terá então as condições para brilhar nas novas tecnologias ao nível mundial.

Em resumo, o Brasil deve provar que pode fazer algo diferente do outsourcing / offshore.

O offshore é para a indústria do petróleo não para CTIC (Ciência e Tecnologias de Informação e Comunicação) ???

Cordialmente

[quote=Adelar][quote=Jesuino Master][quote=JxtaNode]

outsourcing !! offshore !!! Mas o que é isso ? :slight_smile:
[/quote]

[/quote]

Att.[/quote]

Muito tenso!

OutSorcing e mantimento de sistemas é nome bonito para remendos e processos longos, robóticos que exigem alta especialização e pagam baixos salários… É triste, mas é verdade. Não é uma regra, mas muitas vezes é assim…

Só tenho medo de ficar como alguns caras que conheço, que até são bons, mas não têm mais ânimo, se acomodaram. Alguns fazem o trabalho de qualquer jeito, outros ficam tentando passar a bola. As vezes fica um bolo de e-mails na minha caixa para ver quem vai fazer trabalho X ou Y e é coisa simples… Mas não dá pra culpar algumas pessoas, pois parece que com o tempo todo mundo fica assim.

Todo sistema que faço hoje penso em integração. Pensem nisso, todo novo sistema o mais flexível possível, usando melhores práticas e fáceis de integrar.

Ainda bem que tenho minha vida fora da empresa na criação de sistemas e projetos OpenSource que participo, senão já tinha pirado!

Pois é. O pessoal culpa sempre o governo e os impostos, mas eu acredito que o problema é muito mais a mal administração das empresas e a falta de visão dos empresários do que do governo. O Brasil tem ótimos executores, mas péssimos planejadores e estrategistas, quantas empresas vocês conhecem com bons gerentes?

O governo dá muito incentivo sim, o pessoal fala que os encargos trabalhistas são grandes, de 70%, empresas que optam pelo simples é 37% e pelo super simples é menos ainda. Esse valor de 70% é o encargo máximo pra quem não tem nenhuma isenção e não sonega. A maioria das empresas te contrata como PJ e reclama que não paga bem por causa de imposto, como se estivessem pagando algum.

Sem falar que encargos <> impostos. Encargo trabalhista estão FGTS, Férias remuneradas, Seguro desemprego, descanso semanal remunerado, reflexo, salário família, licença maternidade, adicional de periculosidade e insalubridade, etc.

Nos EUA o que as empresas pagam de impostos em cima da folha não é muito menor que o nosso, mas não tem décimo terceiro, FGTS, férias o trabalhador tem direito mas não ganha nada, se quiser economiza, descanso semanal não tem reflexo e uma série de outros benefícios que nós temos são opcionais se o empregador quiser.

Fora isso, o governo libera muito financiamento com juro reduzido, juro zero ou até a fundo perdido, além de liberar bolsas pra contratação de funcionários por 2 anos, até que o projeto esteja dando lucro e a empresa possa pagar o desenvolvedor com seus próprios recursos. CNPQ, FINEP, BNDES, BDMG (no caso de Minas), CAPES, tudo tem esse benefício, só que as empresas precisam de plano de negócio, apresentar estratégia de vendas, planos de contingência, etc. E a maioria não tem esse nível de governança, daí ficam reclamando do governo.