Brasil quer exportar US$ 20 bi em TI até 2020, prevê Brasscom

[quote=Luiz Aguiar]Não entendi uma coisa… onde diz que é obrigado trabalhar em empresas que pagam mal e não valorizam os profissionais?

Se um empresa quer ter o melhor profisisonal possível pelo melhor preço, a culpa é dela ou do profissional que se submete ao que a empresa propõem?

O Brasil é com certeza um dos países que mais protege o trabalhador, sem empresário é quase suicídio, então eles querer cortar custos de tudo que é lado, não existe nada de errado nisso, e o mercado é livre para podermos analisar propostas e escolher o que mais parece justo, simples assim.

[]s[/quote]

Digamos que é uma questão de interpretação e contexto. Exemplo, eu sou pai de familia e fiquei desempregado ou, eu estou iniciando na área e preciso de um emprego. A pergunta é: é errado eu vender o esforço do meu trabalho mais barato que a média? A resposta é sim e não, porque depende do contexto em que eu me enquadro.
Se eu sou um mero observador dessas duas possibilidades eu iria fazer uma análise fria e dizer que não era pra ti ter constituido família antes de possuir uma estabilidade financeira ou que era pra ter tido mais paciência na hora de achar o primeiro emprego. Agora, vai viver na pele alguma das duas possibilidades e dizer que é errado aceitar.

Certamente ninguém bota uma arma na nossa cabeça e nos obriga a aceitar, mas uma coisa é fato, quanto mais tu foca o lucro da tua empresa em cima da produtividade, menor é a qualidade. Se a qualidade diminui e torna-se “aceitável”, não há mais necessidade de grande experiência, desta forma acaba-se por destruir a “profissão” por assim dizer. É um ciclo vicioso.
Quem vai querer se especializar num contexto desses?

[quote=giulianocosta]Pra que essa meta seja atingida, necessecitará de uma elevada “prostituição” de profissionais.
Nossa área como qualquer outra não fugira às regras do Capitalismo.[/quote]

Acho que depois disso nem precisa comentar, concordo com todos, a mão de obra pode até existir mais vai precisar melhorar muito as faculdades, formação não e só faculdade, também tem cursos e etc, então se querem um profissional bom e barato, só com “Prostituição Técnica” mesmo.

Deixo o trecho abaixo para analise:

Sinceramente eu acho que está na hora de regulamentar a profissão… para criar cargos formais e piso salarial

Também, mais se regulamentarisar, muitas pessoas vao perder o emprego. O correto seria regulamentarisar para quem estuda ou já trabalha.

Também, mais se regulamentarisar, muitas pessoas vao perder o emprego. O correto seria regulamentarisar para quem estuda ou já trabalha.[/quote]

Acho que deveria entrar naquele esquema de 5 anos de profissão ou diploma de graduação…
Na verdade poderia até continuar atuando quem nao tem nem um nem outro, pois nas outras áreas as pessoas atuam também

Um sindicato decente e não mafioso poderia resolver em partes isso.

[]s

Não sei até que ponto regulamentar a profissão pode ajudar a diminuir a “prostituição”.

O trabalho informal sempre existirá! O governo e o país é que têem que se adaptar a isso e não ver isso como uma coisa ruim.
Eu sempre digo, aqui no Brasil, se tu tem a chance de tirar alguma vantagem em cima do governo, tire! Ou senão tu vai trabalhar pra sustentar uma máquina que não possui função social.

Ontem apareceu no Fantástico que um Deputado Federal tem um custo de 90 e tantos mil reais por mês pro Estado. Vejam quantos Deputados Federais temos… E o Salário minimo é menos de 600, professores ganham miséria, policiais ganham miséria. Como o país quer ir pra frente dessa forma?

Concordo… tirando a parte de pisos salariais pois isto iria aumentar o desemprego na nossa area… dependendo do piso a empresa que tem 10 funcionários terá 5…
não sei até que ponto isto seria bom… mas não deixar os oportunistas e picaretas invadirem nossa area seria algo ótimo… eu mesmo trampei a um tempo atráz em uma empresa onde a grande maioria dos analistas eram da area de administração e não da computação… e a grande maioria nem sabia o que era um mero if… muito menos sabiam fazer uma especificação, um diagrama, um simples DER, nada disso… apenas eram administradores com noções basicas de excel e banco de dados…
e vocês não fazem idéia do caos que era la… e o tamanho de coisas que os desenvolvedores tinham que aturar…

Concordo… [/quote]

Discordo…

Segunda a última pesquisa da APInfo, 66% dos profissionais de informática são a favor da regulamentação, 24% atestam serem favoráveis mas com condições a serem analisadas e apenas 10% incondicionalmente contra.
Esse percentual de pessoas que demonstram certa cautela se deve a desinformação por parte do pessoal do contra, que se utilizam de argumentos absurdos e falaciosos sobre a regulamentacao, como a proibicao do livre exercicio da programação, o banimento de profissionais advindo de outras áreas prejudicando a multidisciplinariedade necessária a nossa área, criacao de reserva de mercado de profissionais, entre outras que são pura falácia.

Concordo… [/quote]

Discordo…[/quote]

Meu amigo se vc tivesse trabalhado com um bando administradores se passando por analistas… tenho certeza que vc seria a favor…
E também quer vc queira ou não… o mercado é extreito… o governo rouba boa parte do capital das empresas e como já foi dito aqui é natural que troquem qualidade por preço… se vc estudou 7 anos em uma faculdade para ser o melhor… sem contar as madrugas de estudos a claro, finais de semana estudando… tudo isto pq vc gosta do que faz e quer ganhar dinheiro com o que faz… quanto vc acha que uma pessoa passando sua vida inteira estudando gastou? não só em dinheiro mais em todo o stress gerado?
provavelmente bem mais que ela iria ganhar na sua vida inteira de estudos… ou seja vc chega a conclusão que na verdade vc gastou mais tempo e dinheiro estudando para no final das contas jamais ganhar aquilo que investiu em toda sua existencia…
e o pq disto? pq um bando de picaretas de outras areas entram no mercado e atacham o salario… transformando este em uma miséria pois como disseram a grande maioria das empresas troca qualidade por preço…

Num país em que um palhaço é o representante do povo.

Nada a declarar!

“Pior que tá não fica”

[/quote]
Quando tem um mas não é da área de TI também complica.

Att.

[quote=Leandro-SP]Num país em que um palhaço é o representante do povo.

Nada a declarar!

“Pior que tá não fica”[/quote]

Sem querer entrar em politica pois é contra as regras. Arnold Shuasneguer é governador da california nos EUA, realmente acha que o mundo é evoluido ao ponto de só 1 milhão de brasileiros ter feito besteira semelhante???

Se quer entender de política sem maquiagem, leia “o princepe” de Nicolal Maquiavel.

[/quote]
Quando tem um mas não é da área de TI também complica.

Att.[/quote]

++

Concordo… [/quote]

Discordo…[/quote]

Meu amigo se vc tivesse trabalhado com um bando administradores se passando por analistas… tenho certeza que vc seria a favor…
E também quer vc queira ou não… o mercado é extreito… o governo rouba boa parte do capital das empresas e como já foi dito aqui é natural que troquem qualidade por preço… se vc estudou 7 anos em uma faculdade para ser o melhor… sem contar as madrugas de estudos a claro, finais de semana estudando… tudo isto pq vc gosta do que faz e quer ganhar dinheiro com o que faz… quanto vc acha que uma pessoa passando sua vida inteira estudando gastou? não só em dinheiro mais em todo o stress gerado?
provavelmente bem mais que ela iria ganhar na sua vida inteira de estudos… ou seja vc chega a conclusão que na verdade vc gastou mais tempo e dinheiro estudando para no final das contas jamais ganhar aquilo que investiu em toda sua existencia…
e o pq disto? pq um bando de picaretas de outras areas entram no mercado e atacham o salario… transformando este em uma miséria pois como disseram a grande maioria das empresas troca qualidade por preço…
[/quote]

Vamos partir do principio, existe uma empresa ruim, ela paga mal, e contrata funcionários que não cursaram informática. Ela é uma empresa ruim, má e perversa, ela não valoriza seus funcionários e não tem comprometimento forte com a qualidade.

1. Você não é obrigado a trabalhar em empresa ruim.
  2. Estabelecer um piso não muda a situação, a empresa conitnua ruim
  3. Obrigar a contratar formados não muda a situação, a empresa continua ruim

A única diferença é q estará trabalhando numa empresa ruim e ganhando melhor.

Conclusão, se a empresa troca qualidade por preço ela é ruim, desejar que uma lei externa faça com q ela melhore o valor não muda a mentalidade dela. Ela continuará trocando qualidade por preço com a única diferença de ter de obedecer um piso. Uma empresa assim é ruim e pronto, não trabalhe nela.

Ao invés disto abra uma empresa que não troque qualidade por preço e mostre como se faz. Isto sim mudaria a mentalidade deles quando começarem a perder clientes.

Bom dia,

Concordo os técnicb[/b]os da TI devem ser respeitados.

{ O Brasil quer chegar em 2020 com um volume de exportações em TI da ordem de 20 bilhões de dólares e se posicionar entre os quatro maiores fornecedores mundiais de serviços, ao lado dos Estados Unidos, Índia e China. }

Bem vindo na guerra económica ! uniforme é o terno e gravata… Como em qualquer guerra, há vítimas.

Um contingente de aproximadamente 750 mil soldados, deve chegar para ganhar na ordem de 20 bilhões de dólares.

Alguns países da Europa tem escolas de guerra econômica.
Por exemplo, a França tem EGE (Ecole de Guerre Economique ) : http://www.ege.fr/

//-----------------

{ com o intuito de mapear o mercado nacional de outsourcing. … Para atingir essa posição, os negócios de offshore }

outsourcing !! offshore !!! Mas o que é isso ? :slight_smile:

Isso não é para os indianos e chineses com um baixo custo da mão de obra ? E que aceitam péssimas condições de trabalho.
Parece-me que os brasileiros não são o tipo de obedecer sem uma palavra?

Se o Brasil quiser realmente crescer em termos de TI, devem concentrar na investigação e desenvolvimento.
E propor soluções, e não unicamente implementar soluções dos outros. E, ser uma verdadeira “força de proposta”.

Por outro lado desenvolvimento económico só vale a pena que, se todos podem beneficiar.

Cordialmente

dale pirataria…parece ploticos que fazem mil propostas e no final de tudu esta a msm merda!!!

Concordo… [/quote]

Discordo…[/quote]

[/quote]

Vamos partir do principio, existe uma empresa ruim, ela paga mal, e contrata funcionários que não cursaram informática. Ela é uma empresa ruim, má e perversa, ela não valoriza seus funcionários e não tem comprometimento forte com a qualidade.

1. Você não é obrigado a trabalhar em empresa ruim.
  2. Estabelecer um piso não muda a situação, a empresa conitnua ruim
  3. Obrigar a contratar formados não muda a situação, a empresa continua ruim

A única diferença é q estará trabalhando numa empresa ruim e ganhando melhor.

Conclusão, se a empresa troca qualidade por preço ela é ruim, desejar que uma lei externa faça com q ela melhore o valor não muda a mentalidade dela. Ela continuará trocando qualidade por preço com a única diferença de ter de obedecer um piso. Uma empresa assim é ruim e pronto, não trabalhe nela.

Ao invés disto abra uma empresa que não troque qualidade por preço e mostre como se faz. Isto sim mudaria a mentalidade deles quando começarem a perder clientes.[/quote]

Concordo… porem é uma pena que no mercado tenha tanta empresa ruim…

[quote=JxtaNode]Bom dia,

Concordo os técnicb[/b]os da TI devem ser respeitados.

{ O Brasil quer chegar em 2020 com um volume de exportações em TI da ordem de 20 bilhões de dólares e se posicionar entre os quatro maiores fornecedores mundiais de serviços, ao lado dos Estados Unidos, Índia e China. }

Bem vindo na guerra económica ! uniforme é o terno e gravata… Como em qualquer guerra, há vítimas.

Um contingente de aproximadamente 750 mil soldados, deve chegar para ganhar na ordem de 20 bilhões de dólares.

Alguns países da Europa tem escolas de guerra econômica.
Por exemplo, a França tem EGE (Ecole de Guerre Economique ) : http://www.ege.fr/

//-----------------

{ com o intuito de mapear o mercado nacional de outsourcing. … Para atingir essa posição, os negócios de offshore }

outsourcing !! offshore !!! Mas o que é isso ? :slight_smile:

Isso não é para os indianos e chineses com um baixo custo da mão de obra ? E que aceitam péssimas condições de trabalho.
Parece-me que os brasileiros não são o tipo de obedecer sem uma palavra?

Se o Brasil quiser realmente crescer em termos de TI, devem concentrar na investigação e desenvolvimento.
E propor soluções, e não unicamente implementar soluções dos outros. E, ser uma verdadeira “força de proposta”.

Por outro lado desenvolvimento económico só vale a pena que, se todos podem beneficiar.

Cordialmente[/quote]

É como sempre tenho dito… o brasil vai virar a india com as coisas do jeito que estão… tem gente que acha uma maravilha exportar serviços de offshore e tals… acham isto bonito… porem esquecem que se alguem tem interesse em importar serviços tecnologicos é pq em seu pais o povo coba um salario justo e o serviço de la é mais caro… quem trabalha la ganha no minimo o dobro que quem trabalha aqui geralmente, isto pq la o profissional de TI é valorizado e o custo do mesmo é maior… já em paises como China,India e agora o Brasil este serviço é marginalizado, é por isto que os paises desenvolvidos importam exploram a mão de obra extrangeira… e isto ao contrario que muitos acham uma maravilha é pessimo para o mercado nacional…
isto significa que estamos proximos do patamar de paises como China e India onde á miseria e exploração…
Bem vindo a éra do Caos!

[quote=luistiagos]É como sempre tenho dito… o brasil vai virar a india com as coisas do jeito que estão… tem gente que acha uma maravilha exportar serviços de offshore e tals… acham isto bonito… porem esquecem que se alguem tem interesse em importar serviços tecnologicos é pq em seu pais o povo coba um salario justo e o serviço de la é mais caro… quem trabalha la ganha no minimo o dobro que quem trabalha aqui geralmente, isto pq la o profissional de TI é valorizado e o custo do mesmo é maior… já em paises como China,India e agora o Brasil este serviço é marginalizado, é por isto que os paises desenvolvidos importam exploram a mão de obra extrangeira… e isto ao contrario que muitos acham uma maravilha é pessimo para o mercado nacional…
isto significa que estamos proximos do patamar de paises como China e India onde á miseria e exploração…
Bem vindo a éra do Caos![/quote]

Se isto ocorrer, eu tenho uma lista de países para onde ir.

[color=red]OBS: Não estão em ordem de preferência. [/color]

1 - Japão // provavelmente não me aceitarão por não ser descendente de Japonês.

2 - Finlândia

3 - Inglaterra

4 - Suíça

5 - Rússia

6 - Dinamarca

7 - Qualquer outro lugar da Europa

8 - EUA

9 - Canada

E por ai vai, só que com pouco profissional, isto provavelmente não ocorrera. Se ocorrer, eu tento sair daqui. Segundo minhas pesquisas, o Brasil tem um número bem menor de profissionais do que o mercado demanda e esta discrepância só cresce. Eu não decidiria seguir carreira em algo sem antes estudar e muito.