[quote=Luiz Aguiar]Não entendi uma coisa… onde diz que é obrigado trabalhar em empresas que pagam mal e não valorizam os profissionais?
Se um empresa quer ter o melhor profisisonal possível pelo melhor preço, a culpa é dela ou do profissional que se submete ao que a empresa propõem?
O Brasil é com certeza um dos países que mais protege o trabalhador, sem empresário é quase suicídio, então eles querer cortar custos de tudo que é lado, não existe nada de errado nisso, e o mercado é livre para podermos analisar propostas e escolher o que mais parece justo, simples assim.
[]s[/quote]
Digamos que é uma questão de interpretação e contexto. Exemplo, eu sou pai de familia e fiquei desempregado ou, eu estou iniciando na área e preciso de um emprego. A pergunta é: é errado eu vender o esforço do meu trabalho mais barato que a média? A resposta é sim e não, porque depende do contexto em que eu me enquadro.
Se eu sou um mero observador dessas duas possibilidades eu iria fazer uma análise fria e dizer que não era pra ti ter constituido família antes de possuir uma estabilidade financeira ou que era pra ter tido mais paciência na hora de achar o primeiro emprego. Agora, vai viver na pele alguma das duas possibilidades e dizer que é errado aceitar.
Certamente ninguém bota uma arma na nossa cabeça e nos obriga a aceitar, mas uma coisa é fato, quanto mais tu foca o lucro da tua empresa em cima da produtividade, menor é a qualidade. Se a qualidade diminui e torna-se “aceitável”, não há mais necessidade de grande experiência, desta forma acaba-se por destruir a “profissão” por assim dizer. É um ciclo vicioso.
Quem vai querer se especializar num contexto desses?