[quote]O Brasil quer chegar em 2020 com um volume de exportações em TI da ordem de 20 bilhões de dólares e se posicionar entre os quatro maiores fornecedores mundiais de serviços, ao lado dos Estados Unidos, Índia e China. A estratégia para alcançar esse objetivo será balizada por um estudo que a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) encomendou à consultoria McKinsey, com o intuito de mapear o mercado nacional de outsourcing.
Batizado de Brasil 2020, o novo relatório da Brasscom deve servir como base para elaborar uma agenda do setor para os próximos dez anos. ?A ideia é identificar como a TI estará em 2020 e o que o País precisa fazer para ser o terceiro ou o quarto centro global de serviços [do mundo]?, explica o presidente da Brasscom, Antonio Gil.
Para atingir essa posição, os negócios de offshore teriam de registrar um crescimento de mais de seis vezes em dez anos. Alcançar essa meta exigiria um contingente de mão de obra de aproximadamente 750 mil profissionais, o que é um dos grandes desafios do País, que deverá fechar 2010 com um déficit de 70 mil especialistas de TI.
No ano passado, as exportações de TI do Brasil ficaram em 3 bilhões de dólares e as previsões para 2010 são de uma receita de 3,5 bilhões de dólares. Já o mercado total de TI gerou, no último ano, cerca de 60 bilhões de dólares, o que coloca o País como o oitavo maior do mercado mundial desse setor.
Segundo Gil, a indústria nacional é uma das mais sofisticadas do mundo, mas só conseguirá atingir as metas de 2020 se o setor for tratado como essencial nas políticas públicas. Ele destaca que os governantes precisam entender que a TI é estratégica para o crescimento do País e devem derrubar as barreiras que impendem que o setor seja mais competitivo no exterior.
Entre os principais obstáculos, o presidente da Brasscom cita o alto custo da mão de obra, que responde por 70% dos custos das companhias de serviços, a defasagem educacional dos profissionais e falta de uma política de inovação para fortalecimento das empresas do setor.
O estudo Brasil 2020 tentará traçar uma nova radiografia desse mercado para buscar apoio do governo para a agenda do setor. Gil informa que o levantamento está em fase inicial e deverá levar aproximadamente seis meses para ser concluído.[/quote]
fonte:
http://www.ceviu.com.br/blog/info/noticias/brasil-quer-exportar-us-20-bi-em-ti-ate-2020-preve-brasscom
http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/09/30/brasil-quer-exportar-us-20-bi-em-ti-ate-2020-preve-brasscom/
http://empregos.centralblogs.com.br/post.php?href=brasil+quer+exportar+us+20+bi+em+ti+ate+2020+preve+brasscom&KEYWORD=24842&POST=3861233&