Brasil fecha acordo com padrão japonês de TV digital

[quote=thingol]

Fico imaginando a quantidade de canais de compras (ShopTour, MixTV, Polishop, Cogumelo do Sol) que podem ser embutidos nesse espaço de espectro. Em vez de ter só 10 canais de compras você vai ter 80![/quote]

[quote=diego_sl]
Sem contar Ratinho’s, Ana Maria Braga’s, Faustão’s, Gugu’s…[/quote]

Caramba e ainda eu não tenho isso!!! Maldito governo por demorar tanto para fazer isso!

Imagina assistir Belíssima vendo todas as rugas da Fernanda Montenegro em alta resolução \o/!!!

Bom, meu cunhado voltou a pouco do japão e me contou que televizão digital no celular é uma realidade lá! Me disse que quando vc compra uma linha eles oferecem, gratuitamente, ou um celular com camera de 3Mp ou com tv digital! O padrão japones vai sim ter melhorias brasileiras incorporadas, mas isso faz parte da licitação, onde dizia que a tecnologia do padrão deveria ser totalmente transferida ao Brasil, e em contra partida nos cederiamos nossas pesquisas! Resumindo, com o parão niponico o Brasil não estrá preso ao Japão em questões de tecnolgia do padrão, teremos td a informação para melhorarmos este padrão e adapata-lo ao nosso pais.

Outro fator importante, consta no edital que a fornecedora escolhida deverá implantar 3 fábricas de semicondutores no pais, para a fabricação de componentes necessários para a montagem dos televisores, mas não apenas restrito a isso!

Venhamos e convenhamos, em questão de semi-condutores, o Japão é muito superior a Europa!!! Basta olhar tua placa mãe e ver que no minimo 80 por cento dos componentes são de empresas japonesas!

E que venha os celulares Vodafone, que são bons p/ caramba!!!

[]´s

Eduardo

Nokia suspende CDMA

Hmmm… as empresas podem ser japonesas, mas eles são montados na China e na Malasya :smiley:

Hmmm… as empresas podem ser japonesas, mas eles são montados na China e na Malasya :smiley: [/quote]

Mao de obra e diferente de tecnogia. :wink:

Hmmm… as empresas podem ser japonesas, mas eles são montados na China e na Malasya :smiley: [/quote]

Mao de obra e diferente de tecnogia. ;)[/quote]

Sim, e a tecnologia eh americana, europeia ou indiana, nao japonesa. Semicondutores de alta performance sao, em maioria, desenhados pela Intel, AMD e similares - que empregam a maior parte dos engenheiros hardcore nos EUA e China. :wink:

Lula assina decreto para implantação do sistema de TV digital

Agora não tem mais volta (ou tem?). Quando seus filhos perguntarem

• Papai papai, porque nosso padrão de TV digital é diferente do mundo inteiro?

Ai vocês respondem

• Porque um dia teve no Brasil um governo com um grande projeto de poder. E um presidente que não viu, não ouviu e não sabia de nada chamado Lula.

:x

Desculpem, estou injuriado! :frowning:

Vi alguns momentos da cerimônia que a REDEVIDA estava retransmitindo o sinal da NBR, porém estava dividido entre um programa e o pronunciamento…

O lula falou muito pouco depois da assinatura do decreto e dava um “loop” no discursos!

http://www.indecs.org.br/

Carta aberta à sociedade brasileira

DECISÃO SOBRE A TV DIGITAL:

GOVERNO PRÓXIMO DE ERRO HISTÓRICO

Em virtude das notícias veiculadas pela imprensa, que afirmam estar o governo federal pronto para anunciar o padrão tecnológico a ser adotado pelo Brasil, a Frente Nacional por um Sistema Democrático de Rádio e TV Digital vem a público expor à sociedade brasileira as seguintes questões:

1. Se concretizado, o anúncio da decisão a favor da adoção do padrão de modulação japonês (ISDB), no apagar das luzes do primeiro mandato do presidente Lula e em plena Copa do Mundo, significa a morte do SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital), cuja proposta inicial baseava-se em princípios como a democratização das comunicações, a promoção da diversidade cultural, a inclusão social, o desenvolvimento da ciência e indústria nacionais (conforme o Decreto Presidencial 4.901) e implicou no investimento de R$ 50 milhões na formação de 22 consórcios de universidades brasileiras, envolvendo 1.500 pesquisadores. Ao optar pelo ISDB, o governo despreza o acúmulo social que sustentou sua eleição e submete-se de maneira subserviente aos interesses dos principais radiodifusores do país, especialmente aos das Organizações Globo. Se levar adiante o anúncio pelo ISDB, o governo brasileiro, infelizmente – e à semelhança dos anteriores –, seguirá tratando a comunicação exclusivamente como uma moeda de troca política.

2. Apesar dos insistentes apelos para que a decisão fosse tomada a partir do diálogo com os diversos segmentos da sociedade, o governo mantém uma postura pouco democrática, privilegiando a interlocução com os representantes das emissoras comerciais de televisão e negando-se a abrir espaço semelhante às organizações sociais. À tal postura soma-se a completa falta de transparência na condução do processo decisório que ainda hoje deixa a sociedade brasileira à mercê de boatos de corredor. Chegamos ao cúmulo de nem mesmo ter acesso aos relatórios produzidos no interior do SBTVD, que ainda não foram tornados públicos. Reafirmamos a certeza de que só um processo amplo, transparente e participativo, com consultas e audiências públicas, é capaz de garantir que a TV digital seja um instrumento de desenvolvimento democrático e inclusão social.

3. O Executivo ainda não apresentou qualquer justificativa plausível que aponte o ISDB, de fato, como a melhor opção para o Brasil. Este silêncio do governo, que abandonou as frustradas tentativas de emplacá-lo por supostas vantagens técnicas ou industriais, induz a uma única conclusão: a de que essas justificativas não são defensáveis publicamente, por atenderem exclusivamente a interesses privados. O país segue sem saber se existem parâmetros – sob o prisma do interesse público – baseando as decisões governamentais.

4. Não é possível que as pesquisas desenvolvidas no SBTVD, realizadas por 79 instituições de pesquisa, envolvendo mais de mil pesquisadores, seja tratado com tal descaso. A adoção do ISDB-T descarta logo de início as três alternativas de modulação aqui desenvolvidas. A anunciada intenção de que “as pesquisas brasileiras serão incorporadas em um segundo momento” oculta o fato de que existe incompatibilidade técnica no protocolo de comunicação da camada de transporte, inviabilizando, de fato, qualquer incorporação das inovações brasileiras em algum ponto do futuro.

5. Ao anunciar a decisão, o governo perde a oportunidade de promover a necessária atualização do marco regulatório do campo das comunicações, para modernizar a legislação cuja base data de 1962 e garantir o cumprimento dos princípios constitucionais não-regulamentados, como a vedação ao monopólio e a instituição de um sistema público de comunicações. Mesmo que centrada na tecnologia, uma decisão governamental que não seja acompanhada de mudanças mínimas no marco regulatório vai contrariar a legislação vigente e certamente será questionada na Justiça. Os fatos consumados gerados a partir do anúncio da decisão não podem ser tolerados pela sociedade brasileira.

6. A sociedade brasileira perde também a oportunidade de se tornar um grande produtor mundial de conteúdo audiovisual multimídia, a mercadoria por excelência da Era da Informação. Para que pudéssemos abrir milhares de oportunidades de trabalho nessa área, seria necessário democratizar o espectro, adotar tecnologias dominadas por nossos técnicos, baseadas em software livre, adotar padrões e mecanismos que possibilitem a criação e a reprodução desses conteúdos. Nada disso está sendo considerado.

Diante ao exposto, as organizações que assinam esta carta reafirmam a certeza de que a TV digital é uma oportunidade única para promover a diversidade cultural, fortalecer a democracia, desenvolver a ciência e tecnologia nacionais e incluir socialmente a imensa maioria da população, ainda desprovida de direitos humanos fundamentais.

Temos a convicção de que, ao anunciar uma decisão por uma tecnologia estrangeira, o governo estará cometendo um erro histórico, que não poderá ser revertido nas próximas décadas.

Brasília, 28 de junho de 2006

Frente Nacional por um Sistema Democrático de Rádio e TV Digital

É simples. O Lula não queria “o melhor sistema”, e sim, aquele que mais se adaptasse ao que o Governo desejava, que era beneficiar somente as grandes redes de TV aberta.

E com essa jogada conseguiu deixar, de só uma vez, de fora, tanto grandes grupos empresariais que iriam competir com a Globo e outros (EX: Telefônica, Telmex), e também os canais comunitários, visto que só as redes de TV abertas receberão o sinal digital que deverá ser adotado, acabando com o sinal analógico.

Ou seja: O Governo adotou uma posição que só beneficia a ele próprio (os poderes também terão direito a estes sinais) e às grandes redes de TV aberta.

Teremos prejuízos financeiros (sem a competitividade das outras empresas), tecnológicos (se só as redes podem operar, como absorver o que será feito em outros países?), e de conteúdo, para transmitir exatamente os mesmos programas em todas as mídias…

Isso economizou trabalho a eles (politicos), por que poupou trabalho a eles. Eles podiam ter se vendido para o poder economico, e com isso conseguir verba de campanha para “comprar” midia.

Desta forma, o governo “compra” a midia diretamente… :slight_smile:

:lol: :lol: :lol:

Eu não queria nem rir com isso, “Padrão Brasileiro de TV Digital”, só esqueceram de dizer quem é que vai construir as TVs e os set-top boxes, né, os jacarés da amazônia.

Todo mundo sempre soube que “desenvolver um padrão brasileiro” era furada, só acreditou quem tinha muita fé em Emília e na Mula Sem Cabeça.

acho que Lula não fez correto mas,
e o FHC não teria feito o mesmo?
eu acho que sim!!

Agora eu entendo a assinatura do LIPE:

Aposto meu salário que de estivessem escolhido o padrão europeu ia ter gente aqui metendo o pau porque o padrão japonês era melhor blah blah blah! E o governo beneficiou as Teles com isso blah blah blah! Suposições, suposições, suposições! Complôs, complôs, complôs! Qualquer decisão que fosse tomada, o governo ia levar pedrada de qualquer jeito e ia haver um monte de especulações! Fala sério! Que tal discutir sobre, por exemplo: Como podemos ganhar dinheiro com esse tecnologia que virá? Isso abrirá algum mercado novo que talvés eu possa atuar? O Java entra nessa história ?

Quem sabe assim vc evite escutar do seu filho um dia:
Papai, papai, por que vc passou sua vida reclamando ao invés de aproveitar as oportunidades que apareceram?

ASOBrasil

E como, o pessoal da UFPB aqui trabalha muito com a API Java TV, só não aproveita quem não quizer:

http://java.sun.com/products/javatv/

[quote=ASOBrasil]Agora eu entendo a assinatura do LIPE:

Aposto meu salário que de estivessem escolhido o padrão europeu ia ter gente aqui metendo o pau porque o padrão japonês era melhor blah blah blah! E o governo beneficiou as Teles com isso blah blah blah! Suposições, suposições, suposições! Complôs, complôs, complôs! Qualquer decisão que fosse tomada, o governo ia levar pedrada de qualquer jeito e ia haver um monte de especulações! Fala sério! Que tal discutir sobre, por exemplo: Como podemos ganhar dinheiro com esse tecnologia que virá? Isso abrirá algum mercado novo que talvés eu possa atuar? O Java entra nessa história ?

Quem sabe assim vc evite escutar do seu filho um dia:
Papai, papai, por que vc passou sua vida reclamando ao invés de aproveitar as oportunidades que apareceram?

ASOBrasil[/quote]
Já estou buscando conhecimento sobre programação com TV digital. Então metade do que tu falou foi por agua abaixo. Reclamar não invalida aproveitar as oportunidades. Simples assim.

Eu apenas acho que se tu aceitar tudo que o teu governo faz não vai te levar a um lugar bom. Entende?

E pior, se tu não sabe, o governo mente, e mente muito. Agora, se pra ti isso é complo, tudo bem, cada um ve as coisas como quer.

Concordo que qualquer que seja o padrão escolhido teria gente reclamando. E a questão da discução eu acho estremamente saudavel. As pessoas crescem em discuções. Uma pena que tenha gente que não goste nem saiba discutir.

Acho que o grande problema é, se isso é televisão digital e se as atuais empresas de televisão do país acreditam que o padrão japonês é o melhor, o que há de tão errado em aceitar o que elas escolheram, se são exatamente elas que vão produzir o conteúdo pra essa TV digital?

O Brasil não escutou o que as empresas de televisão tinham a dizer quando adotou PAL-M como sistema de cores e isso foi um dos grandes fatores limitantes na produção e evolução da televisão, porque câmeras PAL-M só eram vendidas no Japão, diferentes das NTSC que vinham tanto dos EUA quanto da Europa. Por que então agora nós faríamos a mesma coisa e tomaríamos um caminho diferente do que as empresas de televisão querem?

Não entendo nem porque se cogitou a possibilidade de utilizar um modelo que beneficiaria as teles e dificultaria a vida das emissoras, pois eu nunca vi a telemar, Telefônica nem nenhuma dessas fazendo programas de TV.

Mauricio, você tocou em um ponto legal e vou tentar esclarecer.

O padrão europeu, por exemplo, não dificulta a vida das emissoras, nem o padrão americado, que é onde as maiores empresas de TVs do mundo transmitem seus programas.

Se não dificulta, porque a globo quer o padrão japones? simples, porque esse padrão dificulta a concorrencia. Simples assim.

Tecnicamente o europeu e o japones são muito parecidos. Ambos transmitem em HD. Ambos funcionam em aparelhos moveis via rede de televisão (no padrão europeu é o DVB-H).

Então ai que vem as vantagens do padrão europeu. Ele é mais democrático (como o lula gosta de dizer). As operadoras de telefonia podem usar a rede de tv para transmitir conteudo. Imagina tu querer ver os gols do brasil no final da copa de 2010 mas por uma sequencia quase impossivel tu ficou trancado no meio de um engarrafamento a 50Km da TV mais perto e só se deu conta que perdeu o Jogo meia hora depois de ter acabado a partida. Então no padrão DVB-H a tua operadora de celular pode enviar pra ti esse conteudo, no teu celular, sem usar a rede de celular, usando a rede da tv. Com o padrão japones não. É mais ou menos por ai.

E eu to falando só da questão olhando pelo lado do usuário, ou seja, o nosso lado. Tem o lado do latifundio aspectral que eu não sei explicar direito, mas por exemplo, cada emissora tem 6Mhz de banda para transmitir sua programação e elas estão fazendo de tudo para garantir que essa banda fique nas mãos dela. E o padrão japones garante isso. Com o europeu essa banda poderia ser compartilhada em mais “geradores de conteudo” como o caso da empresa de telefonia enviando os gols pro celular meia hora depois do jogo acabar.

Eu realmente não entendo muito, mas eu tenho conficção que a escolha não teve nada haver com questões tecnicas ou economicas. Foi uma decisão puramente politica. Agradar a Globo em vespera de eleição sempre é uma boa. E isso é que me deixou indignado e me fez iniciar esse falatório todo.

Talvez pouca coisa realmente mude para nós pelo padrão ser o japonês ou o europeu e talvez até a longo prazo seja melhor o padrão japonês. Não dá pra prever o futuro. Mas, não venham tentar me fazer de palhaço por que isso eu não sou, e não vou escutar o Lula dizendo no discurso que “é como fazer um gol de placa” ou que “a decisão foi tecnica e foi escolhido o melhor”, ou ainda “somente o padrão japones se adapta a nossa realidade” que isso eu não aceito.

Brincadeira…
Pessoal só o Brasil que é atrasado tecnologicamente!
É mais do que lógico que Nokia, Nextel, Sony, Ericsson… já possuem celulares com essa tecnologia!!!
Ou todo mundo no fórum acha que os Japoneses ainda não usam celulares?!?!?
Faz-me o favor!
O Brasil só está começando a usar uma coisa que já é usada no mundo a muito tempo!

Uma hora tinha que começar. Antes tarde do que nunca, desde que seja bem feito.