[quote=boaglio][quote=fabgp2001]A unica vatangem do europeu e ser usado por mais pessoas.
[/quote]
Exatamente por essa única vantagem o padrão Betamax, bem superior ao VHS, foi extinto…
Na década de oitenta eu trabalhei numa locadora de filmes que tinha VHS e BetaMax, eu posso garantir com certeza que o BetaMax era melhor.[/quote]
Boaglio bela lembranca, mas sao outros tempos. Naquela epoca a diferenca entre um vide Betamax e um VHS era no cabecote de leitura um sistema totalmente mecanico. Mas hoje estamos falando em sistemas eletronicos que pra fazer uma mudanca dessas é capaz de ter que trocar somente um chip.
Isso parece a historia da Motorola que sempre foi uma das grandes empresas de celular, mas depois que entramos na onda do celular personalizado por operadora e tecnologia eles perderam mercado justamente por sua linha de producao nao conseguir atender essa demanda. A meu ver vai ocorrer o mesmo para os televisores, as empresas que nao se adaptarem estarao fora do mercado.
Pergunta, no Japao eles usam esse padrao certo? Alguem tem nocao se eles tem esse problema de nao ter aparelhos para comprarem?
[quote=fabgp2001] Pergunta, no Japao eles usam esse padrao certo? Alguem tem nocao se eles tem esse problema de nao ter aparelhos para comprarem?
[/quote]
Aproveita e pergunta para eles se eles usam celulares GSM e as redes deles são GSM?
Pense também que não é apenas o user device que deverá ser GSM + ISDB mas também (não sei o que será necessário) boa parte da rede deverá ser GSM + ISDB.
[quote=fabgp2001][quote=marcelomartins]
Sim, pode ser, mas eu ainda gostaria de ter as vantagens da popularidade. E isso se traduz em preços competitivos. E quando a gente fala que o Brasil tem 200 milhoes de pessoas eu te pergunto, qual o percentual desses 200 milhoes que pode ser considerado como publico alvo para novas tecnologias? Pronto, ficamos menor que Portugal.
[/quote]
Ué Marcelo, tecnicamente todos brasileiros que tem televisao em casa, nao tenho numeros mas acho que isso passa tranquilo de 60% das residencias.
Estamos falando de televisao e que dentro de 10 anos todos terao que ter essa tecnologia em casa. É meio dificil achar que isso nao vai se popularizar.
Pra mim o que vai ocorrer é como ocorre com celular, quem tem grana pega aparelhos top de linha com varios recursos quando recem estao sendo lancados. Quem nao tem muitas condicoes pega aparelhos mais em conta e com recursos limitados.
]['s[/quote]
Eu não quiz dizer que não vai se popularizar, isso vai com certeza. E acho que mais de 90% das residencias tem televisores e em 10 anos a maioria vai ser digital. Isso é independente da tecnologia.
O que eu quiz dizer é que para a maioria das pessoas não importa a tecnologia, não importa se é digital, não importa nada. Só quer ligar o aparelho e ver a globo e o sbt e pronto. E isso qualquer padrão faz muito bem.
A questão do padrão é sobre o que mais vai ser ofertado. Interativade, compra pela tv, internet, tv movel, essa é a questão importante. E nesse caso acho que menos de 20% dos brasileiro estão realmente interessados.
Isso é muito bonito. Agora, considerando o investimento em montar uma fábrica, projetar aparelhos, etc. você prefere vender para um público de qual tamanho?
Se você pudesse fazer um programa em Java e vender para todas as sorveterias de sucupira ou um que fosse em ASP clássico vendendopara todas as sorveterias de São Paulo e Rio de Janeiro, qual você preferiria fazer? Depois de montar o time de programadores apra fazer a versão carioca/paulista, você acha que vale o investimento extra pra atender Sucupira?[/quote]
Lá eles usam celulares 3G, e pelo que eu sei a rede celular 3G de lá é um a evolução do GSM, pelo menos de acordo com o site do próprio consórcio GSM.
Bom acho que um dia iremos para o 3GSM também né, daí não teremos mais problemas de que não existe outro país no mundo com a nossa mesma… “configuração”.
Até lá se as empresas que fabricam celulares tiverem um projeto em que seja necessário mais que uma troca de chip para habilitar um padrão diferente de TV digital, alguém terá. Há valhe lembrar que sony ericsson existe no japão também, ou seja o mundo ainda não acabou!
[quote=flaleite][quote=marcelomartins][quote=Luiz Aguiar]Tem a questão da tecnologia não é… o japonês me parece que é o único padrão que atendeu as exigências dos padrões que querem implantar no Brasil, como por exemplo a obrigatoriedade de transmissão para dispositivos móveis.
Já deu uma lida sobre esses detalhes que estavam levando a optar mesmo pelo padrão japonês, mas não lembro de todos… mas que existem motivos tecnológicos/técnicos, isso existe sim.[/quote]
Não é por isso, e eu acredito que a escolha não foi por motivos técnicos.
Tu conhece algum aparelho que receba TV digital no padrão japones? Tu já ouviu falar?
No caso do padrão EUROPEU, já existem vários, inclusive placas de TV para o computador. Um exemplo é o Nokia N92 que é um telefone GSM e tem integrado um sintonizador DVB (padrão europeu).
Vamos ver no que vai dar, mas não foram os fatores tecnicos que influenciaram na escolha.
Ah, a globo está usando o padrão DVB lá na alemanha para receber a imagem de TV atravez de dispositivos móveis (não confundir com usar a rede de celular pra ver tv).[/quote]
Eu tbm acho que o problema é fazer o padrão japonês ou qq outro ser transportado e suportado pelas redes e devices GSM (no futuro UTMS) europeus.
Será que vai valer a pena a Nokia, SonyEricsson e outros fabricantes GSM desenvolver (e em que velocidade) produtos com GSM e que suportem o padrão japonês?[/quote]
Com certeza, se eles não fizerem a LGE, a Kyocera e a Samsung o farão… E será que os europeus eles vão querer ficar atraz deles?
[quote=fabgp2001]
Pergunta, no Japao eles usam esse padrao certo? Alguem tem nocao se eles tem esse problema de nao ter aparelhos para comprarem?
]['s[/quote]
Em que outro país do mundo se usa 100 V para a tensão da rede elétrica? Isso de o Japão ter um padrão que só eles usam é política industrial. A idéia é que o consumidor japonês seja obrigado a consumir produtos de fabricação japonesa, subvencionando indiretamente a indústria nacional.
A mesma coisa para o padrão de TV Digital aberta. (A TV Digital a cabo aqui no Brasil vai ser DVB - padrão europeu - no caso da TVA; não sei quanto à Net, Vivax e outras operadoras.)
[quote=thingol][quote=fabgp2001]
]['s[/quote]
Em que outro país do mundo se usa 100 V para a tensão da rede elétrica? Isso de o Japão ter um padrão que só eles usam é política industrial. A idéia é que o consumidor japonês seja obrigado a consumir produtos de fabricação japonesa, subvencionando indiretamente a indústria nacional.
A mesma coisa para o padrão de TV Digital aberta. (A TV Digital a cabo aqui no Brasil vai ser DVB - padrão europeu - no caso da TVA; não sei quanto à Net, Vivax e outras operadoras.)
(Incluindo a ilha de Okinawa, que tem uma base militar americana).[/quote]
Thingol, sinceramente nao entendi a analogia. O que eu queria saber é se no Japao existe já o problema que parece ser a preocupacao da maioria aqui que é de nao ter aparelhos disponiveis.
A meu ver isso vai ficar igual aos PAL-M e o NTSC (acho que sao essas as siglas) ondo hoje os televisores já se ajustam automaticamente.
Há vários motivos pelos quais o Japão tende a adotar padrões que são diferentes dos adotados nos outros países.
Fechar o mercado contra competição externa (que é a meu ver a principal);
A síndrome do “NIH” (não inventado aqui);
e finalmente, um pouco de chauvinismo não faz mal a ninguém…
Para entender as motivações políticas, não pense como consumidor; pense como quem manda. Os que mandam querem ganhar mais dinheiro ou mais poder, mesmo que o consumidor perca com isso.
[quote=thingol]Há vários motivos pelos quais o Japão tende a adotar padrões que são diferentes dos adotados nos outros países.
Fechar o mercado contra competição externa (que é a meu ver a principal);
A síndrome do “NIH” (não inventado aqui);
e finalmente, um pouco de chauvinismo não faz mal a ninguém…
Para entender as motivações políticas, não pense como consumidor; pense como quem manda. Os que mandam querem ganhar mais dinheiro ou mais poder, mesmo que o consumidor perca com isso.
[/quote]
Perfeito, mas são os mesmos motivos que levam os EUA e outros paises a fazer o mesmo. Puro capitalismo.
Continuo achando que para o consumidor final nao sera muito diferente se for padrao Japones ou Europeu, claro fora os recursos, mas acho que isso tecnicamente nao é problema pro padrao dos Japa.
[quote=yasudevil]Lá eles usam celulares 3G, e pelo que eu sei a rede celular 3G de lá é um a evolução do GSM, pelo menos de acordo com o site do próprio consórcio GSM.
Bom acho que um dia iremos para o 3GSM também né, daí não teremos mais problemas de que não existe outro país no mundo com a nossa mesma… “configuração”.
Até lá se as empresas que fabricam celulares tiverem um projeto em que seja necessário mais que uma troca de chip para habilitar um padrão diferente de TV digital, alguém terá. Há valhe lembrar que sony ericsson existe no japão também, ou seja o mundo ainda não acabou!
[/quote]
3G não é uma tecnologia e sim a terceira geração de tecnologias de telefonia móvel onde temos UTMS (GSM), CDMA 3G que inclui WCDMA EV-DO, e outras tecnologias (CDMA) e i-mode (padrão japones).
Então o celular japones ISDB é i-mode e não GSM, nem UTMS…
Então qq. celular GSM ou UTMS com ISDB terá de ser desenvolvido, e não só o celular também deverão desenvolver ERBs ISDB over GSM/UTMS e outros elementos da rede de telefonia móvel.
[quote=flaleite][quote=yasudevil]Lá eles usam celulares 3G, e pelo que eu sei a rede celular 3G de lá é um a evolução do GSM, pelo menos de acordo com o site do próprio consórcio GSM.
[/quote]
3G não é uma tecnologia e sim a terceira geração de tecnologias de telefonia móvel onde temos UTMS (GSM), CDMA 3G que inclui WCDMA EV-DO, e outras tecnologias (CDMA) e i-mode (padrão japones).
Então o celular japones ISDB é i-mode e não GSM, nem UTMS…
Então qq. celular GSM ou UTMS com ISDB terá de ser desenvolvido, e não só o celular também deverão desenvolver ERBs ISDB over GSM/UTMS e outros elementos da rede de telefonia móvel.[/quote]
Acho que você me entendeu mau… em momento algum eu disse que 3G é tecnologia eu disse que eles usam 3G e que o 3G deles é a evolução do GSM que no caso é o UMTS só que eu não sabia a sigla.
E i-mode nao é necessariamente 3G, esse serviço existe na rede 2G também.
Bem, também rolava a discussão de que o hardware necessário pro consumidor seria + caro no padrão japones… dai o governo queria instalar uma fábrica por aki prá reduzir o custo.
Sem contar os royalities q deve ser pagos pelo uso da tecnologia… não sei se o governo conseguiu um desconto. (;
Pessoal, ás vezes vcs são muuuito radicais com suas opniões…
Claro que há fortes interesses por trás da escolha do padrão, e no caso do Europeu, seria das Teles.No caso do Japonês, das redes de televisão. Considerando que as Teles faturam muuuito mais que as tvs, acho até justo que fique na mão das tvs(apesar de preferir na mão de ninguém…).
Agora, que o padrão Japonês é superior em qualidade técnica, ninguém tem dúvidas. Mas o que mais me interessa é o fato de o codec no Brasil ser o H.264, muuuito melhor do que Mpeg2 e assemelhados.Para quem não sabe:
-Um canal de TV normal ocupa uma banda de 6MHz.
-No padrão digital usando o mpeg2, são colocados nesse espaço, 4 canais de definição normal e 1 de alta definição.
Usando H.264,podem ser colocados nesse mesmo espaço 8 canais normais ou 2 de altadefinição!Show de bola!
bandrade, não haverá cobrança de royalties pelo japão por esse padrão.
Vcs sabem o por quê?Porquê já está em desenvolvimento lá um outro padrão mais avançado do que esse(com uma resolução escabrosa, algo do tipo 2048X1920 linhas).
Mais espaco e mais qualidade pros seus programas enlatados e ainda mais Galvao Bueno!
Woohoo!!! :mrgreen:[/quote]
Fico imaginando a quantidade de canais de compras (ShopTour, MixTV, Polishop, Cogumelo do Sol) que podem ser embutidos nesse espaço de espectro. Em vez de ter só 10 canais de compras você vai ter 80!