Brasil fecha acordo com padrão japonês de TV digital

Pois é, parece que acabou a novela, e fico com medo de que não tenha acabado bem.

Como já era esperado vamos usar o padrão japones com uma pitada de padrão brasileiro. A parte da pitada é o nome que vai ser SBTVD, e acho que colocaram outro nome só pra dizer que tem algo daqui.

Eu já tinha falado que eu acho que muito melhor para o brasil usar o padrão europeu, que atualmente foi escolhido pelos paises de um terço da população mundial. E nos estamos fora do barco. :frowning: uma pena.

Li em algum lugar que nem no japão estão se acertando muito com esse padrão e ele está demorando pra “decolar”.

É isso, e que deus abençoes o Brasil.

Pois é, agora não tem mais chorumelas, é o padrão japonês mesmo.

Bem, acho que eles demoraram muito tempo pra tomar essa decisão e não podemos achar q não foi desmerecida, algum ponto positivo deve ter aí.

Tive ouvindo umas conversas do pessoal q tomou essa decisão…

Pelo que entendi, eles tava procurando o padrão que tem a maior interatividade, como forma de promover não só mais qualidade na TV, mas promover tbm inclusão digital…

Agora, se vai dar certo…

VELO

[quote=marcelomartins]A parte da pitada é o nome que vai ser SBTVD, e acho que colocaram outro nome só pra dizer que tem algo daqui.
[/quote]

Existem diversas pesquisas nas universidades brasileiras sobre TV Digital. Na USP existem algumas pesquisas para o desenvolvimento de padrões de serviços acessíveis através da TV Digital. Então não é mera enrolação… :wink:

[quote=Daniel Quirino Oliveira][quote=marcelomartins]A parte da pitada é o nome que vai ser SBTVD, e acho que colocaram outro nome só pra dizer que tem algo daqui.
[/quote]

Existem diversas pesquisas nas universidades brasileiras sobre TV Digital. Na USP existem algumas pesquisas para o desenvolvimento de padrões de serviços acessíveis através da TV Digital. Então não é mera enrolação… ;)[/quote]
Sim, eu sei, na PUC aqui de porto alegre eu sei que tem uma pesquisa bem evoluida sobre tv interativa, só que não adianta ter as pesquisas e não usarem. Eu não vi em lugar nenhum qual a parte exatamente das pesquisas serão usada no SBTVD.

Senhores,

Peo que sei sobre os padrões de transmissão digital, todos são muito parecidos… Todos tem, de uma forma básica, o mesmo funcionamento e filosofia… A questão da escolha girou em torno da qualidade do sinal transmitido e recebido (claro que também teve o interesse comercial).

O padrão japones é que consegue ter a melhor relaçõ sinal ruido e os receptores conseguem trabalhar com uma baixa qualidade de sinal. Com isso , usando o padrão japones teremos maior garantia de qualidade do sinal, com um mesmo custo. Outra coisa, é que acredito que a própria rede globo já esteja usando o padrão japones (ela transmite para o japão a quase dois anos, não tenho certeza, no formato digital), e como ela é player forte…

Outro ponto é que quase a maioria de fabricantes de tv hoje são japoneses… Com isso usarmos o padrão deles vai nos dar uma vantagem comercial… Não vamos ter que inventar a roda( como tivemos que fazer quando inventamos o tal de PAL - M)

Bem, acho acertada a decisão da ANATEL…

Tem a questão da tecnologia não é… o japonês me parece que é o único padrão que atendeu as exigências dos padrões que querem implantar no Brasil, como por exemplo a obrigatoriedade de transmissão para dispositivos móveis.
Já deu uma lida sobre esses detalhes que estavam levando a optar mesmo pelo padrão japonês, mas não lembro de todos… mas que existem motivos tecnológicos/técnicos, isso existe sim.

e aquele empreendimento da época do FHC de construir o próprio padrão BRASILEIRO? :roll:

Ele desembolsaram uma fortuna e afundaram o projeto com esta de PADRÃO JAPONÊS e ainda andei lendo rumores de que o BRASIL vai cooperar com o que já tinha feito com pesquisa para o padrão japonês :shock:

[quote=Luiz Aguiar]Tem a questão da tecnologia não é… o japonês me parece que é o único padrão que atendeu as exigências dos padrões que querem implantar no Brasil, como por exemplo a obrigatoriedade de transmissão para dispositivos móveis.
Já deu uma lida sobre esses detalhes que estavam levando a optar mesmo pelo padrão japonês, mas não lembro de todos… mas que existem motivos tecnológicos/técnicos, isso existe sim.[/quote]
Não é por isso, e eu acredito que a escolha não foi por motivos técnicos.

Tu conhece algum aparelho que receba TV digital no padrão japones? Tu já ouviu falar?

No caso do padrão EUROPEU, já existem vários, inclusive placas de TV para o computador. Um exemplo é o Nokia N92 que é um telefone GSM e tem integrado um sintonizador DVB (padrão europeu).

Vamos ver no que vai dar, mas não foram os fatores tecnicos que influenciaram na escolha.

Ah, a globo está usando o padrão DVB lá na alemanha para receber a imagem de TV atravez de dispositivos móveis (não confundir com usar a rede de celular pra ver tv).

Eu nao entendo porque toda essa preocupacao com a escolha feita.

Como nao? Nao sou um especialista no assunto, mas pelo que sei e falam o padrao japones tecnicamente é melhor que o europeu. A unica vatangem do europeu e ser usado por mais pessoas.

Pra mim isso é igual padrao de celular.
Qual a diferenca de GSM ou CDMA? Basicamente nos recursos, pq se olharmos os aparelhos a maioria dos fabricantes disponibilizam o mesmo aparelho nos dois formatos. Acho que vai ocorrer o mesmo nos televisores.

Acho que o povo brasileiro tem que parar de achar oh temos que usar o mesmo dos europeos pq senao estaremos ralados. Hora somos uma populacao de quase 200 milhoes de habitantes isso da varios paises da Europa, vcs acham mesmo que os fabricantes vao ignorar um mercado desses?

Outro ponto, em termos de tecnologia eu confio muito mais nos japoneses do que nos europeus hehe.

]['s

[quote=marcelomartins][quote=Luiz Aguiar]Tem a questão da tecnologia não é… o japonês me parece que é o único padrão que atendeu as exigências dos padrões que querem implantar no Brasil, como por exemplo a obrigatoriedade de transmissão para dispositivos móveis.
Já deu uma lida sobre esses detalhes que estavam levando a optar mesmo pelo padrão japonês, mas não lembro de todos… mas que existem motivos tecnológicos/técnicos, isso existe sim.[/quote]
Não é por isso, e eu acredito que a escolha não foi por motivos técnicos.

Tu conhece algum aparelho que receba TV digital no padrão japones? Tu já ouviu falar?

No caso do padrão EUROPEU, já existem vários, inclusive placas de TV para o computador. Um exemplo é o Nokia N92 que é um telefone GSM e tem integrado um sintonizador DVB (padrão europeu).

Vamos ver no que vai dar, mas não foram os fatores tecnicos que influenciaram na escolha.

Ah, a globo está usando o padrão DVB lá na alemanha para receber a imagem de TV atravez de dispositivos móveis (não confundir com usar a rede de celular pra ver tv).[/quote]

Eu tbm acho que o problema é fazer o padrão japonês ou qq outro ser transportado e suportado pelas redes e devices GSM (no futuro UTMS) europeus.

Será que vai valer a pena a Nokia, SonyEricsson e outros fabricantes GSM desenvolver (e em que velocidade) produtos com GSM e que suportem o padrão japonês?

Sim, está correto, o padrão japonês é tecnincamente melhor que o europeu.

[quote=fabgp2001]Pra mim isso é igual padrao de celular.
Qual a diferenca de GSM ou CDMA? Basicamente nos recursos, pq se olharmos os aparelhos a maioria dos fabricantes disponibilizam o mesmo aparelho nos dois formatos. Acho que vai ocorrer o mesmo nos televisores.[/quote]
É uma comparação válida. No caso, o CDMA é tecnicamente superior ao GSM, mas na prática o GSM se mostra com mais vantagens para a maioria esmagadora das pessoas.

[quote=fabgp2001] Acho que o povo brasileiro tem que parar de achar oh temos que usar o mesmo dos europeos pq senao estaremos ralados. Hora somos uma populacao de quase 200 milhoes de habitantes isso da varios paises da Europa, vcs acham mesmo que os fabricantes vao ignorar um mercado desses?

Outro ponto, em termos de tecnologia eu confio muito mais nos japoneses do que nos europeus hehe.

]['s
[/quote]
Sim, pode ser, mas eu ainda gostaria de ter as vantagens da popularidade. E isso se traduz em preços competitivos. E quando a gente fala que o Brasil tem 200 milhoes de pessoas eu te pergunto, qual o percentual desses 200 milhoes que pode ser considerado como publico alvo para novas tecnologias? Pronto, ficamos menor que Portugal. :slight_smile:

A briga aí não é técnica, adotar o padrão japonês é criar um proteção para as emissoras, já que este não previlegia a multiprogramação como o DVB.

No padrão Europeu as teles(maioria de Capital Estrangeiro) poderiam concorrer livremente com as emissoras (de no maximo 30% de capital estrangeiro).

A questão da escala de produção no começou é sim um fator de desavantagem para o japonês, mas como foi bem lembrado ai em cima, o Brasil tem 180mi de pessoas o que pode dar grande escala no futuro.

Sobre os aspectos técnicos dizem que o padrão japonês é melhor para transmissões em cidades com o relevo acidentado e que convive melhor com o sinal analógico. Sobre a qualidade de imagem o DVB levava uma pequena vantagem, mas que com a inclusão de uma melhoria(Novo layer MPEG 4) definida no SBTVD ficou pau-a-pau.

No mais, o JavaTV funciona em ambos…

Ué Marcelo, tecnicamente todos brasileiros que tem televisao em casa, nao tenho numeros mas acho que isso passa tranquilo de 60% das residencias.
Estamos falando de televisao e que dentro de 10 anos todos terao que ter essa tecnologia em casa. É meio dificil achar que isso nao vai se popularizar.
Pra mim o que vai ocorrer é como ocorre com celular, quem tem grana pega aparelhos top de linha com varios recursos quando recem estao sendo lancados. Quem nao tem muitas condicoes pega aparelhos mais em conta e com recursos limitados.

]['s

Acho que se a nokia, Nextel, Sony, Ericsson ou sei la quem vão ou não fabricar aparelhos para o padrão japonês que se dane! Pouco me importa. Se os caras querem entrar no nosso mercado vão ter que fabricar coisas para o nosso mercado, se não quiserem, que fabriquem para os europeus! Pronto…

Pois é Giuliano eu tenho a mesma visao. Nao da pra ficar com esse papo de coitadinho “ohh eles nao vao fabricar aparelhos pra nos e agora” temos que dar mais valor ao poder de mercado do Brasil.

]['s

[quote=fabgp2001]A unica vatangem do europeu e ser usado por mais pessoas.
[/quote]

Exatamente por essa única vantagem o padrão Betamax, bem superior ao VHS, foi extinto… :frowning:

Na década de oitenta eu trabalhei numa locadora de filmes que tinha VHS e BetaMax, eu posso garantir com certeza que o BetaMax era melhor.

Com certeza a Nokia, Sony Ericsson, etc… (Nextel é operadora) vão de alguma forma vender devices que suportem o padrão japones.
O problema é que o custo do projeto para se criar um device GSM e que receba o padrão de TV Digital japonês pode ser muito alto e vai ser diluido somente no mercado brasileiro, ou seja, nós já temos celulares com preços extremamente alto e vão aumentar ainda mais para que pagamos o projeto de um celular GSM e que aceite o padrão japones.
Se fossemos migrar toda nossa base tecnologica de celulares para algum modelo japones de telefonia móvel, ai talvez tudo bem.

Veja o problema que foi causado pela escolha de frequencia que era diferente do padrão americano, a Vivo para conseguir subir sua rede CDMA nessas condições teve que rebolar muito e isso tbm desencorajou outras operadoras de continuarem com o padrão CDMA.

Isso é muito bonito. Agora, considerando o investimento em montar uma fábrica, projetar aparelhos, etc. você prefere vender para um público de qual tamanho?

Se você pudesse fazer um programa em Java e vender para todas as sorveterias de sucupira ou um que fosse em ASP clássico vendendopara todas as sorveterias de São Paulo e Rio de Janeiro, qual você preferiria fazer? Depois de montar o time de programadores apra fazer a versão carioca/paulista, você acha que vale o investimento extra pra atender Sucupira?

Concordo com esse pensamento. Eu sou cliente porra, o fornecedor que se adapte a minha necessidade.

Chega esse esperito de colonizado :S

VELO