Não acho que a Oracle vai fechar o java. Seria suicídio e mataria o java de vez, o que não é interessante para ninguém. Mas não da para negar o quanto a Oracle é competitiva no mercado. Os problemas que vejo é a visão massissa do lucro que ela tem. Se a SUN fosse assim ela não estaria falindo. Ela não tem o apetite voraz que as outras tem. Investe muito em tecnologia e evolução da mesma. Veja a Microsoft. Acho que é a que menos investe nesse departamento, e de todas deve ser a que mais investe em marketing. Não é a toa que todas juntas brigam com ela sozinha no seu campo. Ela investe onde traz mais retorno, exatamento como nossos políticos bem sucedidos.
E a Oracle sabe bem disso. Acredito piamente que a verba distribuída para evolução da linguagem vai diminuir consideravelmente, até porque o preço dos AppServer são tão caros que a maioria dos clientes demoram anos para fazer um upgrade. Tem centenas de sistemas rodando e sendo desenvolvidos na versão 1.4 do java devido seus containers. Não há porque migrar a menos que o fornecedor force isso. Ninguém gosta de gastar dinheiro para deixar os programadores felizes, alem dos gastos com a própria transição.
O que vejo é a Oracle mudar a linguagem de forma que beneficie ela sim. Como por exemplo, trilhões de recursos a mais no solares. Acho que o Netbeans vai morrer porque leva a marca da SUN e não da Oracle. O JDeveloper é Oracle e todo mundo sabe disso. Nem que ela troque só o logo do Netbeans, mas vai ficar o JDeveloper. Não há motivos para desperdiçar dinheiro com duas IDES que fazem a mesma coisa. O Mysql pode não morrer, mas com certeza vai ficar largado de canto.
Todas as contribuições que vi da Oracle até o momento para a comunidade como o próprio toplink são formas de prestigiar seus produtos. Ela poderia muito bem investir no Hibernate por exemplo que é de fato o pai do JPA, mas o que ela fez foi criar um concorrente. Para indiretamente prestigiar seu BD.
E para os desinformados, a Oracle tinha parceria com a Red Hat, que vendia seu linux com Oracle totalmente customizado. A Oracle simplesmente chupinhou o Linux da Red Hat, colocou seu logo e começou a vende-lo fazendo frente ao seu parceiro de vendas. Um estilo bem conhecido por todos, bem a la Microsoft.
Entrem nas comunidades de linux e tentem ver a fama de chupinhadora que a Oracle tem. As opiniões são unanimes. O Retorno que ela da é sempre pífio comparado ao que ela pega do open source para aumentar seus lucros.
Espero sinceramente estar totalmente errado. Espero que o JCP se contenha e o mercado continue acreditando no java para continuar se fazendo uma vez e rodar em qualquer lugar, mas sabendo que a Oracle agora detém a ultima palavra, fica difícil de acreditar nisso.
Lucro a cima de tudo, isso éra um lema que a SUN não tinha e que permitiu criar as coisas que ela fez.
Nossa quanto desespero, quanta afobação, parece que a Oracle vai transformar agua em vinho da noite pro dia, alias só teve um cara que fez isso, mas ja esta morto a 2000 e tantos anos, e pregaram ele numa cruz ainda por cima! Entao parem com tanto desespero, como se tudo fosse mudar tao rapido.
Na minha opniao não é bem assim, nada vai mudar a curto prazo(1, 2 anos no minimo).
Isto não é uma Oracle ou Microsoft comprando uma padaria, não funcionado assim, olha o cenario que voces imaginam: “bom despede todo mundo, pega os server e documentação e traz pra sede da oracle e vamos resolver daqui”!! Ta loco, são empresas gigantes, nestas compras acredito de leva tempo pra mudar algo, acredito que as duas fiquem meio que em paralelo por um tempo, como se nada tivesse mudado, alem das ações na bolsa é claro.
Então, quem quer tirar SCJP, pois que tire, vai valer o mesmo que vale hoje, não precisa tanta afobação e especulação sem sentido.
[quote=Bruno Laturner][quote=windsofhell]
Queria saber o que vai acontecer com os coitados dos “Java certified programmers” que tem de kilo por ai hehehe
[/quote]
Considerando o preço das certificações da Oracle, diria que eles têm que correr p/ aproveitar a promoção.[/quote]
Não encontrei preço de vouchers da Oracle aqui, mas algumas que encontrei no site da Oracle são bem mais baratas que as de Java. Por sorte aqui no Brasil o preço do voucher considera o dolar 1:1 com o real.
Se o preço da cert da oracle aqui custa mais que la fora (eg, 11g = $125 USD), a culpa é da própria “filial” da Oracle BR.
Próximo passo da Oracle: Compra da IntelliJ idea e faz integração espetacular com o WebLogic. :twisted:
Na minha opinião a Oracle ter comprado a Sun poderá implicar em um IDE como o Netbeans com suporte aos produtos da Oracle, o que será muito bom para todos.
Esta é a minha opinião,
Nathan Paulino Campos
Bem moçada, vamos ver qual sera as primeiras impressões que as comunidades, imprensa, concorrentes e Orgãos Reguladores vao ter do Sr. Larry Ellison, nos proximos dias, e acho que o pior efeito disso eh o chamado efeito “manada”, gente de TI e Investidores nesse aspecto sao bastante parecidos, quando o negocio não “parece” bom ai o caldo engrossa, mas a Oracle não eh novata, e sem duvida nenhuma ela não vai chutar o balde de jeito nenhum, mas o java soh eh o que eh hoje graças ah uma serie de combinação de fatores e gente inteligente pelos quatro cantos do mundo.
Não, não foi apenas pela entrevista. Quem realmente conhece tecnologia sabe que a Info é uma revista tendenciosa. Seria algo como uma “Veja” para a área de tecnologia. Ou seja, sempre, sempre duvide de matérias publicadas nela.
[/quote]
Volto a repetir: esse negócio de “tendencioso” é altamente relativo.
Cara, quem realmente é crítico duvida de matérias publicadas em qualquer revista. Não utiliza apenas uma fonte para formar a sua opinião, mas várias fontes.
Pense nisso.
[quote=fredferrao]Nossa quanto desespero, quanta afobação, parece que a Oracle vai transformar agua em vinho da noite pro dia, alias só teve um cara que fez isso, mas ja esta morto a 2000 e tantos anos, e pregaram ele numa cruz ainda por cima! Entao parem com tanto desespero, como se tudo fosse mudar tao rapido.
Na minha opniao não é bem assim, nada vai mudar a curto prazo(1, 2 anos no minimo).
Isto não é uma Oracle ou Microsoft comprando uma padaria, não funcionado assim, olha o cenario que voces imaginam: “bom despede todo mundo, pega os server e documentação e traz pra sede da oracle e vamos resolver daqui”!! Ta loco, são empresas gigantes, nestas compras acredito de leva tempo pra mudar algo, acredito que as duas fiquem meio que em paralelo por um tempo, como se nada tivesse mudado, alem das ações na bolsa é claro.
Então, quem quer tirar SCJP, pois que tire, vai valer o mesmo que vale hoje, não precisa tanta afobação e especulação sem sentido.
[/quote]
A questão aqui não é quando mudar, e sim apenas mudar. Pode ser a curto, médio ou longo prazo, não importa. A questão aqui é o temor pelas mudanças futuras. E eu posso estar enganado, mas não vi ninguém aqui com visões radicais como a que você exemplificou.
Att.
[quote=Joao.Gabriel][quote=fredferrao]Nossa quanto desespero, quanta afobação, parece que a Oracle vai transformar agua em vinho da noite pro dia, alias só teve um cara que fez isso, mas ja esta morto a 2000 e tantos anos, e pregaram ele numa cruz ainda por cima! Entao parem com tanto desespero, como se tudo fosse mudar tao rapido.
[/quote]
A questão aqui não é quando mudar, e sim apenas mudar. Pode ser a curto, médio ou longo prazo, não importa. A questão aqui é o temor pelas mudanças futuras. E eu posso estar enganado, mas não vi ninguém aqui com visões radicais como a que você exemplificou.
Att.[/quote]
Tem certeza que nao viu? " Ow my god, estou estudando pra SCJP e agora nao sei mais o que fazer!! Eu vi pelo menos 3 destas!! Isso relacionado com certificacoes, sem falar em: " ow my god, estava com duvida se estudava java, agora sim vou me dedicar" essa pelo lado positivo. Ou outro do outro lado “ow my god, vou fazer um curso .net, esta tudo acabado”.
Tem certeza que leu toda a discussao?
[quote=fredferrao][quote=Joao.Gabriel][quote=fredferrao]Nossa quanto desespero, quanta afobação, parece que a Oracle vai transformar agua em vinho da noite pro dia, alias só teve um cara que fez isso, mas ja esta morto a 2000 e tantos anos, e pregaram ele numa cruz ainda por cima! Entao parem com tanto desespero, como se tudo fosse mudar tao rapido.
[/quote]
Att.[/quote]
Tem certeza que nao viu? " Ow my god, estou estudando pra SCJP e agora nao sei mais o que fazer!! Eu vi pelo menos 3 destas!! Isso relacionado com certificacoes, sem falar em: " ow my god, estava com duvida se estudava java, agora sim vou me dedicar" essa pelo lado positivo. Ou outro do outro lado “ow my god, vou fazer um curso .net, esta tudo acabado”.
Tem certeza que leu toda a discussao?[/quote]
hauhauhuahuhaua é verdade! Realmente sempre existem opiniões extremadas, mas são minoria perto das outras.
Bom cheguei de viagem agora e estava ausente de computer, notícias e tudo mais. Quando li me lembrei de um comentário que fiz há tempos sobre essa possível compra pela Oracle e não IBM. Parece que fazia mais lógica, já que a Oracle gastou muito na plataforma Java e Middleware comprando a BEA, aliás, pagou mais caro pela BEA do que pela SUN com toda a sua linha de hardware, OS, produtos consagrados como LDAP e por aí vai.
Hoje a Oracle possui no seu portfólio mais de 9,5 mil produtos. Isso mesmo, então fica difícil cruzar e saber quais serão as estratégias, pois vão rever tudo. Com a aquisição da BEA levou quase 1 ano para as coisas fazerem sentido, isso pq o replacement de tecnologia era mínimo. Tinha o Application Server, que a Oracle era fraca entre outros produtos como Portal , ambas com soluções.
Agora a coisa vai ter de ser analisada caso a caso. Projetos como o GlassFish não sei o que vai acontecer, já que a Sun é a maior patrocionadora e possui agora o WebLogic.
Muita coisa esquisita até IDE - netbeans, a bea tinha Workshop e a Oracle JDeveloper…são muitas equipes, muitas linhas de pesquisa e imaginem coisas internas que não estão prontas ou na prateleira ?
A coisa vai demorar, mas como partner Oracle a notícia é excelente, vamos aos negócios
Olá pessoal,
Sou novo no forum, mas tabalho ha mais de 10 anos como programador Oracle. Gostaria de confortar os amigos que acham que java vai acabar, que o MySQL vai ser descontinuado.
Quando comecei a trabalhar com Oracle(pl/sql,forms e reports), 10 anos atras, o mercado Corporativo era um oasis para quem programava, ganhava-se muito, a linguagem pl/sql era muito mais facil de aprender do que Java ou C e havia muito trabalho. Existiam dois tipos de software corporativo, o ERP “feito em casa”, e o ERP fornecido pelas grandes da epoca Oracle (E-Business Suite), JDEdwards(OneWorld e WorldSoftware), PeopleSoft, e a SAP. Muitos programadores, naquela epoca, migraram para os ERPs comprados, principalmente o SAP, que é o grande lider do mercado. A Oracle acabou comprando a PeopleSoft, que tinha comprado a JDEdwards, com isso hoje existe somente a Oracle, com os produtos JDEdwards, PeopleSoft, E-Business Suite, e a SAP. A Oracle é disparado, lider no setor de Banco de Dados corporativo, que é onde esta o dinheiro! Nos ultimos anos, a Oracle adotou java e tambem criou e doou tecnologias que hoje são usadas por nos, como o topLink, que deu origem ao hibernate, o ADF Faces, que foi doado para o projeto MyFaces(http://pt.wikipedia.org/wiki/JavaServer_Faces), etc. Nos ultimos anos, a Oracle tem investido muito dinheiro para fazer com que o JDeveloper facilite a vida dos milhoes de programadores pl/sql, e tambem traga os desenvolvedores javaSE/EE para o mercado corporativo. Tudo isso, porque a Oracle quer ser lider no segmento dos ERPs, que hoje ja está consolidado. Quem tem SAP nao muda para o E-Business Suite, e vice-versa, porque é muito caro e inviavel, por varios motivos, entre eles o treinamento do pessoal, mudança de cultura corporativa. Se para a comunidade java a compra pela Oracle foi um choque, imagine o que aconteceria dentro de uma empresa como a Ford, com milhares de funcionarios ao redor do mundo tendo que aprender tudo de novo. Porem , a Oracle esta criando um ERP, que ainda nao foi lancado, chamado Oracle Fusion, no qual vc pode integrar qualquer ERP a ele, ou seja, como se fosse uma tampa de panela, por cima do SAP, ERPs Oracle, ou “feito em casa” usando SOA, BPEL, Java, e a ferramenta principal para esta integracao é o JDeveloper. É claro que vc vai poder escolher a IDE, mas será muito mais facil, rapido, e com menosr custo para as empresas que tem produtos Oracle, usar o JDeveloper. Há alguns anos optei por aprender java e nao me arrependo e hoje eu vejo que fiz a escolha certa. Muitos programadores Oracle terão, com certeza que aprender java e muitos programadores java terao que aprender mais sobre banco de dados.
Este questionamento que voces fazem hoje, é feito ha alguns anos pelos programadores Oracle, e a cada aquisição feita pela Oracle, mais pessoas entram para este grupo. Peço desculpas para os amigos do forum, por ter me alongado, mas espero ter esclarecido algumas duvidas e incertezas. Anexo a este post, tomo a liberdade de colocar um documento publicado pela WWW.IOUG.ORG (independent oracle users group), que é uma das mais importantes associações de usuarios Oracle, que esclarece quais os skills que nós programadores Oracle (Bem-vindos!) precisamos ter para poder programar ou administrar a plataforma Oracle Fusion.
Abraços a Todos!!!
Alguns links para vc conhecer melhor o Oracle Fusion Middleware
http://www.oracle.com/products/middleware/index.html
Oracle REA
http://rea.oracle.com/
ADF para progrmadores Oracle Forms
http://www.oracle.com/technology/products/jdev/collateral/4gl/formsdesignerj2ee.html
ADF para programadores JavaEE
http://www.oracle.com/technology/products/adf/index.html
Hoje quando abri o Open Office me lembrei que a Oracle comprou também um pacote Office!
Oracle Domination! :lol:
[quote=Joao.Gabriel][quote=guerios]Olha não sei vocês, mas eu faz séculos que não leio InfoExame, teve épocas que ela foi referência e hoje não é mais, e essa opinião me faz diminuir o crédito que dou para essa revista.
Esse tipo de Opinião do Senhor Dalton é totalmente afoita e fora de propósito.[/quote]
Peraí, entendi errado ou só a entrevista do cara já te faz “diminuir o crétido” que você dá para a revista?
Como bem dizeram mais cedo, tudo é baseado em suposições, ninguém sabe ainda o que irá ocorrer de fato.
Mas eu, mesmo que também não tenha certeza de nada ainda, concordo plenamente com o Dalton aí. Falou tudo.[/quote]
1 ) A entrevista dele pra InfoExame foi precipitada, está dando uma falsa impressão para o público em geral de que o Java vai sofrer, como que ele sabe disso ? Ninguém pode dizer isso ainda. Tudo bem ele quis falar o que achava, eu falo que sou contra a opinião dele.
2 ) Quando a InfoExame mudou editorialmente falando para trazer simplesmente “novidades” de informática (em meados de 1999, Old School) ela perdeu pra mim o crédito como referência técnica, por isso falei o que falei, então indico que hoje ela querer pegar uma opinião técnica seja de quem for e publicar sobre uma notícia importante como essa é por que quer ganhar alguma coisa com isso, por isso perde o crédito comigo, podia ser opinão X ou Y tanto faz.
Vamos discutir mais sobre isso, do que simplesmente ir em revistas e dizer o que achamos, o momento atual é de avaliação e não de apavorar os clientes.
Claro a democracia é isso ai, cada um fala o que quer e no final veremos quem estará certo.
Longe de mim querer censurar o cara. Fala o que quer escuta o que não quer, e isso serve pra mim também.
[quote=Oracle Developer]Olá pessoal,
Sou novo no forum, mas tabalho ha mais de 10 anos como programador Oracle. Gostaria de confortar os amigos que acham que java vai acabar, que o MySQL vai ser descontinuado.
Quando comecei a trabalhar com Oracle(pl/sql,forms e reports), 10 anos atras, o mercado Corporativo era um oasis para quem programava, ganhava-se muito, a linguagem pl/sql era muito mais facil de aprender do que Java ou C e havia muito trabalho. Existiam dois tipos de software corporativo, o ERP “feito em casa”, e o ERP fornecido pelas grandes da epoca Oracle (E-Business Suite), JDEdwards(OneWorld e WorldSoftware), PeopleSoft, e a SAP. Muitos programadores, naquela epoca, migraram para os ERPs comprados, principalmente o SAP, que é o grande lider do mercado. A Oracle acabou comprando a PeopleSoft, que tinha comprado a JDEdwards, com isso hoje existe somente a Oracle, com os produtos JDEdwards, PeopleSoft, E-Business Suite, e a SAP. A Oracle é disparado, lider no setor de Banco de Dados corporativo, que é onde esta o dinheiro! Nos ultimos anos, a Oracle adotou java e tambem criou e doou tecnologias que hoje são usadas por nos, como o topLink, que deu origem ao hibernate, o ADF Faces, que foi doado para o projeto MyFaces(http://pt.wikipedia.org/wiki/JavaServer_Faces), etc. Nos ultimos anos, a Oracle tem investido muito dinheiro para fazer com que o JDeveloper facilite a vida dos milhoes de programadores pl/sql, e tambem traga os desenvolvedores javaSE/EE para o mercado corporativo. Tudo isso, porque a Oracle quer ser lider no segmento dos ERPs, que hoje ja está consolidado. Quem tem SAP nao muda para o E-Business Suite, e vice-versa, porque é muito caro e inviavel, por varios motivos, entre eles o treinamento do pessoal, mudança de cultura corporativa. Se para a comunidade java a compra pela Oracle foi um choque, imagine o que aconteceria dentro de uma empresa como a Ford, com milhares de funcionarios ao redor do mundo tendo que aprender tudo de novo. Porem , a Oracle esta criando um ERP, que ainda nao foi lancado, chamado Oracle Fusion, no qual vc pode integrar qualquer ERP a ele, ou seja, como se fosse uma tampa de panela, por cima do SAP, ERPs Oracle, ou “feito em casa” usando SOA, BPEL, Java, e a ferramenta principal para esta integracao é o JDeveloper. É claro que vc vai poder escolher a IDE, mas será muito mais facil, rapido, e com menosr custo para as empresas que tem produtos Oracle, usar o JDeveloper. Há alguns anos optei por aprender java e nao me arrependo e hoje eu vejo que fiz a escolha certa. Muitos programadores Oracle terão, com certeza que aprender java e muitos programadores java terao que aprender mais sobre banco de dados.
Este questionamento que voces fazem hoje, é feito ha alguns anos pelos programadores Oracle, e a cada aquisição feita pela Oracle, mais pessoas entram para este grupo. Peço desculpas para os amigos do forum, por ter me alongado, mas espero ter esclarecido algumas duvidas e incertezas. Anexo a este post, tomo a liberdade de colocar um documento publicado pela WWW.IOUG.ORG (independent oracle users group), que é uma das mais importantes associações de usuarios Oracle, que esclarece quais os skills que nós programadores Oracle (Bem-vindos!) precisamos ter para poder programar ou administrar a plataforma Oracle Fusion.
Abraços a Todos!!!
Alguns links para vc conhecer melhor o Oracle Fusion Middleware
http://www.oracle.com/products/middleware/index.html
Oracle REA
http://rea.oracle.com/
ADF para progrmadores Oracle Forms
http://www.oracle.com/technology/products/jdev/collateral/4gl/formsdesignerj2ee.html
ADF para programadores JavaEE
http://www.oracle.com/technology/products/adf/index.html[/quote]
Isso sim é uma opinião com embasamento e bem ponderada, uma situação desse porte devemos ponderar todos os aspectos, e não ir pra InfoExame e falar o Java vai “sofrer”, falar da forma que o Dalton falou e em revista é especulação simples e pura, IMO.
[quote=fredferrao]
Tem certeza que nao viu? " Ow my god, estou estudando pra SCJP e agora nao sei mais o que fazer!! Eu vi pelo menos 3 destas!! Isso relacionado com certificacoes, sem falar em: " ow my god, estava com duvida se estudava java, agora sim vou me dedicar" essa pelo lado positivo. Ou outro do outro lado “ow my god, vou fazer um curso .net, esta tudo acabado”.[/quote]
Acho quem ta comecando a estudar Java agora tem todos os motivos pra estar preocupado, e quem ja programa seria bom comecar a ampliar seu conhecimento em outras linguagens porque daqui pra frente é ladeira abaixo!
[quote=cmoscoso][quote=fredferrao]
Tem certeza que nao viu? " Ow my god, estou estudando pra SCJP e agora nao sei mais o que fazer!! Eu vi pelo menos 3 destas!! Isso relacionado com certificacoes, sem falar em: " ow my god, estava com duvida se estudava java, agora sim vou me dedicar" essa pelo lado positivo. Ou outro do outro lado “ow my god, vou fazer um curso .net, esta tudo acabado”.[/quote]
Acho quem ta comecando a estudar Java agora tem todos os motivos pra estar preocupado, e quem ja programa seria bom comecar a ampliar seu conhecimento em outras linguagens porque daqui pra frente é ladeira abaixo![/quote]
Por isso que eu falei um tempo atras e repito, to vendo uma migracao de programadores java pro .NET num futuro proximo. hehehehe
[quote=windsofhell][quote=cmoscoso][quote=fredferrao]
Acho quem ta comecando a estudar Java agora tem todos os motivos pra estar preocupado, e quem ja programa seria bom comecar a ampliar seu conhecimento em outras linguagens porque daqui pra frente é ladeira abaixo![/quote]
Por isso que eu falei um tempo atras e repito, to vendo uma migracao de programadores java pro .NET num futuro proximo. hehehehe[/quote]
Soh tenho medo do “Efeito Manada”
Muitos falam que estão felizes, outros ficam em cima do muro, mas vamos ser francos e realistas. “Nós que trabalhamos com Java não é nada bom”.
Tudo bem, vão dizer que é mais especulação… pode até ser, sou sincero dizer, ou até mesmo insegurança da minha parte, mas que o Mundo Java vai sofrer impacto, isso é sem dúvida pura verdade.
Pelo Post que vi do outro amigo (Oracle Developer) que falou muito bem dos protudos oracle, sinceramente eu tenho medo do futuro que a Oracle possa dar ao Java, principalmente se trantando que a Oracle gosta muito de amarrar seus produtos as suas tecnologias… Imagina as libs do ADF dentro da JRE… risos…
Pra mim, foi uma bomba mesmo, até porque concordo com os amigos, o mercado Java vai ter uma queda, afinal as pessoas gostam de liberdade de escolha, o que acredito que a Oracle não vá deixar termos da forma que tinhamos com a Sun.
Pelas declarações do CEO da Oracle, Java e o Solaris são as maiores aquisições da empresa, acredito que irão fazer uma forte estratégia para atrelar o nome do Java a Marca e produtos Oracle, isso indiscutivelmente irá acontecer, como ? bom, isso sim não posso prever, mas com certeza irá, até porque será a melhor forma de ganhar dinheiro com essa aquisição.
É por isso que estudo Python e Rails :D, já o .NET só se me pagarem bem
Cheers
Agora para você baixar o JDK você terá que instalar o 11g
Pra mim está bom prefiro a Sun com a Oracle do que com a Microsoft!