Bomba - Oracle compra a Sun

[quote=Marcio_Nogueira]O eclipse não é nem de perto o ide mais intuitivo. Falta muito para o eclipse ser equiparado ao NetBeans, até mesmo ao Visual Studio .Net.
O Java se tornou popular por mérito próprio, não por causa do eclipse. Esta afirmação de que foi o eclipse que alavancou o Java além de errada, é subestimar a tecnologia. Acho que tal afirmação é falsa, não condiz com a realidade. :wink: [/quote]

Intuitividade é algo extremamente relativo para servir como efeito de comparação… O que é intuitivo pra mim, talvez não seja pra você e por aí vai. NetBeans além de lento, tá sempre um passo atrás do Eclipse, apesar de ser uma IDE muito boa.

Afirmação falsa ou não, condizente ou não, a IDE Eclipse é a mais popular e usada do mundo, principalmente no meio corporativo, onde tiramos nosso salário. :stuck_out_tongue:

Sem mais.

Vamos ver o desfecho dessa historia daqui a 1 ano ou mais.

[quote=guerios]Olha não sei vocês, mas eu faz séculos que não leio InfoExame, teve épocas que ela foi referência e hoje não é mais, e essa opinião me faz diminuir o crédito que dou para essa revista.

Esse tipo de Opinião do Senhor Dalton é totalmente afoita e fora de propósito.[/quote]

Peraí, entendi errado ou só a entrevista do cara já te faz “diminuir o crétido” que você dá para a revista?

Como bem dizeram mais cedo, tudo é baseado em suposições, ninguém sabe ainda o que irá ocorrer de fato.

Mas eu, mesmo que também não tenha certeza de nada ainda, concordo plenamente com o Dalton aí. Falou tudo.

[quote=Joao.Gabriel][quote=guerios]Olha não sei vocês, mas eu faz séculos que não leio InfoExame, teve épocas que ela foi referência e hoje não é mais, e essa opinião me faz diminuir o crédito que dou para essa revista.

Esse tipo de Opinião do Senhor Dalton é totalmente afoita e fora de propósito.[/quote]

Peraí, entendi errado ou só a entrevista do cara já te faz “diminuir o crétido” que você dá para a revista?

Como bem dizeram mais cedo, tudo é baseado em suposições, ninguém sabe ainda o que irá ocorrer de fato.

Mas eu, mesmo que também não tenha certeza de nada ainda, concordo plenamente com o Dalton aí. Falou tudo.[/quote]

Realmente! Foram perguntar pro Dalton o que ele achava e ele falou a opinião dele, uma opinião respeitável e bem coerente. Não vejo problema nenhum, e não vejo nada de afoito nem fora de propósito, é simplesmente uma opinião, e como dizem por aí, cada um tem a sua. A dele a revista quis ouvir e publicar…qual o problema?

Duvida de novato: 1) O java eh codigo aberto, ok, se a Oracle revolver fecha-lo, como fica a situação das versões que tao rodando por ai? As outras empresas e as comunidades não poderao mais dar continuidade no desenvolvimento? Porque pelo que eu entendi da discução ate agora o JCP não eh soh da Sun tem contribuição de outras emrpesas, ai uma outra empresa compra a Sun fecha o codigo e tudo bem???

Tem um matéria no computerworld falando um pouco sobre a história da Sun até a atual venda dela para a Oracle com o título "Onde ela errou?"
Segue o link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2009/04/20/onde-a-sun-errou?"
Abraços

Não, não foi apenas pela entrevista. Quem realmente conhece tecnologia sabe que a Info é uma revista tendenciosa. Seria algo como uma “Veja” para a área de tecnologia. Ou seja, sempre, sempre duvide de matérias publicadas nela.

[quote=victorwss]Em algumas áreas a Oracle é até pior que a IBM. Mas na minha opinião, ao colocar na balança, melhor a Oracle do que a IBM.

Quem sabe se a Oracle não fica um pouco mais dinâmica ao incorporar a Sun?

Mas, o MySQL que se deu mau nessa. Para o MySQL, seria muito melhor que a IBM tivesse comprado.

Quanto ao netbeans, acho que ele se deu bem. O Netbeans é muito superior ao JDeveloper e provavelmente quem vai cair fora é o JDeveloper.

Quanto ao Glassfish, não sei.[/quote]

+1.

[quote=Marcio_Nogueira]O eclipse não é nem de perto o ide mais intuitivo. Falta muito para o eclipse ser equiparado ao NetBeans, até mesmo ao Visual Studio .Net.
O Java se tornou popular por mérito próprio, não por causa do eclipse. Esta afirmação de que foi o eclipse que alavancou o Java além de errada, é subestimar a tecnologia. Acho que tal afirmação é falsa, não condiz com a realidade. :wink: [/quote]

Penso que o Netbeans está mais perto de ser um tipo de VisualStudio.Net, pelo menos no que diz respeito às facilidades de desenvolver componentes visualmente (drag’n’drop). E isso “já vem de fábrica” com o Netbeans.

Uso o Eclipse e gosto, mas concordo que ele é menos intuitivo que o Netbeans. Mas mesmo assim ele facilita muitas coisas, e certamente contribuiu para a popularização do Java, mas o Java não se tornou o que se tornou por causa dele não. Concordo.

Após perder Sun para Oracle, IBM anuncia queda de 11% na receita do 1º trimestre
http://idgnow.uol.com.br/mercado/2009/04/20/apos-perder-sun-para-oracle-ibm-anuncia-queda-de-11-na-receita-do-1o-tri/

EXATAMENTE como vai ficar acho que ninguém sabe. Mas como já foi dito aqui, é pouco provável que a Oracle “feche tudo”.

Existe ainda a possibilidade, também como já disseram aqui, de a Oracle lançar um “Java 3.0”, fechado e com “zero” de compatibilidade. Mas aí ela teria de “rebolar” para vender esta ideia no meio corporativo, já que hoje tem muita coisa rodando em versões antigas do Java…

Sim, poderão. E acredito que se manifestarão veementemente se a Oracle “fechar tudo”…

Não, não, nada de “tudo bem”. Comunidades são muito fortes, e brigam mesmo! Não acredito que ficarão quietinhas diante dessa possibilidade…

Que Deus ilumine as mentes pensantes da Oracle para não “fechar tudo”, mas se isso acontecer, acredito que a Comunidade vai criar projetos para manter o que já está aí…

É… Uma ‘bombinha’ mesmo essa notícia. Mas não acredito que a Oracle vá fechar tudo não pois, na minha opinião seria um tiro no pé. Vamos aguardar pra ver o que acontece, é o jeito…

Paz e bem!

Queria saber o que vai acontecer com os coitados dos “Java certified programmers” que tem de kilo por ai hehehe

Considerando o preço das certificações da Oracle, diria que eles têm que correr p/ aproveitar a promoção.

"

Com certeza 90% dos progamadores Java não tem nem a SCJP nem nenhum tipo de certificação, esses sim estão mal. Portanto em suma, continua a mesma coisa, enquanto as certificações disponíveis no momento não forem modificadas.

[quote=Bruno Laturner]Queria saber o que vai acontecer com os coitados dos “Java certified programmers” que tem de kilo por ai hehehe…
Considerando o preço das certificações da Oracle, diria que eles têm que correr p/ aproveitar a promoção.[/quote]

+1.

[quote=bianchini.rj][quote=rmalati]Uma dúvida.

Pra quem está estudando pra tirar certificação deverá esperar pra ver o que acontece?

Eu vou prestar SCJP nos próximos meses, então surgiu a dúvida.

[/quote]

Tb estou preocupado com isso.
Estou me preparando para a mesma prova.

Alguém tem alguma dica a respeito? Será que ainda consigo comprar o Voucher?[/quote]

Aí também estou com a mesma dúvida, será que alguém de peso do GUJ pode comentar à respeito? :lol:

[quote=IAX][quote=bianchini.rj][quote=rmalati]Uma dúvida.

Pra quem está estudando pra tirar certificação deverá esperar pra ver o que acontece?

Eu vou prestar SCJP nos próximos meses, então surgiu a dúvida.

[/quote]

Tb estou preocupado com isso.
Estou me preparando para a mesma prova.

Alguém tem alguma dica a respeito? Será que ainda consigo comprar o Voucher?[/quote]

Aí também estou com a mesma dúvida, será que alguém de peso do GUJ pode comentar à respeito? :lol: [/quote]

Para quem já tem o voucher, na pior das hipóteses, eles abririam um canal para “devolução do dinheiro”, o que eu já acho beeem impossível. Então, não esquentem com isso e continuem estudando para a prova.

Já para quem ainda não tem, pode ser que sofra algum tipo de alteração, mas não por agora, vai demorar.

Bom, muita gente aqui especulando sobre IDEs, sobre Netbeans e JDeveloper. É recorrente que o Netbeans tem mais parcela do mercado que o JDeveloper, que tem mais recursos. Mas me digam, que grandes recursos o Netbeans tem a mais que o JDeveloper (recursos úteis por favor).

Usei JDeveloper a um tempo atrás e realmente era uma porcaria, dava muitos problemas, uso Netbeans também, porém, a algumas semanas estou re-avaliando o JDeveloper (na sua versão mais recente) e tenho visto grandes melhorias, ele atende perfeitamente a tudo que preciso, daí eu me perguntei: quais são realmente os grandes recursos que o Netbeans tem? O único que eu posso dizer com certeza é a integração mobile dele, que usei durante um bom tempo, para J2ME, mas eu pergunto, o que a Oracle vai querer com mobile? Temos o SO Symbian dominando o mercado, o J2ME está perdendo força já a algum tempo, sinceramente não vejo muito futuro, pela briga entre Symbian, Windows mobile e possivelmente Android futuramente, onde entra o J2ME aí? Microsoft, Motorola, Nokia e Google vão se preocupar com J2ME? Provavelmente nem a Oracle mesmo. Então, peço que me digam as vantagens úteis do Netbeans em relação ao JDeveloper que eu não conheço. (nesse contexto que temos agora)