Bomba - Oracle compra a Sun

[quote=fredrischter]Bom, muita gente aqui especulando sobre IDEs, sobre Netbeans e JDeveloper. É recorrente que o Netbeans tem mais parcela do mercado que o JDeveloper, que tem mais recursos. Mas me digam, que grandes recursos o Netbeans tem a mais que o JDeveloper (recursos úteis por favor).

Usei JDeveloper a um tempo atrás e realmente era uma porcaria, dava muitos problemas, uso Netbeans também, porém, a algumas semanas estou re-avaliando o JDeveloper (na sua versão mais recente) e tenho visto grandes melhorias, ele atende perfeitamente a tudo que preciso, daí eu me perguntei: quais são realmente os grandes recursos que o Netbeans tem? O único que eu posso dizer com certeza é a integração mobile dele, que usei durante um bom tempo, para J2ME, mas eu pergunto, o que a Oracle vai querer com mobile? Temos o SO Symbian dominando o mercado, o J2ME está perdendo força já a algum tempo, sinceramente não vejo muito futuro, pela briga entre Symbian, Windows mobile e possivelmente Android futuramente, onde entra o J2ME aí? Microsoft, Motorola, Nokia e Google vão se preocupar com J2ME? Provavelmente nem a Oracle mesmo. Então, peço que me digam as vantagens úteis do Netbeans em relação ao JDeveloper que eu não conheço. (nesse contexto que temos agora)[/quote]

Vc já fez migração dos produtos Java da Oracle? Eu já fiz migração do JDev 9 para o 10… nem vou falar mais nada…

[quote=cmoscoso][quote=fredferrao]
Tem certeza que nao viu? " Ow my god, estou estudando pra SCJP e agora nao sei mais o que fazer!! Eu vi pelo menos 3 destas!! Isso relacionado com certificacoes, sem falar em: " ow my god, estava com duvida se estudava java, agora sim vou me dedicar" essa pelo lado positivo. Ou outro do outro lado “ow my god, vou fazer um curso .net, esta tudo acabado”.[/quote]

Acho quem ta comecando a estudar Java agora tem todos os motivos pra estar preocupado, e quem ja programa seria bom comecar a ampliar seu conhecimento em outras linguagens porque daqui pra frente é ladeira abaixo![/quote]

Olha pessoal no link abaixo

Tem um monte de comentário sobre o que pode ocorrer, da mesma forma que estamos discutindo, só que são os gringos falando e a grande maioria está gostando hein. Leiam

É pessoal, vamos começar à aprender Ruby, pelo menos até alguém resolver comprá-lo também… aí nós migramos para outra tecnologia, que alguém deverá comprar também. Mas não tem problema… sempre haverá uma saída… AFFF!!!

O mundo não acabou por causa disso…

[]s, Celso

PS.: esta história de: “Prefiro a Oracle à IBM!!!”, ou “Pefiro a Oracle à Microsoft” já está começando irritar… :lol:

hã, deu origem ao hibernate?

Não acredito em migração, existirá um certo paralelismo para diversas tecnologias para depois haver uma possível migração, como hoje já existe na certificação SCDJWS 5.0, onde a própria sun recomenda estudo da especificação WCF e alguns princípios básicos do .net framework 3.0, bem como outros aspectos que a própria sun recomendou .net framework a fim de manter compatibilidade para sistemas interoperáveis.

como você já falou algum tempo, também falei no mesmo tempo que isto não aconteceu, nem com cobol

agora, o que existe é uma preocupação em saber como a oracle irá executar o que planeja a curto e longo prazo conforme FAQ divulgado, então vejo isto acontecer no pior caso mesmo, dependendo das decisões da oracle, e como alguns já falaram, seria um tiro no pé!

Só espero que aqueles caras que trabalham na oracle que tiveram todos os pedidos de API no JAVA negados, não resolvam entulhar de coisa que não funciona a especificação da linguagem. Se fizerem isso, ou a comunidade dá um fork() e faz um Open JAVA Alliance - pra manter o processo atual JSR e as releases da JVM ou o java morre.

E também espero que o java não fique com a cara do oracle: - Precisa de uns 3 DBA por servidor pra funcionar direito…

[quote=dbht]
E também espero que o java não fique com a cara do oracle: - Precisa de uns 3 DBA por servidor pra funcionar direito…[/quote]

Vc precisa mesmo é de um DBA que conheça Oracle , porque o normal é o contrário, um DBA cuidar de vários bancos em vários servidores.

[quote=Joao.Gabriel][quote=Marcio_Nogueira]O eclipse não é nem de perto o ide mais intuitivo. Falta muito para o eclipse ser equiparado ao NetBeans, até mesmo ao Visual Studio .Net.
O Java se tornou popular por mérito próprio, não por causa do eclipse. Esta afirmação de que foi o eclipse que alavancou o Java além de errada, é subestimar a tecnologia. Acho que tal afirmação é falsa, não condiz com a realidade. :wink: [/quote]

Intuitividade é algo extremamente relativo para servir como efeito de comparação… O que é intuitivo pra mim, talvez não seja pra você e por aí vai. NetBeans além de lento, tá sempre um passo atrás do Eclipse, apesar de ser uma IDE muito boa.

Afirmação falsa ou não, condizente ou não, a IDE Eclipse é a mais popular e usada do mundo, principalmente no meio corporativo, onde tiramos nosso salário. :stuck_out_tongue:

Sem mais.[/quote]

Concordo que intuitividade é ralativa, mas utilizo as duas IDEs a mais de três anos, tenho projetos ambasm, e acho o NetBeans mais intuitivo. Confesso que o Eclipse melhorou muito nos últimos anos, mas em alguns pontos ainda depende muito de plug ins de terceiros (o que quase sempre gera uma certa instabilidade). Melhoras recentes do Eclipse estão sempre ligadas a correr atrás de facilidades do Netbeans. (Melhor suporte Plataforma JEE, PHP, Autoupdade são exemplos).
Quanto a ser lento, eu já nem vejo tanta diferença assim. (Lembresse desisntale os plugins que você não usa, C++, Ruby, mecurial, etc)
Ser popular não significa ser melhor, significa ser a IDE mais utilizada.

Pretendo e vou continuar com o Java, esta história de migrar para outra tecnologia só porque a Oracle comprou a Sun é pura besteira. E o tempo gasto para estudar e aprender (de fato) outra tecnologia? Ainda mais para obter experiencia profissional e entrar no mercado desta tecnologia? :wink:

[quote=Oracle Developer]Olá pessoal,

Sou novo no forum, mas tabalho ha mais de 10 anos como programador Oracle. Gostaria de confortar os amigos que acham que java vai acabar, que o MySQL vai ser descontinuado.
Quando comecei a trabalhar com Oracle(pl/sql,forms e reports), 10 anos atras, o mercado Corporativo era um oasis para quem programava, ganhava-se muito, a linguagem pl/sql era muito mais facil de aprender do que Java ou C e havia muito trabalho. Existiam dois tipos de software corporativo, o ERP “feito em casa”, e o ERP fornecido pelas grandes da epoca Oracle (E-Business Suite), JDEdwards(OneWorld e WorldSoftware), PeopleSoft, e a SAP. Muitos programadores, naquela epoca, migraram para os ERPs comprados, principalmente o SAP, que é o grande lider do mercado. A Oracle acabou comprando a PeopleSoft, que tinha comprado a JDEdwards, com isso hoje existe somente a Oracle, com os produtos JDEdwards, PeopleSoft, E-Business Suite, e a SAP. A Oracle é disparado, lider no setor de Banco de Dados corporativo, que é onde esta o dinheiro! Nos ultimos anos, a Oracle adotou java e tambem criou e doou tecnologias que hoje são usadas por nos, como o topLink, que deu origem ao hibernate, o ADF Faces, que foi doado para o projeto MyFaces(http://pt.wikipedia.org/wiki/JavaServer_Faces), etc. Nos ultimos anos, a Oracle tem investido muito dinheiro para fazer com que o JDeveloper facilite a vida dos milhoes de programadores pl/sql, e tambem traga os desenvolvedores javaSE/EE para o mercado corporativo. Tudo isso, porque a Oracle quer ser lider no segmento dos ERPs, que hoje ja está consolidado. Quem tem SAP nao muda para o E-Business Suite, e vice-versa, porque é muito caro e inviavel, por varios motivos, entre eles o treinamento do pessoal, mudança de cultura corporativa. Se para a comunidade java a compra pela Oracle foi um choque, imagine o que aconteceria dentro de uma empresa como a Ford, com milhares de funcionarios ao redor do mundo tendo que aprender tudo de novo. Porem , a Oracle esta criando um ERP, que ainda nao foi lancado, chamado Oracle Fusion, no qual vc pode integrar qualquer ERP a ele, ou seja, como se fosse uma tampa de panela, por cima do SAP, ERPs Oracle, ou “feito em casa” usando SOA, BPEL, Java, e a ferramenta principal para esta integracao é o JDeveloper. É claro que vc vai poder escolher a IDE, mas será muito mais facil, rapido, e com menosr custo para as empresas que tem produtos Oracle, usar o JDeveloper. Há alguns anos optei por aprender java e nao me arrependo e hoje eu vejo que fiz a escolha certa. Muitos programadores Oracle terão, com certeza que aprender java e muitos programadores java terao que aprender mais sobre banco de dados.
Este questionamento que voces fazem hoje, é feito ha alguns anos pelos programadores Oracle, e a cada aquisição feita pela Oracle, mais pessoas entram para este grupo. Peço desculpas para os amigos do forum, por ter me alongado, mas espero ter esclarecido algumas duvidas e incertezas. Anexo a este post, tomo a liberdade de colocar um documento publicado pela WWW.IOUG.ORG (independent oracle users group), que é uma das mais importantes associações de usuarios Oracle, que esclarece quais os skills que nós programadores Oracle (Bem-vindos!) precisamos ter para poder programar ou administrar a plataforma Oracle Fusion.

Abraços a Todos!!!

Alguns links para vc conhecer melhor o Oracle Fusion Middleware
http://www.oracle.com/products/middleware/index.html
Oracle REA
http://rea.oracle.com/
ADF para progrmadores Oracle Forms
http://www.oracle.com/technology/products/jdev/collateral/4gl/formsdesignerj2ee.html
ADF para programadores JavaEE
http://www.oracle.com/technology/products/adf/index.html[/quote]

Perfeito a sua opinião, o resto é especulação. Haverá mudanças?? Vai haver sim, aliás a administração Oracle é diferente da administração da SUN. Agora não é preciso ficar desesperado, tiro por isso quando adobe comprou a macromedia.

No ano 2000 um analista americano também disse isso, mas não por este motivo.

Quanto mais gente que “MEXE com java” for para o mercado que adota .NET melhor; aumenta as chances do valor hora para quem DESENVOLVE utilizando Java seja maior.

A Oracle:

1. Sempre apoiou Java, na minha opinião é a empresa que mais apoia.

2. Está envolvida em empresas gigantescas onde circula muito, muito dinheiro.

3. Tem uma credibilidade enorme (não estou falando que os softwares dela são os melhores).

4. Por ter credibilidade e gerar segurança está presente no contexto das empresas gigantes que NÃO acredita ainda no software livre.

5. Não tem histórico (ao menos ainda não vi) de comprar software para descontinuação.

6. Acredita ter o melhor bdo do mundo mas que suas ferramentas não estão a altura de muitas por ai e tem investido muito neste lado.

7. Não possui linguagem de programação similar ao Java fora do banco de dados (não estou considerando o forms nessa).

8. Me faz imaginar que ela queira trocar o PL/SQL pelo Java.

Gente…estou começando a achar que a Oracle irá nos levar para um mundo de projetos incriveis, sem falar que um banco de dados orientado a objetos em java criado por uma empresa como a Oracle seria muito bom.

flws

[quote=boaglio][quote=dbht]
E também espero que o java não fique com a cara do oracle: - Precisa de uns 3 DBA por servidor pra funcionar direito…[/quote]

Vc precisa mesmo é de um DBA que conheça Oracle , porque o normal é o contrário, um DBA cuidar de vários bancos em vários servidores.[/quote]

Trabalhei muitos anos como analista de suporte em storage e servidores e infelizmente não pude perceber isso. Ao contrário de empresas que tem banco de dados DB2, Informix, SQL2k, sysbase com bases de dados na ordem de 600 Gb++, todos os clientes (pequenos, médios e grandes) tinham muitos DBAs Oracle, muitas vezes discutindo-se entre si soluções de contorno que a Oracle sugeria para os problemas que seriam corrigidos em fixes futuros…, e com outros bancos, muitas vezes nem havia um DBA CLT…

Quero estar enganado, mas oracle não tem um produto muito bom assim, é mais marketing do que banco. Lógico não desmerecendo todo mundo que já gastou R$ com ele (fizeram um bom negócio), tenho certeza de quem precisa de oracle grid com funções geo espaciais, procedures que mandam e-mail e calculam o resultado da vida, do universo e tudo mais (=42) possam precisar de Oracle…

me lembrei de uma apresentação de um evento de .net aqui em recife há uns 3 anos, que o cara mostrou uma “inovação interessante”, segundo ele, possibilidade de debugar código C# dentro do SQL Server pelo VS para Stored Procedures, possívelmente a oracle vai tentar fazer algo do tipo, não sei a tão vantagem que isto traz, mas isto poderia ajudar em algumas limitações existentes e/ou resolver algumas dificuldades a melhorar do PL/SQL com o java incorporado

A questão da compra, eu acredito que foi bom ter sido pela Oracle e não pela IBM, pois eu acredito que a Oracle vai investir pesado em algumas das áreas da SUN que estavam a muito tempo sem investimento, com essa compra algumas empresas podem ficar de molho, como a propria IBM.

Li algumas mensagens e acredito que o kicoloco está bem antenado no que vem acontecendo com nossa área hoje, eu inclusive acredito já vem acontecendo a um bom tempo, que é a questão de comodite na TI, a TI vem passando por algumas transformações, que podemos comparar com o que aconteceu com a criação da lâmpada, a Oracle pode justamente está pensando nesse marco, quem sabe visando uma posição no mercado futuro…

Acredito que quando Bill Gates deixou o comando da Microsoft em 2006, foi por justamente visualizar o que o futuro reserva e sabendo que não teria condições inovar nesse sentido, colocou outra pessoa no lugar, ou quanto surgiu o Tata Nano, que talvez seja mais um “formador de opnião” que tenha vislumbrado o que está por vir e está propondo algo, a compra a área de “carros luxo” da ford, talvez tenha cido uma estratégia nesse sentido.

Isso tudo me lembra uma maratona, todos aqueles atletas posicionados e esperando que duas pessoas soltem a bendita faixa e assim comecem a correr e mais ao fundo um pouco mais distante temos um monte de gente anônima que na maioria que ta por perto e muitos querem ganhar.

"

Nossa… fico dois dias fora e olha o que acontece.

E as certificações da Sun?
Viraram Oracle?
Ou vão tirar o S da SCJP e deixar só CJP.

[quote=Mark_Ameba]Nossa… fico dois dias fora e olha o que acontece.

E as certificações da Sun?
Viraram Oracle?
Ou vão tirar o S da SCJP e deixar só CJP.[/quote]

Estou com a mesma dúvida pois estou estudando para prova, mas até que seja tudo aprovado pelo governo acredito que nada irá mudar por enquanto.

Mas estou com receio, no mais eu prefiro a Oracle que IBM!!!

Galera…

http://www.oracle.com/sun/sun-faq.pdf

a Oracle deve ser a empresa que mais investe no Java. Ela possui uma equipe que atua no desenvolvimento da linguagem.

E ainda, ela possui milhares de desenvolvedores que estão migrando seu ERP para java, alguém acha que ela ia realmente acabar com o Java?

Olha o que esse amigo disse:

“ESTE é o grande negócio da compra para a Oracle: só pra lembrar, o negócio de banco de dados (com a popularidade dos abertos) estava virando comodite. Não havia mais razão para se comprar uma licença do Oracle.”

MEU DEUS!!! não posso acreditar!!! Esse mostrou que não sabe de nada mesmo!!!

Depois não podemos reclamar quando chamam os desenvolvedores de LOUCOS!!!

Leiam isso também:

“E, melhor ainda para a Oracle, que já estava tentando diminuir a parcela de participação do negócio de bancos de dados em sua infra (basta ver as últimas compras para confirmar isto))”

Banco de dados da Oracle é sem dúvida nenhuma o melhor banco de dados do mundo. É claro que a Oracle sempre continuará investindo no BD mas é mais claro ainda que ela também investirá muito mais em outras soluções. Basta ver nos últimos lançamentos do Banco de Dados 11g.

Falando em investimento, a Oracle investe BILHÕES de dolares todo ano no desenvolvimento de produtos.

foi raro ler em um só local tanta besteira!!!

Tem gente aqui que merece os parabéns!!!

Abraços

Opa outra issue interessante, acho que devemos acompanhar.

JPA/Hibernate tem crescido muito e sempre foram desenvolvidos (indiferentemente) do banco de dados usado, ou seja, era pra ser totalmente transparente. Agora temos um grande player de banco de dados dona da especificação. Eu vejo que não é bom negócio para a Oracle sacrificar o banco dela se a API continuar generalizada, já que não aproveita nada do que ela tem de diferencial. Ou sobra pra ela fazer a implementação dela do JPA como sendo a oficial para ter benefício com o oracle bd, ou ela simplesmente vai dar baixa prioridade para o JPA, pra não crescer muito… e paralelamente ela grita no mercado ++ ainda com o top-link pra concorrer… E quem ganha com isso? - Hibernate…

Resumindo: É muito delicada a estabilidade das especificações de uma linguagem, há muitos interesses envolvidos, de muitas partes e acho que bem menos do imaginamos para quem é dona de fato do ecosistema, e contrariando a minha opinião de quando vi essa notícia, acho que no fundo, muito pouco vai mudar nos próximos 5 anos, no máximo uns © Oracle inc…

[quote=alexrosa]Muitos falam que estão felizes, outros ficam em cima do muro, mas vamos ser francos e realistas. “Nós que trabalhamos com Java não é nada bom”.
Tudo bem, vão dizer que é mais especulação… pode até ser, sou sincero dizer, ou até mesmo insegurança da minha parte, mas que o Mundo Java vai sofrer impacto, isso é sem dúvida pura verdade.
Pelo Post que vi do outro amigo (Oracle Developer) que falou muito bem dos protudos oracle, sinceramente eu tenho medo do futuro que a Oracle possa dar ao Java, principalmente se trantando que a Oracle gosta muito de amarrar seus produtos as suas tecnologias… Imagina as libs do ADF dentro da JRE… risos…
Pra mim, foi uma bomba mesmo, até porque concordo com os amigos, o mercado Java vai ter uma queda, afinal as pessoas gostam de liberdade de escolha, o que acredito que a Oracle não vá deixar termos da forma que tinhamos com a Sun.
Pelas declarações do CEO da Oracle, Java e o Solaris são as maiores aquisições da empresa, acredito que irão fazer uma forte estratégia para atrelar o nome do Java a Marca e produtos Oracle, isso indiscutivelmente irá acontecer, como ? bom, isso sim não posso prever, mas com certeza irá, até porque será a melhor forma de ganhar dinheiro com essa aquisição.

É por isso que estudo Python e Rails :D, já o .NET só se me pagarem bem :stuck_out_tongue:

Cheers ;-)[/quote]

É disso que estou falando. É obvio que a Oracle não vai transformar o java da noite para o dia. Mas se a Oracle começar a fazer suas amarrações, podem surgir novas opções. (Alias já estava surgindo antes do java se tornar open source). Isso confunde o mercado e começa a criar divisões, lembrem-se do .Net da Microsoft que não assustou o java, mas se tornou mais uma opção. Querendo ou não em alguns lugares o java perdeu com essa. A Oracle não tem cultura open-source e muito menos aberta. Se for um bom negócio amarrar desenvolvedores java a uma plataforma de produtos dela, é isso que ela vai fazer. “…A então blz, porque vou continuar empregado…” Claro que vai, mas não vai ter a comunidade java, o JCP e a liberdade que se tem hoje. Esse é o detalhe. Imagine por exemplo se a Oracle se dedicar ao Solares e largar a JVM do MAC simplesmente porque não da lucro. Com a SUN no comando, nunca precisei me preocupar com isso.
Tudo que estamos discutindo aqui é pura especulação, mas cada um tem sua visão e opnião. E a minha é que o java na mão de outra empresa se não a SUN, pode morrer em 10 anos. Coisa que eu jamais acreditava que poderia acontecer.
Quanto ao .Net não é para migrar, mas para se ter uma opção a mais. Nunca me preocupei em estudar o .Net porque o java sempre me ofereceu vários caminhos. Mas se todos os caminhos levarem somente aos produtos da Oracle eu prefiro ter mais opções mesmo que seja a Micro$oft.
Não é o fim do mundo, nós somos desenvolvedores e podemos fazer o que fazemos em qualquer linguagem, mas fazer isso no java que temos hoje é muito melhor. E o java é o que é por conta de vários fatores como disseram acima. Mas não vejo nenhum desses fatores se unindo se fosse a Oracle e não a SUN a criar o java.
Por fim é apenas um desabafo, já que querendo ou não, a SUN vai ser comprada e não há nada que podemos fazer para mudar isso.

"