Bomba - Oracle compra a Sun

Pessoal,

Java da Sun… Java da Oracle… se IBM não gostar vai fazer o Java dela…

O Java é mantido pelo JCP (http://jcp.org/en/home/index) e detalhe em várias situações, especificações que a Sun recusou foram aceitas.

Segue um exemplo:

http://jcp.org/en/jsr/results?id=4251

E o JPA? A implementação de referência da especificação do JPA 1 é o Oracle Toplink, que fez o favor de doar para o projeto eclipse, e hoje quem implementa a versão 2.0 é o EclipseLink.

A implementação do ADF (que foi doado para o Apache MyFaces) foi um dos primeiros a usar a especificação JSF.

A parceria da Oracle e da Sun existe anos antes de existir a linguagem Java, até hoje qualquer versão do banco de dados primeiro sai para Solaris e depois para outras plataformas.

Quanto a parte de Java, não acredito que as coisas mudem muito, mas quanto ao MySQL infelizmente eu estou com medo que ele tenha o mesmo fim que o RDB :arrow: R.I.P.

Em algumas áreas a Oracle é até pior que a IBM. Mas na minha opinião, ao colocar na balança, melhor a Oracle do que a IBM.

Quem sabe se a Oracle não fica um pouco mais dinâmica ao incorporar a Sun?

Mas, o MySQL que se deu mau nessa. Para o MySQL, seria muito melhor que a IBM tivesse comprado.

Quanto ao netbeans, acho que ele se deu bem. O Netbeans é muito superior ao JDeveloper e provavelmente quem vai cair fora é o JDeveloper.

Quanto ao Glassfish, não sei.

BOm… :slight_smile:

Agora as empresas que usavam ORACLE com aplicações feitas e JDeveloper,
terão que usar o Netbeans da SUN, para suas aplicações.

Isso aumenta a concorrencia de outras empresas na area de aplicações.

hehehehehe…

vlw…

ate…

:twisted:

Eu discordo.

[/quote]

Certo, por que mesmo?

"

Eu discordo.

[/quote]

Certo, por que mesmo?[/quote]

Por que mesmo o Java é o que é graças a IBM ?

Eu discordo.

[/quote]

Certo, por que mesmo?[/quote]

Por que mesmo o Java é o que é graças a IBM ?[/quote]

Basicamente:

[list]A IBM fez uma coisa chamada Eclipse, que ajudou a popularizar o Java. Ela doou $40M de tecnologia inicial[/list]
[list]A IBM percorreu diversas universidades pelo mundo a fora difundindo a tecnologia Java entre estudantes e professores, o que aumentou consideravelmente o seu uso, além da criação da IBM Academic Unitiative, promoção de cursos para alunos e professores, doação de equipamentos e por aí vai…[/list]
[list]A IBM fortaleceu diversas comunidades pelo mundo inteiro, inclusive financeiramente[/list]
[list]A IBM liderou ou co-liderou a criação do SOAP, WSDL, UDDI, WSSecurity, BPEL4WS[/list]
[list]A IBM contribuiu significantemente para o J2EE. Ajudou a formar a Apache Software Foundation[/list]
[list]Depois de tudo isso, graças a IBM ou não, Java é a linhagem de programação mais popular do mundo[/list]

Mais alguma coisa? :twisted:

Será que esqueci de algo? :stuck_out_tongue:

[quote=le-silva][quote=mvargens]Eu não sei vocês, mas eu vou fazer um curso de .Net. Conhecendo a Oracle eu tenho certeza que ela vai usar o java para arrastar o mercado para o lado dela, independente de comunidade e etc. Vai usar sim o java contra a concorrência se for preciso e tenho quase certeza que o JCP vai ser partido no meio com o tempo por brigas internas, discordâncias e etc. O Java é open source, mas ninguém usa o java open source, usan o da sun, que não é 80% compatível com OpenJDK. A Oracle não tem cultura suficiente para manter a organização que a sun deu ao java, e o suporte da Oracle além de caro é precário. Nem é preciso falar das certificações, todos já conhecem bem os preços.
Sinceramente, IBM ou Oracle tanto faz, nenhuma tem capacidade para manter o java do jeito que ele é hoje.
Eu acho que em alguns anos o java vai se tornar a maior linguagem usadas pelas universidades, mas vai sumir do mercado ou vai ser usada somente pela Oracle.
SUN = Imparcialidade, confiança, investimento, comunidade, tecnologia, dialogo.
Oracle = IBM, Microsoft, acionistas, banqueiros, políticos, especuladores, chupinhas, cramunhão, tinhoso, ganancia, 7 pecados capitais, etc.

Que fique bem claro que é apenas minha opnião.[/quote]

Vixi… Errou feio… Mas é só a minha opinião… :)[/quote]

Calma, isso só o tempo vai dizer. Me disseram a mesma coisa quando disse que o java se tornaria o que é hoje…

Bom, sem ver as estrategias de cada empresa não da para falar se ia ser melhor com a Oracle ou a IBM.
Qualquer preferencia seria chute ou opinião pessoal.

Mas eu espero que o Java tenha uma atenção maior da nova empresa, mais investimento e que isso torne mais rápido nas decisões e implementações do JCP.

O que me preocupa é que a Oracle não tem tanto perfil Open Source como a SUN (java, solaris) / IBM (eclipse, team concert, dojo, geronimo, etc…).

O caminho para o Java crescer na minha opinião não é com a logo da Oracle ou de qualquer outra empresa. O caminho é criando / mantendo uma estrutura separada “Java Foundation” ao estilo “Eclipse Foundation” que seja mantida pela Oracle mas que esteja aberta a contribuição de todas as empresas / pessoas.
É isso que a Oracle precisa aprender a fazer e espero que comece buscando experiências dentro da SUN.

Se em algum momento da transição começarem a levar a SUN para dentro do site da Oracle como “produto / tecnologia Oracle”, já ferrou com as outras empresas. Como sabemos, não é disso que Java precisa.

Por questão de ego/concorrência uma empresa que investia em Java pode passar a investir em PHP, outra em Ruby e ai os players podem acabar divididos em relação a linguagem.
Se isso acontecer quem vai rir é a Microsoft que vai ter mais moleza ainda com o .Net.

Portanto a minha dica é: o foco em Open Source e em uma estrutura separada é importante.
Espero que a Oracle tenha ainda comprometimento e investimento neste modelo :slight_smile:

A única coisa que eu realmente espero é que as coisas se tornem mais rápidas, porque desse jeito tá difícil trabalhar.

Há 1 ano atrás surgiu em vários sites as novidades que teriamos no EJB 3.1. 1 ano se passou e nada de efetivo ainda.

E assim é com o Java 7, com o JAVA EE 6…

A impressão que me passa é que as coisas andam conforme “da”. Tipo, não tem ninguém focado trabalhando pra fazer essas coisas,
todo mundo tem uma atividade principal e quando pode, dá uma olhadinha nesse trabalho.

Estou bem desapontado com isso, mas não sei se vai mudar muito com a chegada da Oracle, tvz piore! :frowning:

[quote=lavh]A única coisa que eu realmente espero é que as coisas se tornem mais rápidas, porque desse jeito tá difícil trabalhar.

Há 1 ano atrás surgiu em vários sites as novidades que teriamos no EJB 3.1. 1 ano se passou e nada de efetivo ainda.

E assim é com o Java 7, com o JAVA EE 6…

A impressão que me passa é que as coisas andam conforme “da”. Tipo, não tem ninguém focado trabalhando pra fazer essas coisas,
todo mundo tem uma atividade principal e quando pode, dá uma olhadinha nesse trabalho.

Estou bem desapontado com isso, mas não sei se vai mudar muito com a chegada da Oracle, tvz piore! :-([/quote]

Eu acho que talvez piore…

Lamentavelmente perdemos uma companheira, que deu para nós uma plataforma de desenvolvimento que abriu, quando ninguém acreditava em código aberto, nos deu opções e participação na comunidade (java comunity).Temos hoje esta comunidade e outras que cresceram com Java e uma infinidade de aplicações.
Gosto de varios produtos da Sun e alguns até participei e etc, realmente lamento, já utilizei tanto produtos de solução Oracle como IBM e nada era realmente aberto, sempre com suas caixas pretas.

Na minha opnião “VOU SENTIR SAUDADE”.

Grande Abraço.

O eclipse não é nem de perto o ide mais intuitivo. Falta muito para o eclipse ser equiparado ao NetBeans, até mesmo ao Visual Studio .Net.
O Java se tornou popular por mérito próprio, não por causa do eclipse. Esta afirmação de que foi o eclipse que alavancou o Java além de errada, é subestimar a tecnologia. Acho que tal afirmação é falsa, não condiz com a realidade. :wink:

[quote=volnei][quote=Mero_Aprendiz]Publicação feita pela incrivel revista de informática, INFO (¬¬), em entrevista com o Dalton Camargo:
http://info.abril.com.br/noticias/ti/java-sai-perdendo-com-oracle-diz-entusiasta-20042009-12.shl

Bem, conheci o Dalton por MSN, é uma pessoa incrivel mesmo, muito gente boa. Mas não concordo com ele.
Tomara que o Vitor Pamplona, não tenha a mesma opinião.

(Pra quem não conhece, o Dalton e o Vitor são dois dos donos do JavaFree.com).

[]'s
JL[/quote]

Acho que você realmente não o conheceu ou pelo menos não o suficiente. Falar até papagaio fala, o que não pode, no meio de tanto achismo é achar que sabe exatamente o que vai acontecer e publicar um artigo com uma afirmação negativa como este. [/quote]

Olha não sei vocês, mas eu faz séculos que não leio InfoExame, teve épocas que ela foi referência e hoje não é mais, e essa opinião me faz diminuir o crédito que dou para essa revista.

Esse tipo de Opinião do Senhor Dalton é totalmente afoita e fora de propósito.

Na minha humilde opinião devemos analisar os seguintes fatos:

a ) Por que a Oracle comprou a Sun ? Do ponto de vista estratégico foi uma forma de ela garantir o fornecedor dela que éra a Sun, até por que a Oracle usa muito o Solaris e o Java que nesse aspecto a Sun não era uma concorrente e sim fornecedora.
b ) A IBM queria comprar a Sun também não ? Sim queria, por “apenas” 1.5 bi deixou para a Oracle, ou como concorrentes a Oracle virará fornecedora da IBM.

Então vamos lá menos tecnicamente e mais negocialmente:

Assim que seja homologada pelas leis anti-trust eles devem comunicar a comunidade, consumidores, clientes o que deve acontecerm já saiu um draft básico.

Alguns pontos que posso tomar como base para raciocínio:

1 ) As licenças GPL e LGPL , mySql entre outros acho muito improvável que sejam canceladas ou modificadas.
2 ) Solaris - Com certeza haverá mudança no Solaris versão comercial, no open Solaris acho que não deve mudar muita coisa.
3 ) Se mudarem o Java criarem uma linguagem nova ou coisa parecida seria um tiro no pé da grande maioria dos sistemas corporativos, por isso acho muito improvável que eles modifiquem alguma coisa
4 ) Ganhar dinheiro sim, mas o Oracle DB faz tempo que já não dá aquela grana que dava, talvez role um improvement no MySQL
5 ) Uma das coisas que mais dá dinheiro pra Oracle hoje é o antigo PeopleSoft e o Retek que hoje é o Oracle Fusion, tudo java
6 ) Eu acredito que esse movimento foi mais para proteção da própria Oracle pois ela estrategicamente integrou sua cadeia de fornecedores verticalmente o que é muito comum quando fornecedores estão a beira da falência ou coisa parecida. E ocorre em qualquer ramo do mercado.

Nos outros pontos como a HP e a IBM ainda fazem parte da JCP não vejo por que mudem as JSR´s pra deliberadamente tudo ser o que a Oracle mandar.

Nada disso é no “bico do corvo” como diria o gaudério, tem muitas licenças e contratos de fornecimento por trás disso.

Então sim, pode ser um vértice de mudanças, mas temos que realmente ver o que vai acontecer.

Nós temos que estar aptos para indicar a melhor solução com a atual conjuntura para nossos clientes e/ou empregadores, fora isso a TI é forte e agora está mais forte do que nunca inpendente de paltaforma, linguagem, banco de dados, estrutura de rede ou servidor.

PS: Não tem como comparar a quantidade de sistemas que rodam hoje em Java da quantidade de sistemas que rodavam em Cobol, Natural e etc. :idea:

[quote=Felagund][quote=koji][quote=andre_guitar7]
Eu trabalho com JDeveloper e BC4J infelizmente aqui na empresa… o suporte da Oracle é totalmente perdido, aparecem erros cabeludos e eles sempre pedem pra “enviar um exemplo da aplicação pra simular, pois não conseguem descobrir o que está causando o problema…”. Alguém conhece algum produto Java da Oracle que seja bom?[/quote]

Berkeley DB! (comprado tbm… :twisted: )

Eu acho que agora o Java finalmente tem alguma chance de se equiparar com o .NET em termos de integração com BD (eg, DTS), quer dizer nao o Java por si, mas ferramentas baseadas em Java.

[/quote]

Integração com BD? Java é melhor que .NET justamente por causa da sua liberdade de escolha, ou vc ja tentou usar postgre ou algum banco que não seja SQL Server com .NET pra vc ver a maravilha de integração com DB que o .NET tem?

Faz me rir esse comentario. Se a oracle fizer isso, o que eu duvido, vai ser o fim do Java.

Closures eu tbm gostaria, mas nem todas as linguagem são perfeitas, cada uma com seus recursos :slight_smile:

[/quote]

Felagund, o mundinho da M$ pode ser uma caixa preta, mas definitivamente funciona. Não vejo porque acoplar o Java com capacidades nativas do BD irá acabar com o Java. Vai ser uma solução proprietária da Oracle para fazer frente a M$ e quem não quiser usar ou não quiser pagar paciência.

Na teoria compatibilidade com “qualquer” BD é uma maravilha. Mas na prática, quando a aplicação é piroca, depende muito de importação de dados, você não quer codificar na unha.

Eu particularmente nunca tentei usar outro BD com o .Net simplesmente pq não há necessidade (pelo menos enqto bancarem a licensa), mas tendo visto o fonte de algumas implementações de drivers (eg, jtds) não vejo que seja algo impossível de se realizar em C#.

PS: Não me leve a mal, por mim eu programaria em Java até a linguagem ficar completamente obsoleta.

O problema é que a coisa está degringolando. Hoje para se programar em um projeto de médio porte em Java as dependências em frameworks são grandes demais e eu acredito que isso afasta novos desenvolvedores. Quem está começando agora tem que ter bolas pra pegar o ritmo. Não que o .Net seja fácil, mas está tudo centralizado, dentro de suas limitações. A menos que a Oracle feche de novo a linguagem (o que acho meio improvável, a menos que saia um Java 3 com 0% de retrocompatibilidade) eu acharia interessante que eles fizessem algo a la .Net.

A minha grande duvida é de como estao vendo essa negociacao empresas que contribuem com Java, como Apache e Red Hat/JBoss e Spring. E como a Oracle vai olhar para essas empresas daqui pra frente.

Com certeza não são apenas suas essas dúvidas. :slight_smile: Mas acho que por enquanto ninguém ainda sabe a resposta, teremos que aguardar as cenas dos próximos capítulos…

Final Feliz?^^