Bomba - Oracle compra a Sun

[quote=rmalati]Uma dúvida.

Pra quem está estudando pra tirar certificação deverá esperar pra ver o que acontece?

Eu vou prestar SCJP nos próximos meses, então surgiu a dúvida.

[/quote]

Tb estou preocupado com isso.
Estou me preparando para a mesma prova.

Alguém tem alguma dica a respeito? Será que ainda consigo comprar o Voucher?

Segundo a Oracle, tudo vai continuar como antes, até que a compra seja aprovada e o processo de aquisição tenha sido concluído.

Se a equipe e a filosofia do Java tbém… se sai uma versão nova do Java a gente tem a certeza que o que foi feito vai continuar funcionando na próxima versão, diferente dos produtos da oracle.

[quote=cmoscoso][quote=ranophoenix]
Pensando corporativamente, qual seria o CIO que adotaria uma tecnologia adotada somente por alguns apaixonados que só sabem justificar tecnologia pela tecnologia? Na minha opinião, se a tecnologia não estiver alinhada aos negócios é um custo e não um investimento.[/quote]

O mesmo CIO que hoje se ve preso a um fornecedor que em plena crise reajusta o valor das suas licencas consideravelmente?

Mas “tecnologia alinhada aos negocios” foi o mais engracado… :lol: [/quote]

Em nenhum momento quis te fazer rir com minha opinião e estava levando a sério as tuas até agora. Fico por aqui.

[quote=vinnymaran]Concordo com o erickles…
A Oracle já trabalha há muito tempo com a plataforma Java, e creio que agora isso vai crescer cada vez mais.
Visto que varios dos seus produtos utilizam jdk.
Muito interessante, pra mim foi uma surpresa abrir o GUJ hoje cedo e ver essa notícia.

Tomara que para nós desenvolvedores Java, isso se torne algo útil e proveitoso.

Abraços galera.
[/quote]

E a IBM, não trabalha com a Plataforma Java há muito tempo?

Há muitos anos a IBM tem mais programadores Java trabalhando para ela que a própria Sun.

[quote=Felipe Kan]BOAAAAAA!!!

ORACLE É UMA EMPRESA MUITO SÓLIDA!!!

AGORA VOU ME DEDICAR 100% EM JAVA!!!

ANTES ESTAVA ATÉ COM UM PÉ ATRÁS… MAS AGORA É JAVA NA CABEÇA!!![/quote]

Não, não… Não faz isso não…

Esquece. Isso nunca vai acontecer.

[quote=LeoMarola]
Estou vendo com “bons” olhos a aquisição da Oracle. Só vamos ver quem vai ganhar…

MySQL x Oracle XE - Ainda haverá lugar pro MySQL Community ? Oracle XE se tornaria o MySQL ‘free’ de hoje e o MYSQL se tornaria solução para pequenas empresas?

JDeveloper x NetBeans - Será que a Oracle vai tentar recriar novamente um ‘BC4J’ e empurrar emcima de uma IDE, Até porque o usar o Jdev sem ser para usar o BC4J na minha opinião é improdutivo. (Há quem diz que o BC4J é produtivo rs!) O NetBeans (com um tunning basico) dá de 10x0 no desempenho, Além de ter tido ótimas melhorias…

Weblogic x Glassfish - Acho que o glassfish roda…

Na parte de S.O, Oracle e Solaris combinam muito bem e vai ser um sr. casamento, assim como a Oracle lançou suas máquinas próprias, poderá desenvolver um produto de qualidade superior.

Meu único medo é “até onde” o PL SQL vai se entranhar no Java, se o ritmo de mudanças manter e novidades manter no ritmo que está (digo, na quantidade de novidades que tivemos desde o lançamento do 6, 7 (e versões em diante) junto com a aprovação das novas spec’s … Vida longa para a Oracle! :stuck_out_tongue:

Será que a Plataforma Eclipse vai manter a mesma força / investimento depois dessa “mordida” ? [/quote]

A Oracle já tentou fazer isso e deu com os burros n’agua há muito tempo, com aquela história de rodar objetos Java no banco Oracle. Bela porcaria!

[quote=le-silva][quote=Felipe Kan]BOAAAAAA!!!

ORACLE É UMA EMPRESA MUITO SÓLIDA!!!

AGORA VOU ME DEDICAR 100% EM JAVA!!!

ANTES ESTAVA ATÉ COM UM PÉ ATRÁS… MAS AGORA É JAVA NA CABEÇA!!![/quote]

Não, não… Não faz isso não…[/quote]

Silva, pq vc diz isso??

Se a equipe e a filosofia do Java tbém… se sai uma versão nova do Java a gente tem a certeza que o que foi feito vai continuar funcionando na próxima versão, diferente dos produtos da oracle.[/quote]

Se vocês forem desenvolvedores de universidade, ong e etc, não havera grande preocupações porque esse pessoal vai usar o OpenJDK, mantido pela comunidade, Agora se pretende trabalhar com empresas que sempre buscam garantia e suporte dos produtos, infelizmente vai ser afetado sim.
Se a Oracle alterar o java de forma que a IBM não concorde, a IBM fara um java dela. As aplicações Web precisam de um AppServer para rodar, que hoje segue uma especificação certificada pela SUN, a qual um monte de empresa adota. Não acho que IBM aceitaria tal especificação criada pela Oracle, e Oracle ta se linxando se a IBM vai deixar de usar seu java, alias a idéia é matar o AppServer dela. Portanto vamos ter o AppServer da Oracle e AppServer da IBM cada um rodando no seu java particular. Quem vai determinar qual linguagem usar vai ser os parceiros de cada uma que enfia guela abaixo o produto no cliente. E para os desenvolvedores que trabalharem com java, vão ter que se acostumar com o fato de java se tornar uma espécie de C++ ou Cobol, que dependendo do fornecedor muda algumas sintaxes ou recursos.

Quem deveria ter comprado a SUN éra o Google. Uma pena ela não ter interesse.

Publicação feita pela incrivel revista de informática, INFO (¬¬), em entrevista com o Dalton Camargo:
http://info.abril.com.br/noticias/ti/java-sai-perdendo-com-oracle-diz-entusiasta-20042009-12.shl

Bem, conheci o Dalton por MSN, é uma pessoa incrivel mesmo, muito gente boa. Mas não concordo com ele.
Tomara que o Vitor Pamplona, não tenha a mesma opinião.

(Pra quem não conhece, o Dalton e o Vitor são dois dos donos do JavaFree.com).

[]'s
JL

Isso não é do feitio da IBM…

Vejo como uma boa notícia. A Oracle é uma empresa competente e a Sun não ia bem das pernas já fazia um tempo. Aliás…quantos de nós não utilizamos o Oracle no dia a dia do trabalho? Não creio que mudará algo não.

e outro eternamente VIVOS!!! eu faço parte desta terceira opinião ^^ , não me gusta a opção da morte ^^

[quote=mvargens]Eu não sei vocês, mas eu vou fazer um curso de .Net. Conhecendo a Oracle eu tenho certeza que ela vai usar o java para arrastar o mercado para o lado dela, independente de comunidade e etc. Vai usar sim o java contra a concorrência se for preciso e tenho quase certeza que o JCP vai ser partido no meio com o tempo por brigas internas, discordâncias e etc. O Java é open source, mas ninguém usa o java open source, usan o da sun, que não é 80% compatível com OpenJDK. A Oracle não tem cultura suficiente para manter a organização que a sun deu ao java, e o suporte da Oracle além de caro é precário. Nem é preciso falar das certificações, todos já conhecem bem os preços.
Sinceramente, IBM ou Oracle tanto faz, nenhuma tem capacidade para manter o java do jeito que ele é hoje.
Eu acho que em alguns anos o java vai se tornar a maior linguagem usadas pelas universidades, mas vai sumir do mercado ou vai ser usada somente pela Oracle.
SUN = Imparcialidade, confiança, investimento, comunidade, tecnologia, dialogo.
Oracle = IBM, Microsoft, acionistas, banqueiros, políticos, especuladores, chupinhas, cramunhão, tinhoso, ganancia, 7 pecados capitais, etc.

Que fique bem claro que é apenas minha opnião.[/quote]

Vixi… Errou feio… Mas é só a minha opinião… :slight_smile:

[quote=ranophoenix][quote=Joao.Gabriel]
Usar a tecnologia é uma coisa, contribuir para o crescimento dela é outra.
[/quote]

Discordo completamente. Na minha opinião quando uma grande organização, como a Oracle, ou até mesmo uma grande comunidade, resolve adotar uma tecnologia, consequentemente, ela está contribuindo tanto para o crescimento como para consolidação dessa tecnologia. Isso gera demanda e se o crescimento da demanda não estimular o crescimento de uma tecnologia então não sei mais o que estimularia. [/quote]

ranophoenix, não é por aí. Se o que a IBM fez for comparado com o que a Oracle fez fica até feio pra segunda… Basta olhar a opinião de minha gente aí no fórum, como o próprio cmoscoso, e até mesmo os moderadores.

Se o Java é o que é hoje, ela deve mais a IBM do que a Sun. Alguém discorda?

Como diz um ex-professor meu quando perguntei sobre a compra da Sun pela IBM: “Eu sou do tempo que informática era coisa séria, sou do tempo da IBM”.

É isso.

[quote=andre_guitar7]
Eu trabalho com JDeveloper e BC4J infelizmente aqui na empresa… o suporte da Oracle é totalmente perdido, aparecem erros cabeludos e eles sempre pedem pra “enviar um exemplo da aplicação pra simular, pois não conseguem descobrir o que está causando o problema…”. Alguém conhece algum produto Java da Oracle que seja bom?[/quote]

Berkeley DB! (comprado tbm… :twisted: )

Eu acho que agora o Java finalmente tem alguma chance de se equiparar com o .NET em termos de integração com BD (eg, DTS), quer dizer nao o Java por si, mas ferramentas baseadas em Java.

Seria bom mesmo…

[quote=ranophoenix][quote=cmoscoso]

Mas “tecnologia alinhada aos negocios” foi o mais engracado… :lol: [/quote]

Em nenhum momento quis te fazer rir com minha opinião e estava levando a sério as tuas até agora. Fico por aqui.[/quote]

Desculpa cara,

Foi o calor da discussao, nao tive a intencao de ofender.

Abracos,