Eu sinceramente não gostei da notícia. Daqui a pouco a oracle vai atrelar o java a algum aplicativo deles e ai já era. Vai fechar o código, acabar com o Java Community, descontinuar o MySQL. Resumindo, vai acabar com o java. Preferia mil vezes a IBM.
[quote=marcosalex]Acho engraçado o pessoal falar que o vai ser melhor pra Sun porque a Oracle tem vários produtos em Java e o MySQL não compete no mesmo território do Oracle BD. Só que até aí a IBM também tem tudo que é programa em Java, o MySQL também não compete diretamente com o DB2 e ambas as empresas já contribuem com uma penca de tecnologias Open Source, inclusive Java.
Maaaas também acho a Oracle melhor que a IBM. É uma empresa mais dinâmica. E se a Sun já lucrava com Java, imagina a Oracle então. E o MySQL pode ser mais integrado ao Oracle e ficar a solução pra pequenas empresas, como a Sybase faz com o Adaptive Server Anywhere e a Oracle já fez no passado com o Oracle light
Agora, o grosso do prejuízo da Sun é o hardware high-end, e a Oracle nunca trabalhou com hardware. Quero ver como vão fazer.
Agora, tem as “brigas”:
Glassfish x OC4J
Netbeans x JDeveloper
Solaris x Unbreakable Linux
Só lembrando, a Oracle contribuiu com código sim, tanto para o Linux (gerenciamento de memória, escalonamento de processos e um sistema de arquivos novo que está pra ser lançado, o btfs). Além disso ela contribui com o PHP e até com o Postgresql.
[/quote]
OracleSSO-OracleAccessManager-WebSecurity - Outros x OpenSSO
Me preocupa se a IBM continuará investindo na plataforma Java com a intensidade que investe hoje…
Confesso que também fiquei muito surpreso que a Oracle irá comprar a Sun Microsystens!
Não esperava por isso ha! ha! ha!
Agora a Oracle, além de estar na área de banco de dados, entrará na área de hardware quanto de internet; Além de poder desenvolver os seus produtos e os da SUn.
Mas mesmo assim fiquei contente com esta compra.
Abraços
A única coisa que me faz associar Java e Oracle é JDeveloper, ou seja, uma m.!
Estou vendo com “bons” olhos a aquisição da Oracle. Só vamos ver quem vai ganhar…
MySQL x Oracle XE - Ainda haverá lugar pro MySQL Community ? Oracle XE se tornaria o MySQL ‘free’ de hoje e o MYSQL se tornaria solução para pequenas empresas?
JDeveloper x NetBeans - Será que a Oracle vai tentar recriar novamente um ‘BC4J’ e empurrar emcima de uma IDE, Até porque o usar o Jdev sem ser para usar o BC4J na minha opinião é improdutivo. (Há quem diz que o BC4J é produtivo rs!) O NetBeans (com um tunning basico) dá de 10x0 no desempenho, Além de ter tido ótimas melhorias…
Weblogic x Glassfish - Acho que o glassfish roda…
Na parte de S.O, Oracle e Solaris combinam muito bem e vai ser um sr. casamento, assim como a Oracle lançou suas máquinas próprias, poderá desenvolver um produto de qualidade superior.
Meu único medo é “até onde” o PL SQL vai se entranhar no Java, se o ritmo de mudanças manter e novidades manter no ritmo que está (digo, na quantidade de novidades que tivemos desde o lançamento do 6, 7 (e versões em diante) junto com a aprovação das novas spec’s … Vida longa para a Oracle!
Será que a Plataforma Eclipse vai manter a mesma força / investimento depois dessa “mordida” ?
[quote=LeoMarola]
Estou vendo com “bons” olhos a aquisição da Oracle. Só vamos ver quem vai ganhar…
MySQL x Oracle XE - Ainda haverá lugar pro MySQL Community ? Oracle XE se tornaria o MySQL ‘free’ de hoje e o MYSQL se tornaria solução para pequenas empresas?
JDeveloper x NetBeans - Será que a Oracle vai tentar recriar novamente um ‘BC4J’ e empurrar emcima de uma IDE, Até porque o usar o Jdev sem ser para usar o BC4J na minha opinião é improdutivo. (Há quem diz que o BC4J é produtivo rs!) O NetBeans (com um tunning basico) dá de 10x0 no desempenho, Além de ter tido ótimas melhorias…
Na parte de S.O, Oracle e Solaris combinam muito bem e vai ser um sr. casamento, assim como a Oracle lançou suas máquinas próprias, poderá desenvolver um produto de qualidade superior.
Meu único medo é “até onde” o PL SQL vai se entranhar no Java, se o ritmo de mudanças manter e novidades manter no ritmo que está (digo, na quantidade de novidades que tivemos desde o lançamento do 6, 7 (e versões em diante) junto com a aprovação das novas spec’s … Vida longa para a Oracle!
Será que a Plataforma Eclipse vai manter a mesma força / investimento depois dessa “mordida” ? [/quote]
Alguém aqui usa o BC4J? E utilizam a tag <jbo:DataSource pra usar SQL nas JSP´s? Me poupe…
WTB Translate!!!
meu ingrei nessas hora é pessimu! e o portuguei tb!
Obs.: WTB = want to bye
Se seu inglês é deficiente, tente isto aqui:
http://www.google.com.br/language_tools?hl=pt-BR
Se não gostar da tradução do Google, pode tentar esta aqui, que é mais tradicional (ela vem desde os tempos do Altavista, e usa tecnologia mais tradicional, que é a da Systran:
[quote=andre_guitar7][quote=LeoMarola]
Será que a Plataforma Eclipse vai manter a mesma força / investimento depois dessa “mordida” ? [/quote]
Alguém aqui usa o BC4J? E utilizam a tag <jbo:DataSource pra usar SQL nas JSP´s? Me poupe…[/quote]
Concordo contigo, usei uma vez para nunca mais! Mas, quem detém “o poder” pode tentar empurrar essas pseudo-soluções garganta abaixo dos clientes, conheço uns 2 ou 3 clientes grandes que usam esse BC4J junto com ADF, Enfim a idéia é: Vem a consultoria, chega e empurra e depois pessoal chora pra dar manutenção (literalmente!). Como a Oracle tb tem esse lado “inovador” sei lá… nunca se sabe, ainda mais agora.
[quote=thingol]Se seu inglês é deficiente, tente isto aqui:
http://www.google.com.br/language_tools?hl=pt-BR
Se não gostar da tradução do Google, pode tentar esta aqui, que é mais tradicional (ela vem desde os tempos do Altavista, e usa tecnologia mais tradicional, que é a da Systran:
http://babelfish.yahoo.com/[/quote]
nossa!!! babelfish!! eu lembro disso!!.. altavista… tb lembro disso!! … deu ate nome a um irmão que não é de boa indole o Astalavista heheheh
nunca confei nessas tranduções para texto, uso mais para palavras isoladas
O fato da IBM investir ou nao em java nao me preocupa. Seria preocupante se a IBM descontinuasse o JDK da Sun em detrimento de sua própria versao.
[quote=LeoMarola]
Concordo contigo, usei uma vez para nunca mais! Mas, quem detém “o poder” pode tentar empurrar essas pseudo-soluções garganta abaixo dos clientes, conheço uns 2 ou 3 clientes grandes que usam esse BC4J junto com ADF, Enfim a idéia é: Vem a consultoria, chega e empurra e depois pessoal chora pra dar manutenção (literalmente!). Como a Oracle tb tem esse lado “inovador” sei lá… nunca se sabe, ainda mais agora.[/quote]
Com BC4J vc pode trocar de banco na sua aplicação se quiser… basta refazer a aplicação.
Tô com o pé bem atrás com essa compra.
Tenho contato direto com produtos da Oracle, e fora o banco de dados e seus relacionados, o stack de produtos Java dela é uma m**** federal.
Em compensação, lá vem uma leva de produtos mil vezes melhores que os deles.
Meu medo maior é a parte open-source e vendor-neutral de tudo isso. O histórico da Oracle nessa área não me dá a mínima esperança.
[quote=Bruno Laturner]Tô com o pé bem atrás com essa compra.
Tenho contato direto com produtos da Oracle, e fora o banco de dados e seus relacionados, o stack de produtos Java dela é uma m**** federal.
Em compensação, lá vem uma leva de produtos mil vezes melhores que os deles.
Meu medo maior é a parte open-source e vendor-neutral de tudo isso. O histórico da Oracle nessa área não me dá a mínima esperança.[/quote]
Eu trabalho com JDeveloper e BC4J infelizmente aqui na empresa… o suporte da Oracle é totalmente perdido, aparecem erros cabeludos e eles sempre pedem pra “enviar um exemplo da aplicação pra simular, pois não conseguem descobrir o que está causando o problema…”. Alguém conhece algum produto Java da Oracle que seja bom?
Não tenho opnião 100% formada a respeito, mas acredito que não vai haver mudanças drasticas.
Não vejo motivos pra criar panico, nem graandes euforias, talvez com passar do tempo eu mude de ideia.
Sera que toplink agora vai bombar ?? em relação ao hibernate ???
o toplink hoje consegue se equipara com Hibernate ?
Eu não sei vocês, mas eu vou fazer um curso de .Net. Conhecendo a Oracle eu tenho certeza que ela vai usar o java para arrastar o mercado para o lado dela, independente de comunidade e etc. Vai usar sim o java contra a concorrência se for preciso e tenho quase certeza que o JCP vai ser partido no meio com o tempo por brigas internas, discordâncias e etc. O Java é open source, mas ninguém usa o java open source, usan o da sun, que não é 80% compatível com OpenJDK. A Oracle não tem cultura suficiente para manter a organização que a sun deu ao java, e o suporte da Oracle além de caro é precário. Nem é preciso falar das certificações, todos já conhecem bem os preços.
Sinceramente, IBM ou Oracle tanto faz, nenhuma tem capacidade para manter o java do jeito que ele é hoje.
Eu acho que em alguns anos o java vai se tornar a maior linguagem usadas pelas universidades, mas vai sumir do mercado ou vai ser usada somente pela Oracle.
SUN = Imparcialidade, confiança, investimento, comunidade, tecnologia, dialogo.
Oracle = IBM, Microsoft, acionistas, banqueiros, políticos, especuladores, chupinhas, cramunhão, tinhoso, ganancia, 7 pecados capitais, etc.
Que fique bem claro que é apenas minha opnião.
Se a equipe de desenvolvimento do Java continuar a mesma pra mim tá bótimo!