Bomba - Oracle compra a Sun

Calma pessoal. Ainda não é o fim do mundo (por enquanto). :?

Ideal mesmo seria se a Sun tivesse resolvido os seus problemas. Vale a pena ler esta reportagem aqui.

Uma previsão mais provável que ocorra é que para a Oracle ela terá uma grande vantagem de vender os seus produtos agora com o suporte tipo “barba, cabelo e bigode”, ou seja, servidores+aplicações+suporte.

Já o fututo ainda é muito cedo de se saber o que acontecerá com o Java e os demais produtos da Sun. Resta esperar por novidades em breve.

hehe…dessas parte ai eu gostei…rs

"

O papo está bem bom, bem divertido ver a série de “visionários” do futuro do Java…

Porém a pergunta que não quer calar: QUANTO que eu vou ganhar com tudo isso? Se meu valor de mercado aumentar, adorei. Senão… tanto faz se é Sun, Oracle ou Zé Corporation…

Galera, acabou o milho, acabou a pipoca, a Oracle vai fazer o Java gerar dinheiro pra ela, ela não vai investir em Java para dar munição a concorrência que só tirou bons frutos da plataforma, muitos produtos open com certeza vão ter licenças dual, uma com limitações e releases atrasados e outra comercial com as mais avançadas caracteristicas, Java não vai acabar mesmo, mas vai mudar a política de uso disso aí.

Segundo este artigo o open source que a Sun abraçou não conseguiu salvá-la http://www.itwriting.com/blog/1340-the-end-of-suns-bold-open-source-experiment.html

Segundo esse artigo, que fala sobre a parte open source da Sun, a Oracle não em tradição e não abraçou a causa open source como IBM, Sun, então não esperem que eles vão doar alguma coisa.

Eu também acho lógico, um negócio tem que se sustentar, open source beneficia quem? paga o salário das pessoas que fazem o código, paga a infraestrutura? A sim, certificações, cursos e serviços pagam tudo isso? hum, acredito.

Há até cenários nesses artigos, mas apenas especulações, eu to achando é que vai ter um racha nisso aí e vai pipocar forks pra tudo que é lado e vamos ver uma praga de JVMs no mercado incompatíveis:

• JavaOracle
  • JavaIBM
  • JavaGoogle
  • JavaComunnity

Cada um com seu Java e nada de submeter a Oracle, bom, são apenas cenários especulativos, mas acho que o recreio acabou, é hora disso aí virar dinheiro e ser rentável como deve ser um negócio.

Bom ,

Se a Oracle freia o desenvolvimento do JDK ou de JSR’s , é um bom motivo (ao menos para mim) para considerar a troca da plataforma, ainda mais em tempos que o hardware está em constante desenvolvimento…

Será que a Oracle vai pedir o JDev como IDE oficial???

É nessa hora que vemos que passou do tempo de estudar aqueles tutoriais favoritados a um tempo sobre Ruby.

Eu agora fiquei com medo… o Java não pode ser fechado…

Se ela fizer isso, ai sim vc vai ver o que é sofrer no trabalho.

“Ladeira abaixo”?

Será que uma graaande empresa como a Oracle vai deixar Java e/ou ferramentas descer “ladeira abaixo”? Eu duvido!

+1.

Não que eu vá “estacionar”, não é isso. Mas eu duvido que as coisas caiam “ladeira abaixo”. Duvido. É provável que, em certos aspectos, as coisas até melhorem… :wink:

Estou migrando para Java e acho MUITO IMPROVAVEL a Oracle descontinuar ou encostar o JAVA no canto da sala. É mais provável que eles descontinuem o OpenOffice, botem o MySQL como versão alternativa ao banco deles, de onde o MySQL pode até melhorar bem com isso, e derrepente entubem o java no pacotão pago deles.

Eu só lembro de uma vez uma empresa afundar algo que dá certo, apesar de bobo o exemplo é o do ICQ e a AOL. Duvido que a Oracle vá fazer alterações profundas nas aplicações, só cortar as experiências, manter o que tem dado certo e investir em hardware.

No ano 2000 um analista americano também disse isso, mas não por este motivo.

Quanto mais gente que “MEXE com java” for para o mercado que adota .NET melhor; aumenta as chances do valor hora para quem DESENVOLVE utilizando Java seja maior.

A Oracle:

1. Sempre apoiou Java, na minha opinião é a empresa que mais apoia.

2. Está envolvida em empresas gigantescas onde circula muito, muito dinheiro.

3. Tem uma credibilidade enorme (não estou falando que os softwares dela são os melhores).

4. Por ter credibilidade e gerar segurança está presente no contexto das empresas gigantes que NÃO acredita ainda no software livre.

5. Não tem histórico (ao menos ainda não vi) de comprar software para descontinuação.

6. Acredita ter o melhor bdo do mundo mas que suas ferramentas não estão a altura de muitas por ai e tem investido muito neste lado.

7. Não possui linguagem de programação similar ao Java fora do banco de dados (não estou considerando o forms nessa).

8. Me faz imaginar que ela queira trocar o PL/SQL pelo Java.
    [/quote]

Somente acrescentando a sua lista:

1. grande parte das ferramentas de administração dos bancos de dados da Oracle são em Java;

2. a muito tempo é possível construir triggers e stored procedure em oracle, você programa em PL/SQL se quiser.

3. um dos requisitos para instalar Oracle em uma plataforma é que essa rode Java.

me lembrei de uma apresentação de um evento de .net aqui em recife há uns 3 anos, que o cara mostrou uma “inovação interessante”, segundo ele, possibilidade de debugar código C# dentro do SQL Server pelo VS para Stored Procedures, possívelmente a oracle vai tentar fazer algo do tipo, não sei a tão vantagem que isto traz, mas isto poderia ajudar em algumas limitações existentes e/ou resolver algumas dificuldades a melhorar do PL/SQL com o java incorporado[/quote]

O Oracle já tem Java imcorporado, não posso confirmar mas pode ser a mais tempo do que o SQL Server tem C#.

[quote=dbht]Opa outra issue interessante, acho que devemos acompanhar.

JPA/Hibernate tem crescido muito e sempre foram desenvolvidos (indiferentemente) do banco de dados usado, ou seja, era pra ser totalmente transparente. Agora temos um grande player de banco de dados dona da especificação. Eu vejo que não é bom negócio para a Oracle sacrificar o banco dela se a API continuar generalizada, já que não aproveita nada do que ela tem de diferencial. Ou sobra pra ela fazer a implementação dela do JPA como sendo a oficial para ter benefício com o oracle bd, ou ela simplesmente vai dar baixa prioridade para o JPA, pra não crescer muito… e paralelamente ela grita no mercado ++ ainda com o top-link pra concorrer… E quem ganha com isso? - Hibernate…

Resumindo: É muito delicada a estabilidade das especificações de uma linguagem, há muitos interesses envolvidos, de muitas partes e acho que bem menos do imaginamos para quem é dona de fato do ecosistema, e contrariando a minha opinião de quando vi essa notícia, acho que no fundo, muito pouco vai mudar nos próximos 5 anos, no máximo uns © Oracle inc…

[/quote]

Novamente, o Java está mais para JCP do que para a Sun ou para a Oracle, somente lembrando, a implementação de referencia (RI) do JPA já é da Oracle, o nome dela é TopLink (que apesar do que muitos acreditam TopLink já tem muito tempo de mercado mais de 10 anos).

A discussão está bem patética, pra variar. Por isso, ao invés de chover no molhado, vou repetir algo que já disse antes:

[quote=leonardo3001]Só uma coisa, vocês ficaram sabendo da acusação de que a Sun está passando por cima do JCP? Deu até no InfoQ!

O motivo é que a briga entre a Sun e a Apache, pode resultar em um veto da JSR do Java 7, por várias empresas. Afinal, quem aprovaria uma nova JSR cuja licensa é ainda restritiva e só beneficia a Sun?

Estou falando isso porque essa visão de que a Sun é o “anjinho” e a IBM é o “diabinho” não passa de papo furado de fanboy. As duas empresas só estão olhando pro próprio umbigo. E uma fusão não deveria nos comover.

Além disso, se você desenvolvedor está preocupado com o sumiço do Java, o erro é seu! É você que não diversificou seu portfólio de conhecimento e fica a mercê do destino de uma só empresa. [/quote]

Apenas troque IBM por Oracle.

E eu já falei algo também sobre uma possível “morte” do .Net:

[quote=leonardo3001]Não haveria uma morte do Windows, muito menos do .Net. Em caso de falência da Microsoft, as pessoas simplesmente usariam a última versão disponível por um bom tempo.

Como evidência, lembre-se que muita gente usa o Windows XP porque considera o Windows mais recente ruim, e provavelmente continuariam a usar XP se não houvesse mais Microsoft ou o suporte dela. Outra é a linguagem VB6. Tem muito software por aí sendo mantido (e até criado) com essa linguagem, mesmo a Microsoft tendo descontinuado essa linguagem em favor de um outro VB mais alinhado com o .Net.

Haveria a possibilidade do .Net virar open source? Difícil, nem tudo nessa plataforma é aberto (a linguagem C# é especificado pela ECMA) e o ecossistema livre em torno dela, ao contrário do Java, é escasso. Provavelmente, haveria um congelamento de inovações até que uma Novell da vida tomasse às redeas.[/quote]

Troque .Net por Java. Edit: quero dizer: troque o que eu acabei de dizer sobre .Net por Java. Senão vai ter neguinho gerando mais flame war.

Resumão: 1) nenhum desenvolvedor deveria ser escravo de plataforma; 2) na mais impossível das hipóteses, haveria muito emprego de manutenção.

Troque .Net por Java.

Resumão: 1) nenhum desenvolvedor deveria ser escravo de plataforma; 2) na mais impossível das hipóteses, haveria muito emprego de manutenção.[/quote]

Ei Guru!!! aproveitando as suas previsões tecnológicas e espiritual, Clipper, Delphi e Cobol estão mortos? não há mais espaços pra eles? é verdade que Cobol e Delphi podem vir a rodar no Java? O Executivo chefe da Sun continua no cargo? Bill Gates voltará se o Windows 7 fracassar como o Vista? Java pode seguir outro rumo com uma licença comercial e deixar uma versão open com release atrasado em relação a versão comercial? NetBeans terá custo? A J2EE rodará mais rápido em máquinas da Oracle? o nome Sun vai sumir com aquisição da Oracle? Vai haver debandada dos sangues sugas para outras tecnologias? assim os que metem o pau aqui em Cobol, Delphi e Clipper pode pular pra Ruby a queridinha da vez?

Em fim, vida longa ao JavOracle.

Three letters - FUD!

Será que os fórums da Borland ficaram assim quando ela foi comprada? Vou dar uma olhada no web archive :stuck_out_tongue:

[quote=knowledgebr]Ei Guru!!! aproveitando as suas previsões tecnológicas e espiritual, Clipper, Delphi e Cobol estão mortos? não há mais espaços pra eles? é verdade que Cobol e Delphi podem vir a rodar no Java? O Executivo chefe da Sun continua no cargo? Bill Gates voltará se o Windows 7 fracassar como o Vista? Java pode seguir outro rumo com uma licença comercial e deixar uma versão open com release atrasado em relação a versão comercial? NetBeans terá custo? A J2EE rodará mais rápido em máquinas da Oracle? o nome Sun vai sumir com aquisição da Oracle? Vai haver debandada dos sangues sugas para outras tecnologias? assim os que metem o pau aqui em Cobol, Delphi e Clipper pode pular pra Ruby a queridinha da vez?

Em fim, vida longa ao JavOracle.[/quote]

Nossa! Guru? Muito obrigado pelo elogio!

Essas previsoes tao piores que as dos mediuns no comeco do ano!

Falando serio, a unica coisa que eu ouvi dentro da Oracle e q ha interesse grande em vender hardware risc junto com o banco, eu fiquei meio curioso com esse assunto pois nos ultimos anos a Oracle estava investindo muito na redhat e havia deixado pra la plataforma RISC.

Duvido que va haver mudancas no netbeans, muito menos no curto prazo, a Oracle ja esta treinando toda a galera pra SOA Suite 11G que usa o JDeveloper como IDE e tem previsao de lancamento ainda nesse ano, provavelmente vao coexistir um bom tempo.

O mundo nao acabou, nao eh o inferno pra quem trabalha com Java, se duvidar ateh melhora