Australis: a barra de abas do Firefox redesenhada!

Vou te dar uma idéia então, na minha casa uso o kubuntu 12.10 com o último kde(4.10) atualizado. Ele é bem leve e posso te dizer que arrebenta(em funcionalidades, porque beleza é relativo) qualquer DE(desktop tipo gnome, enlightment, xfce etc…). Tudo nele roda sem legs porque é muito otimizado. O unity, que é o shell da Canonical, e ele roda em cima do gnome 3.6 é um software que não foi bem desenvolvido. A canonical vai refazer tudo usando o qt, até porque precisa evitar a fragmentação do seu sistema que já está em dispositivos móveis como tablets, tvs(não é movel, rsrsrs) e celulares. Estes já usam qt e um novo servidor de vídeo chamado “mir”.

O kde já é todo feito no qt a séculos. É software bem maduro. Aconselho ele.

http://www.omgubuntu.co.uk/2013/03/canonical-announce-custom-display-server-mir-not-wayland-not-x[/quote]

O Mir já vai vir na versão 13.04 do Ubuntu?[/quote]

A versão 13.04 se bobear pode até ser esquecida pela canonical como um rolling release. Eles vão trocar tudo e provavelmente não querem perder tempo com essa mais. Eu vivia brigando aqui com alguns fans por dizer que a canonical fez uma grande cagada com unity.

[quote=juliocbq][quote=Erick Ribeiro]

A versão 13.04 se bobear pode até ser esquecida pela canonical como um rolling release. Eles vão trocar tudo e provavelmente não querem perder tempo com essa mais. Eu vivia brigando aqui com alguns fans por dizer que a canonical fez uma grande cagada com unity.

http://www.omgubuntu.co.uk/2013/03/ubuntu-13-04-still-on-course-for-april-release[/quote]
Então vamos ter que ficar mais 6 meses com a versão 12.10

[quote=Erick Ribeiro][quote=juliocbq][quote=Erick Ribeiro]

http://www.omgubuntu.co.uk/2013/03/ubuntu-13-04-still-on-course-for-april-release[/quote]
Então vamos ter que ficar mais 6 meses com a versão 12.10[/quote]

Vão fazer a 13.04 mas estão discutindo se será uma rolling release. Se for não vão tratar ela como uma “lts”, que possui suporte a 4 anos. Numa boa, eu prefiro esperar 1 ano e usar um software bem planejado e sem legs. Não sei como o pessoal consegue usar o ubuntu com unity. O kernel é ótimo, mas esse shell é muito complicado.

[quote=wellington.nogueira][quote=juliocbq][quote=Erick Ribeiro][quote=juliocbq][quote=Erick Ribeiro]

Então vamos ter que ficar mais 6 meses com a versão 12.10[/quote]

Vão fazer a 13.04 mas estão discutindo se será uma rolling release. Se for não vão tratar ela como uma “lts”, que possui suporte a 4 anos. Numa boa, eu prefiro esperar 1 ano e usar um software bem planejado e sem legs. Não sei como o pessoal consegue usar o ubuntu com unity. O kernel é ótimo, mas esse shell é muito complicado.[/quote]
Fiquei com uma dúvida agora… Não dá mais para trocar a interface (remove o Unity e bota um KDE ou Gnome, por exemplo)? Ou a discussão é sobre usuários que conhecem pouco de linux, acaba não gostando da UI e volta pro Windows?[/quote]

1. Gnome é um desktop, Unity é um shell do gnome, KDE é um desktop e o shell dele é o kwin
  2. O unity é um plugin do compiz que funciona em cima do “gnome 3”.

Pode trocar e instalar até pareado também, mas vai manter o gnome instalado com todas as dependências? Se for retirar o gnome e instalar o kde daí o tempo que leva para fazer isso é maior que instalar o kubuntu do zero.

Ta muito parecido. As abas e o canto direito do navegador é o Chrome escrito.

Ta muito parecido. As abas e o canto direito do navegador é o Chrome escrito.[/quote]

Copiaram o chrome para falar a verdade. rsrsrs

Ta muito parecido. As abas e o canto direito do navegador é o Chrome escrito.[/quote]

Copiaram o chrome para falar a verdade. rsrsrs[/quote]

Na verdade não copiaram. Pois alguns detalhes ainda são diferentes: cantos mais arredondados, abas inativas com fundo e borda transparente, botao Nova Aba continua sendo o [ + ], e o separador das abas inativas é uma linha reta.

/troll
alguem ainda usa o firefox?? :stuck_out_tongue:

Posso estar sendo chato. Mas que que o novo visual das abas do Firefox tem haver com o Java ou com programação para ser notícia na capa do GUJ?

pena que está travando muito se já estaria utilizando ele. Achei show de bola e realmente parace mto o chrome.

Não li todas as respostas, mas provavelmente alguém já falou o que eu vou falar.
O Firefox é meu navegador padrão, mas acho que o pessoal da Mozilla devia focar em deixar o navegador mais leve e menos glutão ao invés de besteiras estéticas que todo mundo pode viver sem. Hoje em dia não sinto tanto, pois tenho uma baita de uma máquina, mas em PCs mais modestos o Firefox consome muita memória (não que não consuma na minha máquina).

[]'s

Concordo plenamente com o davidbuzatto, inclusive tenho usado cada vez menos o Firefox e mais o Chrome.
Quanto ao Australis, realmente ficou bem legal! :slight_smile:

[quote=davidbuzatto]Não li todas as respostas, mas provavelmente alguém já falou o que eu vou falar.
O Firefox é meu navegador padrão, mas acho que o pessoal da Mozilla devia focar em deixar o navegador mais leve e menos glutão ao invés de besteiras estéticas que todo mundo pode viver sem. Hoje em dia não sinto tanto, pois tenho uma baita de uma máquina, mas em PCs mais modestos o Firefox consome muita memória (não que não consuma na minha máquina).

[]'s[/quote]

A diferença que faz o chrome melhor é o v8. A mozilla já tem tempo que fala que vai implementar um motor de javascript usando o v8 de base há anos. Voltando a questão do chrome ser mais leve e firefox ser pesado isso depende muito da aplicação. Existem aplicações em que o chrome consome mais memória que o firefox, então não é verdade que o segundo é “pesado”.

Aqui tem um exemplo de aplicação que o firefox se sai melhor que o chrome:

O mozilla ganha em desempenho de consumo e processamento.

Já fui muito fã do Firefox, mas atualmente deixei de usa-lo por dois motivos: lentidão e travamentos. Creio que deveria focar nisto.

O fato é:

• Todo tema pro Windows tem cara de gambiarra.
  • Todo tema pro MacOS é bonito.
  • Todo tema pra Linux parece que foi feito para daltônicos.

[quote=fredferrao]/troll
[/quote]

[2]

[quote=anderson.bonavides][quote=fredferrao]/troll
[/quote]

[2][/quote]´

/troll 3

Comparar o Firefox com o Chrome é o mesmo que comparar um caminhão cegonha com uma ferrari. O mesmo comparativo vale para o IE.
Diante disto pergunto, ainda há algum ser humano em sua sã consciência que prefere outro navegador a despeito do Chrome?

[quote=doravan][quote=anderson.bonavides][quote=fredferrao]/troll
[/quote]

[2][/quote]´

/troll 3

Comparar o Firefox com o Chrome é o mesmo que comparar um caminhão cegonha com uma ferrari. O mesmo comparativo vale para o IE.
Diante disto pergunto, ainda há algum ser humano em sua sã consciência que prefere outro navegador a despeito do Chrome?[/quote]

Se for mobile prefiro o opera. Possui muito mais infraestrutura, mais leve. O maior suporte html 5, etc…
O chrome mobile é um fail total. Para android o firefox coloca o chrome e o opera no bolso.

[quote=wellington.nogueira]Alguns Internet Bankings ainda não são suportados pelo Chrome (devido a regras específicas de segurança). Um exemplo é o da Caixa, onde acabo usando o Firefox (mas espero antes de atualizar para “dar tempo” da Caixa atualizar suas ferramentas de segurança, se necessário).

Aliás, ainda dou preferência ao Firefox para todos os Internet Bankings que já precisei utilizar.[/quote]

Para linux o motor de webgl do firefox funciona melhor que o do chrome usando uma aceleradora amd. O chrome não funciona corretamente com essa placa ainda.
Agora comparando o web developer do chrome é o melhor que existe. Ferramentas muito boas para testar frame rate, memória, cpu etc…

[quote=juliocbq][quote=wellington.nogueira]Alguns Internet Bankings ainda não são suportados pelo Chrome (devido a regras específicas de segurança). Um exemplo é o da Caixa, onde acabo usando o Firefox (mas espero antes de atualizar para “dar tempo” da Caixa atualizar suas ferramentas de segurança, se necessário).

Aliás, ainda dou preferência ao Firefox para todos os Internet Bankings que já precisei utilizar.[/quote]

Para linux o motor de webgl do firefox funciona melhor que o do chrome usando uma aceleradora amd. O chrome não funciona corretamente com essa placa ainda.
Agora comparando o web developer do chrome é o melhor que existe. Ferramentas muito boas para testar frame rate, memória, cpu etc…[/quote]

Não fale isso, eu utilizo em um IBM com Ubuntu 12.04 e utilizo em um Dell com o 12.10 e o chrome da lambuja no firefox.