As linguagens mais promissoras do momento

[quote=lavh]Mas mesmo assim, pelas aplicações comerciais voltadas para empresas que são desenvolvidas em Java usando Swing, eu acho que não podemos
dizer que Java representa ZERO, afinal, Java abocanhou parte do público Delphi/VB para aplicações Desktop.[/quote]

Não vejo isso não, continuo vendo aplicações sendo feitas em VB e Delphi. Ainda é incrivelmente incomum ver aplicações de automação comercial em Java.

Na questão dos jogos lembrei disto:
http://www.java.com/en/games/desktop/specforce.jsp

E o Jake, q é o Quake2 em Java bem pré-histórico mas não deixa de ser um classico:
http://bytonic.de/html/screenshots.html

Mas encontrei isto aqui q eu desconhecia:
http://www.jpct.net/demos.html

Este Engine parece estar muito bom, gostei dos exemplos, ainda mais em Web Start, mesmo bom!

Então em jogos Java não é Zero! 0, alguma coisa, na pior das hipoteses…

Neste ano… não sei… mas por q não? Se já saiu “um”(só conheço 1 este SpecForce, talvez haja mais) no ano passado, acho q nada impede de sair mais neste ano :stuck_out_tongue:

E olha só para gerir as fotografias:
http://www.java.com/en/desktop/koffeephoto.jsp

Pesquisazinha rápida, se procurar melhor acho q é bem capaz de encontrar muito mais coisas…

[quote=cv][quote=lavh]O mercado de aplicações como por exemplo Photoshop, Corel etc(voltadas para o grande público) sempre foi e sempre será dominado por C/C++ e
acho dificil que isso mude pois a comunidade C/C++ é extremamente preconceituosa com relação a qualquer outra linguagem. Logo, acho que
ninguem da Sun e nem de lugar nenhum esperava que Java entrasse nesse mercado, eu acho! :lol: [/quote]

Grande maioria das aplicacoes feitas pro MacOS X eh escrita em Objective C, que desde a NeXT sempre foi uma das linguagens favoritas da Apple. Se vc estiver procurando uma alternativa menos baixo-nivel a C e C++, recomendo dar uma olhada :)[/quote]

Objective C é coisa linda de Deus :smiley:

Deixa eu tentar refrasear a pergunta, entao: quantos milhoes de dolares foram feitos em venda de jogos baseados em Java desde 1995? Compare a sua resposta com:

Quantos milhoes de dolares foram feitos em venda de jogos baseados em Assembly desde 1971?*
Quantos milhoes de dolares foram feitos em venda de jogos baseados em C desde 1971?*
Quantos milhoes de dolares foram feitos em venda de jogos baseados em Lua desde 1993?
Quantos milhoes de dolares foram feitos em venda de jogos baseados em C++ desde 1979?

• 1971 foi o ano em que o primeiro jogo comercial (Computer Space) foi lancado. Essas linguagens sao mais antigas, mas nao faz sentido contabilizar antes disso.

vc e o CV parem com isso senão vou começar instalar uma coisinhas novas no meu iMac pra brincar rs

PS: pessoal hj é aniversário do Glaucio, feliz aniversário pra ele :smiley:

Deixa eu tentar refrasear a pergunta, entao: quantos milhoes de dolares foram feitos em venda de jogos baseados em Java desde 1995? Compare a sua resposta com:

Quantos milhoes de dolares foram feitos em venda de jogos baseados em Assembly desde 1971?*
Quantos milhoes de dolares foram feitos em venda de jogos baseados em C desde 1971?*
Quantos milhoes de dolares foram feitos em venda de jogos baseados em Lua desde 1993?
Quantos milhoes de dolares foram feitos em venda de jogos baseados em C++ desde 1979?

• 1971 foi o ano em que o primeiro jogo comercial (Computer Space) foi lancado. Essas linguagens sao mais antigas, mas nao faz sentido contabilizar antes disso.[/quote]

Todos devem ter gerado muitos milhões… inclusive Java, e se ainda for somar os jogos em J2ME… mas mesmo assim o Java é ZERO!!! Acho q não… Java pode não ser forte no setor dos jogos, mas tem alguma presença, mesmo que pouca, ou muito pouca… mas tem! Por isso não é Zero! Mesmo comparando com outras…

Não vejo vantagem/benefício algum nisso, vc vê?

re-re-re-formulando a pergunta do cv, desde 1500 quantos jogos em Java tiveram suas caixinhas botininhas expostas nas grandes lojas americanas para serem consumidas pelo grande público? não precisa nem ter vendido nehuma, apenas estava lá aos olhos de todos?

Homem, é o seguinte, se Java acabasse hoje, ninguém no mercado de jogos ia notar. Sacou?

Homem, é o seguinte, se Java acabasse hoje, ninguém no mercado de jogos ia notar. Sacou?[/quote]

Eu ia!

Adoro pequenos joginhos no telemovel para as longas esperas nos autocarros etc!

e você ainda fica se gavando por causa da linguagem ter “quase zero” projetos num mercado que já gerou milhões e milhões de dólares?

parece que nego tem um ataque se dizer que java é fraco em alguma coisa… capaz de cortar os pulsos

EDIT: erros de português… quem não comete? lawl

[quote=porfirio]Eu ia!

Adoro pequenos joginhos no telemovel para as longas esperas nos autocarros etc![/quote]

Companheiro lusitano, compre um DS ou um PSP, garanto que eles valem bem mais o investimento e vão tornar as suas viagens bem mais interessantes :slight_smile:

Então… o mercado do J2ME é insignificante… tão insignificante mas tão insignificante, q até na televisão passa publicidade de joguinhos para o celular.

Mas claro Java é fraco em varios pontos, varios mesmo, mas só é para deixar claro q não tem participação NULA! Como se nunca tivessem feito nada, e que não fosse capaz.

Fica aqui só por curiosidade como Java nunca teve um jogo na caixinha vendido para o grande público…

Mesmo q 1 é alguma coisa, e foi mostrado q é possível, mesmo não sendo feito 100% em Java usou Java, assim como não tem jogos feitos 100% em Lua, mas sim que usam Lua… e como Assembly que só tem jogos pré-históricos que só ajudam em ataques epiléticos, Java foi usado em um jogo de alta qualidade, e acho que isto é algo importante, mesmo sendo um número insignificante em estatisticas… mas não ZERO! :lol:

O mercado dos Jogos não ia ser afetado se o Java morresse hoje? E o Ant não é usado pelas empresas de Jogos? E vários outros recursos… inclusive SAP? Mas isto não tem nada a ver… a questão é que Java pode ser usado para inumeras coisas, e também para jogos, pode não ser o ideal, mas é possível, e há exemplos disto.

Só que o mundo do J2ME por mais ruim e fraca que seja a plataforma é o q tem sustentado todo um mercado altamente lucrativo… ou não?

Ant? Numa empresa que escreve jogos com C++? Já ouviu falar de Make? E o que é que a SAP tem haver com isso?

Rapaz, nunca e zero são [size=24]um modo de falar[/size], não quer dizer que seja exatamente zero, porque ninguém aqui nem no mundo tem como comprovar uma estatística de zero. Sempre pode ter algum louco escrevendo aplicações Java pra rodar num microcontrolador. O caso é que Java, no mercado de jogos, é quase nada, pegue a receita dos nomões ou dos jogos mais vendidos e veja se eles são em Java.

[quote=Maurício Linhares][quote=porfirio]Eu ia!

Adoro pequenos joginhos no telemovel para as longas esperas nos autocarros etc![/quote]

Companheiro lusitano, compre um DS ou um PSP, garanto que eles valem bem mais o investimento e vão tornar as suas viagens bem mais interessantes :)[/quote]

Comprar uma PSP ou DS é melhor investimento??? Dá para falar??? Trás GPS??? Tem camera??? É fácil de transportar se eu não levar uma mala??? Pra mim não deixa de ser mais uma tranqueira, como iPods, se podemos ter tudo num dispositivo só… pra que carregar 10???

Eu gosto de jogar, então ando sempe com o DS e o iPhone e nem por isso morri, o DS não é grande e não precisa de uma mala pra guardar não, afinal eles são portáteis. O PSP idem.

Agora se você quiser levar um PS3, tenha uma mala grande.

Ant? Numa empresa que escreve jogos com C++? Já ouviu falar de Make? E o que é que a SAP tem haver com isso?

Rapaz, nunca e zero são um modo de falar, não quer dizer que seja exatamente zero, porque ninguém aqui nem no mundo tem como comprovar uma estatística de zero. Sempre pode ter algum louco escrevendo aplicações Java pra rodar num microcontrolador. O caso é que Java, no mercado de jogos, é quase nada, pegue a receita dos nomões ou dos jogos mais vendidos e veja se eles são em Java.[/quote]

Claro que entendo que seja um “modo de falar” só por falar, força de expressão… quantos milhares de jogos há em J2ME??? É insignificante… não é???

E o que quis dizer com SAP e Ant é que mesmo indiretamente todos mercados praticamente usam/dependem de Java, e querendo ou não isto afetaria sim o setor, e Make sim conheço bem, e também Ant, e conheço um cara que trabalhou com a Crysis e outras, que já me disse que usavam o Ant…

Eu gosto de jogar, então ando sempe com o DS e o iPhone e nem por isso morri, o DS não é grande e não precisa de uma mala pra guardar não, afinal eles são portáteis. O PSP idem.[/quote]

Carteira + celular + chaves… não tenho tantos bolsos para PSP ou DS… pra quem gosta de carregar bugigangas talvez não se incomode… mas eu gosto de carregar o minimo possível… força do hábito talvez… apenas uma questão de gosto…

Trabalho com COBOL a 2 anos e sou muito feliz hehehe…

Do ponto de vista de negócios:

Linguagens promissoras no momento:
-Java (Podem torcer contra, mas ainda é promissora e vai ser durante uns bons anos)
-C# (preciso falar? É uma boa solução técnica e tem o MS por trás)
-C/C++ (Não vou nem discutir)
-Perl, AWK, Shell e estas coisas de Unix que sustentam bilhões de Workaround pelo mundo
-Pl/SQL (infelizmente)

Talvez promissora:
ObjC (Pela Apple e o iPhone)

Hype e coisa de geek
-Ruby, Python, …, brainfuck …

[quote=eduveks]Na questão dos jogos lembrei disto:
http://www.java.com/en/games/desktop/specforce.jsp

E o Jake, q é o Quake2 em Java bem pré-histórico mas não deixa de ser um classico:
http://bytonic.de/html/screenshots.html

Mas encontrei isto aqui q eu desconhecia:
http://www.jpct.net/demos.html

Este Engine parece estar muito bom, gostei dos exemplos, ainda mais em Web Start, mesmo bom!

Então em jogos Java não é Zero! 0, alguma coisa, na pior das hipoteses…
[/quote]

É improvável que seja efetivamente zero, mas esse não é o ponto. A questão é que a presença de Java no mercado de jogos tende a zero "limite (mercado jogos java) -> 0". Enquanto foi lançado um jogo outro ano em Java, já tem Engine 3D comercial para IPhone que usa mono como scripting engine.

Pq não? Eu poderia escrever um post de 2 páginas dizendo as razões técnicas pela qual Java para consoles é uma idéia ruim. Mas se não existe JVM de qualidade para xbox 360 ou ps3, do que adianta argumentar sobre isso?

[quote=eduveks]
E olha só para gerir as fotografias:
http://www.java.com/en/desktop/koffeephoto.jsp

Pesquisazinha rápida, se procurar melhor acho q é bem capaz de encontrar muito mais coisas…[/quote]

Você rodou o demo? Usaria no lugar da tua atual aplicação de gerenciamento de fotos?

Cara, Java é ubíquo e inqüestionável quando o assunto é software enterprize, seja web, back-office, desktop, ou sei lá o que. Porém todas tentativas fora desse nicho são desastrosas.

Falo isso não de rancor da linguagem, trabalharia novamente com ela sem problema, mas afirmo isso com base nos vários problemas técnicos da linguagem e da plataforma que impedem de ser um player em alguns dos mercados citados. Eu voltaria para Java rapidinho se fosse obrigado a usar as collections do .NET por um período muito logo.