As linguagens mais promissoras do momento

Leia mais: http://info.abril.com.br/blog/silvia/20080303_listar.shtml

[quote=Silvia Balieiro]Java e C continuam sendo as campeãs de popularidade no mundo das linguagens de programação.

A empresa Tiobe Software divulga em seu site um ranking das linguagens mais usadas por programadores do mundo todo. E ainda faz um comparativo com o ranking de 12 meses atrás.

Na lista do mês de março, as duas primeiras colocadas continuam sendo Java e C, com taxa de utilização de 20,6% e 15,5%, respecticamente. O Visual Basic ganhou duas posições em comparação com março de 2007. Trocou de lugar com o C++, agora na quinta posição. PHP ficou em quarto, com taxa de utilização de 10,1%.

As quatro primeiras linguagens estão com tudo. São escolhidas por nada menos que 56,93% dos programadores. Entre as top 10 ainda aparecem: Perl (6ª), Python (7ª), C# (8ª), Delphi (9ª) e Ruby (10ª).

O gráfico que você vê aí em cima acaba de ser divulgado pela empresa. Pode ser uma boa fonte de consulta para quem está definindo em qual linguagem investir na carreira profissional ou dentro na empresa.[/quote]

Se saiu na info só pode ser certo. A onda do momento não é mais namorar pelado, mas aprender Visual Basic de novo :slight_smile:

Se alguém quer aprender algo novo que preste, que pense em aprender ruby…

Presta, mas não tem mercado!

Bom, em vez da Info vou postar o link para a própria Tiobe, para vocês terem uma idéia de como isso foi calculado.

http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html

Vc axa isso certo?

caro daniel, não me leve a mal, mas se for por mercado, que a pessoa aprenda cobol (o que tem de banco que ainda usa isso). Para ampliar um pouco os horizontes é ruby (e tenho certeza que você não discorda disso).

fabio. eu estava sendo sarcástico.

Porque hoje é sexta-feira, e não quero levar a discussão tão a sério:

http://peneirando.com/contests/6-qual-video-de-gol-mais-bonito/top

abraços,

otávio

Assembly… Cade o velho e bom assembly ?? Uma linguagem extremamente produtiva aiuhaiuhiaUhiUA

Zuera, mas assembly eh foda, programei muito em assembly na minha graduação, principalmente nas disciplinas com microcontroladores…

Olha galera, atualmente eu estou estudando Grails, que no meu caso cai muito bem.
Porque não escolhi aprender o Ruby? Simples, com o Grails eu mantenho o meu legado em java e também não preciso estar instalando outra plataforma no meu server, no caso do ruby…
Sem contar que o Grails é tão prático quanto Ruby e roda em cima da VM…

Viva o Java que pra mim ainda é a melhor linguagem para se desenvolver, e que será a linguagem padrão pro futuro. Linguagem de scripts são legais? São, mas na minha opnião algumas são pura gambiarra (vide php)

Abraços,
Alexandre.

Olá

Linguagens e plataforma para arrumar emprego: Javascript, Java e tudo que já tem pronto para o Java (Cobol também é bom para arrumar emprego)

Linguagens para fazer sua start up e tentar ganhar dinheiro: Javascript, Ruby, Rails e JRuby (grails também pode ser boa idéia)

Linguagem para estudar em casa e descobrir como o Java poderá ainda sobreviver muitos anos: Scala

Linguagem e plataforma para desenvolver sistema: português e post it (ou cartão)

[]s
Luca (que voltou a estudar erlang para tentar entender melhor o yaws)

Esqueceu uma:
Linguagem para progamação baixo nível: Assembly ou ainda a sua variação roots Z80 :twisted: :twisted: :twisted:

[quote=Luca]Olá

Linguagens e plataforma para arrumar emprego: Javascript, Java e tudo que já tem pronto para o Java (Cobol também é bom para arrumar emprego)

Linguagens para fazer sua start up e tentar ganhar dinheiro: Javascript, Ruby, Rails e JRuby (grails também pode ser boa idéia)

Linguagem para estudar em casa e descobrir como o Java poderá ainda sobreviver muitos anos: Scala

Linguagem e plataforma para desenvolver sistema: português e post it (ou cartão)

[/quote]

Linguagem para ganhar dinheiro : inglês :smiley:

É brincadeira isso que vc disse ou está falando sério??

Hahahahahahahaha…tem muita gente precisando aprender essa.

[quote=leofernandesmo][quote=Otavio]
Se saiu na info só pode ser certo. A onda do momento não é mais namorar pelado, mas aprender Visual Basic de novo
[/quote]
É brincadeira isso que vc disse ou está falando sério??

Hahahahahahahaha…tem muita gente precisando aprender essa.
[/quote]

favor ler o post inteiro…

vamos ver até quando dura o java, espero que ainda um tempinho…

Que dure o suficiente pra eu mudar de área.

Idem…

Se for pensar que o C durou pro pessoal da antiga aposentar e durará até pros recém chegados se aposentarem, não me preocupa não… vai durar…

O Java ainda não encontrou um plateau de adoção e uso, então é difícil apostar na linguagem sendo aposentada. Quando isso acontecer aí sim vamos saber o real valor dela.

Quando isso aconteceu com todo lixo 4GL dos anos 80/90 todo mundo correu para se livrar e migrar para algo menos nojento. Com C e, em menor grau C++, isso não aconteceu e muita coisa ainda é feita do zero com essas duas.

Java é e ainda vai ser a melhor linguagem para se programar.
Abram o jornal e olhem as linguagem que pedem.
A sun tá rica e vai continuar atualizando o java por um bom tempo, tem uma comunidade gigantesca que apoia o java, e o mais importante: O GOOGLE USA JAVA.

[quote=ivo costa]Java é e ainda vai ser a melhor linguagem para se programar.
Abram o jornal e olhem as linguagem que pedem.
A sun tá rica e vai continuar atualizando o java por um bom tempo, tem uma comunidade gigantesca que apoia o java, e o mais importante: O GOOGLE USA JAVA.[/quote]

Traducao pro Portugues Brasileiro:

Nossa, essas reportagens da Info cada vez me surpreendem mais…