As linguagens mais promissoras do momento

[quote=cv][quote=ivo costa]Java é e ainda vai ser a melhor linguagem para se programar.
Abram o jornal e olhem as linguagem que pedem.
A sun tá rica e vai continuar atualizando o java por um bom tempo, tem uma comunidade gigantesca que apoia o java, e o mais importante: O GOOGLE USA JAVA.[/quote]

Traducao pro Portugues Brasileiro:

Isso mesmo!
Google vai dominar o mundo e o java vai atrás dele.

E ai alguns vão descobrir que vivemos na Matrix. kkkkk

Espero que o java continue vivo por muito tempo !!!

Acabei de comprar o livro Java Como Programar e pretendo fazer o curso no próximo mês na Caelum ou na Impacta.

Não quero ficar na mão logo no inicio da minha busca de um lugar ao sol na programação.

JAVA FOREVER !!! rs

Alguém ainda tem alguma dúvida disso? rsrsrs…

[quote=louds]O Java ainda não encontrou um plateau de adoção e uso, então é difícil apostar na linguagem sendo aposentada. Quando isso acontecer aí sim vamos saber o real valor dela.

Quando isso aconteceu com todo lixo 4GL dos anos 80/90 todo mundo correu para se livrar e migrar para algo menos nojento. Com C e, em menor grau C++, isso não aconteceu e muita coisa ainda é feita do zero com essas duas.
[/quote]

Louds não entendi direito sua frase:[quote] O Java ainda não encontrou um plateau de adoção e uso, então é difícil apostar na linguagem sendo aposentada. [/quote]

Muitas empresas estão investindo no Java fortemente, Oracle, SAP só para citar as líderes dos ERPS. A plataforma NetWeaver da SAP é basicamente Java agora. Sabemos o quão grande é o mercado, por isso não entendi sua afirmação.

Cada dia que passa, vejo o crescimento tanto da linguagem quanto plataforma, sendo ministrada agora em diversas graduações.

Poderia explicar a segunda metade, sendo aposentada ? Uma coisa é fazer Web rapidinho, outra bem diferente é ambiente Enterprise, iniciativas Event-Driven SOA por exemplo.

Vamos lá:

Primeiro "Java ainda não encontrou um plateau de adoção e uso". Plateau é a grafia oriunda do francês para platô. Que segundo o dicionário significa:

Na geografia um platô é a parte mais gasta, velha e sem graça de um planalto - Brasília foi construída em cima de um enorme platô no Planalto Central. O termo pode ser usado também para denominar quando um fenômeno atinge uma máxima, se estabiliza e gradativamente decai; assim como em: "O sabão omo atingiu o plateau de vendas junto a classe média", ou seja, chegou ao ponto onde suas vendas não progridem mais e tender a decair ao longo do tempo. Note que isso foi um exemplo fictício, não estou questionando um produto da Unilever.

Tendo isto explicado, a parte "então é difícil apostar na linguagem sendo aposentada" faz mais sentido. Dado que Java ainda continua a crescer é pouco provável que o contrario venha a ocorrer.

meu chapéu, temos que usar dicionário pra entender o que os cara falam aqui… Ou então eu que sou muito burro aIUHIAUhAIUhaiuA
Java é foda, mas não eh tudo …

afff louds, “dicionário wrote:” foi a melhor parte :stuck_out_tongue:

Não sei até q ponto a tua afirmação esta correta, faz sentido, mas se a tendência é esta não sei, desculpa mas pra mim isto é meio q perfumaria, o q realmente importa é q esta longe de morrer e algo q ainda vende e cresce bem, não sei se pode ser considerada como aposentada.

Que .Net vem cada vez mais ganhando mercado concordo, e o Java vem perdendo? Não sei, me parece q Java cada vez mais esta definindo onde vai ocupar, ficar e dominar.

Querendo ou não por mais que o Mono seja bom não tem a bagagem que o Java tem e maturidade, e talvez por isto certas empresas não apostam em .Net quando se fala em multiplataforma e outros fatores, é a impressão q tenho, talvez esteja enganado, mas apostas de IBM, SAP, etc, tendem mais para Java do q .Net e acho q isto quer dizer qualquer coisa. Até por q a base de software disponível para Java ainda é muito superior ao .Net, tendência é mudar a favor do .Net? Talvez, e acredito q vai crescer, mas crescer tanto ao ponto de sufocar o Java e aposenta-lo, sinceramente não vejo base para afirmar tal coisa. Isto quer dizer q Java é uma linguagem aposentada? Em termos de linguagem talvez venha tendo pouca evolução como o C#, mas isto também é culpa da bagagem mais sólida do Java, mas plataforma? Falar da linguagem é falar da plataforma, e a plataforma esta muito longe de ser considerada aposentada, ao meu ver.

Acho q não quer dizer q vai cair ao longo do tempo, quer dizer q dominou um público alvo, tem uma fatia do mercado dominada, isto quer dizer q para outro ocupar o lugar é quase impossível, lembrando que as pessoas se acustumam, e é preciso gerações para mudar a tendência, a muito mas muito longo prazo talvez venha a decair, mas isto do decair não é certo, e é impossível determinar isto, temos ai os baby boomers como exemplo de tendências que dominam, e havia quem dizia que o Java ia aposentar o C/C++.

O que eu tenho certeza é q com o mercado e o domínio que o Java tem, assim como o C não morreu e não se pode dizer q esta aposentado, assim como o Visual Basic tb esta ai e não se pode dizer que esta aposentado, e o mesmo para o Java, Java já ocupou o seu espaço, e C# / .Net / Mono vem ocupando o seu, e cada um se distinguindo em determinadas áreas, o que define os pontos fortes de cada um.

E o futuro creio q seja tudo convivendo em perfeita armonia :wink:

Primeiro vc diz isto:

Depois isto? Isto foi correção? O final desta frase meio que contradiz, e concordo mais contigo neste sentido, se não tiveres sendo irônico, claro :stuck_out_tongue:

Mas a questão de ser aposentada, discordo completamente.

[quote=eduveks]
Primeiro vc diz isto:

Depois isto? Isto foi correção? O final desta frase meio que contradiz, e concordo mais contigo neste sentido, se não tiveres sendo irônico, claro :stuck_out_tongue:

Mas a questão de ser aposentada, discordo completamente.[/quote]

Não é uma correção de minha parte, é falha sua em interpretar o que eu disse. Você fez várias suposições em cima de uma frase simples. Dizer que algo encontrou um plateau significa chegar a um limite, me referi a adoção e uso, então poderia parafrasear como “A adoção e uso de java ainda não pararam de crescer”. Na segunda parte, “…, então é difícil apostar na linguagem sendo aposentada”, preste atenção no tempo verbal, gerúndio indica tempo corrente. Ou seja, disse que não acredito que nesse momento esteja acontecendo qualquer movimento no sentido de aposentá-la.

Veja que em momento alguém me referí ao futuro, então não sei contra o que você está a argumentar.

Agora deu para entender ou vou precisar de versão em vídeo? Como pode uma frase inócua gerar tanta discórdia.

Quanto ao futuro do Java em outras plataformas que não são enterprizy, pois nessa o Java tem presença muito sólida:

Todo mundo está apostando contra o Java no mercado de dispositivos móveis. JME é um enorme fracasso do WORA e recursos. O Google está criando uma plataforma própria baseada no Java; o IPhone não tem Java e enquanto a Sun promete algo para o meio do ano já tem runtimes gerenciados portados a quase um mês.

No mercado de jogos, no qual a Sun tem presença quase zero e esse ano jogos serão distribuídos usando XNA ou mono para video games ou desktop que a Sun vai conseguir nos próximos 5 anos. A última coisa nesse sentido foram os anúncios do Project DarkStar, que faz 4 anos que está em produção - provavelmente Duke Nuken Forever será o primeiro jogo a ser lançado usando isso.

No desktop o Java também é um belo fracasso, excluindo IDEs de desenvolvimento, quantos aplicativos desktop feitos em Java você conhece ou usa? Eu uso F-Spot e Tomboy o dia todo, em contrapartida. Quantos programas você conhece que possuem bindings/plugin Java? É possível escrever um plugin para o gimp com Java?

No mercado de dispositivos embarcados Java simplesmente não existe. É mais fácil achar um roteador wireless usando php que Java para a interface administrativa.

hummm, em video seria melhor :roll:

Deves ser programador de língua portuguesa ou sei lá o q, tem q falar mais claro para os meros mortais q mataram muitas aulas de português, acho q finalmente entendi, ou não :stuck_out_tongue:

Como tu disseste, o Java realmente tem participação quase nula nestas áreas todas, agora a pergunta que fica é q Java acertou em cheio com J2EE? Todo o sucesso do Java se deve a soluções Enterprise? Toda a popularidade do Java se baseia nisto? Até me assusta… mas pelo visto a maior fatia do desenvolvimento esta mesmo em volta disto.

Mas se assim é, então J2ME, Applets, 3D, 2D, desktop, etc, foram tudo apostas do Java que podem ter tido algum sucesso mas tendem a extinguir? Talvez, mas uma coisa há de se concordar, bem o mau, o Java é praticamente o único que abrange tantas áreas diversas, isso o torna quase imortal na programação.

E também talvez pelo Java ter se aventurado em tantas áreas, uma hora tinha q acertar. :lol:

Ok: http://www.youtube.com/watch?v=EMoEAfDJ8Iw

Uma enorme parte daquilo que se faz hoje com java são aplicações enterprize, o resto são nichos. Por que te assusta? Maioria das linguagens acabam se fixando em mercado e não tem muito sucesso nos demais. Por que Java, que é uma linguagem sem nada de especial, seria diferente?

[quote=eduveks]
Mas se assim é, então J2ME, Applets, 3D, 2D, desktop, etc, foram tudo apostas do Java que podem ter tido algum sucesso mas tendem a extinguir? Talvez, mas uma coisa há de se concordar, bem o mau, o Java é praticamente o único que abrange tantas áreas diversas, isso o torna quase imortal na programação. [/quote]

Onde o “podem ter tido algum sucesso” aconteceu? São frentes que nunca saíram do zero. Java é uma piada quando o assunto é multimídia. Java é palhaçada no desktop, que eu lembre ainda não é fácil embutir um navegador em uma aplicação swing. Quando a ser praticamente o único que abrange tantas áreas diversas" é balela, linguagens como C, C++, C# ou Python abrangem mais plataformas e meios que Java e porém nenhuma é bem sucedida em todos.

[quote=louds][quote=Kenobi]
Louds não entendi direito sua frase:[quote] O Java ainda não encontrou um plateau de adoção e uso, então é difícil apostar na linguagem sendo aposentada. [/quote]
[/quote]

Vamos lá:

Primeiro "Java ainda não encontrou um plateau de adoção e uso". Plateau é a grafia oriunda do francês para platô. Que segundo o dicionário significa:

Na geografia um platô é a parte mais gasta, velha e sem graça de um planalto - Brasília foi construída em cima de um enorme platô no Planalto Central. O termo pode ser usado também para denominar quando um fenômeno atinge uma máxima, se estabiliza e gradativamente decai; assim como em: "O sabão omo atingiu o plateau de vendas junto a classe média", ou seja, chegou ao ponto onde suas vendas não progridem mais e tender a decair ao longo do tempo. Note que isso foi um exemplo fictício, não estou questionando um produto da Unilever.

Tendo isto explicado, a parte "então é difícil apostar na linguagem sendo aposentada" faz mais sentido. Dado que Java ainda continua a crescer é pouco provável que o contrario venha a ocorrer.

[/quote]

Louds, não me subestime… sabia o significado e exatamente por isso eu o indaguei, pois sua explanação à primeira vista era um paradoxo.

Talvez a ambiguidade da afirmação, lendo de forma corriqueira, como fazemos em fóruns de discussão.

[/quote]
Agora sim… ta vendo como não é tão dificil explicar bem as coisas… :smiley:

Afff pega muito pesado… ZERO??? Tb não é assim vai… sinto q há pra ai algum rancor, acho q já esta levando pro lado pessoal… coitadinho do Java!

Mas fica tranquilo o C# vai chegar lá… mas acho dificil antes de eu me aposentar :twisted:

Nós ainda nos aposentamos antes do Java, e com muita sorte ainda vemos o C# no gráfico de popularidade igualzinho ou levemente superior ao Java :lol:

Tirando as cutucadas, louds, tu trabalho no dia-a-dia com Java? Se sim, então acho que te entendo… que eu no meu dia-a-dia trabalho com C# e deve ser por isso q eu não morro de paixão pelo C#… muito pelo contrário… e por isso eu devo preferir 1000x o Java :stuck_out_tongue:

Sem querer esculhambar o tópico, acho q na boa, tu tendo a grande bagagem que tem as vezes é bem 8/80, espero q ninguem leve muito a serio o que tu diz se não no próximo ano o Java já vai estar embaixo do Ruby no gráfico… :x

Nao eh pq uma coisa eh ruim que a outra tem que ser boa.

[/quote]
Agora sim… ta vendo como não é tão dificil explicar bem as coisas… :smiley:

Afff pega muito pesado… ZERO??? Tb não é assim vai… sinto q há pra ai algum rancor, acho q já esta levando pro lado pessoal… coitadinho do Java!
[/quote]
V amos lá, a única aplicação desktop Java que eu já usei foi o Azureus que troquei pelo transmission por ser muito melhor. Acho que hoje se descontar as IDEs, sobra só isso mesmo. Tem algum outro exemplo?

Quantos jogos pra xbox 360, ps3, wii ou pc vão ser lançados esse ano que usam Java de alguma forma?

Só o Google tem recursos para fazer aplicações que prestem para celular usando JME, mesmo assim já ví o gmail falhando em muito aparelho. Quantas aplicações que prestam para smartphones são feitas com JME e não com o toolkit proprietario Symbiam / Windows CE? No meu celular tenho uma meia dúzia feitas com C++ que seriam impossível mesmo com ele implementando umas 500 JSRs.

Java vai ser a última linguagem a, quem sabe, funcionar no IPhone.

Nenhuma linguagem durou no mainstream corporativo por mais de 20 anos, não imagino por que Java seria a primeira.

[quote=eduveks]
Tirando as cutucadas, louds, tu trabalho no dia-a-dia com Java? Se sim, então acho que te entendo… que eu no meu dia-a-dia trabalho com C# e deve ser por isso q eu não morro de paixão pelo C#… muito pelo contrário… e por isso eu devo preferir 1000x o Java :stuck_out_tongue:

Sem querer esculhambar o tópico, acho q na boa, tu tendo a grande bagagem que tem as vezes é bem 8/80, espero q ninguem leve muito a serio o que tu diz se não no próximo ano o Java já vai estar embaixo do Ruby no gráfico… :x [/quote]

Trabalhei 4 anos com Java e hoje meu negocio é C, Assembly e C#. Não me arrependo da troca.

putz tem uns comentários ae que dá vontade de chorar…

sério

esses evangelistas cegos é o que dá mais dó

tá vendo! é rancor, ano que vem já vai estar com saudade do Java, isto passa :stuck_out_tongue:

sim, sim, sim, Java é um zero a esquerda nestes pontos todos… pronto desisto! :frowning:

mas, C#/.Net fica no mesmo nesta historia… alternativas? C++/C não vale… tu compara muito Java em áreas q o C++/C dominam ai não dá… desenvolvimento de jogos vale não pow, até Lua é mais usado q Java em jogos…

só tá querendo queimar o filme do Java, mas resumindo resumindo o Java continua em primeiro e ano que vem vai continuar… duvida? Eu aposto :stuck_out_tongue:

bom, antes de mais nada, não sou um fanático cego por java, muito pelo contrário! :smiley:

Mas eu descordo que Java no Desktop represente ZERO como o louds disse. Java ganhou um nicho de mercado
que são as aplicações desktop que antes eram desenvolvidas em Delphi ou VB 6, e que era o que realmente podia se
esperar do Java.

O mercado de aplicações como por exemplo Photoshop, Corel etc(voltadas para o grande público) sempre foi e sempre será dominado por C/C++ e
acho dificil que isso mude pois a comunidade C/C++ é extremamente preconceituosa com relação a qualquer outra linguagem. Logo, acho que
ninguem da Sun e nem de lugar nenhum esperava que Java entrasse nesse mercado, eu acho! :lol:

Mas mesmo assim, pelas aplicações comerciais voltadas para empresas que são desenvolvidas em Java usando Swing, eu acho que não podemos
dizer que Java representa ZERO, afinal, Java abocanhou parte do público Delphi/VB para aplicações Desktop.

PS: Não tenho nenhum dado que comprove tudo isso que disse agora. São apenas observações que faço com o que vejo no meu dia a dia.

[]'s

[quote=lavh]O mercado de aplicações como por exemplo Photoshop, Corel etc(voltadas para o grande público) sempre foi e sempre será dominado por C/C++ e
acho dificil que isso mude pois a comunidade C/C++ é extremamente preconceituosa com relação a qualquer outra linguagem. Logo, acho que
ninguem da Sun e nem de lugar nenhum esperava que Java entrasse nesse mercado, eu acho! :lol: [/quote]

Grande maioria das aplicacoes feitas pro MacOS X eh escrita em Objective C, que desde a NeXT sempre foi uma das linguagens favoritas da Apple. Se vc estiver procurando uma alternativa menos baixo-nivel a C e C++, recomendo dar uma olhada :slight_smile:

Não fala assim, pô, ganhei uma boa grana programando em Progress 4GL :slight_smile:

PS. Essas discussões são engraçadas!