Aprender nova Linguagem

E dai pessoal do Fórum, tudo bom?

Gostaria de saber as opiniões de vocês a respeito de novas linguagens para se aprender, tenho um conhecimento aprofundado apenas em Java e estou com vontade de aprender alguma linguagem nova, apenas para não ficar desatualizado ou “preso” apenas a uma linguagem. Dei uma lida sobre Ruby mas não gostei muito do que vi, parece bastante confuso e a sintaxe parece muito propensa a erros do programador. Quais linguagens os companheiros do fórum programam e recomendam para quem conhece apenas Java?

Abraços,
FPaschoal.

Cara, eu estou na mesma situação de você.

Mas comecei a olhar Ruby e gostei bastante. É um novo paradigma, te força a pensar de maneira diferente. Bem legal.

Mas se você não gostou, uma alternativa é o C# que a sintaxe é bem parecida com java…

Depende muito do seu objetivo. Pode ser uma boa pegar uma linguagem de mais baixo nível, para entender como a máquina funciona, como o C++ ou o C. Essa linguagem também permite expandir sua possibilidade de contratação fora do comércio, pois ela é mais usada na indústria.

Ou talvez, você queira aprender novas maneiras de pensar no problema, nesse caso, você precisa pegar linguagens em paradigmas diferentes do Java, como Scala, Prolog ou Lisp.

Ou as vezes você só quer ampliar suas possibilidades de contratação e mercado, nesse caso, é uma boa aprender a linguagem que é o principal concorrente do Java hoje, o C#. Ou outra que esteja em alta na sua região (PHP, Delphi, sei lá no que o povo programa por aí).

Ou quem sabe você queira aprender algo mais fácil, que você possa integrar na sua ferramenta e até fornecer para seu usuário fazer programinhas simples. Nesse caso, veja linguagens de script como o Groovy ou o Lua.

Finalmente, pode ser uma boa aprender uma linguagem de uma tecnologia com a qual você normalmente integra sua programação. Por exemplo, o servidor é programado em Java, mas os dados são normalmente exibidos em páginas HTML que rodam JavaScript. Por isso, aprender bem JavaScript não é uma má idéia se você for um desenvolvedor web.

Estou com o Vini.
Depende do seu objetivo. De longe, eu recomendaria Lua ou Python.

Como te disseram, depende do seu objetivo.

Sobre o Ruby, não é tão confusa quanto parece. Muito pelo contrário. A medida que você começar a se envolver, vai ver que o código tende a ser mais consiso e claro que Java.

Outra alternativa fácil de aprender é PHP. Python também é uma boa.

Ah, e não pare na segunda linguagem. Quando aprender a segunda e conseguir fazer ao menos 2 sistemas nela, parta pra terceira. Ao invés de escolher qual vai aprender, escolha ual vai aprender primeiro.

Galera, obrigado a todos pelas dicas! Ajudaram bastante a clarear minhas ideias, vou pensar melhor quais são meus objetivos a curto e longo prazo e partir para o aprendizado de uma nova linguagem! :smiley:

Acredito que o que é mais complicado para todos que estão aprendendo uma nova linguagem de programação é não levar costumes da antiga para a nova, andei lendo um pouco sobre isso, assim como já vi alguns casos de pessoas que mudaram de Delphi para Java e continuaram fazendo código Delphi :lol:

[quote=FPaschoal]Galera, obrigado a todos pelas dicas! Ajudaram bastante a clarear minhas ideias, vou pensar melhor quais são meus objetivos a curto e longo prazo e partir para o aprendizado de uma nova linguagem! :smiley:

Acredito que o que é mais complicado para todos que estão aprendendo uma nova linguagem de programação é não levar costumes da antiga para a nova, andei lendo um pouco sobre isso, assim como já vi alguns casos de pessoas que mudaram de Delphi para Java e continuaram fazendo código Delphi :lol:

[/quote]

Eu acredito que a linguagem mais difícil de aprender é a segunda. Na primeira você tá cheio de curiosidade. Da terceira em, diante, você já sabe lidar com a quebra de paradigma.