Aprender JAVA ou Dot Net

Problema mesmo, é depois de todo esse tópico eu ver essa tirinha: http://vidadeprogramador.com.br/wp-content/uploads/2012/02/tirinha462.png

kkkk

posta a tirinha ai, bloquearam ste site aqui no proxy.

kkkk mtu boa

colé galera, fim de expediente, postem a tirinha no imageshack please

[quote]P. A.: Cara, que baixaria essa confusão no carnaval de São Paulo?
Programador: Ah, não dou a mínima para o que rola no carnaval?
P. A.: Caramba, as torcidas organizadas fizeram a maior zueira?
Programador: Cara, não dou a mínima para torcidas também?
P. A.: Olha só, para resolver estão pensando em fazer a apuração informatizada, com um sistema em .net?
Programador: EM .net?!? AS PESSOAS NÃO VALORIZAM MAIS O CARNAVAL??[/quote]

peguei o link da imagem e joguei para o imageshack fazer up =)

segue o link:
http://imageshack.us/photo/my-images/96/tirinha462.png/

adorei kkkkk

Uma pergunta que acho que deveria se pensar também nessa luta entre .NET e Java.
Será que uma aplicação feita .NET + SqlServer rodando em Windows é tão robusta, confiável e escalonável quanto uma feita em Java + Oracle e rodando em Linux?
E ai me refiro a sistemas de grande porte, porque acho que pra sistemas menores a produtividade de um C# para desktop é maior.
Acho que isso também pode ajudar a definir um rumo para os estudos do amigo, se vai querer sistemas menores ou de grande porte, porque acho que pra sistemas de grande porte Java é muito melhor.

[quote=renatomedeiros_]Uma pergunta que acho que deveria se pensar também nessa luta entre .NET e Java.
Será que uma aplicação feita .NET + SqlServer rodando em Windows é tão robusta, confiável e escalonável quanto uma feita em Java + Oracle e rodando em Linux?
E ai me refiro a sistemas de grande porte, porque acho que pra sistemas menores a produtividade de um C# para desktop é maior.
Acho que isso também pode ajudar a definir um rumo para os estudos do amigo, se vai querer sistemas menores ou de grande porte, porque acho que pra sistemas de grande porte Java é muito melhor.[/quote]

Boa Observação Renato,
eu até o momento, penso em aplicações de porte pequeno!

[quote=alansystem][quote=renatomedeiros_]Uma pergunta que acho que deveria se pensar também nessa luta entre .NET e Java.
Acho que isso também pode ajudar a definir um rumo para os estudos do amigo, se vai querer sistemas menores ou de grande porte, porque acho que pra sistemas de grande porte Java é muito melhor.[/quote]

Boa Observação Renato,
eu até o momento, penso em aplicações de porte pequeno![/quote]

você pensa em aplicações de pequeno porte, mas sua empresa trabalha só com isso?
vai ficar pensando só em crud?

segurança = java
portabilidade = java
estabilidade = java
possibilidades = java

desenvolvimento rapido = dotnet, em especial C#.

[quote=renatomedeiros_]Uma pergunta que acho que deveria se pensar também nessa luta entre .NET e Java.

Na Positivo rodamos aplicações de grande porte com .Net + SQLServer. São extremamente estáveis.

O fato é que hoje em dia é excelente trabalhar em qualquer uma das principais linguagens do mercado. Não é a linguagem em si que define a qualidade, robustês ou estabilidade do sistema, mas sim, uma programação bem-feita. Em qualquer solução, temos múltiplos frameworks e opções que até nos deixam meio perdidos de vez enquanto. Balancear tudo isso, e garantir que sua equipe não insira ela mesmo erros, é que é parte difícil.

Se for para escolher entre Java e C#, hoje eu escolheria pelo jornal, e pelas empresas onde você gostaria de fazer uma entrevista de emprego.

Elizeu, devo assumir que em Java vc ainda programa em Netbeans 5.0 ou no Eclipse Galileu 3.4? E usando Java 5, só porque eles consomem “menos memória” durante o desenvolvimento?

Se abrir mão do VS2010, você está abrindo mão do .Net 4.0, assim como se vc abrir mão do Netbeans 7, você estará abrindo mão do Java 6 e 7. Sem falar nas funcionalidades da IDE. Em C++, por exemplo, o Visual 2010 tem um recurso chamado Properties, que poupa um tempo enorme na configuração de projetos parecidos.

De qualquer forma, o Visual é a apenas a IDE. E essa, eu tenho o hábito de sempre deixar nas últimas versões. Ganha-se não só nas versões da plataforma que suporta, mas também em recursos novos.

Eu utilizo a versão Ultimate do Visual no meu desktop, e a versão Express no meu notebook. Para as linguagens de programação em si não tem muita diferença. A diferença está apenas em recursos periféricos, como profilers, ferramentas de testes, etc. Existem essas ferramentas por terceiros. Há muita coisa boa e nova na Microsoft. Graças a pressão da concorrência, a empresa mudou bastante o perfil desde os anos 2000, parece que resolveu realmente trabalhar de maneira séria. Acordaram o gigante adormecido.

[quote=ViniGodoy]Elizeu, devo assumir que em Java vc ainda programa em Netbeans 5.0 ou no Eclipse Galileu 3.4? E usando Java 5, só porque eles consomem “menos memória” durante o desenvolvimento?

Se abrir mão do VS2010, você está abrindo mão do .Net 4.0, assim como se vc abrir mão do Netbeans 7, você estará abrindo mão do Java 6 e 7. Sem falar nas funcionalidades da IDE. Em C++, por exemplo, o Visual 2010 tem um recurso chamado Properties, que poupa um tempo enorme na configuração de projetos parecidos.

De qualquer forma, o Visual é a apenas a IDE. E essa, eu tenho o hábito de sempre deixar nas últimas versões. Ganha-se não só nas versões da plataforma que suporta, mas também em recursos novos.

Eu utilizo a versão Ultimate do Visual no meu desktop, e a versão Express no meu notebook. Para as linguagens de programação em si não tem muita diferença. A diferença está apenas em recursos periféricos, como profilers, ferramentas de testes, etc. Existem essas ferramentas por terceiros. Há muita coisa boa e nova na Microsoft. Graças a pressão da concorrência, a empresa mudou bastante o perfil desde os anos 2000, parece que resolveu realmente trabalhar de maneira séria. Acordaram o gigante adormecido.[/quote]

ViniGodoy,

Pelo que você está falando está valendo a pena investir em Microsoft. Se o que eles desenvolveram tem a mesma qualidade que o Java, tem um tempo menor de desenvolvimento, uma grande empresa que dá suporte, não estou vendo a vantagem de trabalhar com Java, já que se formos pensar em custo o profissional Java custa ainda mais caro para a empresa, o que imagino acaba compensando o valor gasto para se adquirir o Visual Studio por exemplo. Fora um tempo de desenvolvimento menor, e se tempo é dinheiro é mais um ponto a favor do .NET.
Você acha que o Java vai conseguir se manter líder de mercado ou a Microsoft vai levar vantagem nessa disputa?

Eu acho prematuro dizer que o tempo de desenvolvimento seja significativamente menor em .Net.
Pelo menos, não vi nenhum estudo que comprove isso categoricamente.

Os editores visuais ajudam, mas software realmente profissional ainda exige divisão em camadas, mapeamento de objetos correto, boa modelagem, etc…
Além disso, os maiores custos não estão na produção e sim na manutenção, e sabemos o que isso representa se você usar RAD em 100% do projeto.

Não acho que a MS consiga levar a melhor sobre o Java, mas o fato é que ela irá conseguir dividir mercado.
O C# cresce expressivamente, e não esteve parado nesses anos que o Java esteve.

O problema dele, é que a Microsoft não tem comprometimento com multiplas plataformas, exceto das dela própria. Empresas são (com razão) receosas de apostar as fichas em projetos como o Mono, e o Java ainda dá a possibilidade de ter uma solução 100% baseada em Linux e em tecnologias gratuitas.

Pois é, sou muito mais o Java, mas se formos analisar, desde o JDK 5 a linguagem ficou parada, em grande parte por causa dos problemas financeiros da Sun. Só agora no Java 7 é que houve alguma evolução, e mesmo assim o grosso ficou pro Java 8. Mas pelo menos a linguagem voltou a caminhar.

Já no JavaEE, o JavaEE6 demorou também, mas evoluiu bastante. E a versão 7 promete muita coisa.

[quote=ViniGodoy]Eu acho prematuro dizer que o tempo de desenvolvimento seja significativamente menor em .Net.

Os editores visuais ajudam, mas software realmente profissional ainda exige divisão em camadas, mapeamento de objetos correto, boa modelagem, etc…
Além disso, os maiores custos não estão na produção e sim na manutenção, e sabemos o que isso representa se você usar RAD em 100% do projeto.

Não acho que a MS consiga levar a melhor sobre o Java, mas o fato é que ela irá conseguir dividir mercado.

O problema dele, é que a Microsoft não tem comprometimento com multiplas plataformas, exceto das dela própria. Empresas são (com razão) receosas de apostar as fichas em projetos como o Mono, e o Java ainda dá a possibilidade de ter uma solução 100% baseada em Linux e em tecnologias gratuitas. [/quote]

Ufa… rs

Tem outro agravante ai em relação a Microsoft, se eles quiserem descontinuar a linguagem pra lançar outra não vão pensar duas vezes, assim como aconteceu com o VB.

[quote=renatomedeiros_][quote=ViniGodoy]Eu acho prematuro dizer que o tempo de desenvolvimento seja significativamente menor em .Net.

O problema dele, é que a Microsoft não tem comprometimento com multiplas plataformas, exceto das dela própria. Empresas são (com razão) receosas de apostar as fichas em projetos como o Mono, e o Java ainda dá a possibilidade de ter uma solução 100% baseada em Linux e em tecnologias gratuitas. [/quote]

Ufa… rs

Tem outro agravante ai em relação a Microsoft, se eles quiserem descontinuar a linguagem pra lançar outra não vão pensar duas vezes, assim como aconteceu com o VB.
[/quote]

bom, como disse, trabalho com as duas. Prefiro Java pelo que já citei, é minha opinião.
acima do Java só o C/C++ e depois, no céu, o Assembly nosso de cada dia. amém!

Godoy, sobre os recursos, a discussão era outra, só que acabou saindo pelos trilhos e ficando sem foco.

Ué, eles não descontinuaram o VB. A especificação do C# é pública, e o processo de construção da linguagem é até bem parecido com o do Java. O problema maior é o .Net framework. Mas não acho que seriam loucos de descontinuar isso de uma hora para outra.

peguei no desciclopédia

[b][i]Casos de sucesso utilizando C#

Microsoft Office 2007 (nem tão sucesso mas ok…)
Orkut abandonou o C# porque só dava “Bad, bad server”
Windows Vista daí ser um fiasco
Algumas músicas dos Beatles…[/i][/b]

hehe bacana!

Ué, eles não descontinuaram o VB. A especificação do C# é pública, e o processo de construção da linguagem é até bem parecido com o do Java. O problema maior é o .Net framework. Mas não acho que seriam loucos de descontinuar isso de uma hora para outra.[/quote]

parecia impossível mas aconteceu, concordo com o godoy. Descontinuar da noite pro dia é impossível. e o C# ta crescendo. ainda vejo Muito mas vagas para Java, mas o c# ta ganhando mercado.