Application Server. Qual o seu?

Application Servers para Java é o que não falta. Eu mesmo já trabalhei com vários:

• SAP J2EE Application Server
  • JBoss
  • Tomcat (only)
  • Sun Java System Application Server
  • WebLogic

A essência do J2EE é presente em cada um deles.

Achei o AS da SAP muito ruim, mas muito ruim mesmo. Muito lerdo, a ferramenta de deploy funciona quando quer. Ainda não usei o novo application server da SAP, Java EE 5-enabled. Espero não ter outra decepção.

Já o JBoss achei muito bom. Monitoramento e Ferramentas para Gerenciamento não são o seu ponto forte, mas ele é extensível e funciona em praticamente qualquer lugar. O Tomcat, pra quem precisa só de JSP/Servlets, é um excelente pedido, mas mesmo assim ficaria com o JBoss (claro, o Tomcat está dentro dele, e senão gosta dele, jogue-o no lixo e coloque outro).

O Sun Java System Application Server 9.0 achei muito bom, mas muito bom mesmo. Senão fosse a falta de documentação e fórum para ajudar no trabalho, usaria ele sempre. As ferramentas de gerenciamento e monitoramento são ótimas, porém, precisei gastar muito tempo pra fuçar ele e aprender como ele funciona. Diria que ele é como as “Opções de Acessibilidade do Windows”. É útil pra caramba, mas ninguém entende aquela porra.

O WebLogic é destruidor. Simplesmente fantástico. O custo dele também é destruidor, mas quem não tem problema com isso, e não se incomoda em investir pra ter o melhor, opte por ele logo de cara.

Fico esperando a oportunidade para utilizar o WebSphere. Ele tem uma versão Express, porém, é baseado no Apache Tomcat e no Apache Geronimo…Ha ha ha, se for assim, eu baixo do site da Apache os 2, e pronto!

E vocês? O que falam sobre os Application Servers para Java (por favor, IIS é coisa de criança)?

Gosto muito do JBoss, ele é muito prático para desenvolver nele.

O WebLogic é melhor? Qual a vantagem?

[quote=microfilo]Gosto muito do JBoss, ele é muito prático para desenvolver nele.

O WebLogic é melhor? Qual a vantagem?[/quote]

É o mais facil de configurar… o console dele é muito superior ao do jboss por exemplo… mas nao é so isso…

Geralmente, quem compra da Bea, compra a solulção completa… ou seja. workshop, integration, JRockit… entao ele traz muitas features… como IDE para fazer sites, criar serviços, modelar processos, uma VM com melhor performance que as outras e muitas ferramentas interessantes como liquid data, portal etc… mas… é tudo proprietário né… e bem caro

vou deixar minha reclamaçao para o websphere… muito ruim… ja usei
lento, com coisas mto especificas dele(que nao sao padrao j2ee)… da um trabalho pra configurar, fazer um deploy… mas dps q ajusta tudo até que roda redondo…

no dia dia eu uso o jboss… o mais leve… e mais simples… e que sempre me atende hehe

Uso Websphere 6.x diariamente e nunca tive maiores problemas. Sempre que tive dúvidas sobre alguma coisa referente a configurações recorri aos Redbooks e sempre encontrei as respostas. Fazer deploy é extremamente simples com ele, nada de ficar mexendo em xml pra lá e pra cá.  Tenho configurado muitos EJB´s(Session Beans e Message Driven Beans) ultimamente e foi uma baba fazer rodar. Datasources são fáceis de configurar tambem. A única coisa que realmente da muito trabalho de se fazer é tunning, que é uma coisa da qual tenho apanhado pra fazer, mas de resto não tenho do que reclamar. E não achei lento como o colega disse acima.

O Weblogic carrega a fama de ter as piores ferramentas de desenvolvimento do mercado. Quem já trabalhou com o workshop sabe o lixo que é. Mas agora que migraram para usar o Eclipse, as coisas estão mudando.

O console do weblogic é bem funcional mesmo… eu gosto.

Agora acho que se uma empresa precisa controlar os custos, ela ganhará muito optando pelo JBoss ao invés do Weblogic/Websphere, eles podem ter mesmo algumas ferramentas integradas boas, mas o JBoss esta muito robusto já em comparação com eles, apenas, não tem as mesmas ferramentas (que eu sei que pra uma grande corporação, tlaves isso seja mais importante do que o próprio AppServer).

O Weblogic é um server muito bom, ainda com a JVM JRockit fica muito rápido e poucas vezes dá problema.

Já a ferramenta… não escutei ainda nenhum elogio, só reclamação :slight_smile:

Há, na lista aí faltou o da Oracle… que pelo menos a versão 9i que trabalhei era um inferno!

Conheço muito pouco do JBoss, até por que também nunca o usei no trabalho, usei mais o WebLogic e o OC4J que esse último já nem lembro mais como configurar.

Tivemos problemas sérios do WebLogic por causa da versão 8 que é utilizada na empresa, dava pau no JSF da implementação da Sun e Apache, mesmo com todos os patches atualizados, um sistema deixou de ser criado em JSF por que a empresa não queria investir na versão mais nova do WebLogic.

Bom…

eu tb nao gosto do formato “fechado” das coisas do workshop por exemplo, mas se vc usar a solução toda, voce consegue um otimo resultado(produtividade e performance)… isso é indiscutivel… o problema é que so roda no weblogic…

se é bom ou nao de usar, é outra historia hehehe…

sobre o websphere… a versao que eu usei, acho que era 4 ou 5, pra fazer o deploy de 1 ear tinha que passar por no minimo, se eu me recordo bem, 6 telas… e demorava anos pra iniciar

nao sei como ta hoje… hehe deve ter melhorado bastante então…

OC4J :slight_smile:

O que você tentou configurar no JBoss que foi mais difícil que no WebLogic? O que o console do JBoss não faz que o do WebLogic faz?

Uma vez ouvi dizer que quem usa o workshop da BEA é obrigado a reinicar o Eclipse várias vezes por dia, confere?

Eu nunca usei WebSphere mas ele já me deu dor de cabeça :confused:
http://forum.mentaframework.org/posts/list/610.page

[quote=felipecruz]
no dia dia eu uso o jboss… o mais leve… e mais simples… e que sempre me atende hehe[/quote]
Isso que eu gosto no JBoss, simples e sem frescura :slight_smile:

Não estou querendo comprar briga do JBoss não, é que nunca usei weblogic e quero saber se vale a pena experimentar.

Minhas experiências:

• OC4J: Lixo! Lixo! Lixo! Lixo nuclear, ainda por cima! Péssimo para se ajustar, horrível de se configurar, perfomance* cretina e uma bomba nuclear em ambiente de desenvolvimento que se precisa fazer vários deploys seguidos. Simplesmente inesquecível :stuck_out_tongue:
  • Weblogic: ok, muito bom e performático*, desde que você tenha hardware para ele. Usá-lo no seu lindo laptop com 1.5Gb de RAM junto com o SQLServer 2005 e o IntelliJ é exercício de paciência. Mas é, na minha opinião, a melhor opção considerando entre desempenho, uso de recursos e qualidade de ferramentas de administração.
  • WebSphere: na minha equipe do atual projeto, a gente costuma brincar dizendo que toda as vezes em que ligamos o WebSphere que vem junto com o RAD para desenvolvermos alguma coisa, a mesa quase se quebra por causa do peso adicional do WebSphere :stuck_out_tongue: . Mas o admin console do WS é bem legalzinho e não tive maiores problemas com ele até o momento.
  • Glassfish: uso para desenvolvimento de pet projects no meu laptop pessoal. Razoavelmente leve, rápido, fácil de administrar (quem gostar de consoles interativos, o asadmin é legalzinho). Mas nunca testei em produção.
  • JBoss: Nada a acrescentar. Eu gosto.

*- estudei o desempenho entre OC4J e Weblogic usando uma mesma aplicação sample que usa EJB2.1 e JDO. Daí para eu dizer que o desempenho do OC4J é sofrível enquanto o do Weblogic é aceitável.

Bom… quando eu usei o weblogic, profissionalmente, isso em 2004, criar uma fila JMS nele era muito fácil através do console… o console do JBoss (o que eu uso aqui) nao permite a criação de uma fila, tive que escrever xml
Volto a pergunta hehe… o que o console do JBoss faz a nao ser poder deixar voce visualizar configurações? (ou sera q eu preciso instalar um web-console mais completo por fora?)

eu uso o jboss, e escrevo os xmls porque dificilmente as configurações mudam… entao nao sinto falta de um console… mas qdo eu tinha que fica olhando filas jms e a demanda de criação de filas, deploys era maior, o console era uma mão na roda… em 2004 rodar weblogic em cluster ja era bem simples…

Bom, quando eu usei o workshop, so usava ele… então nao tenho como te responder… Mas parece que estão migrando as coisas da BEA pra eclipse… to um pouco por fora

[quote=microfilo]
Não estou querendo comprar briga do JBoss não, é que nunca usei weblogic e quero saber se vale a pena experimentar.[/quote]

Bom… Eu ja fiz 1 projeto usando workshop e ja tive contato com o weblogic como app server… eu simplesmente NUNCA tive 1 problema com ele… assim como nao tive com o JBoss so que o jboss é como se fosse um slakware(tem q fazer as coisas na mão mas tudo funciona bem) e o weblogic como é pago, traz facilidades como um console que deixa vc manipular praticamente tudo do app server em runtime e um framework pra RAD que funciona(apesar de so rodar na plataforma BEA) e frameworks de integração, ferramentas pra modelar processos etc… que realmente funcionam

eu falo muito por experiencia profissional, conheci o weblogic antes do jboss e na epoca, era muito mais facil aprender com weblogic porque a documentação da BEA era (e talvez ainda seja) muito melhor do que a do jboss entao os produtosa da BEA sempre me deixaram boas impressoes, exceto pelo workshop(porque é proprietario e so faz coisas para weblogic e nao coisas JEE), mas que também tem o seu valor

como ja falaram… o weblogic precisa de hardware… acho que é sua maior desvantagem… é mais pra produção(a nao ser q vc tenha uma otima maquina) enquanto o jboss da pra usa em desenvolvimento e teste

[quote=boaglio]
Há, na lista aí faltou o da Oracle… que pelo menos a versão 9i que trabalhei era um inferno! [/quote]

É… eu trabalhei com o Oracle App. Server 9i e com o 10g, e não era bom não. Apanhei bastante com eles.

Abraços

Carlos Eduardo

Bom já trabalhei com diversos servers e vou tentar colocar algumas experiências:

Sun Application Server melhorou muito desde a versão 7.1 que era uma implementação em cima do Iplanet 6.5.

Compraram uma empresa - clustra, e incorporaram sua tecnologia de cluster - HADB o que realmente faz uma diferença pra quem precisa montar um ambiente escalonável.

Você não fica limitado as opções de cluster sessão ou banco, cuja última degrada muito a performance. Sessão vc tem uma limitação de tamanho, logo essa nova tratativa é realmente fantástica.

Na versão 7.1 esse software de cluster, você precisava configurar via console, com comandos específicos. Tinha que ler muito à respeito para poder montar um ambiente.

A nova versão vem na ferramenta você pode configurar seu ambiente de cluster diretamente no console.

Pergutaram sobre JBOSS vs BEA, existem muitos pontos diferentes, voltando ao cluster, você pode fazer deploy numa das instâncias e ele replica toda a configuração automaticamente. No Jboss vc precisa configurar na mão e setar cluster como true.

São zilhões de diferenças em tunning, onde a BEA é fera.

Quanto ao GlassFish, estou utilizando atualmente pois possuo familiaridade com a ferramenta desde a versão SunApplication Server 7, então pra mim fica transaparente, pois acompanhei sua evolução.

A camada WEB por exemplo - Servlets e JSP, possui um novo servidor, que tem um conceito bem interessante e performance consideravelmente melhor que tomcat entre outros do mercado.

Websphere acho uma carroça, tanto que compraram um projeto de administração o gluecode gerônimo e pagaram 100 milhões de dólares, pois eles sabem que o Websphere pode ter abalos no mercado.

TomCat e Jetty para desenvolvimento Web são legais, estou habituado aos logs de erro do tomcat, e forma de configurar, logo ele virou minha plataforma e o 6 está supreendentemente rápido.

Acho que pra quem não conhece o GlassFish, vale à pena investir um tempo explorando o ApplicationServer. Dentre os frees, é um dos melhores, gosto bastante.

O JBoss é muito bom tb, consegui resolver com ele um problema de bootstramp pra carregar o Spring via a arquitetura de Deployer do JBoss. Agora BEA é outra coisa, já vem integrado com o Spring por exemplo - projeto PitchFork … projeto pago, seria como comparar Intellij com Eclipse …rsss :slight_smile:

[quote=microfilo]Gosto muito do JBoss, ele é muito prático para desenvolver nele.

O WebLogic é melhor? Qual a vantagem?[/quote]
Velocidade, só fazendo uma analogia, se os AS fossem carros, o JBOSS seria um vectra da vida e o WebLogic seria um F15 tomcat (sem trocadilhos).
[]'s

[quote=felipecruz]
Geralmente, quem compra da Bea, compra a solulção completa… ou seja. workshop, integration, JRockit… [/quote]
A principal característica JRockit pode ser resumido em uma palavra “Fantástico”.
Bem, como comparativo já trabalhei com:
Tomcat - É o fusquinha dos AS, atende bem e não dá dor de cabeça;
JBoss - Bom, muito bom, mas um tanto pesado, atende a maioria das necessidades;
Oracle OC4J - Já trabalhei e não tenho opnião formada dele. Acho que está no mesmo nível do JBoss.
IBM WebSphere - Uma carreta de 16 rodas. Pesado, confiável. Tem a vantagem de rodar em mainframe e servidores AS/400. Não sei se os outros AS rodam em Mainframe. Era meu preferido até conhecer o WebLogic.
BEA WebLogic - Só elogios, se fosse uma mulher, eu casava como ele. É rápido, robusto, prático fantastico. Diria até que está em um nível de evolução acima dos outros AS. Nunca vi um servidor tão rápido, parece até que você está trabalhando com um sistema Client/Server. A JVM JRockit também é um show de performance.

Gostaria de saber opniões do Gerônimo/Websphere community. A ibm já me ligou perguntando o que eu achava do servidor e não tive opnião formada ainda.
[]'s

O JBoss seria perfeito se ele tivesse um console igual ao Weblogic. Realmente fantástico!
Tai uma boa ideia de mestrado pra algúem, fazer um console decente para o JBoss. :slight_smile:

Abraços!

++

Estou trabalhando com essa encrenaca atualmente, e cara…em relação aos deploys…que sacrificio !! Depois do segundo deloy…OutOfMemory na cara e restart no bichinho !!! CREDO … 9i diga-se de passagem !

Estou começando a usar em um projeto OpenSource…

Tambem ja utilizei o WebLogic…e tinha ele instalado na minha maquina com 1Gb de RAM, trabalhava sem muitos problemas… agora o workshjop era realmente muito ruim…varios restarts tbem !

Mas em termos de cofiguração do app server, o weblogic não chega a ser um parto, alias, se comparar com OC4 e IAS ele é água com açúcar.

E quando trabalhei com ele achei sua ferramenta relativamente simples de se operar, tudo via web assim como outros, porém bem intuitívo, colocava o ear lá, configura algumas coisas e pronto.

O problema foi quando testamos com JSF, que aí o implementação do servlet e JSP estava desatualizada na versão 8.