Apple não mais empacotará o Java nas futuras versões

[quote=chun]

Falou o filho do Jobs :)[/quote]

Porque não pergunta pra ele? Quer o email?

Não precisa ser filho do Jobs pra saber quais suas motivações.

[quote=juliocbq][quote=kicolobo]

Será que Java é realmente inviável pros produtos Apple? Neste caso discordo pela seguinte razão. O mercado daqui pra frente vai ficar cada vez mais fragmentado. Nestes casos, é interessante poder atrair a os clientes da concorrência pro seu lado com o argumento de que os aplicativos que você tem pra plataforma X poderão ser executados na plataforma Y também. Querendo ou não, escrever portáveis (DE FATO) é muito mais fácil com Java. (se o mono fosse um projeto decente, eu diria o mesmo do .net, mas infelizmente ainda é uma piada (por favor, sem flames a respeito disto))
[/quote]

Sim, acredito pelo modelo de empresa da Apple que é centralizador. Sobre escrever softwares portáveis com java, de fato, é muito simples, mas não é o único. Posso citar Wxwidgets, Qt, Gtk, TCltk(com c++, python, ruby…), Wtk…, e lá vai uma infinidade de toolkits nos quais existem mapeamentos a uma infinidade de linguagens.

Acredito que a apple não vai bloquear o seu sistema á instalação da jvm de outras empresas, mas acho difícil e também sem sentido ela manter a vm própria.[/quote]

Sabe juliocbq, você tem razão :slight_smile:

Sério: no final das contas, ficar aqui discutindo se é bom ou ruim o modelo de negócios que a Apple tem o total direito de escolher é como ficar discutindo o sexo dos anjos.
E esta discussão com você foi bem bacana pra que eu pudesse ter uma noção mais interessante sobre este ponto.
Confesso inclusive ter me dado uma ponta de vontade de voltar a estudar o Objective C pra desenvolver coisas pra Apple.

É ótimo trocar idéias com gente que muda um pouco a nossa opinião inicial. Valeu pela discussão!

(e aos que tão dando voadora neste tópico, porque não tentam ser um pouco mais civilizados? Se bobear até evoluem a sua opinião um pouquinho, como eu.
Ninguém é obrigado a estar 100% certo toda hora :wink: )

Não é surpresa isso, como tb não seria se Microsoft dfalasse a mesma coisa.
rsrs

[quote=kicolobo][quote=juliocbq][quote=kicolobo]

Será que Java é realmente inviável pros produtos Apple? Neste caso discordo pela seguinte razão. O mercado daqui pra frente vai ficar cada vez mais fragmentado. Nestes casos, é interessante poder atrair a os clientes da concorrência pro seu lado com o argumento de que os aplicativos que você tem pra plataforma X poderão ser executados na plataforma Y também. Querendo ou não, escrever portáveis (DE FATO) é muito mais fácil com Java. (se o mono fosse um projeto decente, eu diria o mesmo do .net, mas infelizmente ainda é uma piada (por favor, sem flames a respeito disto))
[/quote]

Sim, acredito pelo modelo de empresa da Apple que é centralizador. Sobre escrever softwares portáveis com java, de fato, é muito simples, mas não é o único. Posso citar Wxwidgets, Qt, Gtk, TCltk(com c++, python, ruby…), Wtk…, e lá vai uma infinidade de toolkits nos quais existem mapeamentos a uma infinidade de linguagens.

Acredito que a apple não vai bloquear o seu sistema á instalação da jvm de outras empresas, mas acho difícil e também sem sentido ela manter a vm própria.[/quote]

Sabe juliocbq, você tem razão :slight_smile:

Sério: no final das contas, ficar aqui discutindo se é bom ou ruim o modelo de negócios que a Apple tem o total direito de escolher é como ficar discutindo o sexo dos anjos.
E esta discussão com você foi bem bacana pra que eu pudesse ter uma noção mais interessante sobre este ponto.
Confesso inclusive ter me dado uma ponta de vontade de voltar a estudar o Objective C pra desenvolver coisas pra Apple.

É ótimo trocar idéias com gente que muda um pouco a nossa opinião inicial. Valeu pela discussão!

(e aos que tão dando voadora neste tópico, porque não tentam ser um pouco mais civilizados? Se bobear até evoluem a sua opinião um pouquinho, como eu.
Ninguém é obrigado a estar 100% certo toda hora :wink: )[/quote]

Digo a mesma coisa kiko. Se acaso precisarmos projetar algo para um sistema apple vou usar objective c sem problemas, ou o que estiver disponível. Não há nenhum problema nisso.

++[/quote]

hehe. Isso porque a apple era a única plataforma que ainda suportava o Java.

Falar que não existem aplicativos em java para usuários não desenvolvedores e’ d+ pra minha
cabeça.

Só pra informar, a corretora OANDA uma das mais serias do mundo usa
java e tem um monte de traders que usam a oanda num MAC.

Com certeza terão que mudarem para linux ou windows.

[quote=j-menezes]Falar que não existem aplicativos em java para usuários não desenvolvedores e’ d+ pra minha
cabeça.

Só pra informar, a corretora OANDA uma das mais serias do mundo usa
java e tem um monte de traders que usam a oanda num MAC.

Com certeza terão que mudarem para linux ou windows.
[/quote]

Se a Oracle não liberar uma JVM para Mac, eles podem mudar pra linux ou windows, ou então criar versões do seu app desktop para rodar no imac. Agora se eu fosse um profissional apenas de Java ficaria preocupado, por que nos dois casos ele não será mais necessário.

Para apple a situação é muito confortável já que eles estão mirando um segmento do mercado formado por usuários comuns (como mamaes, titios e vovos).

De novo isso tudo?

Vamos ao túnel do tempo:

 http://findarticles.com/p/articles/mi_m0BRZ/is_7_22/ai_101613892/

A MS tb fez isso.

Logo vai ter uma versão da JVM da Oracle pro Mac.

Sinceramente, ao meu ver não muda absolutamente nada!

Inté.

[quote=fabiomazzo]De novo isso tudo?
Vamos ao túnel do tempo:
http://findarticles.com/p/articles/mi_m0BRZ/is_7_22/ai_101613892/
A MS tb fez isso.
Logo vai ter uma versão da JVM da Oracle pro Mac.
[/quote]
Nossa, não sabia que em um passado distante a MS suportava Java.

Att.

The history of gadgets

[quote=Adelar][quote=fabiomazzo]De novo isso tudo?
Vamos ao túnel do tempo:
http://findarticles.com/p/articles/mi_m0BRZ/is_7_22/ai_101613892/
A MS tb fez isso.
Logo vai ter uma versão da JVM da Oracle pro Mac.
[/quote]
Nossa, não sabia que em um passado distante a MS suportava Java.

Att.[/quote]

A microsoft tinha uma jvm própria que suportava activex e compiladores que escreviam executaveis no formato do windows. A sun a processou por isso.

[quote=juliocbq][quote=Adelar][quote=fabiomazzo]De novo isso tudo?
Vamos ao túnel do tempo:
http://findarticles.com/p/articles/mi_m0BRZ/is_7_22/ai_101613892/
A MS tb fez isso.
Logo vai ter uma versão da JVM da Oracle pro Mac.
[/quote]
Nossa, não sabia que em um passado distante a MS suportava Java.

Att.[/quote]

A microsoft tinha uma jvm própria que suportava activex e compiladores que escreviam executaveis no formato do windows. A sun a processou por isso.[/quote]
Tenso… talvez a Apple está com medo de ser processada também.

Att.

Não entendi, será que a tira esta tentando dizer que a apple é monopolista por tentar criar um ecossistema em torno dos seus próprios produtos? Ecossistema esse que permite desenvolvedores serem ressarcidos pelo seu próprio trabalho?

Não sei se entendi a piada, mas a ironia do post é ótima, um moderador de um fórum que tem como política a possibilidade de bloquear ou remover posts sem dar qualquer satisfação aos seus usuários, não aceita o fato de que o futuro da computação esta cada vez mais nas mãos de empresas que são capazes de traduzir os anseios dos usuários (e não de um grupo de nerds) em produtos.

Como podem ver, dois pesos, duas medidas.

http://macmagazine.com.br/2010/10/22/apple-encerra-desenvolvimento-de-maquina-virtual-java-integrada-ao-mac-os-x/

Valeu por postar o link. Isso é muito bom para as comunidades Java e Mac :smiley:

Att.

[quote=mochuara]Não entendi, será que a tira esta tentando dizer que a apple é monopolista por tentar criar um ecossistema em torno dos seus próprios produtos? Ecossistema esse que permite desenvolvedores serem ressarcidos pelo seu próprio trabalho?

Não sei se entendi a piada, mas a ironia do post é ótima, um moderador de um fórum que tem como política a possibilidade de bloquear ou remover posts sem dar qualquer satisfação aos seus usuários, não aceita o fato de que o futuro da computação esta cada vez mais nas mãos de empresas que são capazes de traduzir os anseios dos usuários (e não de um grupo de nerds) em produtos. [/quote]

Se você não entendeu a piadinha, podia não ter perdido a oportunidade de ficar quieto.

Em primeiro lugar, como vc pode ver há alguns posts atrás, eu defendo sim, o direito da apple se tornar monopolista em seus próprios produtos e de fazer o que bem quiser. Aliás, que bom que seja assim, pois a pior coisa que poderia haver é o governo ditando o que empresas podem ou não produzir. Mas também defendo o direito meu, como nerd, de não gostar disso. E é por isso que também não uso apple, pois tenho o direito de não gostar.

Não existe dois pesos e duas medidas. Você tem ou não o direito de gostar da política de alguma coisa, seja ela excelente ou não.
Você tem o direito até de expor sua opinião sobre. E você tem o direito de parar de usar. Aliás, se você não gosta, é até recomendado que você faça isso.
Era o que eu estava falando ao outro usuário do fórum, é o que faço com os produtos da apple.

Fazendo uma analogia: É como você comprar produtos da apple e ficar reclamando da falta de abertura! E começar a difamar a empresa, e a importunar o SAC deles, exigindo que a apple mude sua política, mas ainda assim continuar comprando. Você até tem esse direito, mas vamos convir, de que é burrice. Principalmente numa empresa que tem excelência e que está agradando a um grupo grande de usuários, do qual você claramente não faz exatamente parte.

É o caso da Apple e é também o caso do GUJ. Apesar da piadinha e de não ser uma empesa dos quais os produtos não compro, eu acho que não deveriam fechar a Apple.
Não tenho nada pessoal contra ela. Isso sim, seria ditatorial. Fui contra esse usuário, pois ele se sentia mal no fórum, não concordava com as regrs, mas não parava de postar aqui!

Finalmente, postei a piadinha por não deixar de ser engraçada e um fórum nerd é o local perfeito para ela.
Também defendo o direito de em algum fórum de C# por aí, fazerem piadas do GUJ e do Java.

Só um detalhe. A citação sem contexto do Mochuara foi completamente maldosa.

Falei aquilo num post do André Salvatti, que criticava a moderação por ter sido arbitrária. Não vou voltar ao mérito do que ele ou a moderação fizeram, mas vou esclarecer melhor o contexto. Era uma época em que o GUJ estava sendo vítima de trollers, que constantemente criavam flames, ou a atacavam a moderação. O fato é que os próprios usuários normais do GUJ também enviavam para o e-mail dos moderadores reclamações, e ajudavam-nos a combater os trollers.

Era isso que deixei claro em meu post. Esses trollers não gostavam do fórum, e não perdiam a oportunidade de nos criticar, como moderadores. Pois, claro, nós reduzíamos a arruaça deles aqui dentro.
Mas ainda assim, não paravam de usar o GUJ! Eles tem o direito disso? Claro, mas nós também temos o direito de não gostar. E é perda de tempo, e burrice, da parte deles, achar que o fórum vai mudar suas regras para permitir flames e trolling, só para atender a seus interesses de diversão. Se eles gostam disso, eles que procurem um fórum de política ou futebol, onde esse tipo de prática é mais comum.

Eu tenho o direito de não gostar da Apple. Mas não sou estúpido para começar a consumir os produtos dela. E, se um dia quiser tentar, não vou ser eu que vou entupir o SAC deles de reclamações sobre algo que eu já sabia ao comprar na empresa.

[quote=ViniGodoy][quote=mochuara]Não entendi, será que a tira esta tentando dizer que a apple é monopolista por tentar criar um ecossistema em torno dos seus próprios produtos? Ecossistema esse que permite desenvolvedores serem ressarcidos pelo seu próprio trabalho?

Não sei se entendi a piada, mas a ironia do post é ótima, um moderador de um fórum que tem como política a possibilidade de bloquear ou remover posts sem dar qualquer satisfação aos seus usuários, não aceita o fato de que o futuro da computação esta cada vez mais nas mãos de empresas que são capazes de traduzir os anseios dos usuários (e não de um grupo de nerds) em produtos. [/quote]

Se você não entendeu a piadinha, podia não ter perdido a oportunidade de ficar quieto.

Em primeiro lugar, como vc pode ver há alguns posts atrás, eu defendo sim, o direito da apple se tornar monopolista em seus próprios produtos e de fazer o que bem quiser. Aliás, que bom que seja assim, pois a pior coisa que poderia haver é o governo ditando o que empresas podem ou não produzir. Mas também defendo o direito meu, como nerd, de não gostar disso. E é por isso que também não uso apple, pois tenho o direito de não gostar.

Não existe dois pesos e duas medidas. Você tem ou não o direito de gostar da política de alguma coisa, seja ela excelente ou não.
Você tem o direito até de expor sua opinião sobre. E você tem o direito de parar de usar. Aliás, se você não gosta, é até recomendado que você faça isso.
Era o que eu estava falando ao outro usuário do fórum, é o que faço com os produtos da apple.

Fazendo uma analogia: É como você comprar produtos da apple e ficar reclamando da falta de abertura! E começar a difamar a empresa, e a importunar o SAC deles, exigindo que a apple mude sua política, mas ainda assim continuar comprando. Você até tem esse direito, mas vamos convir, de que é burrice. Principalmente numa empresa que tem excelência e que está agradando a um grupo grande de usuários, do qual você claramente não faz exatamente parte.

É o caso da Apple e é também o caso do GUJ. Apesar da piadinha e de não ser uma empesa dos quais os produtos não compro, eu acho que não deveriam fechar a Apple.
Não tenho nada pessoal contra ela. Isso sim, seria ditatorial. Fui contra esse usuário, pois ele se sentia mal no fórum, não concordava com as regrs, mas não parava de postar aqui!

Finalmente, postei a piadinha por não deixar de ser engraçada e um fórum nerd é o local perfeito para ela.
Também defendo o direito de em algum fórum de C# por aí, fazerem piadas do GUJ e do Java. [/quote]

Brilhou. To achando esta discussão ótima porque realmente mudou minha opinião nesta questão. Basta ver meu primeiro post nela e o penúltimo.

Sugestão pro GUJ: a Caelum devia oferecer um serviço de detecção de idiotas baseado no fórum. É fácil: basta observar quem em uma discussão saudável como esta já chega dando voadora.