Apple não mais empacotará o Java nas futuras versões

[quote=chun]Em 2010 , alguem realmente , vê vantagem no MacOS ?

Assim, do ponto de vista de uma solucao , e nao de pontos de destaques isolados…

[/quote]

Com certeza. O ponto é esse.

Não vejo por que tanto alvoroço, A apple tem mania de querer ser mais fechada que a M$ (essa pelo menos libera alguns especificações da plataforma, querendo ou não é um impulso ao codigo livre), e isso que eles costumavam criticar o tio Bill.

Mas remover o java da instalação do S.O. não quer dizer nada, ou alguem aqui ja instala seu S.O. preferido com o Java? (Sem contar instaladores modificados)

Cara, eu já respondi, todo lugar que se usam applets! Além dos sistemas bancários que em sua maioria USAM applets, e muitos joguinhos de portais, você tem tbm sites de previsão de tempo (Weather Forecast Applet), trânsito, grafico em bolsas de valores, mashups (Google Maps Applets, Google CalendarSync to Outlook, iGoogle Applets), Webinars (Illuminati)… fora aplicações empresariais como PeoppleSoft, SalesForces, entre outras.

[quote=Alessandro Lazarotti][quote=juliocbq]
Alessandro, mais uma vez pergunto. Para um “usuário leigo” em um macos, quais aplicativos java populares você conhece ou já usou?
[/quote]

Cara, eu já respondi, todo lugar que se usam applets! Além dos sistemas bancários que em sua maioria USAM applets, e muitos joguinhos de portais, você tem tbm sites de previsão de tempo (Weather Forecast Applet), trânsito, grafico em bolsas de valores, mashups (Google Maps Applets, Google CalendarSync to Outlook, iGoogle Applets), Webinars (Illuminati)… fora aplicações empresariais como PeoppleSoft, SalesForces, entre outras.[/quote]

Sim, todas “muito populares” e para simples usuários. Fora que “não existem” similares que não são java(como flash, silverlight, etc…).

vamos aguardar se o jobs vai realmente abolir a vm java do seu sistema. Pode ser um boato mesmo.

[quote=Alessandro Lazarotti]
Cara, eu já respondi, todo lugar que se usam applets! Além dos sistemas bancários que em sua maioria USAM applets, e muitos joguinhos de portais, você tem tbm sites de previsão de tempo (Weather Forecast Applet), trânsito, grafico em bolsas de valores, mashups (Google Maps Applets, Google CalendarSync to Outlook, iGoogle Applets), Webinars (Illuminati)… fora aplicações empresariais como PeoppleSoft, SalesForces, entre outras.[/quote]

E mais lugares ainda usam Flash, e mesmo assim a Flash não suporta no iPhone e iPad e agora não vai mais vir instalado no Macbook Air.

Eu acho que logo logo vamos ter a liberação do flash nestas plataformas…

Deixa o Android 2.2 tornar-se popular… e os tablets com o 3.0…

Infelizmente o Android tornou-se um ‘lixinho’ por causa das versoes antes da 2.2…

O Galaxy S é simplesmente um iPhone Killer…

Quem viu , sabe do que eu estou falando.

O unico impeditivo ainda é o elevado preço :frowning:

[quote=marcosalex][quote=Alessandro Lazarotti]
Cara, eu já respondi, todo lugar que se usam applets! Além dos sistemas bancários que em sua maioria USAM applets, e muitos joguinhos de portais, você tem tbm sites de previsão de tempo (Weather Forecast Applet), trânsito, grafico em bolsas de valores, mashups (Google Maps Applets, Google CalendarSync to Outlook, iGoogle Applets), Webinars (Illuminati)… fora aplicações empresariais como PeoppleSoft, SalesForces, entre outras.[/quote]

E mais lugares ainda usam Flash, e mesmo assim a Flash não suporta no iPhone e iPad e agora não vai mais vir instalado no Macbook Air.

[/quote]

Sim, uma questão puramente mercadológica. Seu eu fosse dono de um sistema com sdk próprio, appstore etc… eu não colocaria java nele. Até porque existem poucas ferramentas java que “focam áreas diversas”(Disigner Gráfico, Música, e lá vai…).
Puro Mercado.

[quote=juliocbq][quote=Alessandro Lazarotti][quote=juliocbq]
Alessandro, mais uma vez pergunto. Para um “usuário leigo” em um macos, quais aplicativos java populares você conhece ou já usou?
[/quote]

Cara, eu já respondi, todo lugar que se usam applets! Além dos sistemas bancários que em sua maioria USAM applets, e muitos joguinhos de portais, você tem tbm sites de previsão de tempo (Weather Forecast Applet), trânsito, grafico em bolsas de valores, mashups (Google Maps Applets, Google CalendarSync to Outlook, iGoogle Applets), Webinars (Illuminati)… fora aplicações empresariais como PeoppleSoft, SalesForces, entre outras.[/quote]

Sim, todas “muito populares” e para simples usuários. Fora que “não existem” similares que não são java(como flash, silverlight, etc…).

vamos aguardar se o jobs vai realmente abolir a vm java do seu sistema. Pode ser um boato mesmo.[/quote]

Não entendi a ironia das aspas. O que é um simples usuário, um moleque que usa orkut e MSN? Um usuario que usa o software da bolsa é “anormal”? Um cliente bancário tbm? Eu querendo usar Illuminati p/ acompanhar uma discussao ou assitir uma palestra sobre empreendedorismo me faz diferente (todos onde trabalho usam para os mais diversos fins) ?

A questão é o seguinte, alternativas existem? Sim, claro. Mas o fato é que a ditadura decidir o que devo ou não usar, realmente não me agrada.

[quote=marcosalex]E mais lugares ainda usam Flash, e mesmo assim a Flash não suporta no iPhone e iPad e agora não vai mais vir instalado no Macbook Air.
[/quote]

… por isso que plataformas como Android, vem ganhando mercado.

Ei juliocbq, fiquei com uma dúvida.

O que você chama de “indivíduo”?

Digo isto porque vi alguns posts aqui com exemplos bastante inteligentes, como o caso das pessoas que trabalham com bancos, ações, acessam applets, etc.
Todos em categorias diferentes.

No entanto, você vira e fala que está focando em indivíduos? Será que o seu indivíduo não é uma categoria especifica demais da conta não?

E outra: este é um detalhe interessante. Existem diversas aplicações pra Mac que, numa boa, a gente nem SONHA que são feitas em Java. Por exeplo: outro dia descobri por acaso que o Cyber Duck é feito em Java, porque ao desconfigurar minhas máquinas virtuais ele parou de ser iniciado.

Então, antes de virem aqui com o papinho furado de “não existem muitas aplicações feitas em Java pra mac”, será que não seria BEM mais interessante fazer uma busca pelo número de aplicações feitas em Java pra plataforma Apple? Só pra lembrar, o Java foi fundamental pra Apple porque foi a porta de entrada pra uma galera de desenvolvedores que queriam desenvolver pra plataforma e não queriam aprender Objective C. Sendo assim, diversas aplicações hoje são feitas em Java pra Mac. Dica: abra os pacotes das suas aplicações: vocês ficariam surpresos ao encontrarem lá dentro alguns arquivos .jar e .class.

É isto que me deixa triste com a Apple. A ingratidão da empresa. Eu não me sinto a vontade em investir no desenvolvimento de softwares pra plataforma Apple. A probabilidade da Apple me fuder no futuro é ordens de magnitude maior do que uma Microsoft ou Oracle por exemplo ( e sim, eu tenho um mac, sei do que estou falando e conheço alguma coisa (não muita) sobre desenvolvimento pra plataforma).

A diferença é que no caso do Mac, as aplicações Java não são empacotadas como nas outras plataformas. Você gera um executável pra ela. Consequentemente, ocorrem situações como a que descrevi acima, no caso do Cyber Duck.

opa, antes que me chamem de ignorante, o “executável” na realidade é um pacote, muito parecido com um arquivo .jar

Uma empresa, dentro de seus produtos, é ditadora. A liberdade existe também a medida que você pode trocar de empresa. Aliás, a Apple, nesse sentido, sempre foi extremamente fechada. É só lembrar que há poucos anos, havia pouquíssimos produtos que interoperavam entre Windows e MacOS. Ironicamente, um dos editores mais vendidos para o Mac era o Office, justamente por existir essa interoperabilidade.

Nem o formato de vídeo a apple deixou passar. Lembro-me quando um apple só aceitava tocar vídeos com extensão .mov, e os demais podiam ser interoperados a base de conversão. Você não podia nem mesmo comprar um periférico da apple para instalar no seu PC, ou instalar um periférico não apple num Mac. Uma das grandes reclamações das primeiras versões para iPod é que o software de sincronismo não funcionava corretamente fora do mercado Apple.

Por isso, tenho concordado com a argumentação do Julio nesse tópico. Não vejo como uma coisa tão estranha assim a Apple simplesmente ignorando parte do mercado e dando as costas do Java. Para eles já está claro que é uma questão de números, e se esses não são expressivos, adeus.

O jobs levou na cabeça, e muito disso mudou. E creio que vai continuar mudando. Mas é essa a cabeça do presidente da empresa.

Se você valoriza uma plataforma mais aberta a softwares de terceiros, ainda que teoricamente isso possa representar mais instabilidade do sistema e menos segurança, é bem simples: não compre um apple.

È o que eu faço em minha vida , a marca Apple é carta fora do baralho , não importa o que seja.

[quote=kicolobo]Ei juliocbq, fiquei com uma dúvida.

O que você chama de “indivíduo”?

Digo isto porque vi alguns posts aqui com exemplos bastante inteligentes, como o caso das pessoas que trabalham com bancos, ações, acessam applets, etc.
Todos em categorias diferentes.

No entanto, você vira e fala que está focando em indivíduos? Será que o seu indivíduo não é uma categoria especifica demais da conta não?

E outra: este é um detalhe interessante. Existem diversas aplicações pra Mac que, numa boa, a gente nem SONHA que são feitas em Java. Por exeplo: outro dia descobri por acaso que o Cyber Duck é feito em Java, porque ao desconfigurar minhas máquinas virtuais ele parou de ser iniciado.

Então, antes de virem aqui com o papinho furado de “não existem muitas aplicações feitas em Java pra mac”, será que não seria BEM mais interessante fazer uma busca pelo número de aplicações feitas em Java pra plataforma Apple? Só pra lembrar, o Java foi fundamental pra Apple porque foi a porta de entrada pra uma galera de desenvolvedores que queriam desenvolver pra plataforma e não queriam aprender Objective C. Sendo assim, diversas aplicações hoje são feitas em Java pra Mac. Dica: abra os pacotes das suas aplicações: vocês ficariam surpresos ao encontrarem lá dentro alguns arquivos .jar e .class.

É isto que me deixa triste com a Apple. A ingratidão da empresa. Eu não me sinto a vontade em investir no desenvolvimento de softwares pra plataforma Apple. A probabilidade da Apple me fuder no futuro é ordens de magnitude maior do que uma Microsoft ou Oracle por exemplo ( e sim, eu tenho um mac, sei do que estou falando e conheço alguma coisa (não muita) sobre desenvolvimento pra plataforma).

A diferença é que no caso do Mac, as aplicações Java não são empacotadas como nas outras plataformas. Você gera um executável pra ela. Consequentemente, ocorrem situações como a que descrevi acima, no caso do Cyber Duck. [/quote]

Olá kiko.

O indivíduo em que me refiro é o qual é puramente levado a adquirir um produto da apple. Esse indivíduo não é um profissional desenvolvedor de software como nós, e os que são já devem estar usando o sdk da própria. As aplicações java que me referi são aplicações do dia a dia desses usuários. Eles não estão nem aí se o programa foi desenvolvido em java ou com objectpascal, ou com c++. Para esses usuários é indiferente. Para profissionais de outras áreas funciona da mesma maneira e praticamente não existem aplicações java desktop “essenciais” que devem estar inclusas, ou devem ser instaladas. Então porque dar continuidade a uma máquina virtual?

Claro que java é essencial para nós e os bancos, mas duvido que a gerencia de projetos da apple pensou nisso.
O que eu estou tentando passar desde o início é que java é inviável para produtos da apple. Eles possuem a sua própria appstore e não hà nada de errado nisso.

Errado é querer passar que java é o melhor para o mundo inteiro e que só existe essa tecnologia. Quem quiser desenvolver software para os produtos apple podem usar objective c, ou o que a apple disponibilizar.

Olá kiko.

Este indivíduo seria algo então tipo como minha mãe (ela é artista plástica) ou avó, certo? Mas neste caso, de novo esbarra no problema que mencionei. O empacotamento de aplicações feitas em Java pro Mac é diferente daquele que estamos acostumados. Como disse, muitas são feitas em Java e a gente nem sonha, mesmo porque o look and feel nativo do Mac OS pro Java é extremamente preciso. Continua o mesmo problema.

O bom é que agora a gente vai poder ver quais eram estas aplicações, porque muitas vão simplesmente deixar a plataforma ou então simplesmente serem portadas para outros SO. (é engraçado, no caso da Apple, o lance do “write once run anywhere” do Java nem sempre se aplica, porque é muito comum o uso de chamadas específicas do Mac OS no desenvolvimento Java pro Mac).

Será que Java é realmente inviável pros produtos Apple? Neste caso discordo pela seguinte razão. O mercado daqui pra frente vai ficar cada vez mais fragmentado. Nestes casos, é interessante poder atrair a os clientes da concorrência pro seu lado com o argumento de que os aplicativos que você tem pra plataforma X poderão ser executados na plataforma Y também. Querendo ou não, escrever portáveis (DE FATO) é muito mais fácil com Java. (se o mono fosse um projeto decente, eu diria o mesmo do .net, mas infelizmente ainda é uma piada (por favor, sem flames a respeito disto))

[quote]
Errado é querer passar que java é o melhor para o mundo inteiro e que só existe essa tecnologia. Quem quiser desenvolver software para os produtos apple podem usar objective c, ou o que a apple disponibilizar.[/quote]
Nisto eu concordo 120%

sempre fui javeiro, nasci no java e vou morrer no java, mas hoje estou estudando Objective C, é legal e acho que vai me trazer dinheiro…

iPhone é rox… independente da marca! antes as pessoas não gostavam da Microsoft porque o sistema era um lixo, hoje a Apple quer monopolizar tudo(se que se pode falar isso, porque ela simplesmente ignora a existência das outras coisas, e nós concordando ou não continuamos compramos)PQ? a diferença é que a QUALIDADE dos sistemas da Apple é inquestionável, e vai demorar muito muito mas muitos mesmo, para qualquer outro sistema seja tão bom quanto os da Apple

[quote=Rafael Rossignol]
eu disse q hoje existem sistemas prontos em java, que empresas compram e terão que escolher uma plataforma, não escolherão mac.
Sistemas do governo as pessoas não têm alternativa, então quem precisará usar não escolherá apple.
Se o Desenvolvedor tem conhecimento, e sabe que precisa de uma ferramenta produtiva, e ele tem a escolha de uma ferramenta boa em java, a plataforma q vai rodar é o menos importante, não escolherá apple.
Estou falando do mercado hoje.[/quote]

É impressão minha ou todo programador Java se acha a ultima bolacha do pacote?

Quem só sabe Java e tem um cliente que quer publicar na appstore (sim, tem muita empresa e orgãos publicos querendo) simplesmente vai perder a vez pra outro que saiba, muito simples. O que apple tem com isso?

Quanto a comercialização de sistemas, empresas e governos não compram software na appstore (ainda), não consigo ver qual diferença faz se tem Java na appstore ou não.

[quote=Rafael Rossignol]
Pra que gastar tempo com um SDK que roda só em uma plataforma?[/quote]

Fala isso pro seu cliente querendo publicar um aplicativo na appstore.

[quote=Rafael Rossignol]
bom, mas nada disso vem ao caso, a apple está em pleno direito de descontinuar o JDK
só acho burrice se ela extirpar (como diria nosso “querido” presidente) todo e qualquer aplicativo java da app store (seja sdk, jre, softwares escritos em java, etc…)[/quote]

Falaram a mesma coisa sobre o flash e java no iphone, ainda assim não falta aplicativos na appstore. :wink:

[quote=Rafael Rossignol]
se a apple extirpasse o java[/quote]a

Não te avisaram que o Java é da Oracle, não da apple?

O motivo que a apple mantinha uma versão propria é resultado da cultura da empresa de querer controlar a experiência do usuário. Na medida que Java se torna irrelevante na plataforma, não existe motivos para sustentar essa situação. Acho que foi assim que eles pensaram.

[quote=mochuara][quote=Rafael Rossignol]
eu disse q hoje existem sistemas prontos em java, que empresas compram e terão que escolher uma plataforma, não escolherão mac.
Sistemas do governo as pessoas não têm alternativa, então quem precisará usar não escolherá apple.
Se o Desenvolvedor tem conhecimento, e sabe que precisa de uma ferramenta produtiva, e ele tem a escolha de uma ferramenta boa em java, a plataforma q vai rodar é o menos importante, não escolherá apple.
Estou falando do mercado hoje.[/quote]

É impressão minha ou todo programador Java se acha a ultima bolacha do pacote?

Quem só sabe Java e tem um cliente que quer publicar na appstore (sim, tem muita empresa e orgãos publicos querendo) simplesmente vai perder a vez pra outro que saiba, muito simples. O que apple tem com isso?

Quanto a comercialização de sistemas, empresas e governos não compram software na appstore (ainda), não consigo ver qual diferença faz se tem Java na appstore ou não.

[quote=Rafael Rossignol]
Pra que gastar tempo com um SDK que roda só em uma plataforma?[/quote]

Fala isso pro seu cliente querendo publicar um aplicativo na appstore.

[quote=Rafael Rossignol]
bom, mas nada disso vem ao caso, a apple está em pleno direito de descontinuar o JDK
só acho burrice se ela extirpar (como diria nosso “querido” presidente) todo e qualquer aplicativo java da app store (seja sdk, jre, softwares escritos em java, etc…)[/quote]

Falaram a mesma coisa sobre o flash e java no iphone, ainda assim não falta aplicativos na appstore. :wink:

[quote=Rafael Rossignol]
se a apple extirpasse o java[/quote]a

Não te avisaram que o Java é da Oracle, não da apple?

O motivo que a apple mantinha uma versão propria é resultado da cultura da empresa de querer controlar a experiência do usuário. Na medida que Java esta morto no desktop porque ninguém usa mais, não existe motivos para sustentar essa situação.[/quote]

Falou o filho do Jobs :slight_smile:

[quote=kicolobo]
Este indivíduo seria algo então tipo como minha mãe (ela é artista plástica) ou avó, certo? Mas neste caso, de novo esbarra no problema que mencionei. O empacotamento de aplicações feitas em Java pro Mac é diferente daquele que estamos acostumados. Como disse, muitas são feitas em Java e a gente nem sonha, mesmo porque o look and feel nativo do Mac OS pro Java é extremamente preciso. Continua o mesmo problema.[/quote]

Sua mãe vai comprar via appstore, que não tera Java. Problema resolvido?

O resto do mundo parece estar recorrendo a web para aplicativos multiplataforma. O que me parece fazer todo sentido. Quem quer fazer nativo deveria usar a ferramenta recomendada pelo fabricante da plataforma.

Sim, acredito pelo modelo de empresa da Apple que é centralizador. Sobre escrever softwares portáveis com java, de fato, é muito simples, mas não é o único. Posso citar Wxwidgets, Qt, Gtk, TCltk(com c++, python, ruby…), Wtk…, e lá vai uma infinidade de toolkits nos quais existem mapeamentos a uma infinidade de linguagens.

Acredito que a apple não vai bloquear o seu sistema á instalação da jvm de outras empresas, mas acho difícil e também sem sentido ela manter a vm própria.